como manter as plantas saudaveis num aquario de 150l?


ByronSB

Recommended Posts

tenho um problema tenho algum azar com plantas no meu aquario de agua doce de 150l

na maioria das minhas plantas acabam sempre por ficar de folhas mortas e ate morrem mas tenho o ph certo e dureza controlada tenho ciclideos americanos, cheguem a pensar que era da luz pois como tenho algumas plantas alta e que fazem sombra mas mesmo a luz ela acabam por morrer pk? :wink:

para todos os dias um aquario diferente!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem boa pergunta

eu nao sei o nome das plantas que tenho no aquario mas sempre que as compro pergunto na loja se aguentao os elementos da agua que tenho no aquario e respendem sempre que sim pk sao plantas de cuidados reduzidos aliaz sem cuidados nenhuns sao faceis de ter dizem sempre isto e entao nao percebo ja cehguei a vereficar o ph duas vezes numa semana so mas esta sempre estavel suspeito que e do calor pois a temperatura da agua subiu razoalvelmente

estava em 25 26º e aumentou para 29 30º o que nao projudica os peixes mas secalhar esta subida nestes ultimos meses da temperatura tenha influcencia mas nao sei o que achas?

para todos os dias um aquario diferente!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem boa pergunta

eu nao sei o nome das plantas que tenho no aquario mas sempre que as compro pergunto na loja se aguentao os elementos da agua que tenho no aquario e respendem sempre que sim pk sao plantas de cuidados reduzidos aliaz sem cuidados nenhuns sao faceis de ter dizem sempre isto e entao nao percebo ja cehguei a vereficar o ph duas vezes numa semana so mas esta sempre estavel suspeito que e do calor pois a temperatura da agua subiu razoalvelmente

estava em 25 26º e aumentou para 29 30º o que nao projudica os peixes mas secalhar esta subida nestes ultimos meses da temperatura tenha influcencia mas nao sei o que achas?

para todos os dias um aquario diferente!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O ph não é dos parametros que mais influencia o desenvolvimento das plantas. O teu problema deve ter a ver com a luz, com o substrato e com o CO2.

Lê mais coisas neste forum que vais descobrir porquê.

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

manter plantas (mesmo das mais fáceis) é mais complicado que manter peixes...

 

elas além de "comerem" precisam de luz, algo similar se passa com os corais, mas estes não absorvem os nutrientes, comem mesmo como animais que são...

 

bom...

vamos lá a referir qual a exigência das plantas.

:wink:

 

1º LUZ

nivel ideal: vai depender das plantas

 

2º CO2

Algumas plantas não precisam de injecção de CO2, mantendo-se saudáveis com os niveis de CO2 normais num aquario sem injecção, outras precisam, de qualquer maneira todas benefeciam, de notar que com o aumento da temperatura da água haverá menos CO2 e O2.

nivel ideal: 15-30 ppm

 

3º nitratos

se existirem peixes haverá em boas quantidades

nivel ideal 5-10 ppm

 

4º fosfatos

o mesmo que nos nitratos

nivel ideal: desde que não suba para cima de 0,2 ppm, não haverá problemas (esta é a minha opinião)

 

5º cálcio

a água que usamos se tiver um GH maior ou igual a 1 tem cálcio que chegue)

nivel ideal:a maior parte das plantas não se queixa em relação a diferentes niveis, é mais importante a relação que falarei em baixo (ponto 6º magnésio)

 

6º magnésio

Este por vezes falta, de notar que existe um rácio ideal, uns dizem de 1/4 outros 1/5 proporção de magnésio/cálcio, na minha intuição não deverá ser muito importante, desde que não haja grandes desequilibrios, a água de lisboa costuma ter 1/10, como adiciono no meu fertilizante magnésio e não cálcio consigo respeitar minimamente estas proporções

 

 

7º potássio

geralmente a água que metemos tem muito pouco deste elemento, de referir que grandes quantidades não são prejudiciais ao contrário de outras)

nivel ideal : 5 ppm-valores elevados (não se registou até hoje efeitos detrimentais no uso excessivo deste elemento nas plantas ou peixes...

 

8º traces

fazem parte deste ferro, boro, zinco, entre outros

desde que em quantidadess infimas as plantas estarão bem, muitos têm efeitos tóxicos em grandes quantidades, nas plantas ou nos peixes...

 

espero que este post sirva para alugma coisa...

 

Abraços!

  • Obrigado(a) 1
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ! Pois isto das plantas não me param de surpreender. Coloquei uma Vallisneria no meu aquario, apenas com areão normal, sem lampadas ( apenas recebe claridade da sala ) e apenas juntando o Plant Min da Tetra ela lá se vai aguentando resistindo mesmo as dentadas dos meu kinguios ! :wink:

 

Abraços ! :P

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oranda, não te admires por isso, já tive cabombas (segundo se diz precisam de muita luz) num recipiente onde pouca luz recebia e aguentou-se vários meses (3 ou 4), claro que também não cresceu.

 

Por outro lado por exemplo as anubias são plantas caras, no entanto valem bem o dinheiro que se investe, não sei se sabem mas uma anubia sobrevive e pode até chegar a crescer ligeiramente dentro de uma armário fechado (sem luz) durante 6 meses desde que consigam manter um elevado nível de húmidade ambiente (caso contrario a planta seca rapidamente).

 

As valisnérias são outras das plantas que aguentam condições muito adversas (as gigantes então nem se fala). Elas suportam baixas e altas temperaturas (é possível deixá-las em água a 10º ou menos que não morrem ou elevar as temperaturas bem acima dos 34º, o que torna esta planta ideal tanto para aquários de Discos, como para água fria). Por outro lado são pouco saborosas, por isso os ciclideos africanos e os koi (ou kinguios) ao fim de dar uma ou duas dentadas desistem, a menos que estejam mesmo com fome. Por fim n são esquisitas em termos da quantidade de CO2 disponivel e são capazes de aproveitar os nutrientes até ao limite mesmo em casos de déficite de alguns. Pelo facto de aproveitarem tão bem esses nutrientes e pela forma rápida como consomem fertelizantes liquidos e solidos (quer pelas raízes, quer pelas folhas) podem esgotar certos nutrientes que provocam deficiências em plantas mais sensíveis. No caso de manterem valisnérias no aquário com outras plantas considerem dar um pouco mais de fertelizante por forma a permitir que este chega para as restantes plantas.

 

Quanto à questão inicial não cheguei a perceber se as plantas sempre se deram mal nesse aquário ou se porventura só agora têm morrido. O mais provavel poderá ser luz inadequada (só isso explica que morram todas) até porque a maioria dos aquários que se vendem com iluminação esta é manifestamente insuficiente para manter muitas das espécies de plantas usadas em aquários. No entanto e antes de perguntar para a próxima ao logista se as plantas dão para o seu aquário, pergunte que plantas aconselha dentro das que dispõe (escreva os nomes num papel) e tente descobrir na Internet se são ou não indicadas para si antes de comprar (depois já não adianta). Pode sempre recorrer a este fórum para obter essa informação.

 

Quanto a ter os parametros da água ideias para manter plantas, isso tem muito que se lhe diga. Se se refere a PH, GH etc., aviso desde já que a maioria das plantas não são esquisitas, embora algumas tenham as suas preferências (Aponogetons gostam de água ácida e mole, Fetos de Java dão-se melhor com uma água mais dura e alcalina), mas isto não quer dizer que não possa manter um Feto de Java num aquário de água ácida.

 

Precisamos por tudo isto muito mais informação para poder ajudar.

 

Cumps

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, mais um conselho, quando fores a uma loja e te disserem que não sabem o nome da planta mas que dá-se bem e tu porventura tb não a sabes identificar, o melhor é não comprar, se pensares que as plantas até são mais sensiveis do que os peixes, saber o nome da plantas que tens no aqua é meio-caminho para teres sucesso e tb para saberes as suas necessidades.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás ! O que o Paulo Almeida disse tem muito razão de ser e é uma questão bastante pertinente ( refiro-me ao facto de algumas plantas resistirem a condições adversas ). Pois se pensarmos no habitat natural das plantas, pois lá elas estão a bastantes metros de profundidade ( ao contrario dos nossos aquarios ), e por isso a intensidade da luz que lá chega é bem menor do que a de um lampada nos nossos aquarios. Só assim posso explicar o sucesso que tenho tido com a minha Vallisneria sem luz de nenhuma lampada e sem areão fertil !

 

Abraços ! :)

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pessoal!!!

 

agradeço mesmo as vossas resp e vou tentar ver o que se passa ao certo obrigado antonio pelo teu post esta muito educativo!!!

 

e na loja eles dizem me o nome dela eu e que para decorar nomes e que vai la vai mas vou tentar ver o que se passa suspeito que seja a falta de injecçao de co2 tenho de me informar disso pois da luz nao creio que seja pois tenho duas lamapadas flora e nao tou a ver melhor iluminçao.

 

mas na mesma agradeço ao pessoal do forum!!

 

abraço a todos!!!

 

:oops:

para todos os dias um aquario diferente!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais