Fe2+ - Ajuda


paulosaints

Recommended Posts

Olá! Tenho este setup http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=60255 , onde diariamente fertilizao com 5ml de Fe2+ da HA. Acho que é muito, só que se não o fizer ao fim de 2 dias noto carências, e o teste dá-me quase sempre 0 ppm.

O substracto é akadama com Fertil Plant da Prodac por baixo, desconfio que o Fertil Plant "tenha morrido" e deixado de fornecer nutrientes para a coluna de água.

Alguém me pode tentar explicar o sucedido, e ajudar-me a arranjar outra forma de fertilizar adicionar Fe2+ ao aquário!

Cumps.

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Tenho este setup http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=60255 , onde diariamente fertilizao com 5ml de Fe2+ da HA. Acho que é muito, só que se não o fizer ao fim de 2 dias noto carências, e o teste dá-me quase sempre 0 ppm.

O substracto é akadama com Fertil Plant da Prodac por baixo, desconfio que o Fertil Plant "tenha morrido" e deixado de fornecer nutrientes para a coluna de água.

Alguém me pode tentar explicar o sucedido, e ajudar-me a arranjar outra forma de fertilizar adicionar Fe2+ ao aquário!

Cumps.

Paulo

 

Boas,

eu também de momeno tenho o mesmo prob que tu no meu aqua, mas ainda não comecei a fertilizar com o Fe2+, apenas com o Micro+ e fico sempre na dúvida se tou com carências ou não... (não utilizo teste de Fe e pela observação das plantas não me parece que haja grandes carências e ferro)

 

Cuidado que ao adicionares ferro, ele não é assimilado se não houver Mg presente! de resto se o ferro é assimilado e se não notas um grande avanço por parte ds algas continua a fertilizar com ele, ou então podes sempre arranjar um fertilizante de substracto rico em ferro (tipo aquelas bolas da JBL e possivelmente de outras marcas até!) para "substituir" o esgotado prodac.

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Toma também atenção porque pelo que sei, o Ferro da HA é muito concentrado, vejo isso no meu aquário...

Adiciono um mililitro por dia e chega-me perfeitamente!

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha reparado nisso, na concentração de Fe2+, mas tendo em conta que nos testes tenho 0 e reparo nas carências... é porque aquilo é mesmo tudo assimilado.

A prova dos 9 foi na semana passada, fiquei a semana toda fora, não houve fertilização de ferro, e quando cheguei notei logo a transparencia das folhas.

Eu lá vou pondo as 7 Bolinhas da JBL mas nem assim.

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora... que quantidades colocas dessas bolas? Colocas-as inteiras ou partes em pedaços??? De quanto em quanto tempo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez tenha 3 bolas despedaçadas espalhadas junto ás raizes. Os bocados foram colocados á pinça.

Mas não estou a contar com que as bolas me aumentem a quantidade de Fe2+ na coluna de água, isso é o que quero ver se descubro sem ser com fertilização liquida, ou pelo menos que ajude esta ultima.

Paulo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vi o teu setup mas de certeza que o ferro fica a zero com :

* carvão activo

* lâmpada UV

 

outras causas prováveis :

* solução de fe2+ fora de prazo

* iluminação com algum uv

* utilização de produtos que retirem metais da água, como aqueles que se põe para melhorar a água

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uv, lá isso tenho. Vou desligá-la! :)

Então está explicado. Já fiz por várias vezes a experiência :

1ª Controlo o ferro.

2º ligo a lâmpada umas quantas horas

3º deixo passar mais algumas horas

4º Meço outra vez o ferro

 

Resultado : ou está a zero ou tem uma diminuição acentuada conforme as horas que deixei ligado.

 

A minha explicação é :

Os ultra-violetas destroem moléculas orgânicas. O ferro que se vende por aí tem um complexante orgânico (acho que EDTA) que é destruido ou pelo menos separado do ferro.

Agora o que acho interessante, e gostava que alguém comentasse isso, é que se fizer a medição logo após desligar a lâmpada, ainda obtenho valores razoáveis de ferro. Só após algumas horas é que o valor vai para zero. Isso vem acentuar a minha ideia que o ferro é desligado do complexante pelo uv ficando livre em solução. Depois é oxidado a Fe 3+, que não tem interesse para as plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

não te sei dar uma resposta xpto, até porque a química não é nem nuca foi o meu forte...

mas pelo que já li por aí pelo fórum acho que se passa isso que acabaste de descrever

Isso vem acentuar a minha ideia que o ferro é desligado do complexante pelo uv ficando livre em solução. Depois é oxidado a Fe 3+, que não tem interesse para as plantas.

não sei se será exactamente assim mas se não é pelo menos anda lá perto...

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Depois é oxidado a Fe 3+, que não tem interesse para as plantas.

Não concordo na totalidade :)

 

Óbvio que Fe3+ tem interesse para as plantas... aliás, o Ferro é necessário para entrar em reacções Redox em que o seu estado de oxidação varia entre o +2 e +3 (tipo Hemoglobina nos humanos).

 

Adiante...

 

O que provavelmente querias dizer, é que forma óxidos que esses sim as plantas não conseguem assimilar directamente, sendo os mais estáveis os de estado de oxidação +3... certo?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Nem todos os quelatantes são formas do EDTA, se bem que é dos mais comuns. O da Horizonte Aquático, por exemplo, é Gluconato.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Óbvio que Fe3+ tem interesse para as plantas... aliás, o Ferro é necessário para entrar em reacções Redox em que o seu estado de oxidação varia entre o +2 e +3 (tipo Hemoglobina nos humanos).

Sim, estava a referir-me aos óxidos.

Mas por acaso quando estava a escrever isso estava também a interrogar-me se os testes de ferro fazem a leitura do Fe 3+ na forma solúvel - alguém sabe ?

 

PS: Nem todos os quelatantes são formas do EDTA, se bem que é dos mais comuns. O da Horizonte Aquático, por exemplo, é Gluconato.

Sim, a HA faz o complexo com gluconato, mas continua a ser orgânico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Mas por acaso quando estava a escrever isso estava também a interrogar-me se os testes de ferro fazem a leitura do Fe 3+ na forma solúvel - alguém sabe ?

Não sei... mas duvido, até porque, geralmente, os complexos em solução aquosa de Fe(III) costumam ser muito pouco insolúveis...

 

Sim, a HA faz o complexo com gluconato, mas continua a ser orgânico.

Eu também não disse que o Gluconato não era orgânico. Já agora, conheces agentes quelatantes que não sejam orgânicos :silly:?

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho um pouco estranho isso de ao fim de 2 dias já notares carências de ferro nas plantas... Que carências assim tão visíveis é que vês???

 

Quanto a quem tem UV, tudo depende de quando fertiliza e de quando activa o UV. Por exemplo, quem fertiliza de manha, pode muito bem ligar o UV durante a madrugada, parando o mesmo antes de fertilizar. O Fe é do elementos que se dizem mais afectados pelo UV, mas também por aquilo que tenho lido é dos mais depressa desaparecem da coluna de agua, por isso havendo coordenação entre o UV e a fertilização resolvem todos e quais queres problemas que poderiam ter.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! 1 imagem valem mais que 1000 palavras!

É isto que acontece a 2 echinodorus que cá tenho ao fim de alguns dias sem adicionar ferro no aqua. Mantendo uma fertilização diária de 5ml as plantas mantêm-se minimamente decentes.

Neste momento no aqua tenho uma planta completamente neste estado devido ao facto de estarem 1 semana sem ferro.

 

carencia.jpg

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É possivel, porque nessa semana também não fertilizei com K, nem com micros.

A carencia do ferro nestas plantas apresenta-se pelo desaparecimento de tecido. Começa por amarelar ligeiramente, fica transparente e aparece o buraco. O que é normal numa carencia de ferro. Pois o ferro é um nutriente "móvel". Isto é, a planta senão tem ferro na aqua, vai buscar as folhas que já o têm e transportam-no para as folhas novas, que é o que aconteceu.

Mas já agora quais são as outras carências?

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É possivel, porque nessa semana também não fertilizei com K, nem com micros.

A carencia do ferro nestas plantas apresenta-se pelo desaparecimento de tecido. Começa por amarelar ligeiramente, fica transparente e aparece o buraco. O que é normal numa carencia de ferro. Pois o ferro é um nutriente "móvel". Isto é, a planta senão tem ferro na aqua, vai buscar as folhas que já o têm e transportam-no para as folhas novas, que é o que aconteceu.

Mas já agora quais são as outras carências?

Paulo

 

Boas Paulo,

só um pequeno reparo, segundo o artio do Andre Silvestre (tá no subforum plantas na parte dos inamoviveis) a carencia de ferro denota-se nas folhas novas, ficando estas amareladas e não nas velhas...

 

Isso não será carência de Magnésio(que impede a assimilação do ferro) e\ou Potassio? a carencia de potassio é que costuma fazer buracos nas folhas...

 

PS:ainda estou na fase de aprender sobre observação de carências mas não me parece que o maior problema seja o ferro, mas isto é só a minha opinião...

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim falta de potássio e de fosfato.

 

Boas nos,

que sintomas te dizem que pode ser falta de fosfato?

 

Como disse ainda estou a iniciar-me na interpretação das plantas :shock: e sempre era mais uma ajudazinha

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,

só um pequeno reparo, segundo o artio do Andre Silvestre (tá no subforum plantas na parte dos inamoviveis) a carencia de ferro denota-se nas folhas novas, ficando estas amareladas e não nas velhas...

 

A ideia que eu tenho é a que referi, Mas vou fazer alguma pesquisa sobre isso, pois posso ter interpretado da forma errada.

 

Isso não será carência de Magnésio(que impede a assimilação do ferro) e\ou Potassio? a carencia de potassio é que costuma fazer buracos nas folhas...

 

Não acredito que o ferro seja impedido de ser assimilado, pois tenho 0 nos testes. Aliás, é sobre isso que é este topico. Porque é que tenho 0 nos testes de ferro. Neste momento estou a experimentar a questao do UV.

 

PS:ainda estou na fase de aprender sobre observação de carências mas não me parece que o maior problema seja o ferro, mas isto é só a minha opinião...

 

 

Eu também estou a aprender e por isso ter posto este topico, para haver esta discussão e chegarmos a uma conclusao, para retificar o erro que estou a fazer e todos aprendermos com isso!

 

Quanto a ser falta de fosfato, tenho +- 0,2 ppm. Não sei se é muito ou pouco...

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia que eu tenho é a que referi, Mas vou fazer alguma pesquisa sobre isso, pois posso ter interpretado da forma errada.

Não acredito que o ferro seja impedido de ser assimilado, pois tenho 0 nos testes. Aliás, é sobre isso que é este topico. Porque é que tenho 0 nos testes de ferro. Neste momento estou a experimentar a questao do UV.

Eu também estou a aprender e por isso ter posto este topico, para haver esta discussão e chegarmos a uma conclusao, para retificar o erro que estou a fazer e todos aprendermos com isso!

 

Quanto a ser falta de fosfato, tenho +- 0,2 ppm. Não sei se é muito ou pouco...

 

Paulo

 

julgo que o valor ideal para o PO4 seja entre 0,5 e 1 ppm mas basta que este esteja presente (bem como o N e o K, pois basta a carencia de 1 para os outros não serem absorvidos pela planta) para não haver carência...

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais