Buffer 6.5 - A Dose Perfeita Precisa-se.


Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Gostaria de saber a dose perfeita para baixar o meu pH dos 7.5 / 7 (segundo os testes), para os 6.5 que o buffer refere (waterlife buffer 6.5 - 180 gr).

 

Destacar que já tenho peixes e que tenho medo que a mudança brusca os mate, portanto gostaria de saber que dosagem meto no Aqua para o ph ir baixando até aos 6.5 sem riscos de "choque".

 

Specs:

 

Aqua de 60L

Filtro interno 300L/h

Lampada 15 W

 

População:

 

1 vallisneria

1 pleco

2 petitellas Georgiae

2 corydoras (albina e escura)

7 Neons (resistentes de um pop. inicial de 10)

 

O meu aqua tem 3 semanas. A ciclagem está feita, as bactérias estão fixadas. Apenas me preocupa o pH porque creio que está a matar os neons aos poucos, pois eles estão sempre muito parados e o usual seria eles mexerem-se! Quero que eles vivam e nao que sobrevivam.

 

:wacko:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi oi!

vou ganhar o mercedez???

iiihhih

fora de brincadeira!!!

podes baixa o Ph da agua atraves do co2, ou seja se injectares co2, controlado claro, consegues baixar o ph devagar:P

cumps

Editado por danielludgero

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi oi!

vou ganhar o mercedez???

iiihhih

fora de brincadeira!!!

podes baixa o Ph da agua atraves do co2, ou seja se injectares co2, controlado claro, consegues baixar o ph devagar:P

cumps

 

isso parece-me muito complicado para mim....! Injectar com o quê?

Ah e eu nem tenho bomba de O2, confio na Vallisneria por enquanto! Essa injecção de co2 não iria sufocar os peixes? :wacko:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá majestade de facto o mehor que se pode fazer é utilizar soluções naturais e não produtos quimicos, eu também acho que o melhor seria utilizares co2 não é nenhum bicho de sete cabeças e até podias colocar mais plantas naturais que elas agradeciam e assim forneciam mais o2 aos teus peixes ,podes procurar numa boa loja de animais. eu por exemplo tenho da marca nutrafin é bastante fácil de utilizar, outra solução é utilizares turfa para aquario que além de te baixar o ph também te altera a cor da agua para um tom acastanhado normal de um rio isto é claro se não te importares de ter a agua amarelada. :wacko:

Ricki

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se queres utilizar o "waterlife buffer 6.5", tens de o fazer com a água de reposição. Explicando: tens o pH a 7 em 60Lts de água, se substiuires 30 litros por água tratada com o buffer, estás a misturar com os 30 que lá tens ainda com 7 de ph. Contas por alto, o pH deverá baixar uma décima se tanto. Se fizeres de novo mais uma muda de água tratada com buffer 6.5, passa--se mais ou menos a mesma situação. Misturas 30 Lts cmo 6,5 com os 30 com uns 6,9 , mais coisa menos coisa. Baixa mais uma décima ou um pouco mais. Tás a ver as mudas de água que tens de fazer? São muitas! O buffer deve-se utilizar logo de inicio e claro está, aquando das mudas de água, as Tpa's.

Para não teres esta trabalho todo, podes colocar a tal turfa dentro do filtro e ir controlando o nível de pH ou melhor ainda, como já o disseram, com a adição de CO2 na água. As plantas vão agradecer, e o pH vai baixar de certeza absoluta. Para poderes controlar o nível de CO2, a melhor solução seria com CO2 pressurizado, de botija, mas com um custo relativamente elevado no inicio, ( tens de comprar botijacarregada ou carregá-la depois, um jogo de manómetros para controlar a pressão e um regulador para controlar a saída de CO2 ). Uma botija de 10 Kgs dura entre um ano a dois, conforme o tamanho do aquário e as plantas que lá tenhas. Os peixes não sufocam porque podes regular a quantidade de CO2 e

à noite desligas. O CO2 caseiro é mais barato no inicio, mas não consegues controlar o fluxo e se quiseres interromper durante a noite, tens de retirar a mangueira para fora de água. Há quem tenha o CO2 24 horas por dia e não nota nada de anormal no comportamento dos peixes! Mas casos são casos.

 

Cumps.

 

Davs

 

 

P.S. O que isso de "Mercedes" que ofereces?!?!

Editado por Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se queres utilizar o "waterlife buffer 6.5", tens de o fazer com a água de reposição. Explicando: tens o pH a 7 em 60Lts de água, se substiuires 30 litros por água tratada com o buffer, estás a misturar com os 30 que lá tens ainda com 7 de ph. Contas por alto, o pH deverá baixar uma décima se tanto. Se fizeres de novo mais uma muda de água tratada com buffer 6.5, passa--se mais ou menos a mesma situação. Misturas 30 Lts cmo 6,5 com os 30 com uns 6,9 , mais coisa menos coisa. Baixa mais uma décima ou um pouco mais. Tás a ver as mudas de água que tens de fazer? São muitas! O buffer deve-se utilizar logo de inicio e claro está, aquando das mudas de água, as Tpa's.

Para não teres esta trabalho todo, podes colocar a tal turfa dentro do filtro e ir controlando o nível de pH ou melhor ainda, como já o disseram, com a adição de CO2 na água. As plantas vão agradecer, e o pH vai baixar de certeza absoluta. Para poderes controlar o nível de CO2, a melhor solução seria com CO2 pressurizado, de botija, mas com um custo relativamente elevado no inicio, ( tens de comprar botijacarregada ou carregá-la depois, um jogo de manómetros para controlar a pressão e um regulador para controlar a saída de CO2 ). Uma botija de 10 Kgs dura entre um ano a dois, conforme o tamanho do aquário e as plantas que lá tenhas. Os peixes não sufocam porque podes regular a quantidade de CO2 e

à noite desligas. O CO2 caseiro é mais barato no inicio, mas não consegues controlar o fluxo e se quiseres interromper durante a noite, tens de retirar a mangueira para fora de água. Há quem tenha o CO2 24 horas por dia e não nota nada de anormal no comportamento dos peixes! Mas casos são casos.

 

Cumps.

 

Davs

P.S. O que isso de "Mercedes" que ofereces?!?!

 

 

Bom então e onde encontro esse kit da nutrafin e quanto custa o bicho?

Não quero cá coisas caseiras até porque não tenho muito jeito para essas aventuras, portanto vai mesmo ser profissional.

 

A minha duvida é: tenho 60 L, quanto de co2 é preciso para baixar 0,1 ou 0,2 de pH? E outra coisa, inerente a esta aquisição de co2: terei de comprar uma bomba de o2 para compensar?

 

abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melhor para baixares o PH como aqui já foi dito é a Turfa ou CO2. Turfa põe a água mais escura tipo chá, mas baixa-te o PH. O CO2 também te baixa o PH quanto a mim por experiencia própria bastante mais que a Turfa, claro depende sempre da quantidade, e tens a vantagem de as plantas crescerem mais e as algas não aparecem tanto. Eu em casa tenho um PH de 7-7,5 à saída da torneira e com o CO2 receita caseira MOCHO, desceu para 6,1 num aquário, no outro através de osmose baixei-lhe apenas a dureza da água, estava em 14 estabilei para 5 agora o PH está a 7,4 tal e qual sai da torneira e os Discos andam e comem que é uma maravilha basta chegarme eu ou a minha esposa ao aquário vêem logo para comer à mão, ainda por cima são discos pequenos 5 a 8 cm se este PH os afectasse já estavam todos doentes ou mortos. Não concordo com a utilização de químicos em casos destes, os métodos naturais têm sempre efeitos colaterais bem menores.

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

possivelmente o facto dos teus peixes estarem muito parados, não terá nada a ver com o ph da água... é certo que todos são peixes de águas ácidas, mas se o teu aquário só tens 3 semanas, isso quer dizer que eles foram introduzidos a meio do ciclo, e podem estar a sofrer as consequencias disso... por outro lado, os petitelas são peixes de cardume e 2 exemplares isolados devem sentir-se bastante inseguros; para além disso, todos esses peixes tambem gostam de algumas zonas com sombra fornecida por plantas e uma unica vallisneria não lhes proporciona esse ambiente...

 

para alem de tentares baixar o ph, acho que devias plantar mais o aqua, para dares aos teus peixes condições mais parecidas com o habitat deles

 

boa sorte :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

possivelmente o facto dos teus peixes estarem muito parados, não terá nada a ver com o ph da água... é certo que todos são peixes de águas ácidas, mas se o teu aquário só tens 3 semanas, isso quer dizer que eles foram introduzidos a meio do ciclo, e podem estar a sofrer as consequencias disso... por outro lado, os petitelas são peixes de cardume e 2 exemplares isolados devem sentir-se bastante inseguros; para além disso, todos esses peixes tambem gostam de algumas zonas com sombra fornecida por plantas e uma unica vallisneria não lhes proporciona esse ambiente...

 

para alem de tentares baixar o ph, acho que devias plantar mais o aqua, para dares aos teus peixes condições mais parecidas com o habitat deles

 

boa sorte :silly:

 

O meu objectivo é fazer um aquário holandês, já tenho o projecto desenhado, com as plantas que quero meter e a disposição de plantação, é uma questão de tempo até começar a plantá-lo. No entanto a compra do kit de co2 torna-se ainda mais indispensável, alguem tem um site onde se venda para ter ideia do preço?

 

E já agora, eu quero mudar o areão, como iniciante cai no erro de comrpar areão preto com grãos cheios de arestas, isso para as raizes é como lâminas, e quero substitui-lo totalmente por um areão natural de rio de grãos arredondados e finos. Portanto quer dizer que tenho de mudar TODA a água do aqua para mudar o areão, e isso significa uma nova ciclegem é ???

 

E alguem sabe de algum rio onde haja acesso pedonal, perto de Lisboa onde se possa arranjar areia assim na boa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu objectivo é fazer um aquário holandês, já tenho o projecto desenhado, com as plantas que quero meter e a disposição de plantação, é uma questão de tempo até começar a plantá-lo. No entanto a compra do kit de co2 torna-se ainda mais indispensável, alguem tem um site onde se venda para ter ideia do preço?

 

E já agora, eu quero mudar o areão, como iniciante cai no erro de comrpar areão preto com grãos cheios de arestas, isso para as raizes é como lâminas, e quero substitui-lo totalmente por um areão natural de rio de grãos arredondados e finos. Portanto quer dizer que tenho de mudar TODA a água do aqua para mudar o areão, e isso significa uma nova ciclegem é ???

 

E alguem sabe de algum rio onde haja acesso pedonal, perto de Lisboa onde se possa arranjar areia assim na boa?

 

 

Boas, penso que sim (nova ciclagem)

 

Para baixar o Ph, um tronco como elemento decorativo tambem resulta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não precisas de fazer nova ciclagem, desde que voltes a encher o aquário com a mesma água! mantens o filtro ligado num dos recipientes utilizados para guardá-la, até acabares de trocar o substrato; depois voltas a colocá-lo com os mesmos materiais filtrantes e já está!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho as mesmas condiçoes que tu, excepto ter um filtro externo o que facilita as coisas, mas voltando ao teu objectivo:

compras turfa granulada e um saco de tecido daqueles que se vende para colocar as materias filtrantes nos filtros externos, e depois colocas umas 6 colheres de sopa num desses saquinhos e colocas no filtro(ou tentas arranjar forma de o fazer, apesar de não ser fácil)! Foi o que fiz e numa semana tinha o ph em 6.4! Também tenho co2 nutrafin, o que decerto tb ajudou a descer o ph. Bem sei que isso depende do que temos no aquario mas penso que será uma forma fácil e barata de o fazeres. Se o PH nao descer o que esperares entao metes mais turfa! È a minha sugestão!

 

Fábio Gaspar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.