Peixes Com Falta De Ar?!


gerbilho

Recommended Posts

Boas

 

Já tinha descrito este problema inserido noutro tópico mais antigo mas penso que passou despercebido.

Procuro informação para tentar perceber o que se passa no meu aquário. Os peixes, com alguma frequência (não é certo mas mais ou menos de 3 em 3 dias) ficam aflitos, parece que têm falta de ar, mesmo com o CO2 desligado. Só voltam ao normal quando ligo a bomba de ar durante uma meia hora. Em seguida transcevo o que já tinha descrito, com mais pormenor:

 

"O cheiro da água não alastra pela casa, só se nota quando faço as mudanças de água. Mas é um cheiro que faz lembrar água choca, ou mais exactamente enxofre. Sim faz lembrar muito enxofre!! O aquário tem 1 mês e meio, meia dúzia de peixes e algumas plantas. Será mesmo das cianobactérias? Ou será do fertilizante para as plantas?

Outras coisas que me deixam intigado e não sei se terão relação com o cheiro: já me aconteceu por várias vezes os peixes ficarem aflitos e ofegantes. Pensei que era devido ao CO2 e liguei a bomba de ar. Meia hora depois já estavam todos ok. Mas da última vez (hoje!) o CO2 não estava ligado e aconteceu o mesmo! Tive que ligar o ar senão morriam os peixes todos. Andavam aflitos à superfície a beber ar.

Outro facto estranho: Há mais de uma semana que tenho um limpa fundos (sou novo nisto, não sei como se chama, é daqueles vulgares pequenos com uns bigodes que andam sempre a vasculhar o fundo...icon_smile.gif ) que anda completamente bêbado! Não nada direito, parece um louco às voltas pelo aquário completamente desorientado, mas por vezes "aterra" e fica aparentemente normal a procurar comida no fundo... será o efeito desta coisa estranha que a água tem?...

Outra coisa que não sei se é normal: tenho o CO2 (fermipan, etc.) ligado a uma pedra difusora, e ao longo dos dias vão-se formando filamentos brancos na pedra difusora, demaneira que esta parece estar coberta de pêlo branco, será normal? Penso que são restos da mistela que está dentro da garrafa que passam para a pedra difusora, mas o tubo parece limpo.

Enfim, tantos mistérios... ou então eu é que não pesco nada disto!"

 

O peixe desorientado de que falei já morreu... não sei o que se passa, mas agora tenho o CO2 desligado pra não piorar a situação...

 

;)!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em relação à falta de ar, tens a superficie da agua parada? É que se houver agitação da agua à superfice provocada pela saída do filtro ou por uma bomba de circulação é o suficiente para haver troca gasosa e que saia o Co2 e entre O2.

Em relação ao cheiro da agua não sei do que poderá ser.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantas horas de luz tens?

O aquario é muito plantado?

A "mistela" tanto quanto sei não devia entrar no aquário...

Durante a noite podes deixar a bomba de ar ligada, por exemplo que é o período em que as plantas consomem oxigénio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho sempre a bomba do ar ligada e o co2 ligado e até agora não tive problemas desses.

o que os teus peixes teem e é falta de oxigénio.

ou deixas a bomba do ar ligada ou o retorno do filtro ao aquario a superficie para criar alguma agitação.

o teu limpa fundos provavelmente uma corydora morreu do mesmo que os outros se queixam ar!!! :)

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ve na garrafa do co2 se o tubo nao esta em contacto com a mistura. Deve estar a pelo menos uns 2 cmts da mistura. E mete uma valvula anti -retorno. O ideal seria uma outra garrafa mais pequena a fazer de filtro.

E se for possivel aumenta o caudal da filtragem e faz tpa´s generosas. Abraço e boa sorte com isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas sugestões.

O tubo do CO2 não está em contacto com a mistela, está a pelo menos 5cm, não deve ser disso, e tem válvula anti retorno pelo meio.

A água tem agitação na superfície mas apenas em metade do aquário, a outra está um bocado parada. Se calhar a solução passa por agitá-la mais...sei que há aparelhos próprios para criar uma corrente na água, mas são caros! 20 ou 30 €, já estive a ver.... só por uma ondulaçãozita... :silly:

Quanto ao cheiro da água n percebo...

Ah o aquário tem 13 horas de luz por dia, tem umas 15 plantas...100 litros... é isso.

Cya

Editado por gerbilho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso do CO2 deitar umas coisas brancas é normal se o nível a que a pedra difusora está for mais alto que o da garrafa salvo erro, é algo assim. Usar bomba de ar e de CO2 parece-me contraditório, mas o que me parece ideal é tirares o CO2 há noite e meteres só de dia e o contrário para a bomba de oxigénio. Assegura-te que tens plantas suficientes para transformarem o CO2 em O2 de forma a não sufocares os peixes.

tiagodovale2-dbd.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas gerbilho

 

Em primeiro lugar poderias dizer-nos quantos peixes tens. Se dizes que o aquario tem 1 mês e meio, se tiver muitos peixes e estando em fase de ciclo, as coisas podem complicar-se.

Quais são os niveis de pH, Nitritos, Nitratos e Amonia? Essa reacção que tu viste no peixinho de fundo pode muito bem ser intoxicação por amonia. Amonia em excesso também poderia justificar o dito cheiro.

 

Da notícias.

 

Beijinhos

Editado por Oshum

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantas horas de luz tens?

O aquario é muito plantado?

A "mistela" tanto quanto sei não devia entrar no aquário...

Durante a noite podes deixar a bomba de ar ligada, por exemplo que é o período em que as plantas consomem oxigénio.

 

Errrr....

 

Já não tenho contacto com aquários plantados há algum tempo, mas se bem me lembro as plantas consomem o dióxido de carbono e PRODUZEM oxigénio... ou estarei enganado? Daí o pessoal ter o CO2... para "alimentar" as plantas, para que estas possam enriquecer a água com o oxigénio que produzem... e isto vê-se perfeitamente quando elas fazem pearling...

 

Será que disse alguma coisa de errado?

 

;)

 

Quanto às horas de luz... se entretanto começarem a aparecer as algas, reduz esse mesmo tempo...

 

E quanto à tal mistela... o ideal é arranjares um difusor de CO2... o meu irmão usa os da nutrafin (salvo erro) e não tem razão de queixas. :)

Editado por zaad
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Errrr....

 

Já não tenho contacto com aquários plantados há algum tempo, mas se bem me lembro as plantas consomem o dióxido de carbono PRODUZEM oxigénio... ou estarei enganado?

 

 

se bem me lembro, as plantas consomem CO2 durante o periodo de luz e O2 durante o periodo de penumbra.

daí o motivo de se desligar o CO2 durante a noite pois as plantas passam a consumir O2. por vezes é aconselhável ligar a bomba de ar durante a noite para compensar o consumo de oxigénio por parte das plantas...

 

peço desculpa se disse algo de errado mas, as aulas de biologia já foram à muitos anos ;)

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um pequeno esclarecimento (sou de Biologia e sinto a obrigação moral de vos dizer o seguinte): as plantas consomem sempre O2. Estão vivas, e têm processos de respiração que consomem O2.

Enquanto houver luz, elas também consomem CO2 e produzem O2. Quando não há luz não consomem CO2 nem produzem O2.

Daí que muitas vezes as pessoas omitam o facto de elas respirarem de dia: o O2 que consomem é compensado pelo O2 que produzem. À noite param com a fotossíntese e deixam de consumir CO2.

 

Baralhei ainda mais?

 

Quanto aos teus peixes, já não posso falar como bióloga, tenho pena que tenhas esse problema... de facto parece que têm falta de O2. O Corydora teve sintomas de intoxicação - problemas com a bexiga natatória talvez - que também podem ser resultado do desequilíbrio químico da água com a falta de O2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O inconveniente de desligar o CO2 à noite, é as mudanças de pH. Nos 2 aquas que tenho, 1 é com botija, o outro, é mistela caseira. CO2 sempre a bombar sem desligar.

 

Faz umas TPAs, coloca a saída da mistela de CO2 longe da entrada de água para o filtro.

 

Tenta orientar para a superfície, a saída de água do filtro. Ou com uma flauta, ou com 1 bico direccional.

Se tens metade do aqua sem agitação, é sinal que o filtro é fraco ou que tem a saída de água mal direccionada.

 

Umas sinfonagens do fundo já ajudavam...cheira mal, é amónia a mais, fruto de matéria decomposta.

Ou isso, ou não estás a usar uma garrafa pequena como filtro de segurança e alguma mistela vai para o aqua. O cheiro é tipo podre (matéria decomposta), ou é tipo vinho estragado (mistela do CO2)?

 

O vir à tona pode não ser só falta de ar, pode ser também indicativo de intoxicação na água.

 

Que fertilização usas?

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas

 

Pois pode ser intoxicação. O aquário tem 1 mês e meio e uns 8 peixes (platis, olho de fogo, e outros dentro do mesmo tamanho) tem plantas (não sei quantas mas está "meio" plantado. Fertilização das plantas: Sera fluorentette A, umas 6 pastilhas de 3 em 3 semanas, e fertilizante Sera líquido (24), 10 gotas por dia (dose indicada). O aquário tem 100 litros. A água cheira mais a choca do que a vinho. A pedra difusora do CO2 está ao nível do fundo da garrafa. Está a cerca de 15 cm da entrada do filtro.

 

Valores de nitritos etc. não sei.... o único que sei é o PH que ronda os 7.5.

O filtro é exterior e está indicado para a litragem do aquário, mas realmente não deita um grande caudal de água e está a funcionar a 100%.

Estou a pensar em utilizar o motor de um antigo filtro interno para agitar a água e criar corrente. Será má ideia?

 

Algumas das minhas plantas estão a começar a perder folhas... tenho que as retirar senão ainda piora a situação.

 

Ah, as trocas de água faço 1 vez por semana 20 Litros (o aqua tem 100 Litros), e é água aspirada do fundo, junto ao areão.

 

Ok that's it. Acho mesmo que o problema é falta de corrente na água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Põe o CO2 mais longe, faz TPAs de 3 em 3 dias, durante umas 2 semanas. Faltam-te bactérias aí. Ou foi porque puseste muitos peixes com pouco tempo de espaço entre entradas no aqua, ou porque mataste as bactérias com o CO2.

Lembra-te de limpar o filtro com a mesma água que retiras do aqua, durante as TPAs...

 

Mais corrente, depende. Vê se os peixes não se importam.

Aspira o fundo durante as TPAs.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que realmente a adição de corrente no lado que a superficie não mexe, é boa ideia. Por outro lado devias fazer os testes. São importantes, especialmente nesta fase do aquario. Pede na tua loja habitual, fala com o vendedor com quem tenhas maior confiança e se eles fazem testes aos aquarios deles, têm testes abertos e é coisa que não lhe custa fazer. Se não tiveres confiança...tenta comprar.

 

Beijinhos

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a pensar... será que grãos de turfa misturados no areão podem originar este cheiro na água?... pode parecer estranho mas como sou novo nisto experimentei juntar turfa ao areão quando montei o aquário para "alimentar" as plantas. Agora sei que não é o mais indicado, mas está feito. Será a turfa a apodrecer? Mas aquilo é uma espécie de argila, portanto não deve apodrecer... digo eu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

A turfa tem a sua validade,digamos.....passado um tempo começa a amolecer e a desfazer-se mas no teu caso não deve ser disso. No maximo, a turfa cheira a terra.

 

Já viste os valores?

 

Beijinhos

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.