Algas


Hugo Duarte

Recommended Posts

Boas,

sou novato nestas andanças e tenho tido alguma dificuldade em me ver livre destas algas.

 

O setup é o seguinte:

 

Aqua 120x40x50

Iluminação calha Arcadia 4x54W

CO2 Nutrafin, o que considero que seja factor limitativo

Areia inerte -> a mudar brevemente

2 resistências de 150W

Filtro Fluval 405

 

Valores dos testes:

Ph=6,8

NO3=5mg/l

PO4=0,25mg/l

NO2=0mg/l

 

Faço fertilização de momento com Nutrafin NPK e Plant Gro. Estou à espera de fertilização da HA para dosear individualmente.

 

Pic_12413_1.jpg

 

Pic_12413_2.jpg

 

O que poderá estar em falta?

 

Abraço

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, segundo o teste de Ferro que aqui tenho (já com alguma idade apesar de ainda estar dentro da validade), o resultado é de 0,5.

 

O doseamento de K que faço é através da mesma solução da Nutrafin NPK.

Fertilizo todos os dias 30ml e que de acordo com a dosagem indicada na embalagem irá resultar num acréscimo de:

 

3,5mg/l de NO3

0,5mg/l de PO4

2,5mg/l de K

 

No entanto, o vidro do aquário ganha um tapete verde de algas que faz inveja a muitos estádios de futebol.

Não gosto de fazer fertilização assim, com tudo em conjunto. Estou à espera de KNO3 e KCl que comprei à HA.

 

Abraço

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As greens spots no vidro... se é isso q referes q mete inveja a um estadio de futebol... normalmente elas aparecem quando temos uma deficiençia de PO4 (fosfátos)

 

normalmente os valores tem de rondar os 0,4 / 1,5 ppm... como tens 0.5 tá dentro dos parametros...

 

experimenta fazer o teste de novo... para certificar..

 

Mas o mlh é umas tpa valentes para ver se controlas as algas...

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se adicionas apenas 2,5 de K diariamente... então adicionas muito pouco. Os níveis de K são para estar entre os 20 e os 30 ppm. Mas com o KCl da HA resolves isso, só é pena é que o KCl da HA seja pouco concentrado.

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se é pouco concentrado, metam as mãozinhas a trabalhar e façam em casa, com a dosagem que acharem mais conveniente (e que dê para diluir...)

 

Eu já me ofereci para arranjar, mas não querem...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se é pouco concentrado, metam as mãozinhas a trabalhar e façam em casa, com a dosagem que acharem mais conveniente (e que dê para diluir...)

 

Eu já me ofereci para arranjar, mas não querem...

 

Aonde se pode arranjar o KCl??? Nas farmacias? Aqui no Montijo, ainda não descobri... :wacko:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um aquario com um setup muito semelhante ao teu (com a diferença de usar uma calha 4 x 55 pc da boyu ) que padece dos mesmo problema que tu.

No meu caso penso que o problema se deve a excesso de nutrientes e luz.

Tenho tido o maximo de cuidado na alimentação dos peixes , reduzi o numero de horas na exposição de luz, comprei 3 SAE e duas ampularias.

Com isto apezar de não ter acabado com o problema consegui resuzi-lo significativamente.

 

Se conseguires uma solução mais eficas diz-me qualquer coisa pois ando em busca da mesma solução

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu arranjo numa farmácia, que manda vir para mim. Demora uns 2 dias e tem de ser ao kilo.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

sou novato nestas andanças e tenho tido alguma dificuldade em me ver livre destas algas.

 

O setup é o seguinte:

 

Aqua 120x40x50

Iluminação calha Arcadia 4x54W

CO2 Nutrafin, o que considero que seja factor limitativo

Areia inerte -> a mudar brevemente

2 resistências de 150W

Filtro Fluval 405

 

Valores dos testes:

Ph=6,8

NO3=5mg/l

PO4=0,25mg/l

NO2=0mg/l

 

Faço fertilização de momento com Nutrafin NPK e Plant Gro. Estou à espera de fertilização da HA para dosear individualmente.

 

Pic_12413_1.jpg

 

Pic_12413_2.jpg

 

O que poderá estar em falta?

 

Abraço

Hugo

 

Boas Hugo, também estou com o mesmo problema de algas que tu e deficiência no crescimento de algumas folhas em algumas plantas, ñ tenho fotos mas pelas tuas vejo que é mto identico, só os valores é que diferem bastante e ñ uso fertilização, só CO2 DIY...

Ph=6,8

NO3=20 mg/l

PO4=0,25 mg/l

NO2=0.1 mg

Fe=<0

 

Tb tenho um tópico a pedir ajuda, eapero que consigas solucionar isso, vou estar atento ao teu tópico pra ver se consigo axar solução pro meu problema também...

 

Abraço

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

este fds resolvi pôr mãos ao trabalho e fiz uma limpeza bastante considerável ao aquário. Remoção de algumas plantas já degradadas e uma boa limpeza do fundo. Tirei o máximo de matéria em decomposição que se estava a acumular. Julgo que isto era factor que pudesse estar a contribuir para as algas (ou não eheh).

 

Entretanto já chegou o KCl e KNO3. Comecei a adicionar hoje potássio na ordem de 30ml/dia. Amanhã já adiciono KNO3. Os valores mantêm-se em 5mg/l de NO3 e PO4 em 0,25mg/l.

 

Acham que deva adicionar mais PO4 e NO3? Ou mantenho neste valor?

 

Entretanto vou ver se ponho uma foto geral do aqua. A areia ainda se mantém mas é só até mudar de casa.

 

Abraço

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais