Pontos brancos (peixes mortos)


paulo

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Sou novo neste forum (e no hobby) mas a minha primeira mensagem é infelizmente bastante triste para mim.

 

Durante este fim-de-semana, 7 dos meus 9 peixes morreram. Os dois sobreviventes não sei se conseguem aguentar.

 

A causa foi a doença de pontos brancos. Explicando melhor:

 

Uma semana atrás alguns dos meus peixes começaram a aparecer com alguns pontos brancos. Dei um banho de agua doce aos que consegui apanhar. Recuperaram a vitalidade (que entretanto estavam a perder) e ficaram sem os pontos brancos. Mas sexta-feira já estavam outra vez cheios (mais ainda) e o banho não lhes fez nada. Durante a noite de sabado para domingo morreram.

 

Os parametros da água estavam dentro dos limites, excepto a temperatura que não consegui manter baixa consistentemente. Os invertebrados aparentam estar bem.

 

O aquario tinha dois meses de vida após ciclo concluido. Os habitantes oficiais eram:

 

6 palhaços muito novos (e que se davam pacificamente)

3 chromis

1 anemona

1 camarão limpador (lismata)

2 turbos

38 nassarius

5 hermitas

vários camarões da costa portuguesa (já se reproduziram!!!)

 

Os clandestinos são os inevitáveis carangueijos e worms que vinham nas rochas. Também tem algumas algas que vinham nas rochas e claro as que entretanto cresceram (nem todas bem vindas, pois tenho por exemplo algum cyano no vidro e rocha morta e verdes filamentosas na areia).

 

Morreram os palhaços e 1 chromi. Não sei se a anemona escapa sem os palhaços.

 

Agora o meu problema é o que fazer a seguir. Mudo a água? Deixo ficar tudo como está e espero uns tempos (meses) com a manutenção normal? Desmonto e começo de novo?

 

Obrigado. Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 51
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá Paulo... muito benvindo ao forum !!!

Lamento a perda, mas vamos ver no que posso ajudar.

Esse tipo de doença que falas, o chamado ictio, tem especificamente a ver com desequilibrios na qualidade da água que gerralmente teem a ver com a forma de como os aquarios são montados e mantidos.

Para melhor te ajudar passa todas as informações do teu aquario de acordo com um tópico chamado fichas pessoais de aquarios.

Tenta passar lá toda a constituição do teu aquario. Faz o corpo de msg igual, ou parecida com aquelas que lá estão. Assim desta maneira podemos identificar melhor porque tens esse desequilibrio.

 

Mas, tentando já te ajudar faz de imediato uma troca de água de pelo menos 20% e capicha na circulação. A maior parte das vezes tem a ver com circulação insuficiente do aquario. Para já penso que é o que podes fazer. O optimo era separares os restantes peixes doentes em um outro aquario, e proceder a um tratamento á base de cobre, mas ás vezes é dificil separar os peixes...

 

Explica nesse topico que falei tudo, incluindo manutenção e alimentação, ok...

Já agora como foram inseridos os peixes, com que periodo de intervalo?

Quando falas em testes ok excepto a temperatura, quais são os valores??

O topico que te falo, esta no sufforum equipamentos e manutenção.

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marco,

 

obrigado. Tenho os dados (datas, resultados dos testes, etc.) exactos do meu aquario em casa. Hoje à noite ponho no forum.

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já inclui a descrição do meu reef no forum.

 

Entretanto, os dois chromis continuam vivos e já usam o lismata para o serviço de limpeza.

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Paulo...

Bem, como te tinha dito desconfiava da circulação. Deves ter cerca de 15 a 20x o volume do aquario em circulação. Ou seja, se o teu aquario tem a volta de 300 litros, devias ter cerca de 4500 a 6000 litros por hora em circulação. O teu PH está muito alto, tens a certeza desse valor ? A falta de circulação aliada a esse PH muito alto deve ter stressado os peixes e daí o ictio. As bombas que falaste são de 1000 l/h? Penso que a mais forte das Eden é 500 l/h... verifica se é mesmo isso.

 

Outro problema, tem a ver com a mistura de secos-humidos com rocha viva. Os filtros secos-humidos não devem ser misturados com o sistema de rochas vivas. A longo prazo geram proplemas de acumulo de nitrato. Devias apenas ter o escumador e rocha viva. Mas, não tem nada a ver com as doenças dos peixes.

 

Não mencionaste as trocas de água... com que frequencia é que fazes e em que quantidade??

Tenta elevar a reserva alcalina (80 ppm) é muito pouco. Ao elevares a RA vais acabar por estabilizar o calcio, que esta muito alto. Como repões calcio e RA? usas kalk?

Fizeste a troca de água de 20% ?

Tenta melhorar e diversificar ao maximo a alimentação. Quanto mais variada for melhor para a condição dos peixes...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marco,

 

concordo com que a circulação deve ser alta, mas para além das bombas o próprio filtro também faz uma forte circulação (claro que alternadamente, o que serve para dar efeito onda). Não sei é qual "força" do filtro, mas é o maior seco-humido da Eheim.

 

A Eden tem o modelo 228 que se ajusta entre 200 e 1000 l/h. Tenho ambos no maximo.

 

Quanto ao pH, de facto não tenho a certeza e por dois motivos. Os testes são com base na cor e comparando com a referencia do manual dos test kits é dificil identificar a cor correcta (não deve ser culpa minha de daltonismo, pois outras pessoas lá em casa tb não chegaram a uma conclusão a 100%). Por outro lado, das primeiras vezes a cor (azul) estava mais escura que o maximo do manual, mas da última a cor tinha pouco a ver com as cores do manual. Vou ter de repetir o teste.

 

Seco-humido: sei do problema dos nitratos, aliás, até lhes chamam de fabricas de nitratos a estes filtros. No entanto, penso que são úteis no inicio do tempo de vida de um reef, pois são rapidos a transformar a amonia e nitritos em nitratos (os menos toxicos da trilogia). Tb como testes frequentes ao nitratos, pode-se evitar problemas fazendo mudanças de agua (coisa que ainda não faço). Com amonia e nitritos talvez não se tenha tanta margem de manobra. Estou a considerar (para mais tarde) retirar a massa filtrante do filtro, ficando este apenas para circular e oxigenar a agua.

 

Ainda não fiz trocas de agua. Vou fazer esta semana pois tive de comprar algum material para isso. Não uso kalk (ainda). Uso os balance bricks da HBHnet (que te parece?), os quais são essencialmente calcio e mais uma boa quantidade de trace elements. O meu RA está de facto baixo, mas costumava estar nos 100 a 120 e o calcio nos 400 a 420. Depois de usar o 1 (e único até agora) balance brick é que o RA e calcio ficou assim. Supostamente isto é normal, pois o primeiro dissolve-se mais depressa que o normal por faltarem elementos na água. Depois a dissolução é mais lenta e estável.

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Paulo...

Bem, supondo que o seco-humido faça 1000 l/h, e só o faz ás vezes (descargas) acho que é insuficiente. Ficas com 3000 l/h o que é apenas 10x o volume do teu aquario. Acho que devias melhorar a circulação principalmente á superficie aumentando assim o nivel de oxigenação da água. Ao melhorares a oxigenação (potencial redox) acabas por diminuir o numero de seres patogenicos relacionados com doenças.

 

Quanto ás trocas de água sou um grande defensor destas e por esta altura penso que já deverias ter feito algumas... mas trata disso de modo até a ajudares o aquario a equilibrar-se mais rapidamente.

 

Já sei quais são os balance briks... nunca experimentei, apenas uso kalk, e quando quero realmente aumentar RA ou calcio uso calcio da Red Sea ou Seachem e bicabornato de sodio.

Se tiveste esse descontrolo é porque o balance briks apenas aumenta calcio. Ora quando o calcio excede os 550 ppm tem tendencia a precepitar a RA, dai os teus valores...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marco,

 

vou então estudar onde colocar mais bombas para circular a agua. Se o motivo principal é a oxigenação, então o seco-humido para alem de aumentar a circulação está a meter agua bastante oxigenada, o que ajuda muito. Estou correcto?

 

Vou fazer uma mudança de agua de 60 litros esta semana. Depois faço de 30 litros 1 vez por mes ou conforme os nitratos.

 

Os balance bricks são essencialmente calcio, mas tb têm todos os outros elementos (até ouro !!!). De facto o RA desceu e o calcio subiu muito quando este brick se foi dissolvendo. Desaconcelhas de todo isto ou serve como complemento ao kalk?

 

Tb quando dizes que usas apenas kalk e aumentas o calcio e RA, estás a falar da mesma coisa ou são acções separadas?

 

Como fazes para usar kalk? Suponho que dissolves na agua de OI, mas como operacionalizas isto?

 

Obrigado. Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Sim, acho que deves por pelo menos mais 2 bombas de 1000 l/h. Uma boa opção são as maxijet´s . Muito boas e duradouras e não fazem barulho. Para mim são as melhores power heads do mercado...

 

Quanto aos bricks, penso que são uma boa opção quando quiseres aumentares os niveis de calcio no aquario, portanto um complemento ao kalk.

 

Kalk serve essencialmente para manter os niveis de calcio e RA estaveis. De acordo com uma solução de kalk mais concentrada ou não, até pode elevar esses parametros mas nunca de maneira significativa.

Para se ter um aumento de calcio e RA através do doseamento de kalk tinha-se que dosear kalk todos os dias e com uma solução muito concentrada.

Agora, se desejas aumentar o calcio ou a RA de maneira significativa tem de se usar suplementos para o efeito como os suplementos da Red Sea, Seachem, e outros incluindo esses Bricks...

 

Respondendo a tua pergunta... uso kalk para manter os niveis, e sempre que quero subir o calcio, uso suplementos de calcio (Red Sea, Seachem). Quando quero subir a RA uso bicabornato de sodio.

 

Em relação ao kalk: se pretendes uma solução forte (saturada) deves usar 3 colheres de chá para 5 litros de água, mas desta maneira deves adicionar o kalk ao aquario de uma maneira lenta, pinga a pinga.

Se pretendes uma solução fraca, apenas para manter os niveis que tens, então podes usar 1 colher de chá para 5 litros. Desta maneira a solução é fraca e podes adicionar a água quase de uma vez...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Percebi. Só mais uma questão (por agora) quanto ao kalk: referes-te a adicionar directamente ao aquario ou à agua nas mudanças de agua ou à agua nas resposições por evaporação?

 

E conforme a resposta, os ratios que referes são para que percentagem de mudança ou reposição?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

O kalk é sempre adicionado na água de reposição ou seja na água doce que acrescentas ao aquario devido á evaporação.

Quanto aos ratios, tem a ver com o nivel de concentração de kalk que desejas adicionar. Se quiseres uma solução forte, tens de acrescentar pingando muito lentamente, de preferencia á noite quando existe descida de PH. Se achares que o pinga pinga é uma chatice, fazes uma solução fraca e colocas logo no aquario á noite também...

 

Quanto aos suplementos podes por nas trocas de água ou quando quiseres directamente no aquario.

 

Não percebi a tua ultima pergunta ??!!

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Estou com um problema com um dos meus peixeis (Powder Blue Tang) está cheio de pontos brancos! Está à três dias no meu aquario e acho que ele já devia trazer os germes... pois os outros peixes que se encontram no aquario ja à três semanas não têm nada!

 

Estou a realizar um tratamento no aquario (que não tem cobre) pois já tenho uma xénia e um lysmata. E como não tenho aqua de quarentena, tinha de por qualquer coisa que não fizesse mal as algas nem aos invertebrados... o nome do medicamento agora não me lembro. Para além disso o que posso fazer mais?

 

Cumprimentos

 

Carlos Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Pessolamente desconfio muito de medicamentos que não façam mal a invertebrados por isso tem cuidado e redobra a atenção ao comportamento dos animais e ao minimo stress toca a fazer trocas parciais.

Os cirurgiões são peixes sensiveis e como tal estão sujeitos a esse tipo de problemas quando há mudanças radicais no seu meio ambiente, estas mudanças têm que ser feitas com muita calma e também muitas vezes trazem doenças das baterias dos lojistas.

O ideal é trata-los em aquas separados, alimentá-los bem e por vezes quando é necessário dar um banhito em agua doce mas atenção que este tratamento requer alguma prática para não o matar da cura.

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, vou ver isso, amanha a ver se ponho aqui o nome do medicamento, aquilo na descrição diz que não faz mal, vamos la ver...

 

Em relação a dar banho de agua doce... é possivel explicares melhor isso? quanto tempo? etc?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há menos de um mês atrás morreram-me 7 peixes à conta dos pontos brancos...

 

Dei apenas banhos de agua "doce". 3 a 4 minutos por peixe. Resulta mas mesmo assim não resolve. Apenas ganhei tempo. Como não tinha cobre ou outros medicamentos, os pontos brancos voltaram pois um dos peixes ainda tinha pontos (mesmo após os banhos).

 

A aqualine (site da aqua-medic) tem dois medicamentos para pontos brancos. Um é reef safe mas o outro não. O primeiro resolve (dizem eles) um dos tipos de parasitas, o segundo resolve os dois tipos de parasitas que provocam pontos brancos.

 

Quanto à segurança do primeiro medicamento: não usei ainda, mas usei esta semana um outro produto deles, que também dizem ser reef safe, para matar cyanobacterias do aquario principal. Resultou sem problemas para ninguem. Tenho invertrebados (camaroes, snails, turbos, hermitas, anemona) e peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois Paulo, a mim também não me está a apetecer perder um Powder Blue Tang que comprei a 3 dias atras por 59 Euros.

 

Ainda bem que falaste desses da Aqua Medic... foi ao site deles e afinal o medicamento que eu estou a usar é deles também hehehe. É o Exodin, diz que não faz mal...

 

exodin is an effective and reliable treatment against Oodinium. exodin is not harmful to invertebrates or marine algae and the disinfecting effect of exodin helps to prevent the fish from contracting secondary infections. During treatment, no turbidity or water colouring occurs.

 

Espero que resolva a minha situação...

 

Paulo também estas a começar agora o teu reef não é?

 

Se tiveres a usar o exodin, não te esqueças no final do tratamento fazeres uma mudança parcial da aqua, pois diz la que o exodin não mata, mas pode danificar as bacterias nitrificantes... eu vou mudar a agua e até vou por cycle para ajudar as bacterias outra vez...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou tb a começar. O meu reef está descrito na secção dos aquarios.

 

Não estou a usar o exodin, pois só soube dele depois dos peixes morrerem. Agora tenho ainda dois sobreviventes, que não apresentam sinais. Prefiro esperar para ver se se aguentam sem ter de adicionar quimicos.

 

Podem não fazer mal, mas se não tiver de usar melhor...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... Eu tenho mesmo que usar para ver se não perco o peixe... Daqui a uns dias eu digo-te se tive bons resultados...

 

Espero que sim! :wink:

 

Eu até estou a pensar dar um banho de agua doce ao peixe... o problema é mesmo apanhalo... vamos la ver, vou-me ver grego :?:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se não consegues apanhar o peixe, isso é bom sinal. quer dizer que ele ainda está forte. quando eu apanhei os muitos, alguns estavam tão parados que até à mão conseguia

 

o melhor é dares um pouco de comida para ele ir à superficie

 

depois ou o apanhas com a rede ou usas uma caixa de plastico transparente e moves lentamente na direcção do peixe (ou fazes o peixe ir na direcção da caixa)

 

isto porque às vezes os peixes reconhecem uma rede...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem o meu Powder Blue Tang la continua com muitos pontos brancos, só pus o medicamento ontem... amanha vou por novamente, o exodin é para por no 1º, 3º, 5º e 7º dia, neste segundo dia (pelo menos até ao almoço) ainda não mostra grandes progressos... vamos la ver o que isto vai dar... para além disso, não está a comer quase...

 

Obrigado pela preocupação :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o banho de agua doce pode não resolver mas pelo menos dá para ganhar tempo. só não sei se é compativel com o tratamento

 

quando os peixes deixam de comer é mau. ele tem andado mais em zonas mais oxigenadas (superficie ou proximo das bombas)? isso significa que os parasitas já estão nas guelras, o que tb é bastante mau

Link to comment
Partilhar nas redes sociais