Guia De Fertilização Pps-pro


Alexandre Carvalho

Recommended Posts

Tenho tido algumas dificuldades em equilibrar o meu aqua a nível de nutrientes, o que me tem levado a efectuar algumas pesquisas sobre o assunto.

 

Recentemente encontrei um tópico muito interessante num forum estrangeiro que explica com algum detalhe um guia de fertilização, o PPS-Pro:

 

http://www.aquaticplantcentral.com/forumap...de-pps-pro.html

 

Conheciam?

 

O que vos parece?

 

Eu estou sériamente tentado a colocá-lo em prática no meu aqua o problema é onde comprar isto:

 

K2SO4

KNO3

KH2PO4

MgSO4

CSM+B

 

Alguns dos quimicos podem ser encontrados no horizonte-aquático mas os outros não faço ideia.

Alguêm me consegue ajudar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

K2SO4 - Podes substituir por KCl, embora o autor do PPS diga que não se ira ter grandes resultados devido aos cloretos, mas a meu ver que sempre usei KCl não considero o argumento válido, porque a experiência mostra-me o contrário. Arranjas na HA

KNO3 - Arranjas na HA

KH2PO4 - Arranjas na HA

MgSO4 - Arranjas na HA

CSM+B - Podes substituir por um fertilizante comercial de micros

 

Quanto ao resultar, a lógica está lá, por isso e se seguir mais ou menos o indicado acredito que se consiga ter bons resultados.

Editado por nos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
comprei tudo isso na farmácia... e bastante barato... so preparar dosear e tá feito...

Cumps Hélder Santos

 

Obrigado Helder, mas já procurei 2 ou 3 farmácias aqui em Lisboa e nenhuma tem ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Alexandre.

 

Não leves a mal, mas quem me conhece sabe que sou contra o uso de fertilizantes macro todos misturados.

 

Ninguém te garante que necessites sempre de fertilizar com essa razão de nutrientes ;)

 

Imagina que a certa altura tens tipo, 40 ppm de NO3 que te estão a causar algas, e os PO4 a 0 ppm?

 

O que fazes? Uma TPA de 100% (ou perto disso) e fertilizas como se todos os nutrientes fossem nulos? Se calhar tiravas melhor proveito se fizesses uma TPA de cerca de 75% e fertilizasses somente com PO4, K e Micros...

 

Mas pronto, isto é a minha opinião. Não digo que não funcione, bem pelo contrário...

 

Só acho é que deve haver formas melhores de resolver um problema.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís, compreendo o que dizes, mas o PPS surgiu exactamente com a abordagem que tu sugeres, cada aquário é um aquário único em cada instante no tempo. Esse foi o pressuposto para o início do PPS-Classic, que se baseia nos parâmetros actuais do aquário para indicar as quantidades certas de cada macro a adicionar.

 

Foi com base na aplicação desse sistema que nasceu o PPS-Pro, esse sim utilizando uma quantidade fixa de macros, tendo por base apenas o tamanho do aquário e alguns pressupostos relativamente á população do aquário e ao consumo diário de nutrientes pelas plantas.

 

Penso que a questão não será a existência de uma forma que é melhor que a outra para resolver um problema, mas sim várias formas diferentes de atacar um mesmo problema, não significando necessariamente que uma seja mais eficiente que outra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Penso que a questão não será a existência de uma forma que é melhor que a outra para resolver um problema, mas sim várias formas diferentes de atacar um mesmo problema, não significando necessariamente que uma seja mais eficiente que outra.

Formas diferentes de resolver o mesmo problema... sim. Umas mais eficientes que as outras, isso é critério de cada um.

 

Vamos a ver, o que custa mais, em termos de fertilizante e de tempo:

 

Fertilizar somente com K, PO4 e Micros e fazer uma TPA de 75% (+/-), ou fertilizar com tudo (incluindo NO3) e fazer uma TPA de perto dos 100% (a que te garante que removes practicamente todo o NO3 em excesso)?

 

Se incluires na eficiência, os custos e quantidades de fertilizante de cada método, então permite-me dizer que o método proposto por mim é mais eficiente.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais deixa-me dizer que sou um mero principiante, o que sei é o que vou lendo já que a minha experiência está muito perto do zero.

 

Posto isto, permite-me discordar.

 

Se reparares os valores de macros propostos pelo plano pps-pro são mínimos e num aquário que reuna algumas condições (por exemplo não ser sobrepovoado) é até dispensada a troca de água (pelo menos por um intervalo de tempo de 2 ou 3 semanas).

 

Os estudos que levaram às dosagens e proporções dos químicos que compõe este plan,o procuraram precisamente apontar para o mínimo diário necessário para consumo do aquário, ou seja, há muito pouca margem para acumulações.

 

Cumprimentos,

Alexandre Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Sim... mas e depois para pessoal chato tipo eu, que gosta de ter os plantados com muita luz?

 

Eu nunca disse que o PPS-Pro não funciona, bem pelo contrário.

 

Só disse é que nem sempre funciona... arranja-se sempre um exemplo em que ele possa falhar, ou não funcionar tão bem.

 

Além do mais, a gente está cá é para discutir ideias. Já falei com pessoas na net que preferem manter PO4 a 0,25 ppm e outras coisas que tais.

É possível, não digo que não... mas da maneira que eu tenho a luz nos meus aquários, isso não faz sentido nenhum. E é para isso mesmo que eu alerto.

 

O Knott também consegue fazer aquários com rácios de luz de 0,25 W/L... e fá-los.

 

Eu pelo menos, nunca enveredei por esses caminhos.

 

Gosto de coisas com upkeeps altos. Ou seja, plantados "high-tech".

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Experimenta ver se arranjas os fertilizantes na Vaz Pereira (cerca de 2 KM do Leroy Merlin (ic19 sintra)).

Foi lá que arranjei os meus, comprei em embalagens de 1 Kg, e praticamente só gastei o KCL.

Os restantes, estão relativamente bem.

NH3 a 5

PO4 a 0,1

 

 

Logisburg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Experimenta ver se arranjas os fertilizantes na Vaz Pereira (cerca de 2 KM do Leroy Merlin (ic19 sintra)).

Foi lá que arranjei os meus, comprei em embalagens de 1 Kg, e praticamente só gastei o KCL.

Os restantes, estão relativamente bem.

NH3 a 5

PO4 a 0,1

Logisburg

 

Olá Logisburg,

 

Tambem estás a seguir o plano PPS-Pro?

 

Já agora, uma vez que não conheço muito bem a zona, poderias detalhar um pouco mais as direcções, e já agora quanto te custaram os quimicos lá?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Logisburg,

 

Tambem estás a seguir o plano PPS-Pro?

 

Já agora, uma vez que não conheço muito bem a zona, poderias detalhar um pouco mais as direcções, e já agora quanto te custaram os quimicos lá?

 

 

Ando com dificuldades em manter o nivel de Fosfatos, mas eu penso que é por excesso de materiais filtrantes no meu filtro, mas não estou com vontade de lhe mexer, está assim a cerca de quatro meses, quando o abrir daqui a um mês ou dois retiro 2 Kg de Zeolith o filtro tem 4Kg.

 

Ficou-me em 17,70€ tudo (1KG de KCL, 1 de Dihidrogenofosfato de Potassio, 1 de Nitrato de Potassio) o nitrato é cerca de 3€ Kg os outros andam a volta dos 6€, é melhor encomendares primeiro, caso contrario tens que ficar a espera que te façam as embalagens e pode ser demorado.

 

Vaz Pereira,

Rua das Maçarocas, Nº18 Abrunheira

Tel 219 250 244

 

(Fica numa perpendicular a direita depois das bombas da Repsol, para quem vem do IC19)

Já lá fui há cerca de um ano, é ali na zona.

 

Logisburg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais