Ictio


Recommended Posts

oi, sou novo por aqui e nao tenho muita experiencia com aquario.... Na verdade montei meu primeiro aqua há quase 1 mes...

e tenho dois peixes com ictio (Espada, molinesia).... e queria uma ajuda de vcs para combater essa praga de forma natural e

a menos agressiva possivel.....

flw

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sobe a temperatura que deve desaparecer.

o ictio não sobrevive a temperatuas mais altas

 

 

ja estou fazendo isso mas aindo nao estou vendo resultados...

os peixes estão meio q parados junto a superficie... parece-me que estao com dificuldade de respirar...

tambem nao estao se alimentando bem.... parece q nao tem apetite (essa é a pior parte) nao quanto tempo vao aguentar...

mesmo assim obrigado pela dica, se tiver outras é bem aceita... estou precisando.....

vlw mano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

meu aqua é pequeno..

 

50x30x35

 

tem + ou - ums 45 litros reais

meu filtro é de placa de fundo

acionado pela bomba de ar externa (foi o melhor que pude comprar por enquanto)

aquecedor de 30 w

ph: por volta dos 6.8 e 7

temperatura: 24ºC

1 lampada fluorescente de 30w

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

meu aqua é pequeno..

 

50x30x35

 

tem + ou - ums 45 litros reais

meu filtro é de placa de fundo

acionado pela bomba de ar externa (foi o melhor que pude comprar por enquanto)

aquecedor de 30 w

ph: por volta dos 6.8 e 7

temperatura: 24ºC

1 lampada fluorescente de 30w

Olá Ranyellelis! Sobe mais a temperatura 24º ainda é pouco para combater o íctio...Pelo menos até aos 29º

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

segunda feira vou trocar meu aquecedor por um de 40 w ou comprar outro... acho q esse aqui nao ta dando conta

do recado. aqui esta fazendo muito frio... e por isso nao consigo elevar a temperatura... so comprando mais aquecedor....

vou ver os resultados depois posto aqui

vlw

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de subir a temperatura devagar para não perturbares os peixes. Se conseguires combater o íctio de forma natural é melhor pois os quimicos só devem ser usados em último caso, se os peixes começarem a morrer em série.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de subir a temperatura devagar para não perturbares os peixes. Se conseguires combater o íctio de forma natural é melhor pois os quimicos só devem ser usados em último caso, se os peixes começarem a morrer em série.

 

 

vlw vou fazer isso....

depois posto aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , sim a solução passa por elevar a temperatura e aumenta as bolhas de ar para maior movimento na água e melhor oxigenação (se tolerarem 30º)aumenta até 30º . O que na prática acontece é que eles se soltam do hospedeiro , mas não morrem , quando a temperatura volta voltam em breve os nosso amigos do ictio , apenas deixam de se reproduzri( divisão de células do parasita do ictio) mas fica no aqua até quando os sintomas aparecem visiveis de novo é uma incógnita , mas não costuma resolver , até porque cada vez aparecem mais com mais resistências e antes que se propague ao restantes habitantes (sim porque ao soltarem-se não significa que não se podem agarrar a outro peixe) deixam de se ver num peixe e aparecem em todos a pouco e pouco , a não ser que tenhas uma lãmpada UltraVioleta germicida que mata então os parasitas na água que se soltaram do hospedeiro com a temperatura , mas sem um anti-ictio , fica duvidoso o tratamento e antes que te morram peixes , e se espalhe a doença , e pelo que dizes já vai avançada ( falta de ar á superficie , já estão a atingir as guelras dos peixes) ... usa o quimico ... mas com todos os concelhos que te deram , temperatura , parametros mais elevados de alcalinidade os parasitas descolam mais facilmente ( meia colher de café (as mais pequeninas) de bicarbonato de sódio) ajuda aos parasitas sairem do hospedeiro mas usa quimicos , eu também não gosto deles , mas na perca do animal prefiro salva-lo com quimicos .... no fim um bom vitaminico para regenerar as partes do peixe que estavam com ictio agarrados (mucosas , guelras, barbatanas , etc) para não ganhar fungos se estiver muito infestado o animal pode parecer roído nas barbatanas (fungus) e ou bacterias a começar a entrar no peixe (mucosas) pela acção do ictio (perfuração da mucosa) , portanto as consequências de não quimico podem ser mais graves do que usar o quimico ....

 

um abraço

 

 

josé Palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas....Já tive Ictío na quase totalidade dos peixes do meu aquário.

Depois de ler as várias soluções, optei por aumentar a temperatura gradualmente até aos 29º.

Deixei ficar 5 dias a essa temperatura e depois voltei para os 25º, 26º.

Já passaram 7 meses desde essa altura e nunca mais voltei a ter Ictío.

De todas as soluções parece-me a menos agressiva e funcional.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço

 

JPena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloquei a temperatura a 30° estável ontem e ta lá... agora é esperar os resultados....

Só pra saber mesmo... eu li num topico por ai e tinha gente dizendo que era bom colocar ALHO pros peixes comerem

mas pedaços bem pequenos que eles possam comer, disse ainda que ajudava a aumentar sua resistencia a doenças

se nao me engano era algo assim. O que vcs acham?????????

Alguem já fez isso ????? Alguem obteve resultados positivos????? compartilhem ai com a galera!!!

 

Vlw

 

Abraço

 

Ranyel Lélis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloquei a temperatura a 30° estável ontem e ta lá... agora é esperar os resultados....

Só pra saber mesmo... eu li num topico por ai e tinha gente dizendo que era bom colocar ALHO pros peixes comerem

mas pedaços bem pequenos que eles possam comer, disse ainda que ajudava a aumentar sua resistencia a doenças

se nao me engano era algo assim. O que vcs acham?????????

Alguem já fez isso ????? Alguem obteve resultados positivos????? compartilhem ai com a galera!!!

 

Vlw

 

Abraço

 

Ranyel Lélis

 

 

Olá Ranyel

 

Em relação ao ictio o subir a temperatura para pelo menos 30º costuma dar resultado e eu por vezes até faço uma pequena adição de sal préviamente diluído em água tipo sistema de gota a gota. Á cerca de um mês atrás tinha uma femea de guppy's a ficar com pontos brancos e em 2 dias ficou tudo normal e embora tenha comprado um anti-ictio não o cheguei a usar.

Se tens plantas e dependendo do tipo de plantas... esta temperatura poderá causar alguns problemas nas plantas (como por exemplo nas cabombas) pois com estas temperatura algumas poderão começar a ficar "cozidas".

 

Quanto ao alho nunca ouvi falar do seu uso assim simples como referes, que eu saiba, alho... só ouvi falar na sua utilização mas misturado com muitos outros ingredientes que fazem parte de uma receita caseira destinada principalmente à alimentação de discus.

Mesmo que exista a possibilidade de o poder fornecer simples aos peixes, penso que terá que ser muito bem triturado e nunca cortado em pedaços por pequenos que sejam.

 

Abraço

 

José Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais