Qual O Melhor Sistema De Filtragem Para Plantados?


aquapego

Recommended Posts

Estou a montar um plantado e gostaria de receber as vossas opiniões.

O aquário tem 300 litros de capacidade (net). Os filtros que possuo são dois: 1 EHEIM 2229 (seco-húmido) e 1 EHEIM 2215.

A minha principal questão é saber quais as matérias filtrantes que devo utilizar. Apenas biológicas? Adsorventes? Mecânicas?

Em termos de fauna vou colocar alguns camarões, entre 6 a 8 Discus e um cardume de "cardinais".

Todas as opiniões serão bem vindas!

Além disso e apesar de ser novo aqui no Fórum gostaria de ler os comentários de verdadeiros "craques", como alguns que tenho lido e que realmente me deixou impressionado com a qualidade que existe neste FÓRUM.

 

Obrigado e um Abraço a toda a comunidade.

 

Carlos Salgueiro. :)

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...gostaria de ler os comentários de verdadeiros "craques"....

Olá.

Vamos então a ver o que dizem os craques.

Eu também estou interessado na resposta, porque estou a montar um pseudo-plantado para discus.

Tenho previsto montar um Eheim 3 2080 (1 cesto com filtração mecânica e dois cestos com filtração biológica, com os materiais recomendados pela marca) e um Rena XP2 ( 2 cesto com filtração mecânica, um dos quais será destinado a suportar filtração química sempre que necessária), na saída do qual será instalado o filtro UVC.

Como o aqua é grande (200*50*60) tenho em aberto a possibilidade de instalar outro 2080, se vier a constatar que a filtração é insuficiente.

Abraço

P.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O craque foi ali à casita de banho, mas aqui fica a minha opinião:

 

A verdadeira pergunta é qual o melhor sistema de filtragem para o meu aqua, e não a que tu fazes, ao falar de plantados.

Explico:

Um plantado não é exigente em termos de filtragem, utopicamente nem sequer necessita dela, uma bomba para fazer corrente fraca e já está.

Quem precisa são os peixes , e aí a musica já difere...

 

è claro que percebi o que querias perguntar, só quis ter este preciosismo, não leves a mal cheers .

 

Concretizando:

Uma vez que as plantas serão o elemento fundamental do aqua (tiro essa ilacção, uma vez que perguntaste pela filtragem num plantado e não com discus, prontos, lá estamos a ir outra vez à pergunta, sou mesmo chato, possa, nem me aturo...), das duas alternativas que colocas: 2229 ou 2215, sugiro o 2215. Isto porque o 2229, sendo um seco-humido, irá retirar cO2 da coluna de agua. Isto em termos teoricos, pois conheço quem manteja plantas xpto, com um 2229 a trabalhar. Mas tendo tu essa alternativa, será o 2215 que te sugiro.

 

Mas...

 

Agora a verdadeira questão.

 

6 discus, um cardume de cardinais. Em 300 litros de agua.

Mete os dois filtros a trabalhar e tenta diluir o maximo possivel a corrente provocada.

Os discus requerem muita e boa agua para o seu bem estar, e creio que, qualquer um deles isoladamente, embora sejam boas maquinas, são insuficientes. Mas prontos, eu tenho a mania dos filtros e da filtragem por excesso (passe o termo, pois nunca é por excesso).

 

Carlos, abraço e fico ao dispor para qualquer duvida;

Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O craque foi ali à casita de banho, mas aqui fica a minha opinião:

 

A verdadeira pergunta é qual o melhor sistema de filtragem para o meu aqua, e não a que tu fazes, ao falar de plantados.

Explico:

Um plantado não é exigente em termos de filtragem, utopicamente nem sequer necessita dela, uma bomba para fazer corrente fraca e já está.

Quem precisa são os peixes , e aí a musica já difere...

 

è claro que percebi o que querias perguntar, só quis ter este preciosismo, não leves a mal cheers .

 

Concretizando:

Uma vez que as plantas serão o elemento fundamental do aqua (tiro essa ilacção, uma vez que perguntaste pela filtragem num plantado e não com discus, prontos, lá estamos a ir outra vez à pergunta, sou mesmo chato, possa, nem me aturo...), das duas alternativas que colocas: 2229 ou 2215, sugiro o 2215. Isto porque o 2229, sendo um seco-humido, irá retirar cO2 da coluna de agua. Isto em termos teoricos, pois conheço quem manteja plantas xpto, com um 2229 a trabalhar. Mas tendo tu essa alternativa, será o 2215 que te sugiro.

 

Mas...

 

Agora a verdadeira questão.

 

6 discus, um cardume de cardinais. Em 300 litros de agua.

Mete os dois filtros a trabalhar e tenta diluir o maximo possivel a corrente provocada.

Os discus requerem muita e boa agua para o seu bem estar, e creio que, qualquer um deles isoladamente, embora sejam boas maquinas, são insuficientes. Mas prontos, eu tenho a mania dos filtros e da filtragem por excesso (passe o termo, pois nunca é por excesso).

 

Carlos, abraço e fico ao dispor para qualquer duvida;

Fausto Vicente

[/quote

 

Olá Fausto

 

consegues explicar por que é que o seco-húmido retira bastante CO2 da água?

Este filtro só faz filtragem biológica (5 litros de Ehfisubstract - é enorme e faz cerca de 1200 litros/h). O 2215 é que pode fazer qualquer função. Daí a minha principal questão: quais as matérias mais adequadas... que não me respondeste!

O termo "craques" perdoem-me a "linguagem" não tinha qualquer intenção depreciativa ou arrogante bem pelo contrário. Se assim fosse eu é que era o "craque" porque ao fim e ao cabo pouco percebo disto.

De qualquer modo aceitem desde já as minhas desculpas, todos os membros que porventuram queiram dar uma ajuda.

 

Obrigado

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fausto

 

consegues explicar por que é que o seco-húmido retira bastante CO2 da água?

Este filtro só faz filtragem biológica (5 litros de Ehfisubstract - é enorme e faz cerca de 1200 litros/h). O 2215 é que pode fazer qualquer função. Daí a minha principal questão: quais as matérias mais adequadas... que não me respondeste!

O termo "craques" perdoem-me a "linguagem" não tinha qualquer intenção depreciativa ou arrogante bem pelo contrário. Se assim fosse eu é que era o "craque" porque ao fim e ao cabo pouco percebo disto.

De qualquer modo aceitem desde já as minhas desculpas, todos os membros que porventuram queiram dar uma ajuda.

 

Obrigado

 

Carlos Salgueiro.

 

Vivas Carlos.

Épa´, não te abespinhes com a minha maneira de falar, essa história dos craques e quê: por convicção e natureza gosto de brincar, e volta na volta sai-me uma destas, que deve ser levada como aquilo que é: uma brincadeira. Portnto, não há que pedir desculpas a ninguem.

Quanto ao 2229.

Eu conheço esse filtro, como te disse conheço quem o tenha, inclusivé com plantados.

E o conselho que dei, como frisei, foi em termos teoricos. A questão do retirar o co2 da coluna de agua é simples:

O sistema seco humido caracteriza-se por promover a optimização da filtragem biologica, atraves, principalmente, do muito reforço da oxigenação das materias filtrantes. Sendo que o O2 é, se não me engano, cerca de 100X mais soluvel que o co2. Assim, à agitação provocada com a entrada do O2 corresponde a uma maior perca de co2. Isto é valido para o aqua, e é-o tambem para o filtro. Embora não seja imcompativeis, o oxigenio tende a fazer que o dioxino de carbo seja libertado mais rapidamente, não por ele proprio, mas por via da agitação que, inevitavelmente, se cria para inseriri o referido O2 na agua. è um pouco confuso, mas penso que me fiz entender...

 

Daí a minha principal questão: quais as matérias mais adequadas... que não me respondeste!

 

Epá, eu lá responder, respondi....

 

Para um plantado, não é muito relevante qual o tipo de materias que ponhas: não precisas sequer de nada...eventualmente de mecanica, por causa de uma folhita ou outra, mas isso até o 2229 dá conta no prefiltro.

 

Para fauna ( se 6 discus) o melhor é usares os dois: e certamente aí usarás o 2229 dedicado a filtragem biologica e o 2215 mais para o lado da filtragem mecanica, embora possas colocar tambem ceramicas.

Se a fauna for mais 'ligeira', eu usava apenas o 2215, com uma utilização mista das materias filtrantes (esponjas e ceramicas porosas.)

 

Carlos, mais uma vez, não te abespinhes com as minhas palavras,a unica intenção delas foram a brincadeira. Ou não... Será que estou a brincar..? Ou não estou? cheers

 

Abraço

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podias explicar melhor?

Olá.

Peço desculpa pela presunção de a ter utilizado, mas saiu-me.

De qualquer modo, é inteiramente apropriada à situação.

É uma expressão latina que significa: O Mestre disse.

Abraço

P.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais