Apanhar Rocha Viva Da Nossa Costa!


Recommended Posts

Boas, pessoal!

Tenho uma grande grande dúvida...

Será que se apanhar rocha viva do fundo do mar no algarve com a temperatura alta não consigo que ela traga os tais " bichinhos " e que me seja positivo na questão de poupar uns €´s ?

 

 

Digam as vossas opiniões , bem como experimentações!

 

 

Obrg desde já

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, pessoal!

Tenho uma grande grande dúvida...

Será que se apanhar rocha viva do fundo do mar no algarve com a temperatura alta não consigo que ela traga os tais " bichinhos " e que me seja positivo na questão de poupar uns €´s ?

Digam as vossas opiniões , bem como experimentações!

Obrg desde já

 

Em relação a poupar uns € posso dizer-te que é expressamente proibido apanhar seja o que for da nossa costa (não se inclui caça submarina em apneia em especies autorizadas).

É inclusivel proibido manter em aquario seja o que for da costa portuguesa (cavalos marinhos, camarões, bivalves Etc).

 

Atenção que não estou a tecer juizo de valor ou a dar lições de moral apenas a avisar-te que caso sejas apanhado a brincadeira alem da apreensão do material de mergulho (ou o que for) pode custar-te uns LARGOS AEREOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, pessoal!

Tenho uma grande grande dúvida...

Será que se apanhar rocha viva do fundo do mar no algarve com a temperatura alta não consigo que ela traga os tais " bichinhos " e que me seja positivo na questão de poupar uns €´s ?

Digam as vossas opiniões , bem como experimentações!

Obrg desde já

 

(Não te preocupes que ninguém te vai multar por trazeres umas rochas do mar para casa.)

O mais provável é que muita da bicharada que venha nessas rochas venha a morrer, devido à diferença de temperaturas. Além disso, a rocha natural da nossa costa é muuuuuito mais pesada que a rocha viva que se vende por ai.

Na minha opinião compensa gastar uns euritos e arranjar rocha viva como deve ser.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas antes do mais obrg pelas respostas!

No entanto vou comprar e apanhar o que a natureza nos oferece...

 

 

Fiquem bem!

 

 

Cump´s

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E eu acho que quando não se tem nada para dizer mais vale ficar calado em vez de encher o fórum de mensagens inuteis.

 

 

loool :|

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, pessoal!

Tenho uma grande grande dúvida...

Será que se apanhar rocha viva do fundo do mar no algarve com a temperatura alta não consigo que ela traga os tais " bichinhos " e que me seja positivo na questão de poupar uns €´s ?

Digam as vossas opiniões , bem como experimentações!

Obrg desde já

 

Pois

 

Acho que se a ideia é aproveitar a bicharada da rocha ela vai morrer pela diferença

da temperatura.

 

Além disso a nossa rocha não é tão porosa, logo como já foi dito muito mais pesada.

 

Agora camarões, daqueles transparentes, anemonas, cabozes, várias coisas, podes trazer, que não á problema.

 

Uma coisa é trazer especies protegidas como os cavalos marinhos, que nem há nas nossas costas,

sô se encontram nos estuários, outra é trazer pequenas especies como tenho trazido várias vezes.

 

Nassarios, hermitas, camarões, poder diversificar o aquario com um pouco de cada.

Carlos

Fiquem Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois

 

Acho que se a ideia é aproveitar a bicharada da rocha ela vai morrer pela diferença

da temperatura.

 

Além disso a nossa rocha não é tão porosa, logo como já foi dito muito mais pesada.

 

Agora camarões, daqueles transparentes, anemonas, cabozes, várias coisas, podes trazer, que não á problema.

 

Uma coisa é trazer especies protegidas como os cavalos marinhos, que nem há nas nossas costas,

sô se encontram nos estuários, outra é trazer pequenas especies como tenho trazido várias vezes.

 

Nassarios, hermitas, camarões, poder diversificar o aquario com um pouco de cada.

Pode-se trazer até ficarem em extinção depois já não se traz mais não é?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode-se trazer até ficarem em extinção depois já não se traz mais não é?

 

 

Isso é um grande exagero!!

 

O que nos trazemos para os nossos aquarios é uma quantidade irrisoria de seres e nenhuma especie esta sequer perto de estar em vias de extinção.

 

De resto, concordo com o Carlos Conde em tudo menos na anemona, que pode te causar alguns problemas no caso de um aquario com corais.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois

 

Acho que se a ideia é aproveitar a bicharada da rocha ela vai morrer pela diferença

da temperatura.

 

Além disso a nossa rocha não é tão porosa, logo como já foi dito muito mais pesada.

 

Agora camarões, daqueles transparentes, anemonas, cabozes, várias coisas, podes trazer, que não á problema.

 

Uma coisa é trazer especies protegidas como os cavalos marinhos, que nem há nas nossas costas,

sô se encontram nos estuários, outra é trazer pequenas especies como tenho trazido várias vezes.

 

Nassarios, hermitas, camarões, poder diversificar o aquario com um pouco de cada.

 

 

desculpa mas não há cavalos marinhos na nossa costa ??????????estas equivocado ainda no sábado num mergulho ao pé da praia da Gale , Albufeira numa profundidade a 15m vi uns 30 para não dizer mais .

um abraço

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que é um pouco hipócrita da minha parte dizer isto, visto que a grande parte dos animais das lojas são apanhados no seu meio natural, mas eu sou assim, era incapaz de retirar qualquer ser vivo do seu ecossistema para pô-lo noutro muito mais pequeno só pra meu prazer pessoal. É exactamente como comprar um peixe numa loja e colocá-lo em condições piores do que já estava. Imaginem um peixe que raciocinava e nós diziamos-lhe que o iamos colocar num aquário limpinho e sem predadores.Tenho a certeza que ele preferia ficar no mesmo sitio com os predadores e tudo. Não?

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa mas não há cavalos marinhos na nossa costa ??????????estas equivocado ainda no sábado num mergulho ao pé da praia da Gale , Albufeira numa profundidade a 15m vi uns 30 para não dizer mais .

um abraço

 

Já agora e por curiosidade em Portugal está localizada a maior colonia do mundo de cavalos marinhos em estuário, mais precisamente na Ria Formosa.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que é um pouco hipócrita da minha parte dizer isto, visto que a grande parte dos animais das lojas são apanhados no seu meio natural, mas eu sou assim, era incapaz de retirar qualquer ser vivo do seu ecossistema para pô-lo noutro muito mais pequeno só pra meu prazer pessoal. É exactamente como comprar um peixe numa loja e colocá-lo em condições piores do que já estava. Imaginem um peixe que raciocinava e nós diziamos-lhe que o iamos colocar num aquário limpinho e sem predadores.Tenho a certeza que ele preferia ficar no mesmo sitio com os predadores e tudo. Não?

 

 

Estás-te a esquecer é que se não fosse os aquarios e os Jardins zoologicos,

muitas especies já estavam estintas á muito.

 

Além disso não é ir a uma praia e trazer 100 nassarios que vai afectar alguma coisa,

quando existem milhares deles num espaço de 100 ou 200 metros, agora imagina

na costa toda.

 

Com tanta preocupação, porque é que tens aquario !!!!

Será que tens peixes de plástico ?????

 

Olha, prefiro ter um aquario com peixes e corais, do que ter um passaro numa gaiola que nem pode voar.

Carlos

Fiquem Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás-te a esquecer é que se não fosse os aquarios e os Jardins zoologicos,

muitas especies já estavam estintas á muito.

 

Além disso não é ir a uma praia e trazer 100 nassarios que vai afectar alguma coisa,

quando existem milhares deles num espaço de 100 ou 200 metros, agora imagina

na costa toda.

 

Com tanta preocupação, porque é que tens aquario !!!!

Será que tens peixes de plástico ?????

 

Olha, prefiro ter um aquario com peixes e corais, do que ter um passaro numa gaiola que nem pode voar.

Obviamente não me estava a referir à investigação e preservação que é feita nos aquários e jardins Zoológicos porque esses sim percebem do assunto e não vão colocar os seres em risco e morte desnecessária. Um senhor da terra do meu pai arranjou um aquário e apanhou uns 10 lagostins e pô-los lá dentro para enfeitar a sala. Como não tinham as condições necessárias morreram todos. Desnecessário não? E não os meus peixes não são de plástico comprei-os numa loja. Mas de certeza que me preocupo mais com eles do que com a decoração que o aquário irá trazer à minha sala. E os cavalos marinhos? Ah? Ficava lindo no meu aquário.E não é por apanhar 5 ou 6 que irá afectar alguma coisa,existem milhares deles... :)

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obviamente não me estava a referir à investigação e preservação que é feita nos aquários e jardins Zoológicos porque esses sim percebem do assunto e não vão colocar os seres em risco e morte desnecessária. Um senhor da terra do meu pai arranjou um aquário e apanhou uns 10 lagostins e pô-los lá dentro para enfeitar a sala. Como não tinham as condições necessárias morreram todos. Desnecessário não? E não os meus peixes não são de plástico comprei-os numa loja. Mas de certeza que me preocupo mais com eles do que com a decoração que o aquário irá trazer à minha sala. E os cavalos marinhos? Ah? Ficava lindo no meu aquário.E não é por apanhar 5 ou 6 que irá afectar alguma coisa,existem milhares deles... nyah

 

Pois

 

Mas , como já tinha dito os cavalos marinhos é uma especie protegida, não os podes apanhar.

E não há assim tantos como possas imaginar.

 

Deve ser giro ter um aquario cheio de lagostas em casa. Mas é para fazer uma patuscada de vez em quando. :)

Carlos

Fiquem Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois

 

Mas , como já tinha dito os cavalos marinhos é uma especie protegida, não os podes apanhar.

E não há assim tantos como possas imaginar.

 

Deve ser giro ter um aquario cheio de lagostas em casa. Mas é para fazer uma patuscada de vez em quando. nyah

Tá lá um!!! :)

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora e por curiosidade em Portugal está localizada a maior colonia do mundo de cavalos marinhos em estuário, mais precisamente na Ria Formosa.

 

CORRECTO E AFIRMATIVO

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meio de tanta conversa desnecessária, tenho uma coisa a dizer!

Na nossa comunidade de aquariofilistas, existem pessoas com conhecimentos muito bons para poderem manter espécies dificeis num aquário, sem que isso represente alguma limitação ou risco de morte!

Não podemos dizer que não se deve ter por causa disto ou daquilo! O que não podemos ter é especies protegidas por lei, derivado ao risco de extinção, e não deveremos manter espécies que são bastanxte dificeis de manter, até mesmo por pessoas com muita experiência no hobbie, que é o caso de alguns corais e invertebrados (do meu conhecimento-água salgada). No último caso referido, cabe a nós informarmo-nos do que vamos comprar, não só através dos logistas, mas através de livros/sites/foruns (lembro-me da Dendronephthya do Luis Rodrigues que foi de volta para a loja).

Sobre cavalos marinhos, os da nossa costa são protegidos por lei por existirem uma fraca natalidade, podendo ser extinta essa espécies, mas existem algumas espécies, que não são da nossa costa, que podem ser adquiridas nas lojas e que até (algumas) são reprodução em cativeiro!

Concluindo, acho que deve partir da nossa responsibilidade e bom senso, comprarmos/capturarmos ou não algumas espécies! Todos os meus nassarios e hermitas são da nossa costa e isso não representa qualquer perigo para a biodiversidade nacional, visto que eles reproduzem-se muito rapidamente!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais