Valisnérias


mpimentel

Recommended Posts

Bom dia

 

Tenho um aqua com 120X75X75, plantado com valisnérias e anubias anas.

Este aquario está montado à cerca de 2 meses, com dois filtro fluval 405, garrafa

de CO2 e uma lampada de UV que ligo uma vez por mês, durante 3 horas.

A fauna é composta por 8 discus, 11 neons cardinal, 4 botia palhaço, 3 limpa fundos e

2 limpa vidros.

 

Quando plantei as plantas coloquei pastilhas de adubo, não sei quais são.

 

Todos os dias tiro folhas de valisnéria da superficie. Plantei 8 e em algumas já só se vê a base, pois as folhas foram-se soltando. As anubias estão optimas, até têm flor.

Alguém sabe a causa disto? Será da temperatura 30º? Haverá outro tipo de planta para esta temperatura?

Os meus peixes estão optimos e os parâmentros da água também.

 

Aguardo comentários

Cuprimentos

mpimentel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Tenho um aqua com 120X75X75, plantado com valisnérias e anubias anas.

Este aquario está montado à cerca de 2 meses, com dois filtro fluval 405, garrafa

de CO2 e uma lampada de UV que ligo uma vez por mês, durante 3 horas.

A fauna é composta por 8 discus, 11 neons cardinal, 4 botia palhaço, 3 limpa fundos e

2 limpa vidros.

 

Quando plantei as plantas coloquei pastilhas de adubo, não sei quais são.

 

Todos os dias tiro folhas de valisnéria da superficie. Plantei 8 e em algumas já só se vê a base, pois as folhas foram-se soltando. As anubias estão optimas, até têm flor.

Alguém sabe a causa disto? Será da temperatura 30º? Haverá outro tipo de planta para esta temperatura?

Os meus peixes estão optimos e os parâmentros da água também.

 

Aguardo comentários

Cuprimentos

mpimentel

 

Qual o valor de GH e pH do aqua?

A temperatura é elevada mas não explica o que descreveste.

Discos e Valisnerias geralmente não combinam muito bem- água muito mole ideal para discos é má para as valinerias

 

Jorge

Editado por jorgeoliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual o valor de GH e pH do aqua?

A temperatura é elevada mas não explica o que descreveste.

Discos e Valisnerias geralmente não combinam muito bem- água muito mole ideal para discos é má para as valinerias

 

Jorge

 

Bom dia Jorge

 

O GH é 3ºdgh e o PH 6,5.

Tenho 4 lampadas : 2 flora-glo+1 aqua-glo+1 sylvania grolux, todas com 30W

 

Pensei que valisnérias eram boas para aquas de discus, pelo menos foi assim que mas venderam...

Quais as plantas indicadas para um aqua assim?

 

Um abraço

mpimentel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho discos com valisnérias e ambos estão lindamente.

 

Pelo que percebo as folhas apodrecem e acabam por se partir, isto acontece geralmente quando se enterra demais as valisnérias, tens que deixar só as raizes debaixo do areão.

 

cumprimentos,

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho discos com valisnérias e ambos estão lindamente.

 

Pelo que percebo as folhas apodrecem e acabam por se partir, isto acontece geralmente quando se enterra demais as valisnérias, tens que deixar só as raizes debaixo do areão.

 

cumprimentos,

 

HRS

 

Caro amigo

 

O estranho é que as folhas estão verdes e não ficam moles.

Parece que se soltam do pé e sobem até à superficie.

Faço TPA's 1 vez por semana, cerca de 30% a 40%.

Como plantei estas valisnérias à cerca de 1 mês, vou ver o que acontece no futuro.

 

Um abraço

mpimentel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Jorge

 

O GH é 3ºdgh e o PH 6,5.

Tenho 4 lampadas : 2 flora-glo+1 aqua-glo+1 sylvania grolux, todas com 30W

 

Pensei que valisnérias eram boas para aquas de discus, pelo menos foi assim que mas venderam...

Quais as plantas indicadas para um aqua assim?

 

Um abraço

mpimentel

 

As valinerias são plantas do biótiopo do Sudoeste asiático, geralmente assimilam carbono sob a forma de carbonatos. Segundo a minha experiência adaptam-se melhor pelo que em águas ligeiramente mais duras >3 dGH. Outro aspecto importante é saber a proveniência destas plantas (Europa ou importação do Sudoeste asiático) e a espécie dentro do género da Valineria que possui. tentava também baixar a temperatura para 28ºC já questa é o limite superior do intervalo óptimo para estas plantas.

Em relação às plantas para discos eu escolhia sp. do biótipo sul Americano- como Echinodorus por exemplo.

 

Cumps

 

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As valinerias são plantas do biótiopo do Sudoeste asiático, geralmente assimilam carbono sob a forma de carbonatos. Segundo a minha experiência adaptam-se melhor pelo que em águas ligeiramente mais duras >3 dGH. Outro aspecto importante é saber a proveniência destas plantas (Europa ou importação do Sudoeste asiático) e a espécie dentro do género da Valineria que possui. tentava também baixar a temperatura para 28ºC já questa é o limite superior do intervalo óptimo para estas plantas.

Em relação às plantas para discos eu escolhia sp. do biótipo sul Americano- como Echinodorus por exemplo.

 

Cumps

 

Jorge

 

Vou baixar gradualmente a temperatura para 28º.

Também acho que 30º é capaz de ser um pouco alto, mesmos para os discus.

Um abraço

mpimentel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também acho que 30º é capaz de ser um pouco alto, mesmos para os discus.

 

Não, os discus agradecem... até mais, se fosse o caso. Quem já não agradece é a carteira e as plantas, pois rara é a que aguenta temperaturas superiores a 30 ºC por um periodo de tempo continuado...

 

Cumps

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, os discus agradecem... até mais, se fosse o caso. Quem já não agradece é a carteira e as plantas, pois rara é a que aguenta temperaturas superiores a 30 ºC por um periodo de tempo continuado...

 

Cumps

Fausto

 

 

Deixa-me lá meter o bedelho numa área que não me interessa nadinha :P

 

Qual a razão porque os discus precisam de temperaturas tão altas?

 

Porque as sua origens são de águas paradas e por isso com temperaturas elevadas?

 

Porque a malta tem a fobia de os ver crescer a olhos vistos, já que na maioria dos casos não duram muito?

 

Porque as temperaturas mais altas como aumentam o seu metabolismo também os tornam mais resistentes?

 

É só mesmo para tirar esta dúvidazita que me deixa um pouco intrigado ;)

Editado por zeneo

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Zé! Ainda hei-de por uns discus aí em tua casa, vais ver ;)

 

Tentando responder a tudo e por partes:

 

Qual a razão porque os discus precisam de temperaturas tão altas?

 

Olha, precisar, precisar, não precisam....eles estão perfeitamente bem em temperaturas desde os 26,5/27ºC. Mas também aguentam temperaturas superiores a 35ºC, desde que acondicionados...pois são peixes cuja genética 'lembra-lhes' de onde vieram....

 

Porque as sua origens são de águas paradas e por isso com temperaturas levadas?

 

Por isso e não só: são aguas sem muita corrente, como bem disseste, pois eles procuram os recantos ou pequenas bacias, e não são, normalmente, muito profundas...aliás custumam até ser bastante razas, o que lá na terra dos discus equivale inevitavelmente a uma temperatura muito alta...aliás, a sombra das arvores (e a agua não tão quente nesse local), aliado ao facto de tambem servir de refugio e de ser um local de caça previligiado, faz com que se associe sempre as raizes e/ou troncos ao biotopo dos discus...

 

Porque a malta tem a fobia de os ver crescer a olhos vistos, já que na maioria dos casos não duram muito?

 

Epá, a fobia pode-se equiparar, eventualmente, a um 'jardineiro' que quer ver o seu aquario plantado numa versão cada vez mais proxima daquilo que idealizou....Zé, não é 'boca', é mesmo uma tentativa de explicar o porquê....

Quanto ao não durarem muito, é relativo: se bem cuidados duram muito anos... é preciso é saber cuidar deles...tal como é preciso dominar a fertilização para se levar um plantado a bom porto...(entre outras coisa, claro..)

 

Porque as temperaturas mais altas como aumentam o seu metabolismo também os tornam mais resistentes?

 

Creio que o aumento do metabolismo, por si só, não significa maior resistencia dos peixes, agora significa sim um crescimento mais rápido, e peixes maiores significam peixes mais resistentes...é o que disseste, mas de forma indirecta...

 

Espero ter respondido de modo sofrivel às tuas questões, e vai lá preparando aí uns litritos para uns ;)

 

Abraço

Fausto

 

PS: Pimentel, desculpa o 'aproprianço'.... :P

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero ter respondido de modo sofrivel às tuas questões, e vai lá preparando aí uns litritos para uns ;)

 

PS: Pimentel, desculpa o 'aproprianço'.... :P

 

Nahh, vou é tirando umas pelas outras para os seus primos anjinhos (escalar), pois o que é bom para essa espécie, acaba por se ser óptimo para outros amazónicos. Lógico que com algumas adaptações, mas o estudo e a complexidade no tratamento dos discus de certa forma promove também uma melhor base de conhecimentos para outras espécies, veja-se o caso das doenças por exemplo. Esta é a minha miserável opinião, de certeza que virá logo alguém a seguir a dizer que não tem nada a ver, que cada espécie é diferente patati patatá.

Desculpa lá, mas as famosas solhas com algumas excepções, cada vez se tornam a meu ver mais artificiais pelos aprimoramentos genéticos, fazendo-me parecer que quem tem um aquário com discus, olha mais para ele como se tivesse alí uma espécie de cão de raça do que própriamente a recriação de um ambiente aquático. Por isso, por enquanto, cada vez me interessam menos. Quem sabe um dia não mudo de opinião...

 

O aproprianço...penso que veio ajudar um pouco a esclarecer até que ponto se podem ter essas espécies impossibilitando a convivencia com outras, flora ou fauna.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, e ia eu lá ficar calado?

 

Desculpa lá, mas as famosas solhas com algumas excepções, cada vez se tornam a meu ver mais artificiais pelos aprimoramentos genéticos, fazendo-me parecer que quem tem um aquário com discus, olha mais para ele como se tivesse alí uma espécie de cão de raça do que própriamente a recriação de um ambiente aquático.

 

Não posso deixar de te dar razão, mas creio ser um purismo muito grande... hà largas dezenas de anos que os discus são aprimorados por reprodução selectiva (não é bem aprimoramentos geneticos de forma manipulada, é antes selecção reprodutiva, eu sei que sabes isto, mas é para não deixar dúvidas a quem não saiba e esteja a ler estas linhas... ) de tal forma que o advento das 'cores', torna-se tão natural como o proprio animal..do que o Jack Watley se foi lembrar.... :smilecolros:

Pessoalmente gosto tanto de discus selvagens como das 'neuveux' estirpes apuradas...tê-los num aquario e observar o seu comportamento é que me dá o gozo de os manter...aliás, e contra o conselho de alguns amigos e entendidos, eu mantenho-os num aquario plantado e com um numero indeterminado de outros animais provenientes do mesmo tipo de aguas, só para ver o seu comportamento intra e interespecie...

Eu prezo-me de ser tão eclético quanto me posso permitir, mantenho e já mantive várias espécies de animais, mas só quem manteve em boas condições um cardume de discus dentro de um aquario, é que pode apreciar como o bicho é realmente magestoso...enfim, pancadas....

 

Abraço

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, e ia eu lá ficar calado?

Não posso deixar de te dar razão, mas creio ser um purismo muito grande... hà largas dezenas de anos que os discus são aprimorados por reprodução selectiva (não é bem aprimoramentos geneticos de forma manipulada, é antes selecção reprodutiva, eu sei que sabes isto, mas é para não deixar dúvidas a quem não saiba e esteja a ler estas linhas... ) de tal forma que o advento das 'cores', torna-se tão natural como o proprio animal..do que o Jack Watley se foi lembrar.... bowdown

Pessoalmente gosto tanto de discus selvagens como das 'neuveux' estirpes apuradas...tê-los num aquario e observar o seu comportamento é que me dá o gozo de os manter...aliás, e contra o conselho de alguns amigos e entendidos, eu mantenho-os num aquario plantado e com um numero indeterminado de outros animais provenientes do mesmo tipo de aguas, só para ver o seu comportamento intra e interespecie...

Eu prezo-me de ser tão eclético quanto me posso permitir, mantenho e já mantive várias espécies de animais, mas só quem manteve em boas condições um cardume de discus dentro de um aquario, é que pode apreciar como o bicho é realmente magestoso...enfim, pancadas....

 

Abraço

Fausto

 

Caro Fausto

 

Em relação ao aproprianço estás à vontade.

Os discus são realmente uns peixes mágnificos. O único problema para quem gosta

deles é mesmo a carteira. Falo por mim, em Outubro montei um aqua de 230 litros e em

Março já estava a montar outro de 500 litros.

Os outros "problemas" não há. Basta olhar para o aquario e observa-los, para ver que vale

a pena todos os esforços.

São únicos.

Pancadas, como tu dizes.

Um abraço

mpimentel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual o valor de GH e pH do aqua?

A temperatura é elevada mas não explica o que descreveste.

Discos e Valisnerias geralmente não combinam muito bem- água muito mole ideal para discos é má para as valinerias

 

Jorge

 

Nao e bem assim tenho discus a anos com valsinerias gigates ha anos e dao-se lindamente com temperatuars a rondar os 30 , 31 graus.

o problema deve ser outro.

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao e bem assim tenho discus a anos com valsinerias gigates ha anos e dao-se lindamente com temperatuars a rondar os 30 , 31 graus.

o problema deve ser outro.

 

Nuno:

 

Qual é o GH/KH do teu aquario? O que eu quero dizer é que os Discus são provenientes de águas moles e as valinerias dão-se melhor em águas mais duras, não quer dizer que seja impossível a sua convivência.

Vejo que es do Algarve a não ser que reduzas a dureza da água esta deve ser naturalmente dura (a de fornecimento público)

Cumprimentos

Jorge

Editado por jorgeoliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais