Néons - Morrem Sem Motivo Aparente


aquapego

Recommended Posts

Boas!

 

Como o título indica... é mesmo assim!!!

 

pH - 6,8

KH - 4

GH - 6

NH4 / NH3 - 0

NO2 - 0

NO3 - 10

PO4 - 0,5

 

Temperatura: 27ºC

 

O aquário tem um mês e 4 dias de maturação e é plantado. A fauna resumia-se até ontem aos seguintes inquilinos: Caridinas Japonicas, Red Cherry's, Neritinas, bastantes caracóis que vieram concerteza nas plantas e CAE.

Na Sexta-Feira coloquei 20 Néons no aquário. No Sábado (ontem) às 13 horas (quandos as lâmpadas acendem), tinha apenas 10 Néons. Durante o dia foram morrendo mais alguns e tenho neste momento (00:20H) apenas 6 e não deve parar por aqui.

Tudo isto é estranho porque já tive Néons noutras ocasiões e nunca me tinha acontecido coisa semelhante. Os peixes não têm aparentemente nada, estão com um colorido excepcional, alimentei-os 2 vezes com granulado para Discus da Nutrafin e comiam que se fartavam... de repente "dá-lhe autenticamente um ataque cardíaco" e morrem 1 ou 2 e assim sucessivamente.

Depois de ter lido quase todos os tópicos houve um pormenor que me chamou a atenção: "...um ponto pequeníssimo branco atrás da cabeça..." . Verifiquei os 6 que restam e um deles tem esse ponto.

Não têm qualquer descoloração. Será que isto é a dita "doença dos Néons" ? E não tem cura não é? Esta doença é específica dos Néons ou transmite-se à equipa de limpeza?

Poderei comprar mais Néons se estes morrerem todos ou ficarão imediatamente infectados assim que os colocar no aquário? O agente patogénico mantém-se na água? Por quanto tempo?

Isto é um hobbye ingrato pois quando parece que temos a "casa" com todas as condições para receber os "senhores" levamos com uma destas. Um gajo passa-se da carola! E lá foram 20€...

 

Agradecia sinceramente a vossa ajuda pois era uma das espécies que queria colocar no aquário, juntamente com Cardinais e depois então juntava-lhe 6 Discus. Assim a coisa começa a complicar-se. Ainda dizem que os DISCUS SÃO DIFÍCEIS DE MANTER! E eu já tive Discus...

 

AJUDA URGENTE

 

Obrigado e um Abraço a todos.

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, esses peixes são difíceis de se manter devido a não sabermos a sua idade ao certo, eu tinha uns 50 neons e de dia para dia morrem tb...

Isso é normal... Acontece mesmo muito , acho que tenho agora uns 20 neons! Foi como o nariz de bêbado, comprei 7 e agora só tenho 1 sobrevivente...

É mesmo ingrato, mas tenta comprar os cardinais e quanto mais cores tiverem tipo fortes melhor , quanto maiores piores!

 

 

Não desesperes . . .

 

 

 

 

 

cabecadura

 

 

Abrs

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas Carlos.

Poderá não ser nada que tenhas nos aquarios, mas simplesmente...má qualidade dos peixes...

 

Ultimamente, e com a crescente introdução de peixes de uma determinada origem no mercado portugues, têm-se constatado que hà situações onde a peixarada, acabada de chegar, morre toda nos grossistas e nas lojas...é claro que nos 1ºs, normalmente não temos acesso e desconhecemos e nos 2ºs há a preocupação de manter as baterias sempre com bom aspecto (uns mais que outros, é certo). Mas a realidade é que morrem ás centenas, e tal deve-se ao facto das aguas de criação originais serem muito diferente das nossas e ainda ao uso de hormonas e antibioticos para um rapido crescimento, que enfraquecem os peixes...

 

Esta lenga-lenga, só para te alertar para o facto de que essas mortes podem nada ter a ver com as doenças mais tipificadas, mas sim, pura e simplesmente, porque os peixes..não prestam!!!!!

 

Cumps

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas Carlos.

Poderá não ser nada que tenhas nos aquarios, mas simplesmente...má qualidade dos peixes...

 

Ultimamente, e com a crescente introdução de peixes de uma determinada origem no mercado portugues, têm-se constatado que hà situações onde a peixarada, acabada de chegar, morre toda nos grossistas e nas lojas...é claro que nos 1ºs, normalmente não temos acesso e desconhecemos e nos 2ºs há a preocupação de manter as baterias sempre com bom aspecto (uns mais que outros, é certo). Mas a realidade é que morrem ás centenas, e tal deve-se ao facto das aguas de criação originais serem muito diferente das nossas e ainda ao uso de hormonas e antibioticos para um rapido crescimento, que enfraquecem os peixes...

 

Esta lenga-lenga, só para te alertar para o facto de que essas mortes podem nada ter a ver com as doenças mais tipificadas, mas sim, pura e simplesmente, porque os peixes..não prestam!!!!!

 

Cumps

Fausto

 

 

Olá Fausto!

 

Tens toda a razão. Ontem já não morreu mais nenhum peixe. Dos 20 que comprei fiquei com 6, mas dirigi-me à loja onde os comprei para sondar como estavam ou outros. Só já estavam por incrível que pareça 6 peixes também e eles eram mais de 100 e tinham chegado à loja na Sexta-Feira!! Perguntei se já tinham vendido os peixes todos, mas a resposta foi que eles vieram de um fornecedor não habitual ( não de Lisboa como era normal) e que tinham morrido muitos. Escalares que eu tinha visto muito bonitos estavam também a entregar a alma...! Isto sinceramente é vergonhoso o que se faz aos bichos!

De resto a colaboradora da loja prontificou-se a repôr todos os Néons que morreram! Do mal o menos...

 

Fausto tudo a correr bem

 

Um Abraço.

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais