Postura De Ramirezis(actualizado[com Fotos])


Recommended Posts

bem pessoal, na segunda feira a noite foi surpreendido por uma postura de ramirezis numa pedra de vidro que tinha como infeite no aqua... neste momento grande parte dos ovos apresentam umas pintinhas pretas que me parecem ser olhos, e pelas minhas contas deverao nascer amanha....o que queria saber é se, e vistos ter bastantes peixes no aqua como por exemplo um ra e tres escalares juvenis, posso pegar na pedra e coloca-la numa daquelas criadeiras de rede? ou isso ira matalos por falta de oxigenaçao???

Editado por _pinguim_

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É preferivel deixar os pais eclodirem os ovos. Mas se o quiseres tentar á "mão" retira-os para outro aquário mais pequeno, com a água nos mesmos parametros do aquário de onde os tiraste. Coloca uma bomba de ar com uma pedra difusora e trabalhar e adiciona azul de metinleno á água.

O problema é que devias ver pontinhos pretos nos ovos em vez de brancos. Podem não estar fertelizados.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

A pedido do próprio, vou tentar ajudar...

 

Como disse o João, deves esperar que os ovos eclodam. Isto porque, os pais, normalmente, retiram os pequenos quando estes rompem os ovos, mudando-os para outro local, previamente limpo por eles. Isto evita que os pequenos, ainda imóveis, fiquem contaminados com a degradação das cascas, podendo-lhes ser fatal.

 

Ainda assim, é um pouco arriscado mover os alevins quando estes acabam de nascer. Eu esperaria até o saco vitelino ser consumido e os pequenos começarem a nadar livremente. Então aí, arranjava uma seringa de bucal largo e tirava os pequenos para uma maternidade dentro do aquário ou para outro aquário com água do aquário onde eles nasceram. Se decidires colocar noutro aquário, convém que este esteja bem ciclado e que tenha os mesmos parâmetros que o aquário de origem.

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Joao, ele diz que sao pontinhos pretos, ve la bem.

 

Juro que li pintas brancas biggrin

Ou ele editou o post ou o meu cérebro enganou-me

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem pessoal...muito obrigado por todas as respostas....ja vi que retirar os pequenos ovos, n é muito aconselhavel...por isso optei por retirar todos os peixes excepto os neons para outro aqua e deixar que os rams cuidem dos filhotes ate 5/6 dias apos o seu nascimento....

muito obrigado

carlos

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, é com muita pena que venho actualizar este post(negativamente)....dos pequenos ovos, so sobraram as cascas...ontem por volta das 4h damanha, estavem la todos dentro do ovos em que so se notavam os pequenos olhinhos pretos e esta manha por volta das 8h, so restavam as cascas....ontem n dava tempo de retirar os outros peixes do aqua e isso mostrou-se fatal...

mas nem tudo é tristeza, pois para mim(penso eu de que..) o mais dificil nos ramirezis é que eles formem casal e coloquem posturas ferteis...assim sendo sei que mais tarde ou meis cedo irao colocar nova postura(espero eu)

 

agora uma duvida/curiosidade....tenho andado a montar um aqua de 20l(40cm de frente X 25cm de altura X 20cm de profundidade), sera que se eu passar para la so o casal ele fica bem acondicionado e voltara a fazer novas posturas, ou sera muito apertado para o casal e eles nunca mais criaram? nota...ficaram apenas e somente eles no aqua....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os pais estão escondidos em algum lado? É que quando os alevins nascem os pais retiram-nos para outro lado. Geralmente limpam as cascas, mas os teus podem ser preguiçosos :)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os pais estão escondidos em algum lado? É que quando os alevins nascem os pais retiram-nos para outro lado. Geralmente limpam as cascas, mas os teus podem ser preguiçosos :)

 

n, eles continuam ao pe do "ninho"

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

será que ninguem me pode ajudar e dizer se posso ou nao colocar o casal no aqua de 20l que falei mais acima? como tem 40cm de frente penso ser suficiente, mas os experientes que se pronunciem.....sou estou a precionar um pouco para saber se devo acelerar a sua construçao...

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mesmo este topico tendo morrido sem ter obtido a ajuda que nessecitava(em relaçao ao aqua de 40cm), vou aqui mostrar duas fotos...uma do dia em qe os ovos foram colocados, e a outra, um dia antes da sua eclosao e desaparecimento....aqui podem ver os tais pontinhos pretos(olhos) que falei mais acima

 

dia da postura

 

Pic_11812_1.jpg

 

dia antes da eclosao

 

Pic_11812_2.jpg

Editado por _pinguim_

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o macho foi me vendido pelo nosso colega Darkiwish aqui de leiria, que tinha dois machos e segundo ele tem cerca de um ano e a femea compreia a cerca de tres semanas e tem metade do tamanho do macho por isso deve ser novinha ainda

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é tudo bem?N desanimes k vai correr melhor para a proxima..

Tambem tive uma postura mas nem sequer vi os pontos pretos vamos la ver se as nossas 2as saem melhor lol

Amanha se calhar faço te uma visita na loja 8)

Abraço

Ricardo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
n, eles continuam ao pe do "ninho"

 

mais alto um pouco ... como pouca água significa alterações ao ecossistema mais rápidas e se algo estiver mal... podes usar sim , eu uso um pra crescimento de zebras elas adoram águas razas e espaço pra "correrem" o meu de 50x24x25 serve lindamente , mas acho que 50x30x30 é mais que suficiente para um casal e desova , visto eles cuidarem dela os ramirezi, o facto de ter 20 cm de altura é importante , se usares areao de fundo e claro não o vais encher até cima .... , depende de como o fizeres , mas tem sempre em conta a pouca água, algo que possa influenciar as condições da mesma negativamente o processo é mais rápido e claro ás vezes fazer certos tratamentos radicais como 50% de muda de água nesse aquário com a desova ou crias jovens é um risco acrescido de stress após a mudança da água ...

 

boa sorte

 

José Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

Olá pessoal...

Pelo q tou vendo, quer dizer lendo, parece q ñ vou ter sorte, pois tenho um casal de ramirezis á cerca de um mes e hoje quando estava a jantar reparei numa pedra (q coloquei no aquário de preposito para eles) cheia de ovinhos, fiquei maravilhada, pois significa q o aquário está em boas condições, visto isto e visto q estão num aquário com mais peixes tirei imediatamente as caracoletas pra evitar o risco de comerem os ovos do meu casalinho, fiquei a pensar q outro risco seria os limpa fundos, mas os pais por agora estão a defender muito ferozmente os ovinhos, agora vamos ver amanha o que encontro... se a pedra com os ovinhos ou só a pedra, pois já vi que é normal as primeiras posturas ñ sairem com peixinhos a nadar no aquário...

Boa sorte pra vcs tambem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal...

Pelo q tou vendo, quer dizer lendo, parece q ñ vou ter sorte, pois tenho um casal de ramirezis á cerca de um mes e hoje quando estava a jantar reparei numa pedra (q coloquei no aquário de preposito para eles) cheia de ovinhos, fiquei maravilhada, pois significa q o aquário está em boas condições, visto isto e visto q estão num aquário com mais peixes tirei imediatamente as caracoletas pra evitar o risco de comerem os ovos do meu casalinho, fiquei a pensar q outro risco seria os limpa fundos, mas os pais por agora estão a defender muito ferozmente os ovinhos, agora vamos ver amanha o que encontro... se a pedra com os ovinhos ou só a pedra, pois já vi que é normal as primeiras posturas ñ sairem com peixinhos a nadar no aquário...

Boa sorte pra vcs tambem...

 

Boas

 

os pais vão os defender ,mas o problema é que quando se sentirem ameaçados vão comer os alevins ! o melhor é retiras os restantes habitantes.

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

os pais vão os defender ,mas o problema é que quando se sentirem ameaçados vão comer os alevins ! o melhor é retiras os restantes habitantes.

 

Cpts

Eles comem os ovos/alevins, não é pelo facto de se sentirem ameaçados, mas sim por inexperiência do casal ou porque a fêmea está pronta para nova postura. Eu tenho os meus sózinhos e mesmo assim a primeira postura foi comida, a segunda postura vingou, porque retirei a fêmea para a ram'ternidade, (o que não aconselho, pois no dia em que voltei a colocá-la no aqua, passados uns minutos morreu! Não foi diferenças de parâmetros, pois a ram'ternidade está ligada ao aqua principal, funcionando com a mesma água).

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles comem os ovos/alevins, não é pelo facto de se sentirem ameaçados, mas sim por inexperiência do casal ou porque a fêmea está pronta para nova postura. Eu tenho os meus sózinhos e mesmo assim a primeira postura foi comida, a segunda postura vingou, porque retirei a fêmea para a ram'ternidade, (o que não aconselho, pois no dia em que voltei a colocá-la no aqua, passados uns minutos morreu! Não foi diferenças de parâmetros, pois a ram'ternidade está ligada ao aqua principal, funcionando com a mesma água).

 

Boas Sara

 

quando sentem que os alevins encontram-se ameaçados eles comem-os , isto como qualquer Ciclideo , agora naturalmente se foram ainda jovens têm mais tendência a que os alevins tenham um fraca percentagem de sucesso.

 

Bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sara

 

quando sentem que os alevins encontram-se ameaçados eles comem-os , isto como qualquer Ciclideo , agora naturalmente se foram ainda jovens têm mais tendência a que os alevins tenham um fraca percentagem de sucesso.

 

Bjs

Estou a falar por experiência própria. Até porque, quando a segunda postura se deu, ainda lá tinha o CAE e uma ampulária, só os tirei por descarga de consciência. No entanto, os papás não comeram os ovos aquando da presença dele (e quem mantém CAE's sabe o quanto são stressados, frenéticos e implicativos com outros peixes).

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos!

Tenho um aqua de 40 lt com dois ramirezi balao (1 macho e uma femea) e duas cory julli ainda juvenis!

Outro dia (na minha ignorância), meti no aqua 5 red cherry!! Claro q os meus ram comeram-nos num instante!!

O q é certo é q desde então, o meu macho ganhou novas cores (muito mais vivas e surgiu um amarelo torrado q ele não tinha). Está lindo, muito activo e sempre atrás da femea!

Gostaria muito de conseguir fazer uma postura de rams! Será possivel, tendo em conta não ser um aqua mt grande e ter lá mais dois habitantes?

Para além disso o aqua tem algumas pedras q formam grutas e tem 1 cladophora, 1 anubia e 2 ceratophilum demersum!

Se alguem me puder esclarecer estas duvidas agradeço!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

tens que ter paciência! e quando eles se entenderem vais ter posturas ...mas primeiro é necessário que eles se entendam.

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como sei q eles se entenderam?quando ja não fizerem investidas um ao outro?

E quanto ao tamanho do aqua e as 2 corys? isso pode prejudicar?

 

Quanto ao tamanho penso que esta bom ,mas cuidado que não te podes esticar muito mais!

Logo vês quando eles se entenderem ...surprised

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais