Humus de minhoca


Visitante

Recommended Posts

Oi, Hugo

 

Dessas plantas, penso que só a Lotus e as Glossos requerem substrato fértil.

 

Agora, diz-me lá uma coisa: se te referes ao teu aqua de 450 l, ao que sei, inseriste, inicialmente, no substrato, Sera Floredepot e Hobby Aqualit.

O segundo produto não conheço, mas o primeiro tem como objectivo enriquecer o solo.

 

Abraços

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nenhuma delas requer substrato fértil! Todas requerem é fertelização 8) , agora como esse fertelizante lhes chega isso fica ao critério de cada um.

 

Tenho essas plantas não só nesse plantado de 450L que referes, mas também em outros aquários e por isso mesmo é que digo que a fertelização do solo não é assim tão importante. As plantas estão (quase)tão bem num aquário como nos outros, a única diferença reside na luz. HQI é HQI e nos outros aquários tenho flurescentes.

 

Esses dois produtos que referes servem (teoricamente) efectivamente para fertilizar o solo, mas..... :( Se fosse hoje não os comprava. Aliás os próximos aquários que montar, plantados, com plantas ou apenas com peixes, terão apenas cascalho no substrato.

 

NOTA: A Inclinata e a Macrandra, serão por ventura as plantas mais difíceis de manter que existem, inclusivé a inclinata está em extinção no habitat natural. :D

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi João,

 

O Húmus seria apenas um correlato do TIS (Tetra Inicial Sticks).

 

As nossas realidades, Tupiniquins e Lusitanas, são bastante diversas em se tratando de produtos para substratos.

 

Infelizmente aqui no Brasil não dispomos mais nas gôndolas das lojas, de produtos industrializados específicos para substratos...

 

Sendo muito difícil acharmos estes produtos em bom preço, ou mesmo impossível...

 

Por esses motivos, nós do Brasil, nos vemos obrigados a usar de inteligência e criatividade de modo à superarmos esta carência do mercado.

 

O processo é realmente um tanto trabalhoso, e bem fétido!!! Mas é o que dispomos atualmente...

 

Isso não é de todo mal pois diante esta "pedra pelo caminho", acabamos por enveredar no desenvolvimento de um produto alternativo, que aos poucos estamos conseguindo consagrar com viável e tão eficiente quanto os demais produtos industrializados.

 

Na verdade, usando o Húmus não desenvolvemos nada de novo, sendo que apenas recuperamos antigas técnicas do passado, relegadas diante a comodidade dos produtos industrializados...

 

Muito provavelmente se ainda dispuséssemos, em bons preços, de produtos industrializados para substratos, não estaríamos desenvolvendo o uso de Húmus...

 

Eu prefiro, sem nem pestanejar, uma caixinha de TIS do que 2 horas lavando e fervendo húmus... He! He! He!

 

O que nos falta é um empresário que se disponha à nos oferecer o húmus já industrializado. Com um húmus industrializado jamais vou querer saber de TIS ou qualquer outro produto importado...

 

Um grande abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alex é um prazer ter-te aqui, viestes enriquecer este forum, espero que voltes mais vezes!

 

Também aqui é complicado arranjar fertilizantes baratos, arranjamos sim mas a preços altissimos!

 

comprei (foi um acto de impulso), 7 kg de flourite da seachem por pouco mais de 35 dolares.

preço ridiculo por um bocado de argila fossilizada...

:twisted:

 

Houve um tempo que comprava TMG 500 ml por quase 20 euros, mas isso foi temporário, o preço era mesmo exorbitante e tive de dispensar este produto...

 

Agora também me desenrasco, e fabrico integralmente o meu fertilizante liquido, uma cópia do TMG, com EDTA, HDTPA e com o resto, tudo material de laboratório de 2º categoria (alguns componentes de 1º categoria), mas funciona.

e a preços de menos de 5% do TMG...

 

também a perspectiva de fertilizar apenas a água pode ter versões baratas...

 

Abraços!

António Vitor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também eu saúdo a passagem por este fórum de um dos moderadores do principal (tanto quanto saiba) fórum brasileiro e talvez o maior de expressão portuguesa, dedicado à aquariofilia.

 

Por cá quem se interessa por plantados já conhece bem este nick e era fantástico que cada vez mais brasileiros visitassem o nosso fórum (não podemos esquecer que existem pelo menos 15 vezes mais brasileiros do que Portugueses) dando-nos assim o vosso testemunho e conhecimento neste Hobby.

 

Fica o convite feito. Aproveitei o teu contributo para me registar no fórum da Era dos Aquários, foi uma bela desculpa.

 

Já havia passado por lá muitas vezes e já tinha lido várias mensagens, mas ainda n tinha sentido a necessidade de me registar.

 

Mais uma vez cumprimentos e espero que este seja o primeiro de muitos contributos.

 

Por fim e falando agora da minha experiência como revendedor posso dizer que é complicado alguém pegar em certos produtos (mesmo em Portugal) isto porque sendo feitos no estrangeiro os custos disparam para estarem disponíveis nas nossas lojas, isto porque temos que contar com os custos de transporte, os ganhos dos intermediários, os impostos, taxas aduaneiras, etc, etc, etc.

 

O que fazia falta, em Portugal e no Brasil era termos uma economia com os ordenados de uma Alemanha ou EUA e os preços da China ou Taiwan :twisted: .

 

Cumprimentos e bem vindo!

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fala Pessoal,

 

Cada um, cada um. Pessoal, não é que seja necessário utilizar o humus (como já disseram), se os senhores conseguirem manter um substrato rico em nutrientes e uma coluna d'agua tb rica, mas controlada é o excelente. Tanto com TIS como com qualquer pastilha e humus tratado que se enterra no substrato sempre sairá um pouco pra coluna d'agua, mas não haverá riscos se houver boas trocas parciais , um sistema biológico estabilizado e uma população não grande e etc...

 

Creio que o humus é muito bom e se entrarem no www.aquaonline.com.br e no www.aquahobby.com poderão ver muitos, mas muitos exemplos de que o humus faz bem, e por sinal muito bem.

 

Sei que o tratamento é árduo, mas como todo trabalho árduo no fim os resultados são bem melhores.

 

Não se esqueçam que não somente o humus irá deixar o aquário lindo, magnífico, mas tb tem a luz, a estabilização o co2 e os cuidados do aquariofilista.

 

[]'s

Bruno Fuzatto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não podia deixar de me congratular com a presença neste forum do Alex. Sê bem vindo!

 

Em relação ao Humus, penso que está tudo dito, não é a melhor solução, nem tão pouco a única, é sim, porventura, a mais barata, para quem quer ter fertelização do substrato.

 

Alex, mandei uma mensagem privada para ti, depois responde!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pessoal,

 

Legal o interesse de vocês pelo húmus, um produto que tem sim suas qualidades. Confesso que fiquei espantado com a situação dos Portugueses em relação a preços, pois tinha em mente um cenário bem diferente, leia-se preços mais acessíveis. :D

 

Comecei a usar humus depois de ver os muitos relatos e fotos de aquários que faziam uso do mesmo, a princípio eu tentei usar TIS com areia e só, mas esbarrei em dois problemas: preço e disponibilidade. Fui então migrando para o uso de humus e lanterita.

 

Os demais produtos nem cito pois são raríssimos.

 

O húmus tem sido minha solução há tempos, dá trabalho mas é a solução quando não se tem alternativas, como tudo em excesso pode ser um problema, se mal empregado ou se usado um tipo de má qualidade. É questão de costume, logo se aprende a usar e tratar de forma tão comum que perde o fardo inicial de ser tão trabalhoso.

 

Bom, húmus não é a panacéia dos aquários plantados mas é uma boa alternativa para quem não mora nos EUA, Alemanha, Ásia...

 

Divergências sempre vão haver, já houve no Brasil que comparasse a utilização de humus a "por fezes dentro do aquário" :?:, uma comparação infeliz é certo, em um sentido bem diverso a fertilização do substrato... claro que a pessoa que comentou isso faz parte dos 0,01% de aquarista Brasileiros que têm disponibilidade e $$$ para comprar substratos alemães... :?:

 

Mas bem, é isso.

Funcionar funciona, mas tem que saber preparar e aprender a usar como qualquer outro suplemento. Os links postados neste tópicos são bem didáticos.

 

Não sei se já postaram este link por cá, mas se já, vale um repeteco:

 

http://www.aquahobby.net/phpBB2/viewtopic.php?t=5725

 

Saudações d'álem mar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo a 100%!

 

Mas atenção pessoal, se vão colocar nutriente que depois se diluirá na água, vocês têm de colocar boa luz (0.75W até 1W por litro), ou terão aí sopa de algas.

 

se tiverem boa luz, não terão problemas com humus (antes pelo contrário) se este for bem colocado (para que não haja uma rápida dissolução dos nutrientes do humus na água...).

 

Abraços!

António Vitor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

comprei (foi um acto de impulso), 7 kg de flourite da seachem por pouco mais de 35 dolares.

preço ridiculo por um bocado de argila fossilizada...

:?:

 

Houve um tempo que comprava TMG 500 ml por quase 20 euros, mas isso foi temporário, o preço era mesmo exorbitante e tive de dispensar este produto...

 

António Vitor

 

eu uso o fertelizante liquido da Sera... comprava 100ml (gastava quase todo numa nudança de água a todos os aquarios) muita cara :?:

agora mandei vir 5lts (deve dar para uns tempos :evil: ) dum site da alemanha... mesmo com os gastos de enviu fica mais barata :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais