Niveis Adequados De Nutrientes


Just_me

Recommended Posts

Boas,

 

É bem evidente a deficiencia na luz, a Rotala é uma das plantas que a acusa mais rápidamente. Estive a coscuvilhar o teu tópico do fotos e videos, se conseguisses baixar um pouco aquelas lampadas poderias resolver o problema, não sei também se têm algum tipo de reflector.

 

Lá venho eu meter a colherada... luz a mais ou a menos não é sinónimo de plantas com mais ou menos cor...

Vejam o tópico do Pedro Brochado (winrider) onde 90% do pessoal afirmou que ele não conseguiria fazer tapete nem desenvolver as plantas, mesmo com 0,5W/L as Limnophila aromatica estão bem vermelhas e a cuba continua a crescer...

 

Essa da luz tem muito que se lhe diga... já vi casos que com 0,5w/l e 0,75w/l a terem melhores resultados que áquas com iluminação superiores a 1w/l.

 

O Pedro (Just_me) referiu e bem no inicio do tópico que a relação NP são um dos principais factores da pigmentação das plantas!

 

Apenas para terminar, quanto mais luz tiverem, mais dificil é de manter a relação CO2 e NPK; uma vez atingido os valores correctos de fertilização e respectiva dosagem de CO2, podemos dizer que as plantas crescem a olhos vistos. Mas podemos ter o reverso da medalha... algas e mais algas, basta não alimentarem devidamente as plantas ou haver uma carência!!!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 52
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Essa da luz tem muito que se lhe diga... já vi casos que com 0,5w/l e 0,75w/l a terem melhores resultados que áquas com iluminação superiores a 1w/l.

 

Concordo plenamente! A razão de 1w/L é aplicado como referência standard ás lampadas T8. Hoje em dia temos pll's, T5's e hqi's que têm uma eficácia superior as T8.

 

Em relação á temperatura da cor, na minha opinião e do que tenho lido, vai afectar principalmente a forma do crescimento, mais horizontal ou vertical, dependendo da quantidade de energia que chega as plantas!

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela referência, Filipe.

Tenho-a por um cumprimento.

É certo que eu tenho 8*T5*39W para 600L, ou seja, 0,52W/l.

Já se sabe que os 600L são brutos,pelo que o rácio é ligeiramente superior.

Cabe esclarecer que são 6500K, 4200K, 6500K e 8000K, seguindo o - excelente - conselho do nosso companheiro Ramirezi.

Foi ele que me aconselhou nesta questão e desde a primeira hora me assegurou que a luz chegava.

Também importa frisar que eu faço uma pequena batota: ao longo da semana, vou variando a posição das luminárias, ora mais para trás, ora mais para o centro, ora mais para a frente, de modo a que todas as zonas do aquário tenham períodos em que beneficiam de mais luz.

De resto, todas as plantas que tenho crescem muito bem e apresentam-se saudáveis.

As algas também:-)

Abraço

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais