discussão sobre pseudotropheus saulosi


Visitante

Recommended Posts

Este post teve inicio na zona de particulares pois estava interessado em vender o peixe em questão. Como entretanto ele deixou de estar à venda e me interessa continuar a discussão foi mudado para esta zona.

 

Comprei este peixe em Dezembro ainda jovem como sendo um Pseudotropheus Saulosi.

 

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jedi

 

Sabes, é que eu comprei o peixe por fémea e ele virou macho. Por isso ainda fico a perder uma fémea. Só vendo mesmo o macho pois estou a querer fazer criação e fico com uma macho e apenas duas fémeas.

 

Uma abraço

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brotas,

 

Pelo grande plano é óbvio que essa espécie não é um Pseudotropheus saulosi, alías eu diria que nem sequer é um Pseudotropheus.

 

O tipo de cabeça e as riscas são de Aulonocara.

 

Não será antes uma Aulonocara saulosi?

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel

 

Realmente ainda não tinha sequer levantado a hipótese de não serem P. Saulosis os peixes que tenho pois comprei-os na loja como o sendo. Também me parece que o senhor da loja tem algum conhecimento do assunto e, se calhar, foi por isso que aceitei a informação.

De qualquer forma também pesquisei e sempre achei os meus peixes parecidos com os que vi na net.

 

Já agora vou aproveitar a tua ajuda para esclarecemos o assunto.

Como explicas então que tenha comprado o peixe amarelinho como o sol e esteja neste momento a tranformar-se para azul (é por isso que ainda se vêm parte amarelas pois ainda não é adulto)? Pelo que li o Alonocara Saulosi não sofre esta transformação, tendo sempre a cabeça azul e o "pescoço amarelado".

Como explicas que os meus peixes estejam de boa saúde e a crescer a olhos vistos desde dezembro comendo apenas comida com base vegetal e rejeitando os flocos à base de artémia? E porque é que andam sempre a pastar nas rochas? E porque é que definem o território nos buracos das rochas? Pelo que li, os Alonocaras são predadores e não vivem entre as rochas. O comportamento dos meus peixes não se confunde com o dos predadores. São M'bunas de certeza.

 

Vou deixar algumas imagens

 

Um Alonocara Saulosi (fonte:cichlid-forum.com)

Pic_627_1.jpg

 

Um casal de Psedotropheus Saulos (fonte:cichlidforum.com)

Pic_627_2.jpg

 

Mais uma má foto do meu

Pic_627_7.jpg

 

Repara nas pintas da barbatana anal

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É capaz de ser uma mistura, essas manchas alaranjadas são do peixe ou são da má qualidade da foto, é que se for do peixe, não de certeza um P. Saulosis.

Brotas, a barbatana anal, nos CAs são praticamente o seu simbolo sexual e dentro da mesma espécie podem ter vários padrões, bem como Egg Spots.

Falaste do padrão da barbatana anal, então repara na quantidade de listas verticais, se fizeres uma contagem, vais contar 5 no P. Saulosis e 8 no A. Saulosis, e no teu quantas contas? Precisamente 8.

 

Penso que seja um A. Saulosis ainda juvenil, mas também pode ser mistura, agora P. Saulosis, sinceramente, acho que não!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Regal

Bem observado essa história do número de riscas. Ainda não tinha reparado.

Dizes que pode ser uma mistura. Os alonocaros saulosi podem hibridizar com os pseudotropheus saulosi? Pensava que não.

Quanto à mancha amarela confirmo que é mesmo do peixe.

 

Peço que me ajudem a esclarecer esta situação pois quero vender o peixe e não o posso fazer com dúvidas da espécie que tenho.

Quant à barbatana anal, o que eu dizia era que o meu apenas tem uma bolinha e o alonocarus tem várias. O meu é como a dos psedotropheus.

 

Pessoal dos CAs, dêm aqui uma ajudinha :D

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Brotas,

 

O que te posso garantir é que não são P. saulosi. Estou familiarizado com a aparencia destes peixes, incluindo os mais jovens já que os tenho mantido e reproduzido desde há ano e meio.

 

Também penso que não é um Pseudotropeus: o formato, especialmente a cabeça é distinto.

 

Se será uma Aulonocara e de que espécie é algo que já não sei. De facto, existem diversas espécies de Aulonocara que perferem habitats puramente rochosos.

 

Sobre a alimentação, todos os ciclideos do Malawi aceitam alimentos vegetais. Eu dou-lhes espinafre e ervilha cozida, tudo triturado com 50% de mexilhão ou berbigão. Todos os meus africanos comem essa mistura, incluindo os piscivoros.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Tenho andado por aí a pesquisar a ver fotos de P. Saulosi.

Pelas fotos que vejo tenho quase a certeza de que o são mas não quero duvidar do Miguel pois, pelo que diz, tem muito mais experiencia do que eu.

Já não consigo indicar as fontes pois dei volta a tanta coisa.

 

Estes peixes são tal qual os meus quando eram todos amarelos.

Pic_627_12.jpg

 

Aqui temos dois machos na fase por que o meu está a passar

Pic_627_13.jpg

Pic_627_11.jpg

 

Este tem muitas riscas como o meu, o que contradiz o Regal

Pic_627_9.jpg

 

Bom, não sei mais o que diga face à certeza do Miguel.

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Sobre as imagens:

 

Na foto seguinte os peixes dão ares de saulosi jovens ou de femeas mas eu não punha as mãos no fogo: existem uma quantidade de Pseudotropheus com femeas amarelas quase iguais, os msobo, por exemplo.

 

Pic_627_12.jpg

 

Estes não são saulosi, creio que são tropheops:

 

Pic_627_13.jpg

Pic_627_11.jpg

 

Este é um lindissimo mbuna macho, não sei de que especie:

 

Pic_627_9.jpg

 

Quem me dera arranjar uma população destas. Penso tratar-se também de uma espécie do subgénero tropheops... LINDA! Um verdadeiro espetáculo.

 

Vou perguntar na área de ciclideos se alguém conhece...

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que os da última foto são Msobo e não P. Saulosi. Os P. Saulosi têm 5 faixas verticais e não 8. Se tiverem 8 não são P. Saulosi.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Brotas!

pela primeira foto que postou , creio que o miguel esta com a razão, parece mesmo um Aulonocara, ampliando a foto da para ver nitidamente a curvatura do focinho e altura da inserção da nadadeira dorsal que difere das dos Pseudotropheus.

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Obrigado pela ajuda de todos.

Todas as fotos que postei foram tiradas da net como sendo de psedotropheus saulosi. Disseram-me que nenhum o era. Estranho.

Alguém pode colocar aqui uma foto de um macho na fase em que está a mudar de côr?

Desculpem estar a ser "chato" mas preciso de ver esta coisa esclarecida.

Ainda ninguém me explicou se os aulonocaras também nascem totalmente amarelos. Ainda ninguém me explicou se podem hibridizar com os pseudotropheus. Ainda ninguém me explicou se também pastam nas rochas.

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brotas tb estou de acordo com a opinião dada, O peixe que adquiris-te é com certeza (apesar de as fotos tb poderem mentir), um hibrido, com ascendencia de P. saulosi e de Aulonocara sp., daí ter mostrado a mudança de coloração tipica de P. saulosi, mas apresenta tb um numero de barras verticais superior ou igual a 9, a curvatura da cabeça tb é muito familiar das Aulonocaras, assim como o grnde tamanho dos olhos, que nos Pseudotropheus são visivelmente mais pequenos, a boca do peixe tb é atipica para um Pseudotropheus.

 

repara no formato da cabeça e numero de barras verticais

 

saulosi01.jpg

 

Todos os ciclideos do lago Malawi, podem em teoria se hibridizar, em condições de cativeiro (têm um ancestral recente e comum), pois o acasalamento desperta a atenção de outros machos, ou mesmo machos hiperdominantes que tentam acasalar com tudo o que tenha barbatanas.

Por mais confiança que tenhamos nos logistas, estes na sua maioria desconhecem as mais de 600 especies de ciclideos do Malawi, e muitas delas ainda em revisão cientifica, e so destinguiveis atraves dos dentes com recurso a um microscópio ex: o complexo Metriaclima zebra versus , complexo Cynotilapia afra.

 

cumps, Rui

_______________________

Não á hibridação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Obrigado lobocinzento.

Assim já tem mais lógica. É que eu não conseguia perceber porque é que o peixe tinha nascido amarelo e agora estava a mudar de côr sem ter nada a ver com o Pseudotropheus Saulosi. Se dizes que podem hibridizar então este pode ser hibrido. Estranho criarem em cativeiro para vender um peixe hibrido mas pode ser.

Aulonocara puro não é. A não ser que me digam que existem Aulonocaras que nascem amarelos e depois ficam com riscas como o meu.

É pena a foto ser muito ruim.

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aulonocara puro não é. A não ser que me digam que existem Aulonocaras que nascem amarelos e depois ficam com riscas como o meu.

 

Brotas

 

Brocas: À primeira vista o teu peixe pareceu-me estranho - isso não significa necessariamente que seja um hibrido. Pode tratar-se simplesmente de um "bicharoco" pertencente a uma espécie menos comum :roll:

 

Mas sim, pode ser um hibrido. Vê, por exemplo, este link.

 

http://perso.club-internet.fr/burnel/horre...ur_hybrides.htm

 

Pode também não ser um hibrido, pode ser simplesmente um peixe pouco conhecido...

 

Existem dezenas de ciclideos do Niassa, normalmente mbunas, em que a fêmea e juvenis são amarelos.

 

Por outro lado eu não conheço nenhum Aulonocara em que isso aconteça - não quer dizer que não haja, é um género que não mantenho e com o qual tenho tido pouco contacto.

 

Tudo isto vem realçar a GRANDE IMPORTÂNCIA da correcta identificação dos ciclídeos pelos comerciantes que a APC tem vindo a defender, mesmo com o risco de predispor negativamente alguns deles.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

As coisas estão a ficar mais esclarecidas. Às tantas ainda tenho aqui um fenómeno. :?

 

Desculpem lá mas vou postar mais uma foto do "bicho".

Pic_627_14.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todas as Aulonocaras, quando nascem apresentam são sem cor parecendo todas femeas, e sendo practicamente impossiveis de destinguir de outras Aulonocaras se estiverem juntas, no teu peixe deve ter predominado a coloração de P. saulosi ou Tropheops sp., pois não faço a minima ideia que cruzamento terá havido.

 

Pois como pudes-te ver no link sobre hibridos, que o Miguel Figueiredo aqui pôs, a hibridação entre ciclideos do Malawi é possivel mesmo nas suas formas mais bizarras ex:

 

Dimidiochromis compressiceps x Labidochromis caeruleus

 

ou

 

Metriaclima lombardoi x Nimbochromis livingstoni

 

Esse peixe que compras-te na loja é provavelmente de alguem que o foi por na loja ou vender, casos como este são infelizmente bastante comuns nas lojas em Portugal, claro há excepções e neste momento é possivel adquirir bons exemplares.

 

cumps, Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais