Urgente - RTN ou WBD???!!!


Diogo Lopes

Recommended Posts

Olá Diogo

 

No site da Ecoanimal podes observar no aquario do José Monteiro que:

 

"Todo e qualquer coral novo passa por uma quarentena com banhos de cloranfenicol de maneira a prevenir novas incidências de RTN e outras doenças"

 

Não sei se pode ajudar mas já comprei cloranfenicol (não é facil encontrar a venda) para tratar uma euphyllia. Se tiveres dificuldade em arranjar tenho uns comprimidos que te posso arranjar (são de 500mg cada). O cloranfenicol e um desinfetante muito usado no brasil no tratamento de peixes e corais.

 

http://www.ecoanimal.com.br/site/aqcliente...tes/jamonteiro/

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

A parte dos outras doenças até pode ser, agora o RTN sinceramente duvido.

 

O RTN aparece "do nada". A causa mais aceite é que é devido a qualquer factor de stress, que até pode ser o facto de outro coral entrar no mesmo sistema ou a mudança de uma lampada.

 

Os estudiosos deste assunto não conseguem encontrar agentes patogénicos, vírus, fungos, micróbios, bactérias, seja o que for, num coral que sofre ou sofreu de RTN.

 

É ainda dos assuntos tabus da aquariofilia marinha. Até porque se não existem agentes para onde é que vai o tecido dos corais que desaparece em questão de horas? e porque não come o coral todo e apenas uma parte?

 

Já li e reli no livro do Borneman este assunto e realmente não há ainda muito mais informação que esta disponível...

 

P.S.:Esse aquário é muito bonito, já o conhecia :?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

peço desculpa de me meter na conversa.Mas muitas vezes o problema das mudas com rtn é as pessoas fragmentarem os corais e passado uns dias começarem a vender e a trocar.o processo de fragmentacao é muito stressante para os corais como sabem,e as mudas precisam de pelo menos uns mesinhos para se recomporem,e só depois de se notar algum crescimento

nas mudas é que se deve começar a pensar em trocar e vender.penso que assim se minimiza o risco.

Mais grave ainda é quando se tem um coral com indicio de rtn e se fragmenta e depois se destribui pelos amigos.isso pode causar um desastre. :? sei que nao vos disse nada de novo mas apenas quis dar uma opniao.abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

É isso mesmo Hugo . Curiosamente o proximo artigo que vai sair na secção de doenças na AquarioMagazine ,escrito por mim é sobre RNT.

Juca ,o cloranfenicol só resulta numa parte infima dos casos em que a componente bacteriana secundária é importante . atençaõ que este antibiotico nunca deve ser colocado no aquário principal porque mata todas as bacterias ,nitrificantes e desnitrificantes podendo causar um desastre.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Rui Ferreira de Almeida

 

Sim é verdade eu sei isso. Só mesmo em aquarios de quarentena ou para tratamentos. Eu retirei o coral Para um balde com agua do aquario e tratei-o com 2 comprimidos (500mg cada) desfeitos em pó.

 

Já agora a fragmentação pode sem duvida acelarar o processo de RTN mas o que é certo é que ele aparece nos corais mesmo sem fragmentação e qualquer outra razão aparente.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora a fragmentação pode sem duvida acelarar o processo de RTN

Desculpa, não percebi esta tua frase.

 

A fragmentação depois da doença, ou antes?

 

É que a fragementação é precisamente a maneira mais eficaz e rápida de não deixar alastrar a doença (se é que isto se pode considerar uma doença) para o resto do coral. Corta-se o coral junto à parte branca, para que não alastre e deita-se essa parte branca (morta) fora.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo RSF

 

 

Concordo com o que dizes.

 

Talvez me tenha espressado incorrectamente, mas apenas pretendia referir que a fragmentação de corais em bom estado pode contribuir para uma maior propagação do RTN nas diverssas mudas, ou mesmo em outros corais dos novos aquarios.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, assim está certo :?

Fiquei com essa dúvida nas tuas palavras.

 

De qualquer maneira não tinha conhecimento desse facto, embora possa ser um pouco expeculativo, ou seja, Parece evidente para todos que o stress pode propenciar o aparecimento de RTN num coral. Parece evidente também que fragmentar um coral lhe causa algum stress. Logo...

 

Agora foi por fragmentar um coral que ele apanhou RTN? Foi por mudar a temperatura? foi pela introdução de um outro coral?... nao sabemos.

 

Lá está, ainda temos pouca informação sobre o assunto.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo

 

Já agora é só para acrescentar que discordo com a fragmentação de corais a não ser que seja mesmo para tentar salvar algum coral ja "adoentado".

 

Não nos podemos esquecer que normalmente o que compramos nas lojas já são fragmentos (por sinal alguns bem pequenos) em grandes colonias e que tambem é dificil sabermos que meios de recolha e tratamento tiveram ate chegar aos nossos aquarios.

 

Não esquecer tambem os interesses comerciais instalados que fazem frags de frags.

 

 

Uma fragmentação só deveria de acontecer mesmo num coral completamente establecido e como forma de "prepétuar" raridades dificeis de colher ou encontrar.

 

Um concelho apenas:

 

Quando encontrarem fragmentos de corais em lojas onde observem ainda a côr da massa de colagem "fresca" evitem comprar.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se concordo.

 

Posso até concordar se estivermos a falar de corais apanhados, agora de aquacultura, não vejo o mal da fragementação.

 

Querias que para termos um acrópora teriamos de desembolsar 50 contos ou mais? :?

 

A fragmentação não faz mal ao coral, mas causa-lhe stress, disso não haja dúvidas.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nao quis dizer que a fragmentacao de corais causa a rtn,mas sim que pode contribuir para o seu aparecimento se depois de fragmentados forem logo mudados de aquario com parametros de agua diferentes.todos sabemos que os corais demoram a adaptar-se a mudanças de agua e que por vezes enfraquecem nessa adaptaçao deixando-os mais expostos a factores externos.

Tb concordo com a fragmentacao em caso de estarem doentes,mas devemos mante-los no aquario em que estavam durante bastante tempo antes de pensarmos em mudar o seu habitat "aquario".eu axo ke esta doença é comparavel ao nosso cancro pois aparece sem razao nenhuma obvia.o ke há a fazer é retirar o "cancro" e submeter o coral a tratamento mantendo-o em regime de quarentena.Mas agora falta é encontrar um tratamento eficaz.........................e disso ja nao percebo patavina.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nao quis dizer que a fragmentacao de corais causa a rtn,mas sim que pode contribuir para o seu aparecimento se depois de fragmentados forem logo mudados de aquario com parametros de agua diferentes

Exacto, como outro qualquer factor de mudança do habitat.

Pode até ser a colocação de um turbo no aquário, por exemplo. :?

Pode até ser nós colocarmos a mão dentro do aquário, porque não?!...

 

Pode ser tudo... O que é certo é que é de uma fulminância tal que é muito difícil conseguir-mo-nos aperceber a tempo de salvar o que quer que seja.

 

E é curioso também que, e isto aconteceu no meu aquário, os corais perto ficam afectados. E durante uns tempos, voltando depois ao normal.

Parece uma espécie de efeito cogumelo. Os corais perto podem também ficar com RTN ou ficar afectados. Eu por exemplo tenho algumas acroporas e nenhuma foi afectada. apenas os corais mais perto daquele que originou o RTN ficaram afectados.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu tive inicialmente RTN naquela Stylopora que consegui cortar em vários pedaços e aparentemente salvar uma grande parte. Na altura não tive mais nenhum coral afectado. Passaram-se 6 meses e voltei a ter outro coral afectado - neste caso uma Acropora que se encontrava numa pedra em conjunto com uma Poccilopora (a apenas 2 cm) e esta última não foi afectada - muito dificil de compreender...

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

bem Juca compreendo a tua opiniao, mas nao concordo.

Penso e acredito que o futuro da aquariofilia marinha e da manutencao de reefs no mundo passa principalmente pela fragmentacao !!

 

Muita da informacao que hoje sabemos sobre corais veio precisamente de mudas e de fragmentacao de corais. Existem em alguns paises neste momento quintas de corais para regenerar partes de reefs destruidas devido a tufoes, tornados e outros como as infestacoes de estrelas de coroas de espinhos...

 

Penso que e o futuro e mesmo isso. Agora falar de stress e muito relativo e muito pouco objectivo ainda...

A propria imaturacao ou pouco equilibrio do aquario pode gerar fontes de stress nos corais. Se isso ja e stressante para um coral, o que acontecera a uma colonia se ainda comecarmos a corta-la. Sera que temos o aqua estabilizado e equilibrado para ter esse coral?? e para o fragmentar ??

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Marco

 

Acho salutar diferenças de opinião.

 

Mas...se deixasse-mos de lavar petroleiros em alto-mar ou reduzissemos o buraco do ozono, ou deixassem de fazer argamassa (para casas) com corais não teriamos de nos preocupar tanto com a apanha infima de corais que nos chegam aos nossos aquarios, ou deixariamos de ter frags tão pequenos em nossos aquarios ou maiores e mais resistentes a outros preços.

 

 

A propria imaturacao ou pouco equilibrio do aquario pode gerar fontes de stress nos corais. Se isso ja e stressante para um coral, o que acontecera a uma colonia se ainda comecarmos a corta-la. Sera que temos o aqua estabilizado e equilibrado para ter esse coral?? e para o fragmentar ??

 

Isto sim....Isto é um problema.

 

Deviamos atacar era o problema, já que o remedio é só parar tratar a doença

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Juca. ...

Mas...se deixasse-mos de lavar petroleiros em alto-mar ou reduzissemos o buraco do ozono, ou deixassem de fazer argamassa (para casas) com corais não teriamos de nos preocupar tanto com a apanha infima de corais que nos chegam aos nossos aquarios, ou deixariamos de ter frags tão pequenos em nossos aquarios ou maiores e mais resistentes a outros preços.  

 

Juca, concordo perfeitamente contigo. Mas... achas que alguma vez este tipo de situacoes vao parar de acontecer? O tipo de opiniao que apresentei baseia-se precisamente pelos factores que apontas. caso contrario defenderia a tua opiniao a 100%.

Ao contrario do que muita gente pensa, a apanha de corais para venda para o hobby nem e o grande responsavel pela destruicao de reefs mas sim outros factores como os que apontei e outros como por exemplo o aquecimento global do planeta causados por factores apontados por ti.

Por exemplo, se houver um aquecimento brutal nas aguas tropicais nos proximos anos e perderen-se grandes areas de reefs por branqueamento ou doenca ou outra coisa qualquer se nao houver frags como poderiamos repovoar outras zonas de agua mais fria...? mas de qualquer maneira Juca, concordo contigo desde que tudo aquilo que mencionaste nao estivesse a acontecer... e ai 'e que esta precisamente o problema.

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Precisamente o dificil de comprender nesta doença não é porque é que aparece ( como disse o Hugo qualquer factor indutor de stress pode desencadea-la ) mas sim o seu modo de transmissão aos corais vizinhos, isto é o facto de parecer ser contagiosa sugerindo uma causa bacteriana ou viral ou parasitária.

No entanto existe outra explicação , que é uma causa tóxica . O que parece acontecer é que à semelhança do que ocorre por exemplo quando um peixe cofre entra em stress, morre e liberta ostracina matando quase tudo no aquário, os corais duros deste tipo com uma camada de tecido fina , quando morrem duma forma súbita desprendem-se pequenos fragmentos desse tecido carregados de toxinas e enzimas de autolise libertados de forma massiça por ruptura do citoplasma das células, que quando entram em contacto com os outros corais vizinhos ( por acção da direcção da corrente ,e aqui é uma questão aleatória ,embora logicamente os que estejam mais perto terão maior probabilidade de serem atingidos )susceptíveis ( acroporas ,pociloporas são os mais sensíveis )provocam o mesmo síndrome . Ou seja não é de facto um "contágio" mas sim um "envenenamento".

Por esta razão deve-se retirar imnediatamente on coral afectado ou fragmentar e eliminar as partes afectadas . O uso de carvão activo pode ajudar ( removendo as toxinas ),bem como de ozono ( oxidando as toxinas ). É aconselhável por isso quarentenar um coral recém adquirido porque no periodo de mudança e aclimatização a RNT pode aparecer . De resto o que podemos fazer para prevenir esta situação é manter os parametros fisico-químicos do nosso aquário excelentes e estáveis

 

Cump.

Rui Ferreira de Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apoiado.eu ia dizer exactamente o mesmo. lol :roll:

sim senhor ora aqui está uma resposta que me convenceu,axo ke podemos dar o topico por acabado......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

Não discordando em nada do que aqui foi dito só quero fazer uma perguntas aos entendidos (que graças a Deus já vão sendo muitos em Portugal).

 

1ª- Se um coral adoece num aquário estabilizado e logo de seguida outros lhe seguem as pisadas será que o 1º contagiou os outros ou todos sofrem do mesmo problema?

 

2ª- Se não se deve fragmentar corais (na opinião de alguns) em perfeita saúde e com as condições ideais deve-se fazê-lo quando o mesmo se encontra doente e debilitado?

 

3ª- Será que nós ávidos de novos conhecimentos e experiências não exageramos por vezes nas mudanças que fazemos no nosso mini ecossistema . Ponho por exemplo o autor deste tópico: ( desculpa Diogo mas calhou-te a ti)

Começou a usar água da nossa costa nas mudanças efectuadas (será que tomou em consideração a mudança drástica que isso causou)

Retirou muita rocha e corais

Mudou toda a configuração das rochas, corais e aparelhagem

Isto modificou completamente o modo de vida de todo e qualquer Ser que lá exista num curto espaço de tempo. (morreram-me alguns corais quando mudei de aquário)

 

Não quero com isto criticar seja quem for mas sim alertar (com a ajuda sábia de alguns membros deste fórum) que mudanças repentinas no modo de vida destes animais pode levar a situações indesejáveis.

 

Posso estar errado mas o certo é que desconhecia qualquer perda no excelente REEF do Diogo antes de tais mudanças.

Escuta os outros, ainda que sejam torpes e ignorantes;

cada um deles tem também uma vida que contar.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Zé,

 

1ª- Se um coral adoece num aquário estabilizado e logo de seguida  outros lhe seguem as pisadas será que o 1º contagiou os outros ou todos sofrem do mesmo problema?

 

Na minha opinião todos sofrem do mesmo problema...

 

2ª- Se não se deve fragmentar corais (na opinião de alguns) em perfeita saúde e com as condições ideais deve-se fazê-lo quando o mesmo se encontra doente e debilitado?
Penso que essa é a única foma eficaz de se conseguir ficar com algo em condições, caso contrário morre tudo!

 

3ª- Será que nós ávidos de novos conhecimentos e experiências  não exageramos por vezes nas mudanças que fazemos no nosso mini ecossistema . Ponho por exemplo o autor deste tópico: ( desculpa Diogo mas calhou-te a ti)

 

Não tens que pedir desculpa! Concordo em absoluto contigo, mas gostaria de aproveitar o teu pensamento para fazer alguns comentários.

 

Começou a usar água da nossa costa nas mudanças efectuadas (será que tomou em consideração a mudança drástica que isso causou)
Este é o ponto em que não concordo contigo! Fiz pequenas mudanças de água com água natural, precisamente pensando nessa mudança brusca que referes - esta situação foi muito anterior ao aparecimento da "doença" e os resultados foram sempre muito bons!

 

Retirou muita rocha e corais  

Mudou toda a configuração das rochas, corais e aparelhagem

Isto modificou completamente o modo de vida de todo e qualquer Ser que lá exista num curto espaço de tempo. (morreram-me alguns corais quando mudei de aquário)

 

Aqui sim, penso residir o busilis da questão. Quando comecei a mexer muito no aquário, quer para vender alguns corais quer rocha, os problemas começaram... penso que um equilibrio que era a caracteristica do aquário já há 2 anos se quebrou e aí sim pode estar a razão.

 

Posso estar errado mas o certo é que desconhecia qualquer perda no excelente REEF do Diogo antes de tais mudanças.

 

Estás certíssimo!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Olá,

 

É com muita pena que retomo este tópico! Tenho duas acroporas com RTN. Desta vez penso que sei qual foi o problema - oscilações de temperatura entre o "dia" e a "noite" - lembrei-me tarde demais que tinha os termoestactos desligados (como sempre faço no Verão) e a temperatura à noite começou a baixar para os 22/23ºC.

 

Aqui ficam as fotos...

 

Pic_6999_22.jpg

 

Pic_6999_23.jpg

 

e depois dos cortes tentando recuperar o que resta!

 

Pic_6999_24.jpg

 

Pic_6999_25.jpg

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sempre uma pena ver fotos destas 8)

 

É muito por causa disto que penso em fazer o novo aquário "só" de peixes.

 

Esperemos que não alastre...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Com a minha ausência para festejar o Natal com a família, quando cheguei ontem tinha mais uma acropora também com RTN e já numa fase irreversível...

 

Pic_6999_30.jpg

 

Na amarela o RTN não avançou muito mas ainda assim, tinha mais umas pontas a começar a branquear! Resolvi cortá-la toda aos pedaços - vamos ver se se safa algum!

 

Pic_6999_31.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo.

 

É com pena que vejo o sucedido.

 

Acho pouco provável que tenha algo a ver com a queda da temperatura, até porque à data do segundo caso que relatas já terias resolvido a questão dos termostatos.

 

Infelizmente as causas para WBD, que começa precisamente das pontas para o centro do coral como se vê nas tuas fotos, são ainda indeterminadas. Segundo um artigo do Chris Aslett é possível que o agente causador seja uma bactéria chamada Vibrio harveyi e quanto a isto, ou outra causa, infelizmente não há nada a fazer a não ser tentar salvar o que resta do coral e evitar que se espalhe aos circundantes.

 

Se precisares de alguma ajuda dispõe. Daqui por uns meses, se a minha amarela igual à tua se aguentar, tem ali um braço gordo que te poderei oferecer.

 

Um abraço

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais