Recommended Posts

Publicado

Boas a todos!

Venho aqui pedir um conselho.

Comprei recentemente um sitema de co2 de garrafa, antes de o colocar fui fazer novas medições no aquário e deparei-me com isto.

o Meu aqua tem 80x40x50 = +- 130lt ( é panoramico)

KH = 30mg/l ou +- 1,7º

PH = 7,2

GH = 40mg/l ou +- 2,25º

O meu receio é de quando começar a injectar o C02, o meu PH dispare com valores muito inferiores, pois tenho um KH muito baixo.

1ª Devo inserir bicabornato de sódio directamente no aquario para subir o KH?

2ª Não será melhor fazer uma TPA de 50% da agua para estabilizar os valores de KH GH e PH?

3ª Que quantidade colocar de bicabornato de sodio no aquário?

Ajudem-me aqui nestas duvidas!

Um abraço a todos!

Publicado:

Olá!

Eu no inicio também tinha valores nessa ordem de grandeza (kH=1 ou 2 e gH=3 ou 4, que entretanto já se alteraram) e a mesma dúvida que tu!

A única diferença é que o meu CO2 é caseiro!

Mas no meu aquário (+-200L reais) acabou por não se sentir a influência do CO2! A água sai da torneira a 6,5/7 e nunca desceu, no aquário, abaixo dos 6!

Experimenta e vai vendo com atenção a variação (principalmente à noite)! Pode ser que te aconteça como a mim!

Abraço!

Zé Pedro

DBDportugal.gif

Publicado: (editado)

Boas, zpoliveira achas mesmo que não há problema?

Medes o KH da agua que inseres no aqua? que valores tens? a que valores ficam?

É que tudo o que li sobre isto apontam para a inserção do bicabornato de sodio, como resolução.

Obrigado pelo teu input.

Um grande abraço.

Editado por Darkwish
Publicado:
Boas, zpoliveira achas mesmo que não há problema?

Medes o KH da agua que inseres no aqua? que valores tens? a que valores ficam?

É que tudo o que li sobre isto apontam para a inserção do bicabornato de sodio, como resolução.

Obrigado pelo teu input.

Um grande abraço.

Bem além de bicarbonato de sódio podes adicionar algum produto que te dê a certeza de quanto levantas o KH e GH, mas medir a água á saida da torneira , deixas repousar 24 horas e metes uma pedra difusdora (O2) , testas e vÊs qual a realidade da tua água. Eu tenho sorte ;) KH 0 GH 4 ... Discus a bombar sem osmose ... tadaaaaaaam ;) , só adiciono um pouco de aquadur plus e ponho como quero :) , as quantidades de bicarbonato de sódio , bem algum quimico que esteja disposto a ajudar :)? Fazia falta essas defenições de quantidade por L de água :)

um abraço

José Palma

Olá!

Que sortudo, eu aqui sempre a arreliar com a minha água e tú tens isso. Acho muito estranho, toda a água de Leiria é muito dura, a não ser que estejas a ser servido pelos furos que fizeram ma tua zona a grande profundidade quando a água acabou aqui à uns anos.

Tenho por aqui uns quilos valentes de carbonato de cálcio que deve servir. Não sei ao certo o que vai alterar no PH.

Já mediste a tua água da torneira? Será que o teu teste está bom?

Em ultimo caso vendo-te baratinho água da minha torneira :puppydogeyes:

Editado por zeneo

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

heheheh, so tu para me fazeres rir com isto!

Grande amigo tentei ligar-te mas nestava desligado, então tive de pedir ajuda aqui ao ppl.

Olha os teste repeti 6 vezes com grandes intervalos, com co2 desligado , ligado sei lá fiz tdo e mais alguma coisa, em relação ao KH da torneira nunca medi, mas vou fazer isso assim que chegar a casa, mas acho mto esquisito pois no inicio o KH andava nos 70 a 80 mg/l cerca de 6º +-

Epá logo vou fazer novos testes, o aqua está desde manha a bombar com co2, e vou ver como é que aquilo fica em relação ao ph KH GH e todos os outros testes.

Bem se eu precisar depois peço-te ajuda e uns poucos desse kilos ehehehhe

Fiquem bem e logo já meto aqui os resultados dos testes.

Um abraço!

Boas

Fui fazer medições na agua da torneira ( a que vai para o aqua após repouso) e deu os seguintes resultados:

PH 7,6

KH 40 mg/l equivalente a 2.24º

GH 40 mg/l equivalente a 2.24º

( agua macia ou branda)

Estas medições não diferem muito das que tenho agora no aquário.

Sendo assim , cheguei a conclusão que a agua da companhia sofreu alterações nos seus parametros, pois ha uns 8 meses não eram estes os valores que obtinha.

Sendo assim tenho de recorrer a suplementos para estabilizar os valores de KH para cerca de 6º +- 80mg/l

Estou aberto a sugestões do que devo ou não colocar, ou se devo de manter estes valores.

Um abraço a todos e não se esquçam de opinar.

Editado por Darkwish

boas a todos

acabei de fazer os teste com o Bicabornato de Sodio e cheguei a senguinte conclusão.

Que em 25 lts de agua tenho de inserir 3 gramas de Bicabornato de Sodio para ficar com um KH na ordem de 5º +- 90mg/l

Mas a desvantagem é que o PH sobe de 7,2 para 7,8.

Sendo assim resolvi ir fazer medições a agua do meu poço. E achei os resultados até bastantes inexperados e satisfatórios , so tenho medo é de alguma bactéria ou cenas do genero, uam vez que o poçe é muito velho e muito fundo +- 15mts de profundidade até chegar ao nivel da agua.

Agua do poço - Valores de medições

KH - 100 mg/l 5,6º

PH - 6,8

GH - 140 mg/l 7,84º

PO4 - 0,5 mg/l

N02 - 0.0 mg/l

Nh3 - 0.0mg/l

Ferro livre ( não quilificado - toxico) 0.0mg/l

Ferro quilificado - 0.0mg/l

Agora sinceramente não sei o que devo fazer.

Peço ajuda aos entendidos, acham que devo de arriscar a agua do poço?

Ou acham que devo colocar a agua da torneira com o tratamento do bicabornato de sodio, e tentar baixar o PH?

Fico a espera do vosso feedback.

Um abraço a todos!

Editado por Darkwish
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!