Início Do "atsu I Sangoshou"


Recommended Posts

Ora bem... novidades... hmmm...

 

Hoje (ou ontem, domingo) lá fui buscar água ao Cabo Raso, e acabei por trazer mais dois habitantes para o Atsu I Sangoshou... um deles é o menino que se segue, um Gobiodon Okinawae quase com 3 cms (chegam a perto dos 4cms) e é um espetáculo de personalidade:

 

atsui_010.jpg

 

O outro inquilino é um Lysmata Amboinensis ainda relativamente "pequeno" e ainda tímido, pois anda sempre lá para o meio das rochas, mas um dia destes lá conseguirei tirar uma foto... não é que não saibam como é um Amboinensis, mas não sabem como é o meu... eh eh eh

 

Quanto aos palhaços, já acabaram as mordidelas, e com isto já reparei nos "tremeliques" do que era a víctima das mordidas, e daí depreendo que esse é o macho e o outro a fêmea... vamos ver o que o futuro nos reserva então...

 

EPA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Tens de nos dizer onde se apanha o Gobio e o lysmata!!!!

Eu no cabo raso so apanho nassarios, turbos, ermitas e camarões da nossa costa!!!!

 

Quanto aos palhaços, bem, tens um casal de certeza absoluta. Alias, sempre tive a essa certeza. A femea será a maior!!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 95
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

EPA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Tens de nos dizer onde se apanha o Gobio e o lysmata!!!!

Eu no cabo raso so apanho nassarios, turbos, ermitas e camarões da nossa costa!!!!

 

Quanto aos palhaços, bem, tens um casal de certeza absoluta. Alias, sempre tive a essa certeza. A femea será a maior!!

 

abraço

 

eh eh eh

 

claro que digo, mas olha que não foi bem no Cabo Raso... e para apanhar estes sacanas não foi só com rede... também foi com notas :-D

 

quanto aos palhaços, não tenho um casal não... tenho um BELO casal! (Ó pra mim todo babado...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Foto fresquinha (com poucos minutos) após a TPA semanal:

 

atsui_011.jpg

 

Novidades:

 

uma pedra com parazoanthus gracilis adquirida na semana passada :arrow:

 

e uns zoanthus "emprestadados" do meu irmão... (ao menos o aquário fica mais composto até ele desmontar o cubo dele para o levar pró Algarve... e pode ser que ele se esqueça deles aqui no meu... yeah, right!)

 

Por enquanto, adições ao sistema, irão ficar em stand-by... pois vou realizar um projecto pessoal no inicio do próximo mês... e tenho que poupar... depois "posto" uma foto aqui... tem "algo" ligado a peixes também... mais precisamente uma Koi :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Então ...

Nada de NEW????

:rolleyes:

 

eh eh eh

 

Tu és lixado... há algumas coisas novas sim, mas ainda não me deu para tirar fotos...

 

Uns "durinhos" que um dos meus "mesttres" me arranjou... mais uma pocillopora que acomprei... e por enquanto mais nada.

 

Ainda não mexi no layout porque, além de ter algumas feridas abertas nas mãos (o frio não perdoa), actualmente só mexo 1 vez por semana em água salgada (nas TPA's), devido à tattoo que fiz recentemente e que ainda não está terminada (tenho receio de, nos entretantos, ir com a mão molhada com água salgada ao local da tatuagem... e água salgada e tattoos não se dão nada bem!).

 

A ver se entretanto coloco então uma fotos geral da minha banheira... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ora bem... já lá vai mais de um mês desde a minha ultima intervenção aqui no tópico do meu aquário... e de lá para cá houveram alguns upgrades e alguns downgrades... ora vejamos:

 

o gobiodon okinawae era um peixito espetacular, mas resolveu fazer ninho na frag de millepora... resultado: umas coralites desapareceram... e começou a definhar. Acabei por vender o malandro.

 

Entretanto passei da Lifetech 2x55W PC para uma 4x39W T5

 

e de corais, a ver se faço uma lista de tudo o que povoa o Atsu I Sangoshou...

 

Mais tarde virão fotos.

 

Abraço

Editado por zaad
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pedido de várias famílias, aqui vão elas:

 

atsui_012.jpgatsui_013.jpg

 

atsui_014.jpgatsui_015.jpg

 

atsui_016.jpg

 

Esqueci-me de referir que a minha família de palhaços aumentou para os 5 individuos... e ainda andam numa de estabelecer a hierarquia dentro da colónia...

 

Desculpem a qualidade das fotos, foi tudo tirado com telemóvel...

 

entretanto farei o setup actualizado do Atsu I .

 

vá, comecem lá a dar-me na cabeça... eh eh eh :smilecolros:

Editado por zaad
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou então fazer a actualização do meu setup:

 

Data de montagem:

20/08/2007

 

Aquario:

90 x 40 x 40 - 144Lt

 

Iluminação:

4x39W T5 14.000K

+ 1x25W T8 Actínica

 

Movimentação/bombas:

2xWave Marea 2400 l/h

+ 1 Powerhead 700 l/h

 

Escumador:

Aquamedic Minifloater

 

Substracto Tipo/Quantidade:

+- 6 cms areão com 1 a 2mm de diâmetro

 

Rocha viva (Kg):

10 kg de Rocha Viva

+ 7 kg Rocha Morta (entretanto já colonizada)

 

Aquecimento:

1 termostato de 200W

 

Peixes:

5 Amphirion Ocellaris

 

Corais:

Actinodiscus Vários

Rodachtis Verde, Beje com pontas verdes

Zoanthus Vários

Green Star Polips

Sarcophyton

Sarcophyton "tapete" de pontas verdes

Xénias ?brancas?

Parazoanthus Gracilis

Montipora Australiencis

Montipora sp. Laranja e Verde

Acanthastrea lordhowensis Verde

Seriatopora histrix

Pocillopora Damicornis Castanha, Laranja

 

 

Invertebrados:

1 Lysmata Amboinensis

2 Lysmata Seticaudata

1 Lysmata Debelius

3 Ermitas Patas Vermelhas

5 Ermitas Patas Brancas

5 Ermitas PatasVerdes

4 Turbo snails

4 Cerithes

Alguns Lusoturbos

Alguns Nassarios

 

Outros:

Vários Ophiuros, Lapas, Bristle Worms, etc.

 

Macroalgas:

"Esparguette" verde :P

 

Manutenção:

Trocas de 20 lts semanais com água natural, reposição com Osmose Inversa + Kalk

 

E penso que seja tudo...

 

Agora... quanto a upgrades/adições futuras:

 

Outro escumador mais potente

Introdução de 1 Amboniensis e 1 Debelius (este último terá que ser muito bem ponderado)

Introdução de um Ctenochaetus Strigosus

Começar a pensar numa sump

Começar a pensar num refúgio

:puppydogeyes:

Editado por zaad
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Hoje o meu "menino" faz 6 meses e 5 dias... e as coisas estão a compor-se... em princípio corais não levará muito mais.... é deixá-los crescer...

 

E com a aquisição da Canon 400D aqui está uma imagem dele... (atenção que só a máquina é que é boa... o fotógrafo nem por isso)

 

atsui_017.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje o meu "menino" faz 6 meses e 5 dias... e as coisas estão a compor-se... em princípio corais não levará muito mais.... é deixá-los crescer...

 

E com a aquisição da Canon 400D aqui está uma imagem dele... (atenção que só a máquina é que é boa... o fotógrafo nem por isso)

 

atsui_017.jpg

 

Que e isto com uma maquina dessas e so postas uma foto querro mais muito mais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

errrr....

 

Pedro... a iluminação tá toda ligada, a foto é que está escura demais.... eu disse que o problema era do fotógrafo... :D

 

Quanto a mais fotos... calma... além de ainda estar a aprender a mexer com a máquina, quero ver se um amigo meu me arranja uma lente com duplicador que ele tem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epah...colocas a máquina em P, depois vais ao ISO e colocas a 400 ou 800...experimentas e vês comol fica melhor, mas quanto maior o ISO, menos qualidade terá a foto, mas nada de grandes perdas!

Um dia vou aí ver o aqua! biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Acompanhei este tópico ao inicio, e depois esqueci-me dele, lol.

 

Gostei de ver a evolução, sempre feita com calma, que é o mais importante.

 

O layout está bacano, só acho que tá muito amontoado, e tens muitas coisas na parte da frente do aqua, cobrindo quase por completo a areia. Acho que fica sempre melhor, ver-se uma boa quantidade de areia à mostra, para se notar um contraste.

 

De resto também gostei dos corais que tens biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, obrigado pelo conselho... por enquanto é a descoberta de novos parâmetros de fotografia... vamos ver no que é que vai dar.

 

Ricardo, realmente está um amontoado de calhaus, e se fosse hoje, provavelmente não teria feito desta maneira, mas enfim... só com o tempo e experiência é que aprendemos, mesmo seguindo os bons conselhos que todos me têem dado.

 

Também é verdade que alguns dos corais que estão no Atsu I Sangoshou são do meu irmão, pois ele teve uma quebra enorme no cubo dele, e infelizmente perderam-se algumas peças muito engraçadas. Quando estabilizarmos o cubo de novo, os corais voltarão para a sua "casa". Mas também ouve vantagens em trazê-los para o meu, por exemplo o esqueleto de euphylia, que tem 3 rebentos, estiveram largos meses no cubo sem que houvesse desenvolvimento, mas passado 1 mês ou 2 no meu aquário, notou-se um crescimento dos mesmos.

 

Uma coisa que me preocupa é também o facto de alguns dos corais (principalmente os vários frags de Pocilloporas) perderem a cor original e tornarem-se acastanhados, alaranjados ou mesmo bejes... embora a Millepora verde, após os ataques do Gobiodon Okinawae, esteja a recuperar, os pólipos cada vez mais saídos e a tonalisade verde a aparecer nas pontas dos ramos.

 

Penso que isso seja devido ao upgrade que fiz na iluminação com a calha que comprei na Horizonte Aquático :puppydogeyes:

 

A ilusão de que o areão está completamente coberto é devido ao areão de coral grosso vivo que arranjei no início da montagem para acelerar o processo de "dar vida" ao areão, mas será um ponto a ver e resolver.

 

Entretanto penso que a fase de montagem do Atsu I Sangoshou terminou, e com isso irei abrir um tópico na parte das fotos com esta última foto geral e com o setup e vou iniciar-me por lá a partir de agora.

 

Vou estar sempre agradecido a todos os que me ajudaram, quer com ideias, quer com conselhos, dúvidas (para me obrigarem a investigar), frags, etc etc etc. E dentro do possível tento fazer a todos os que se iniciam no mundo dos salgadinhos. :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais