Neritina Natalensis - Dúvida


João Nuno Cruz

Recommended Posts

Boas,

 

Estou a iniciar um novo projecto (podem ver aqui) e como o ciclo já se iniciou pensei em "ajudar" um pouquinho a natureza adicionando duas Neritina natalensis, pois pretendo que façam parte da equipa de manutenção do aquário.

 

Tratando-se de um aquário para Tanganyikas o pH está em 8. As Neritinas estavam com um pH entre 6.8 e 7 na loja, pelo que fiz um processo de habituação de cerca de uma hora (com trocas de água do aquário para o saco).

 

Quando as retirei do saco, estavam ambas agarradas ao mesmo e quando as tentei apanhar com a rede, retrairam-se para dentro da casca e cairam para o fundo do saco.

 

Coloquei-as na água e passado dois ou três minutos uma delas começou a tentar virar-se e depois de o ter conseguido começou a deambular por todo o aquário e ainda não parou de fazer "piscinas".

 

Contudo, a outra permance dentro da casca sem mostrar qualquer tipo de actividade.

 

A questão que coloco, a quem tenha alguma experiência / conhecimento sobre esta espécie, é se este comportamento é normal ou se, pelo contrário, ela possa ter morrido?

 

Agradeço ajuda,

 

Abraço,

 

João Nuno Cruz

Editado por JN Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! João Nuno.

Eu penso que a Neritina não morreu. Eu tenho várias e algumas vezes encontro-as de "papo para o ar", é portanto normal ficarem ás vezes algum tempo nessa posição.

Se te fizer muita confusão, podes sempre dar uma ajuda e, virá-la. As minhas, se as encostar ao vidro, repartem nas "piscinas", utilizando a tua expressão.

 

Depois conta o que se passou.

Cumps,

 

Zé Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu comprei já algumas e foram-se todas. Nunca percebi porquê...

 

O Luis diz que tambem ja tinha tido esse problema ao principio, comprou 5 e ficou com uma. Mas depois safou-se. acho é que nunca explicou a causa.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pois passou-se uma noite e esta manhã uma delas continua a fazer "piscinas" e a outra está no mesmo local de ontem :wacko:

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite,

 

O cenário mantem-se... 24 horas sem sair do sítio só posso concluir uma coisa... morreu!! banana rock

 

Alguém me confirma?

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João.

 

Tens uma maneira muito fácil de confirmar se ela está morta ou não: retira-la do aquário e cheira superficialmente a entrada. Se cheirar mal, quer dizer que está morta pois já entrou em decomposição. Senão cheirar a nada, está viva, embora não acredite muito pois tantas horas sem movimento não é normal para elas.

 

As Neritinas são animais um pouco estranhos; são praticamente indiferentes a mudanças de pH/temperatura mas, como todos os invertebrados, não aprecia amónia/nitritos e, se algo estiver de errado, tentam sair de água e vagueiam pela casa se puderem ( até secarem). O que costumo fazer quando compro destes caracóis é deitá-los directamente do saco para o aquário, sem aclimatização. Como disse, toleram bem diferenças de pH/temperatura mas não amónia/nitritos e, mais depressa morrem dentro do saco durante a aclimatização do que se forem deitadas directamente no aquário.

 

Se fores comprar mais à loja, escolhe as que estão activas/agarradas ao vidro da bateria.

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João.

 

Tens uma maneira muito fácil de confirmar se ela está morta ou não: retira-la do aquário e cheira superficialmente a entrada. Se cheirar mal, quer dizer que está morta pois já entrou em decomposição. Senão cheirar a nada, está viva, embora não acredite muito pois tantas horas sem movimento não é normal para elas.

 

As Neritinas são animais um pouco estranhos; são praticamente indiferentes a mudanças de pH/temperatura mas, como todos os invertebrados, não aprecia amónia/nitritos e, se algo estiver de errado, tentam sair de água e vagueiam pela casa se puderem ( até secarem). O que costumo fazer quando compro destes caracóis é deitá-los directamente do saco para o aquário, sem aclimatização. Como disse, toleram bem diferenças de pH/temperatura mas não amónia/nitritos e, mais depressa morrem dentro do saco durante a aclimatização do que se forem deitadas directamente no aquário.

 

Se fores comprar mais à loja, escolhe as que estão activas/agarradas ao vidro da bateria.

 

Abraço,

André

 

 

Excelentes conselhos, como não podiam deixar de ser. Eu calculo que terei tido algum problema mesmo de amónia nas minhas, mas nunca verifiquei. Tenho pena mas agora não preciso delas. Mas são bonitas e eficazes.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Passaram 48 horas...

 

... não se mexe...

 

... não cheira mal...

 

:D

 

 

Não cheira, mas há-de cheirar... Se foi na Naturline leva lá que eles trocam. A mim trocaram...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Tenho duas neritinas natalensis compradas na naturline e houve uma que também ficou parada durante muito tempo cerca de e dias se não estou em erro.

 

De facto o bicho estava ali parado e eu pensei que estava morto mas como estava cheio de testes e trabalhos, e estava num sitio de muito dificil captura, deixei o estar... passado os tres dias de repouso lá estava ela toda contente colada ao vidro.

 

Portanto o meu conselho é se não cheirar mal como disse o André Silvestre, deixa o bichinho la ficar.

 

Abraços Jofra banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Jacinto eu sei que levaste também duas... essas eram as minhas :wink: (estou a brincar).

 

Como não cheira mal vou fazer como disse o Jofra, não tenho muito jeito para picar e ainda faço uma espetada de Neritina :wink:.

 

Passaram já 72 horas :)

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não querendo ser pessimista, o mais certo é já estar morta... Também já tive algumas, mas tendo eu tido um bótia juvenil curioso e um pouco amante de caracois olha foi tudo à vida.

agora tenho novamente duas e andam perfeitamente, mas o bótia mais velho de vez em quando consegue as colocar de pernas para o ar... penso que anda a explorar e quem sabe pensa num petisco... Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem como já tinha dito acima, as minhas 4 compradas na Aquaplante foram para os anjinhos, tb não tive cuidado pq estava muito ocupado com o miúdo e entre uns e outros não existe escolha possível, tratei de deitá-los directamente do saco para o aquário sem qualquer cuidado.

 

Ontem voltei à Aquaplante e falei com uma senhora de lá, que me aconselhou a fazer a aclimatização adequada e demorada, assim fiz e hoje andam ali para trás e para a frente que é um espanto.

 

cumprimentos,

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não cheira, mas há-de cheirar

 

Bingo! Onde é que eu pego o prémio?

 

:mrgreen:

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...