Ajuda Pfv! Duvida Sobre Instalação Aquario 400l


Tiaago

Recommended Posts

Boas tardes caros companheiros do vicio!!! :puppydogeyes:

 

Tal como indico no topico, vou iniciar a transição de aquario. de um de 240L (que está apenas com 130L +/- por razões técnicas (velhice :) )) para um aquario de cerca de 440L.

 

A ideia inicial era passar todo o conteudo de um aquario para o outro de uma vez só, mas como a quantidade de agua no aquario actual (ciclada) passada para o aquario novo não chega para manter os peixes (apenas vai ficar a cerca de 1/4 de altura - 15cm) tive que começar a arranjar outras soluções.

 

A solução passou por arranjar outro filtro (DIY) e coloca-lo a ciclar no aquario actual (já está lá há 3 semanas).

 

O que quero agora fazer é colocar este filtro DIY no novo aquario e depois de passar para la a fauna, colocar o outro filtro que tenho no aquario actual.

 

As perguntas são:

 

- Enchendo o aquario com água da torneira, juntando tetra aqua-safe (para retirar o cloro) quanto tempo será necessário para colocar lá o filtro sem prejudicar as bacterias nele já existentes???

 

- Depois de passar o filtro para o aquario, quanto tempo é que devo esperar para iniciar a passagem da fauna?

 

- O Silicone próprio para aquarios, quanto tempo demora a ficar pronto para colocar água?? não preciso que fique com força máxima, apenas que não seja prejudicial para a agua?

 

Estou com bastante pressa em faze-lo, porque depois de la ter os 2 aquarios, há mobilias que tem que sair que depois irão para o sitio do actual aquario...

 

Agradeço desde já toda a ajuda prestada.

 

Abraço, Tiaago

Editado por Tiaago
DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As perguntas são:

 

- Enchendo o aquario com água da torneira, juntando tetra aqua-safe (para retirar o cloro) quanto tempo será necessário para colocar lá o filtro sem prejudicar as bacterias nele já existentes???

à partida tempo nenhum, mas por via das duvidas dá-lhe umas horas com uma bomba a circular a água.

 

- Depois de passar o filtro para o aquario, quanto tempo é que devo esperar para iniciar a passagem da fauna?

o ideal seria passares um filtro e alguns peixes para o novo aquário e depois ires passando lentamente os peixes, tipo 1 por dia para dar tempo a que as coisas estabilizem.

Não tendo tempo para fazeres isso, podes arriscar (dada a massa de água do novo aquário) e passar tudo ao mesmo tempo, ou então se for possivel um filtro e alguns peixes e cerca de 72h depois, o segundo filtro e os restantes peixes.

 

- O Silicone próprio para aquarios, quanto tempo demora a ficar pronto para colocar água?? não preciso que fique com força máxima, apenas que não seja prejudicial para a agua?

Esquece. Precisas que o silicone cure completamente senão corres o risco de ele ceder face à pressão da água. O tempo de cura varia com as marcas de silicone mas o normal anda entre os 3 e os 5 dias. Essa informação está normalmente na embalagem. Além disso só findo o processo de cura é que o silicone se pode considerar inerte.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, eu em teoria não sei.

Mas posso dar-te conta da experiência pessoal que estou a atravessar neste momento.

Eu estou a passar de um 180L para um 600l e meti um Eheim 2080 a funcionar a meio gás no 180l faz mais de um mês, precisamente a pensar fazer uma transição rápida.

No Domingo passado, meti-o no 600l, acabadinho de montar.

O que te posso dizer é que hoje, quinta-feira, a amónia continua a 1mg/l.

Portanto o ciclo está a decorrer.

Meter lá peixes é matá-los.

É claro que podem existir um sem número de causas para o que me está a acontecer, mas, comigo, a transição rápida através de recurso a um filtro ciclado foi tanga.

Portanto, é ter calma e esperar.

Abraço

PBL

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou a passar de um 180L para um 600l e meti um Eheim 2080 a funcionar a meio gás no 180l faz mais de um mês, precisamente a pensar fazer uma transição rápida.

No Domingo passado, meti-o no 600l, acabadinho de montar.

O que te posso dizer é que hoje, quinta-feira, a amónia continua a 1mg/l.

Portanto o ciclo está a decorrer.

Meter lá peixes é matá-los.

É claro que podem existir um sem número de causas para o que me está a acontecer, mas, comigo, a transição rápida através de recurso a um filtro ciclado foi tanga.

Eu apontaria para apenas 1... foste apressado a mudar o filtro :D

meter um filtro maturado num aquário acabado de encher é mais ou menos o mesmo que lavar o filtro com água da torneira... o cloro da água ou mesmo o diferencial de temperatura ou ph são mais que suficientes para dizimar a colónia de bactérias na sua totalidade.

Se isto acontecer estarás a inundar o aquário de matéria orgânica ao passo que o teu filtro fica praticamente não colonizado. Daí é muito natural o 1mg/l que estás a detectar agora.

 

Em transições para aquários de grande dimensão eu por norma tenho a aproximação que referi... passar vários peixes (não muitos) e um filtro para o novo aquário (assim os peixes continuam a fornecer amónia para as bactérias se alimentarem) e depois passar faseadamente todos os restantes peixes. Até hoje nunca tive qualquer problema com este método.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quando tive de mudar os meus de 240l para 600l, enchi o aquario novo com a água do antigo, meti a funcionar o filtro do antigo e coloquei os peixes todos. Depois fui enchendo cerca de 50l por dia.

Básicamente ficas com o aquario antigo montado no novo, tens o areão limpo e um pouco de água nova todos os dias.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em transições para aquários de grande dimensão eu por norma tenho a aproximação que referi... passar vários peixes (não muitos) e um filtro para o novo aquário (assim os peixes continuam a fornecer amónia para as bactérias se alimentarem) e depois passar faseadamente todos os restantes peixes. Até hoje nunca tive qualquer problema com este método.

 

Bom... uma vez que em breve vou passar pelo mesmo dilema, aproveito o tópico para me certificar que não faço nenhuma asneira. (peço desculpa ao OP por lhe estar a roubar o tópico mas a situação é muito idêntica)

 

tenho neste momento um aqua de 170 L perfeitamente ciclado e com um filtro eheim 2227 (seco-humido) completamente maturado. (950L/H)

nesse aqua tenho neste momento 11 neons, 8 tetras, 6 red cherrys e 3 neritinas

comprei agora um aqua (150*50*60A) que vai levar cerca de 400 L

tenho um filtro eheim 2217 ainda dentro da caixa e vão os dois para o novo aqua. (1000L/H)

2 termostatos de 300w penso que é suficiente

 

 

Plano de acçao

 

- final do mês

 

- instalação do Hardscape e plantas, assim como instalação do filtro 2217

- encher o aqua e colocar aqua-safe (ou outro produto do género)

- filtro 2217 sem massas filtrantes (poderia usar uma powerhead mas pronto), só para fazer movimentação de àgua enquanto ela aquece (24H ou até ela aquecer.) - este passo pode ser suprimido se aquecer a agua previamente.

- verificar as condições do aqua com medições aos parametros (PH, Amónia, Nitritos e Nitratos)

Passagem de 50% das cerâmicas do Filtro velho para o filtro novo e completar os dois filtros com cerâmicas novas (este passo é feito quando a agua estiver a 28º e depois de ter utilizado o condicionador)

- introduzir alguns peixes no aqua (em principio serão os neons os sacrificados)

- esperar cerca de 24H.

- verificar as condições do aqua com medições aos parametros (PH, Amónia, Nitritos e Nitratos)

- passar mais alguns peixes para o novo aqua (os tetras?).

- esperar cerca de 24H.

- Passar o filtro 2227 para o para o novo aqua, bem como os restantes habitantes do aquário.

 

depois disto, é rezar e fazer medições regulares aos parametros.

 

De referir que os habitantes principais deste novo aqua serão Discus (6-8 ) que só serão colocados quando verificar que as condições estão atingidas.

 

alguma advertência que queiram fazer ou alteração que deva fazer, agradeço ajuda

Editado por halekx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom... uma vez que em breve vou passar pelo mesmo dilema, aproveito o tópico para me certificar que não faço nenhuma asneira. (peço desculpa ao OP por lhe estar a roubar o tópico mas a situação é muito idêntica)

 

tenho neste momento um aqua de 170 L perfeitamente ciclado e com um filtro eheim 2227 (seco-humido) completamente maturado. (950L/H)

nesse aqua tenho neste momento 11 neons, 8 tetras, 6 red cherrys e 3 neritinas

comprei agora um aqua (150*50*60A) que vai levar cerca de 400 L

tenho um filtro eheim 2217 ainda dentro da caixa e vão os dois para o novo aqua. (1000L/H)

2 termostatos de 300w penso que é suficiente

Plano de acçao

 

- final do mês

 

- instalação do Hardscape e plantas, assim como instalação do filtro 2217

- encher o aqua e colocar aqua-safe (ou outro produto do género)

- filtro 2217 sem massas filtrantes (poderia usar uma powerhead mas pronto), só para fazer movimentação de àgua enquanto ela aquece (24H ou até ela aquecer.) - este passo pode ser suprimido se aquecer a agua previamente.

- verificar as condições do aqua com medições aos parametros (PH, Amónia, Nitritos e Nitratos)

Passagem de 50% das cerâmicas do Filtro velho para o filtro novo e completar os dois filtros com cerâmicas novas (este passo é feito quando a agua estiver a 28º e depois de ter utilizado o condicionador)

- introduzir alguns peixes no aqua (em principio serão os neons os sacrificados)

- esperar cerca de 24H.

- verificar as condições do aqua com medições aos parametros (PH, Amónia, Nitritos e Nitratos)

- passar mais alguns peixes para o novo aqua (os tetras?).

- esperar cerca de 24H.

- Passar o filtro 2227 para o para o novo aqua, bem como os restantes habitantes do aquário.

 

depois disto, é rezar e fazer medições regulares aos parametros.

 

De referir que os habitantes principais deste novo aqua serão Discus (6-8 ) que só serão colocados quando verificar que as condições estão atingidas.

 

alguma advertência que queiram fazer ou alteração que deva fazer, agradeço ajuda

 

 

Não sei se é uma ideia muito estupida mas cá vai:

 

Montas o aqua novo meio de agua (200 lt) com uma bomba de circulação durante um ou dois dias (com ou sem aqua safe, pq em 2 dias o cloro evapora) depois colocas o filto lá a funcionar e acabas de encher com a agua do outro aqua (é como se fizesses uma TPA de 60% +/-) e passas os peixes julgo que assim as bacterias não morrem, o ciclo está praticamente feito e tendo em conta que tens o peixes em 130Lt, mesmo que os passes todos ao mesmo tempo como é para "300 lt" não deve haver grandes picos de amonia, e depois ao fim de uma semana ou 15 dias, para dar tempo às bacterias para colonizarem acabas de encher (tpa 40% +/-).

 

qualquer falha que exista na minha teoria por favor corrijam-me, mas eu fiz parecido quando remodelei o meu aqua de 200 lt.

tinha um de 100lt o qual enchi com agua do antigo e passei o peixes para lá mais o filtro e hardscape, depois desmontei o outro, limpei, remodelei, enchi meio, aqueci a agua e depois passei a outra antiga para lá junto com os peixes (basicamente foi como se tivesse feito uma tpa de 50%) e não tive baixas e ao fim de uma semana os escalares fizeram uma postura, coisa que não acontecia à meses. e passado nem um mês, mais uma postura de ram's .....por isso até considero que correu bem.

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok!

 

Obrigado pelas respostas... :(

 

Ainda não consegui fazer a transição porque como o aquario é furado (para levar sump) tive imensos problemas com as canalizações.... falta de experiencia...

 

Amanha, se continuar como agora (sem fugas) ja vou colocar o aquario novo com agua a meio... depois na quarta faço a troca.... 5ª feira o aquario antigo tem que sair de casa e vou tentar fazer apartir dele a sump.

 

 

obrigado uma vez mais pela ajuda!!!

 

Abraço

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, para este aquario (400L), qual o tamanho indicado para a sump??? estava a pensar em 80 * 40 * 40 (120L) é suficiente??? era para colocar o aquario actual (120*40*50), mas depois fico sem espaço nenhum por baixo da mesa....

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se é uma ideia muito estupida mas cá vai:

 

Montas o aqua novo meio de agua (200 lt) com uma bomba de circulação durante um ou dois dias (com ou sem aqua safe, pq em 2 dias o cloro evapora) depois colocas o filto lá a funcionar e acabas de encher com a agua do outro aqua (é como se fizesses uma TPA de 60% +/-) e passas os peixes julgo que assim as bacterias não morrem, o ciclo está praticamente feito e tendo em conta que tens o peixes em 130Lt, mesmo que os passes todos ao mesmo tempo como é para "300 lt" não deve haver grandes picos de amonia, e depois ao fim de uma semana ou 15 dias, para dar tempo às bacterias para colonizarem acabas de encher (tpa 40% +/-).

 

qualquer falha que exista na minha teoria por favor corrijam-me, mas eu fiz parecido quando remodelei o meu aqua de 200 lt.

tinha um de 100lt o qual enchi com agua do antigo e passei o peixes para lá mais o filtro e hardscape, depois desmontei o outro, limpei, remodelei, enchi meio, aqueci a agua e depois passei a outra antiga para lá junto com os peixes (basicamente foi como se tivesse feito uma tpa de 50%) e não tive baixas e ao fim de uma semana os escalares fizeram uma postura, coisa que não acontecia à meses. e passado nem um mês, mais uma postura de ram's .....por isso até considero que correu bem.

É uma ideia muito válida sim e bem realizável desde que a transição não seja tipo de 100 para 400L (o que equivaleria a uma tpa de 75% no aquário novo).

Se o diferencial de volumes for muito elevado o melhor é fazer tpa's tipo de 50% no aquário menor e meter essa água no maior até ele estar a 50% do volume. Mas o principio é o mesmo, o que é preciso é bom senso a alguma ponderação na hora de fazer as coisas :P

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, para este aquario (400L), qual o tamanho indicado para a sump??? estava a pensar em 80 * 40 * 40 (120L) é suficiente??? era para colocar o aquario actual (120*40*50), mas depois fico sem espaço nenhum por baixo da mesa....

Depende de como funciona a pesca da água no aquário principal e como fazes a devolução.

A sump serve para teres as matérias filtrantes e equipamento técnico mas em caso de falha de luz tens que te lembrar que todos os tubos de comunicação entre o aquário e a sump vão funcionar como sifões, esgotando o aquário superior e nesse caso é bom que a sump tenha capacidade para meter esse excesso de água sem transbordar.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As tubagens da Sump estão feitas de modo em que caso a bomba pare, o nivel no aquario superior se mantenha. a agua é captada na parte de cima e cai por gravidade para a sump.

 

Eu queria transformar o meu actual aquario (120 * 40 * 50) numa sump, mas fazendo-o fico sem espaço quase nenhum debaixo da mesa do aquario...

 

estava a pensar fazer uma um pouco mais pequena.... mas não sei que medidas...

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu apontaria para apenas 1... foste apressado a mudar o filtro ;)

meter um filtro maturado num aquário acabado de encher é mais ou menos o mesmo que lavar o filtro com água da torneira... o cloro da água ou mesmo o diferencial de temperatura ou ph são mais que suficientes para dizimar a colónia de bactérias na sua totalidade.

Se isto acontecer estarás a inundar o aquário de matéria orgânica ao passo que o teu filtro fica praticamente não colonizado. Daí é muito natural o 1mg/l que estás a detectar agora.

 

Em transições para aquários de grande dimensão eu por norma tenho a aproximação que referi... passar vários peixes (não muitos) e um filtro para o novo aquário (assim os peixes continuam a fornecer amónia para as bactérias se alimentarem) e depois passar faseadamente todos os restantes peixes. Até hoje nunca tive qualquer problema com este método.

 

Não senhor! :P

Cheio 24h horas antes da montagem do filtro e com adição de anti-cloro, aquecido nesse período a 26,5, diferença de ph de 6,5 para 7.

Pressa não foi.

Mas que alguma coisa aconteceu que matou a bicharada do filtro, isso aconteceu.

Ando doudo a puxar pela cabeça para tentar perceber o que se passou, mas nada.

Tenho os meus ricos discus enfiados num 180l, com 600 litros de água carregadinhos de amónia ao lado.

Haja paciência.

 

(aquela porcaria ainda está a 0,5ml/l. E ainda faltam os nitritos. Hoje chateei-me e meti-lhe bactérias nestum)

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não senhor! :P

Cheio 24h horas antes da montagem do filtro e com adição de anti-cloro, aquecido nesse período a 26,5, diferença de ph de 6,5 para 7.

Pressa não foi.

Mas que alguma coisa aconteceu que matou a bicharada do filtro, isso aconteceu.

Ando doudo a puxar pela cabeça para tentar perceber o que se passou, mas nada.

Tenho os meus ricos discus enfiados num 180l, com 600 litros de água carregadinhos de amónia ao lado.

Haja paciência.

 

(aquela porcaria ainda está a 0,5ml/l. E ainda faltam os nitritos. Hoje chateei-me e meti-lhe bactérias nestum)

 

Viva, existem tipo comprimidos da Tetra "não sei o nome" que ajudam a fomação rapida de bacterias no filtro!!! Senão compras Denitrol da Jbl e deitas algumas gotas no filtro e a dosagem certa no aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, existem tipo comprimidos da Tetra "não sei o nome" que ajudam a fomação rapida de bacterias no filtro!!! Senão compras Denitrol da Jbl e deitas algumas gotas no filtro e a dosagem certa no aqua

 

Foi isso mesmo que fiz.

Chamei-lhes bactérias nestum no meu comentário.

Bactérias de pacote :smilecolros:.

Abraço.

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não senhor! :smilecolros:

Cheio 24h horas antes da montagem do filtro e com adição de anti-cloro, aquecido nesse período a 26,5, diferença de ph de 6,5 para 7.

Pressa não foi.

Mas que alguma coisa aconteceu que matou a bicharada do filtro, isso aconteceu.

Ando doudo a puxar pela cabeça para tentar perceber o que se passou, mas nada.

Tenho os meus ricos discus enfiados num 180l, com 600 litros de água carregadinhos de amónia ao lado.

Haja paciência.

 

(aquela porcaria ainda está a 0,5ml/l. E ainda faltam os nitritos. Hoje chateei-me e meti-lhe bactérias nestum)

Falei de pressa porque disseste que tinha sido acabado de encher... afinal já tinha 24h ;)

Passaste peixes para o aquário juntamente com o filtro ou meteste só o filtro?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falei de pressa porque disseste que tinha sido acabado de encher... afinal já tinha 24h :D

Passaste peixes para o aquário juntamente com o filtro ou meteste só o filtro?

Só o filtro, claro.

Senão já tinha os meus ricos discus todos mortos.

Junto todos os dias um bocadinho de comida e, como disse, ontem chateei-me com aquilo e meti Nitrivec, para ver se aquilo cicla mais rápido.

Peixes só meto com NH4 e NO2 zerados.

Seja que peixe for.

O que me incomoda é que tenho 3 discus num 180l com filtragem que não me agrada (um XP2, 1050l/hora, que perde fluxo por dá cá aquela palha e um interno de apoio, com 600l/h, ambos apenas com lã de vidro, uma esponja fina e cerâmicas)

Obrigado pelo teu cuidado.

Abraço.

P.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só o filtro, claro.

Senão já tinha os meus ricos discus todos mortos.

Junto todos os dias um bocadinho de comida e, como disse, ontem chateei-me com aquilo e meti Nitrivec, para ver se aquilo cicla mais rápido.

Peixes só meto com NH4 e NO2 zerados.

Seja que peixe for.

Pois... mas a meteres só o filtro as bactérias que lá estavam e que se alimentam de amónia comeram o quê?

O meteres a comida é um bom método mas tens que esperar que a comida se decomponha e isso não é em 24 h que acontece. Ou seja, fizeste as coisas bem mas não esperaste tempo suficiente para que as bactérias que vinham no filtro tivessem que comer.

O que aconteceu foi que elas morreram à fome e acabaram por te "minar" o aquário com amónia.

 

Mas o que interessa é que agora as coisas estão a andar e em breve já deves poder passar os discus para a casa nova.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, eu coloquei cerca de 250L de agua no aquario novo, juntei um anti-cloro e 24h depois (ontem) coloquei lá um filtro que estava a trabalhar no aquario antigo.

 

Já la estão uns guppies recem nascidos + 1 peixe de agua fria... passaram a noite e parece tudo bem...

 

Hoje estava a pensar mudar os peixes do aquario antigo para o novo e também o filtro principal...

 

Espero que tudo corra bem...

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... mas a meteres só o filtro as bactérias que lá estavam e que se alimentam de amónia comeram o quê?

O meteres a comida é um bom método mas tens que esperar que a comida se decomponha e isso não é em 24 h que acontece. Ou seja, fizeste as coisas bem mas não esperaste tempo suficiente para que as bactérias que vinham no filtro tivessem que comer.

O que aconteceu foi que elas morreram à fome e acabaram por te "minar" o aquário com amónia.

 

Mas o que interessa é que agora as coisas estão a andar e em breve já deves poder passar os discus para a casa nova.

Pois claro.

Francamente, não me ocorreu.

Mas é óbivo que foi isso.

Tão evidente que até tolhe.

Sou um genocida de bactérias.

Deveria enfrentar um tribunal internacional qualquer.

Bom, à frente que atrás vem gente.

Para a próxima já não cometo o mesmo erro.

Obrigado.

Um abraço.

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá caros amigos!

 

Depois de ter feito a transiçao, venho apenas dar a indicação que tudo correu bem.

 

Tinha alguns peixes que já pela falta de espaço não comiam tão bem e que agora estão melhorzinhos ( peixes paraiso) .

 

De resto todos os outros me parecem bem!

 

O modo como procedi foi:

 

-Coloquei cerca de 250L de agua no aqurio novo da torneira com aquasafe;

 

-dois dias depois (agua já à temperatura certa) coloquei um filtro que tinha colocado a ciclar no aquario velho (esteve lá umas 6 semanas).

 

- volvidos mais dois dias, passei a agua, os peixes e o outro filtro mais antigo do aquario antigo para o novo;

 

- Estão agora os 2 filtros no aqurio novo, ja passaram 2 semanas e parece-me estar tudo bem.

 

Um obrigado a todos pela ajuda!!!

 

 

Abraço , Tiago

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.