Recommended Posts

Boas minha gente

 

 

Tou com uma duvida

o q s passa e o seguinte, tenho um casal de escalares que fez uma postura bem sucedida. mas agora tenho de preparar a artemia para os alimentar, e o problema e este, preparei uma garrafa com agua e sal marinho e pus os ovos ventilados com a respectiva bomba de ar, mas nao vejo qualquer movimento dentro da garrafa assim que desligo a bomba por uns segundos. É suposto eu ver alguma coisa a mexer? como e q eu sei que realmente eclodiram?

Fico a espera da resposta doas entendidos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há quanto tempo "molhaste" os ovos? Se foi há mais de 3 dias e ainda não vez nada, é porque ou os ovos estão estragados ou colocaste poucos ovos e a artémia eclodiu mas como são poucos mal os vês :blush:

Experimenta colocar uma luz forte ao pé da garrafa.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas minha gente

Tou com uma duvida

o q s passa e o seguinte, tenho um casal de escalares que fez uma postura bem sucedida. mas agora tenho de preparar a artemia para os alimentar, e o problema e este, preparei uma garrafa com agua e sal marinho e pus os ovos ventilados com a respectiva bomba de ar, mas nao vejo qualquer movimento dentro da garrafa assim que desligo a bomba por uns segundos. É suposto eu ver alguma coisa a mexer? como e q eu sei que realmente eclodiram?

Fico a espera da resposta doas entendidos

 

Sal de cozinha do mais barato que arranjares serve lindamente , se fores ali as salinas na linha até vila franca de xira é o ideal , (uma brincadeirinha) , mas , falando sério o sal de cozinha serve perfeitamente , as quantidades são as que leio em vários sitios. eu faço com artemia já preparada com MIX , compro cada embalagem 5 € com 200g , da Hobby Artemix , é deste site eu que mando vir http://www.seame.com/int/... demoram 3 semanas a entregar os pedidos . Se quiseres usar sal de cozinha , 2 colheres e meia por litro de água , é o que tenho visto dito por aí , nunca tentei , mas em breve vou tentar que tive de comprar 20ml de ovos da hobby sem sal urgente. Eu monetei um esquema de 2 garrafas ou garrafões , de 5 litros , no minimo as garrafas de 2 litros , com uma lãmpada de baixo consumo de 20w de luz branca no meio , uma caixa rectangular , com duas garrafas invertidas lá adaptadas , uma pedra em cada tampa coladas com celicone e ligação á bomba de ar, um espaço de cerca de 5 cm ás garrafas a lampada no meio , isto dá-me pra ter o suficiente pra de 2 em 2 dias se quiser mudar a garrafa e ter sempre artemia a nascer. A recolha , podes fazer de duas maneiras , com torneira e uma rede própria para apanhar a artemia e deixar seguir os ovos , a torneira pode ser uma de plástico normal que usas nas tubagens de aquário e fazes um furo , logo a seguir ao fim da inclinação vertical do gargalo da garrafa , e colocas com cola de celicone , quando necessitas de retirar artemia em quantidade , pra congelar por exemplo ... desligas o ar a luz , esperas 10 min , abres a torneira e com uma rede própria ( a hobby vende isso e com várias medidas pra vários tamanhos de crescimento de artemia , eles até vendem algas verdes se não souberes faz-las nascer para criares e alimentares a artemia e ficar grande) esvazias a garrafa e tens todas a que nasceram até 36 horas , água sempre entre os 26/28 , nunca ultrapassar os 30 , e PH acima de 8.0 , claro que o sal ajuda nisso , a iluminação constante faz nascer mais rápido as artemias , por isso em 24 horas terás algumas a nascer. Se tiveres a necessitar de alimentar urgente , pegas numa pipeta , ou num conta gotas grandinho , metes uma lãmpada por cima do topo da garrafa/garrafão de água , tipo candeeiro de secretária serve bem, desligas a ventilação , desligas a lãmpada de aquecimento de 20w e esperas 10 minutos, os ovos vazios , parte fica nas laterais da garrafa especialmente na parte diagonal até ao gargalo e muitas a boiar no topo , algumas se for uma tentativa recente até podem ser ovos que ainda não encharcaram , verás a artemia com uma cor em grupo avermelhada junto ao ponto de luz mais forte na garrafa , usas o conta gotas e pegas o que necessitas para alimentação, espero que te ajude isto , seja como for aqui não tenho foto disponivel mas posso tirar e postar o DIY de criar artemia que fiz. Acrescento esta frase de um link ( http://faq.thekrib.com/pt/live-food.html#baby-brine ) que diz as quantidades recomendadas por alguém que sabe ... de sal etc . O livro de Ed Warner sujere 3.5 colheres de sopa de sal sem iodo para cada 3.8 litros de água. Ele recomenda usar-se o sal mais barato possível. SF Bay Brand indica que se deve aumentar a dureza da água para melhorar as hipóteses de sobrevivência da artémia, portanto juntar uma pitada de bicarbonato de sódio pode ser boa ideia.

 

 

 

José Palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais