Ajuda A Identificar L


mdepina

Recommended Posts

oi

 

estive a ver a base de dados aqui do forum e fiquei com duvidas.

comprei recentemente um L mas não sei bem qual é, estou na duvida entre o L-66 e o L-345.

 

aqui ficam as fotos

 

p6080037qo2.jpg

 

p6080034op5.jpg

 

já agora este tem cerca de 6/7 cm, só para mera curiosidade qual será o valor dele numa loja? (só para saber se fui enganado :mrgreen: )

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

 

estive a ver a base de dados aqui do forum e fiquei com duvidas.

comprei recentemente um L mas não sei bem qual é, estou na duvida entre o L-66 e o L-345.

 

aqui ficam as fotos

 

p6080037qo2.jpg

 

p6080034op5.jpg

 

já agora este tem cerca de 6/7 cm, só para mera curiosidade qual será o valor dele numa loja? (só para saber se fui enganado :mrgreen: )

 

obrigado

 

Boas tenho alguma dificuldade em identifica-lo mas não me parece nenhum dos que indicas... estou mais inclinado para algum do género chaestotoma, talvez este L -187a ou do género squaliforma talvez este L - 35

 

Tenho muitas dúvidas e as fotos não ajudam muito.

 

abraço,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ya será mais um desses dois, mas mesmo assim não tenho a certeza.

 

mas de facto o L187a é o mais parecido até agora.

 

quanto ás fotos não consigo arranjar melhor, agora já anda escondido no aquário.

 

obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mdpina,

 

Ok, ok, tarefa nada fácil !

Isto de identificar L`s é do género - quanto mais conheço menos sei ! :cry:bang

 

Depois de algum tempo às voltas nas cerca de 200 páginas do catálogo da Aqualog e comparando com o catálogo da Planet Catfish, cheguei à conclusão que não sei qual é o teu peixe! :P

 

Também podias por umas fotos com o "menino" dentro de água a mostrar bem as barbatanas, a forma da cabeça e as cores que iriam ajudar muito na sua identificação.

 

Mas... cumbersa à parte... pelo catálogo da Aqualog, definitivamente não me parece o L 187, quer pelo formato do corpo quer pelo padrão do "desenho".

 

Várias hipóteses aponto e poderá ser que nenhuma esteja certa ;) : L 06 Peckoltia; L 66 Hypancistrus (num dos padrões de "desenho" apresentado pela Aqualog); L 119 Hypostomus; L 134 Peckoltia (num dos padrões de "desenho" apresentado pela Aqualog); L 174 Hypancistrus (é para este que eu me inclino mais) e L 207 Ancistrinae.

 

Depois de tudo isto, se calhar em vez de ajudar ainda baralhei mais?! :P

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ainda não tinha opinado porque isto da id. dos L´s é um labirinto terrível. É preciso ter "coragem" para dizer isto é o Lxxx.

Segue o que o Jacinto te disse, concordo plenamente com ele.

Tenho este L187a (foto1) identificado, pela segunda foto do Planetcatfish (foto2), que penso que seja correcta, mas o mesmo L, de rio para rio pode mudar completamente de "fato".

No Fórum da Planetcatfish já pedi uma ajuda na id. de um peixe e foram impecáveis, tive de imediato feedback, com três respostas a confirmarem a id.

 

Foto1

DSC01141.jpg

 

Foto2

9.jpg

 

Uma Chaetostoma talvez, mas não o L187a, L066 muito menos.

 

Abraços

CLeitão

DSC00904100x149.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes de mais obrigado a todos por tentarem ajudar.

 

de facto parece-me que L187a (comparado com as fotos do Carlos Leitão)e Lo66 não é defenitivamente.

 

Quanto ás hipotesses que o Jacinto Silva mencionou parecem-me bastante mais plausiveis.

Bem para já parece-me que deve ser o L 174 Hypancistrus de qualquer modo, logo que consiga tirar mais e melhores fotos (o que não deve ser fácil) eu posto aqui e pode ser que consigam confirmar.

 

Muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora bem, apesar de stressar um bocado o peixe, encontrei-o e pulo num aquário á parte para tirar mais fotos.

 

espero que desta vez surjam mais algumas certezas

p6090024op8.jpg

 

p6090026mz4.jpg

 

p6090033vm8.jpg

 

p6090005to0.jpg

 

mais uma vez muito obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado Jacinto pelo tempo que perdeste a ajudar.

 

já agora se souberes diz-me se terei de ter algum cuidado especial com ele para além do que está na ficha dele aqui no forum.

 

mais uma coisa a quem souber, o peixe tem 6/7 cms, paguei 22€ por ele, achei um bocado puxado, mas isto de l's percebo pouco. será que fui levado ou este é o preço normal deles?

 

 

 

mais uma vez obrigado a todos

Editado por mdepina
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mdepina,

 

A ficha feita pelo PauloSR http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=11345 é bastente ilucidativa e diz práticamente tudo o que é essencial sobre este peixe.

 

O catálogo da Aqualog refere alguns dados que variam ligeiramente, mas não são diferenças de valorizar, nomeadamente:

Ph 6,5 - 7,2;

Temp. 24 - 29º C;

Tamanho 6 cm (portanto o teu deve estar em estado adulto);

 

o mesmo catálogo também refere:

Aqua 80 - 200 litros;

Não é agressivo;

Fácil de manter;

O seu padrão de cor é um pouco variável. O fundo é ligeiramente cinzento "sujo" com pontos negros que se juntam, por vezes, formando riscas nalgumas partes do corpo.

 

Quanto ao preço, não poderei dizer nada em termos comparativos, porque nunca vi um L 174 à venda, tenho visto por exemplo o L 128 Ancistrinae por 45 euros, e o L 136 b Hypancistrus sp por 15 euros.

Os preços são sempre relativos, se considerarmos que existem espécies que aparecem no mercado com menos frequência e como tal o que é mais "raro" é normalmente mais caro.

Na minha opinião, trata-se mais de aproveitar uma boa oportunidade para se adquirir uma espécie de que gostamos, em bom estado de saúde (às vezes paga-se menos e ficamos pior servidos).

 

Considero que não foste enganado, porque é um preço normal para L`s e aparentemente o peixe está em bom estado de saúde.

 

De resto queres saber a minha opinião:

Vê mas é se consegues arranjar uma pequena colónia, de 4 a 6 peixes iguais para que se reproduzam.

Tenta negociar o preço, na aquisição de um "grupo" de peixes iguais.

 

Mais uma vez parabéns e vai dando notícias.

Um abraço!

 

P. S. - Parece-me ser um macho, porque nas imagens 2 e 4 são bem visíveis os "odontotes" nas extremidades das barbatanas peitorais e o formato da cabeça, vista de cima é típica de um macho.

(Faço esta avaliação pelo padrão dos Hypancistrus Zebra que não me parece ser errado!?)

Editado por Jacinto Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

muito obrigado Jacinto Silva

 

agora acho que já tenho informação suficiente.

 

quanto á hipotesse de arranjar uma colónia de 4 ou 6 se encintrar mais alguns á venda quem sabe?

 

o peixe continua aparentemente de boa saude e cada vez menos escondido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais