Amphilophus Trimaculatum


Recommended Posts

Boas pessoal uma pequena ajuda e opnião soubre os Amphilophus Trimaculatum tenho um casal já vai para algum tempo tenho feito criação e até hoje tudo bem tirando alguma brigas normais de o macho tentar levar a fema para postura mas...

 

hoje pegaram se a serio e desta vez foi a femea a desancar o macho de tal maneira que tive mesmo de meter as mãos dentro do aqua para os separa que estavam a ficar um bocado para o mal tratados principalmente o macho alguem teve este tipo de problemas com esta especie?

 

agradecia alguma ajuda em relação a estes simpaticos

 

hasta pessoal 1 abraço

 

P.S: de qualquer maneira gostava de partilhar esta nova esperiencia com os restantes colegas e aprender mais com quem tenha passado por situações parecidas

Editado por Tristan
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca mantive a espécie, mas geralmente aconselham a fazer uma separação periodica. Colocas uma separação no aquário em que não se consigam ver um ao outro. Depois passado uma semana, colocas uma separação que permita a visão parcial um do outro, mas que não se possam tocar. Passado uns dias se vires que se mantêm na parte em que se podem ver, coloca uma totalmente transparente a ver como reagem um ao outro. Se não notares nenhuma comportamente agressivo retira a divisória e vê se já fizeram as pazes.

 

Já agora umas fotos eram bem vindas bigsmile

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca mantive a espécie, mas geralmente aconselham a fazer uma separação periodica. Colocas uma separação no aquário em que não se consigam ver um ao outro. Depois passado uma semana, colocas uma separação que permita a visão parcial um do outro, mas que não se possam tocar. Passado uns dias se vires que se mantêm na parte em que se podem ver, coloca uma totalmente transparente a ver como reagem um ao outro. Se não notares nenhuma comportamente agressivo retira a divisória e vê se já fizeram as pazes.

 

Já agora umas fotos eram bem vindas bigsmile

 

 

boas joão pois tambem tava a pensar nisso apesar de só ter mesmo uma divisoria em acrilico transparente mas parece que já andam mais calmos desliguei lhes a luz agora quando fui ver já a femea e o macho anda a limpar a lage para uma postura senão me engano

 

quanto as fotos fica prometido assim que conseguir porque as que tirei com o telemovel não ficaram grande coisa mas como tenho um filme da 1º postura vou tentar tirar de lá umas fotas assim que aprender tambem a inserir aqui rs

 

mais uma vez obrigado pela dica

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Quanto mais me bates mais gosto de ti" ;)

Boa sorte com a proxima postura.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Quanto mais me bates mais gosto de ti" :arrow:

Boa sorte com a proxima postura.

 

 

hora dito e feito já esta uma lage bem recheada de ovos e eles ocupadissimos a tratar dos ditos :arrow:

 

as fotos não são grande coisa foram tiradas com o telele mas já da para notar qualquer coisita aqui vão se for capaz rs

 

picture00252.jpg

 

picture00249.jpg

 

picture00225.jpg

 

esta ultima foi da segunda postura o papa babado sempre a proteger os filhotes ate a minha mão sofreu uma dentadas e ainda bem a pouco tempo ele vinha me comer a mão bem docil rsrs

 

mais alguem faz criação destes meninos simpaticos?

Editado por Tristan
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito porreiros e belas "moscas" ;)

Pena a qualidade das fotos banana rock

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bonitos os pais, ainda são jovens certo?

Quando tiveres alevins para trocar diz qualquer coisa ok?

 

novos são pequenos é que nem por isso o macho já deve estar para aí com uns 17/18 cm e a femea 15/16 visto os ter a apenas uns 2 meses não te sei responder ao certo mas penso que sim porque quando os comprei vinha mais pequenos

 

quanto aos alevins isso ainda vai demorar o seu tempo já estão jeitosos mas ainda é cedo

 

Muito porreiros e belas "moscas" :blush:

Pena a qualidade das fotos :-D

 

pois mas afinal não tenho cá nem a camera nem a maquina digital tenho fotos na analogica mas a maria só me deixa revelar quando acabar o rolo eh eh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hora aqui vão mais umas

 

A mãe a arejar os ovos

picture00258.jpg

 

O pai já com melhor cara depoix da coça

picture00257.jpg

 

os ditos ovos

picture00247.jpg

 

A ninhada anterior

picture00253.jpg

 

picture00262.jpg

 

desculpem é mesmo a falta de qualidade das fotos mas foi o que se pode arranjar

 

off-topic desculpa lá João mas pareces entendido nisto e no topico do chicosta falavas em varios peixes não sabes por acaso onde encontrar uns maculicuda " cinturão negro " lojas, particulares já para aí 1 ano que ando a procura destes simpaticos e nada 1 abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso sei. Aqui em Massamá há uma loja que tem lá um macho já adulto. Femea é que não tem porque matou-a e acasalou com uma citrinellum :blush:

Tenho aqui umas fotos:

MaculicaudaMale.JPG

MaculicaudaMale1.JPG

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso sei. Aqui em Massamá há uma loja que tem lá um macho já adulto. Femea é que não tem porque matou-a e acasalou com uma citrinellum :blush:

 

Nem te vou perguntar qual a loja rs para não me sentir tentado mas se fosse o casal era bem capaz de pegar no carro de proposito e ir buscar rs de qualquer maneira vou tentar pesquisar se encontro uma femea

 

pena mesmo é terem deixado acasalar com uma citrinellum não concordo muito com misturas desde que vi o que fazem com os meus (A. Trimaculatus, affectionately nicknamed Trimac or rainbow cichlid, has the most beautiful colors within the Amphilophus family. With its red eye color and the pretty black splendor spots on its temples, this cichlid was used as the basis for Flower Horn hybrids) é mesmo pena que para ganharem mais uns cobres façam mutações destas ainda no fim de semana passado estive a discutir com o dono da loja onde costume ir despachar os meus joias por causa de ele lá ter um papagaio eh eh para dizer que uma visita rapida para ver as novidades e pensar mais uma vez nos jaguares que ele lá tinha vinham embora rs demorou perto de 2 horas mas enfim gostos são gostos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o trimac é um dos peixes que faz parte da misturada que é o flowerhorn. Pessoalmente os hibridos não me fazem confusão. Faz mais confusão como alguns são tratados simplesmente para lhes evidenciar as cores e os formatos... Mas isto há pessoas para tudo.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Tudo fica bem quando acaba bem + 1 ninhada para o aquario do canto rs os pais estão bem e com umas cores bem bonitas

 

Macho forte e feio rs

picture035.jpg

 

Femea rija

picture036.jpg

 

picture034.jpg

 

se bem que ainda com uma bocada de amor mas ja ta a passar

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais