Recommended Posts

Publicado (editado)

Bom dia a todos,

Para a filtragem e circulação do meu novo Malawi de 350 lts brutos ( cerca de 290 uteis ) 133 x 51,5 x51,5, tenho o seguinte equipamento:

- Filtro externo 800 lt/h

- Filtro externo 1200 lt/h

- Power head 600 lt/h

Após alguma pesquisa aqui no forum e noutros forums, estava a pensar montar o equipamento segundo o seguinte esquema:

Pic_11446_37.jpg

1 saida de água 1200 lt/h

2 saida de água 800 lt/h

3 entrada de água dois filtros 2000 lt/h

4 power head - circulação de superficie 600 lt/h

Agradecia as vossas opiniões, sugestões e correcções.

Um abraço

Editado por joao marques

Um abraço

João Marques

Publicado:

Parece-me bem, mas...

Não optava pelos spraybars, usava antes as ponteiras, apontadas ao centro da parede frontal.

Assim, talvez conseguisse o "perfeito" movimento circular da corrente, que, como segundo "empuxo" da powerhead, vai levar a àgua de novo ao ponto de captação dos filtros.

apc_bar.png
Publicado:

Obrigado Sérgio pela tua sugestão, eu estava a pensar usar os spraybars, porque penso que sejam mais eficazes na oxigenação da água ... ou não?

Abraço

Um abraço

João Marques

Publicado:

Não necessariamente...

A oxigenação é feita pelo contacto da superfície da àgua com o ar, que será tão maior quanto a sua movimentação. Para tanto, basta que coloques as ponteiras de retorno o mais à superfície possível, de forma a que o fluxo gerado pela corrente de saída obrigue a uma maior movimentação da superfície.

Ademais, existem os venturi (normalmente, a tubagem de saída dos filtros acomoda este acessório), que mais não é do que uma conexão, através de um simples tudo de ar, desde a ponteira do retorno dentro do aqua, até à superfície exterior, permitindo a colecta de ar. Eu pessoalmente não lhes vejo grande vantagem.

apc_bar.png
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!