Lojas E Lojistas: Falta De Formaçao Ou Somente + Um Emprego?


Recommended Posts

Isto foge um pouco ao assunto do tópico por isso peço desculpa. Tinha eu 17 anos e vi na montra de uma sapataria um copo com um peixe dourado enorme lá dentro, quase nem se mexia emnome da decoração. E passava lá dia após dia e via que a água quase não era trocada... Passei-me, entrei e jurei à senhora dona da loja que se não tirasse o peixe dali lhe partia a montra. Remédio Santo! Hoje sei que os métodos não são os melhores, mas na altura era um bocado rufia (como quase todos os putos de 17 anos) e pareceu-me bem. Pelo menos deu resultado... ;)

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 53
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Isto foge um pouco ao assunto do tópico por isso peço desculpa. Tinha eu 17 anos e vi na montra de uma sapataria um copo com um peixe dourado enorme lá dentro, quase nem se mexia emnome da decoração. E passava lá dia após dia e via que a água quase não era trocada... Passei-me, entrei e jurei à senhora dona da loja que se não tirasse o peixe dali lhe partia a montra. Remédio Santo! Hoje sei que os métodos não são os melhores, mas na altura era um bocado rufia (como quase todos os putos de 17 anos) e pareceu-me bem. Pelo menos deu resultado... :)

HAAAHAHAHHAH LOL GAnda rufia :D

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Ola eu por acaso não tenho razoes de queixa sobre a loja agua viva

eu tambem conheci o pedro que faleceu............ :computer003:

eu acho que a loja nem e ma para mim e a melhor loja de aquariofilia de lisboa

nao a peixes a boiar

é limpa

e ate percebem de especies de peixes

com os cumprimentos

jaime

12 anos

Jaime Cerdeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é amigos, realmente o factor loja/lojista pesa muitíssimo principalmente porque é o cliente que gasta as suas economias em algo que, supostamente, é de seu interesse e pretende preservar. Contudo, e apesar de todos nos sabermos que existem muitos funcionários mal formados na área de aquariofilia, quem trabalha numa loja de animais consegue perceber na íntegra o lado do funcionário, ou seja, aquele em que o índividuo se esforça ao máximo para satisfazer as dúvidas do cliente e este, apesar de tudo, quando chega a casa ignora por completo o que lhe foi explicado. É óbvio que as coisas seguidamente dão para o torto e lá está o cliente a desbaratar na loja e a acusar o funcionário, atribuindo-lhe as culpas. O pior disto tudo é que esses espalham de imediato o boato e em coisa de dias os funcionários dessa loja estão todos, repito todos, rotulados de incompetentes e mal formados. Numa PetShop, não dedicada somente a aquariofilia, existem portanto diversas áreas desde os roedores à ornitologia, reptéis, etc, pelo que será impossível um único funcionário especializar-se perfeitamente em todos os assuntos. Defendo isso sim, o esforço desses funcionários em adquirir a informação, em solicitar ajuda aos colegas mais experts nessa área, em ser cordial e simpático e respeitar as normas de higiene e segurança dos animais. Infelizmente sei que isso não acontece em muitas lojas e que, e aqui responsabilize-se a gerência, o cliente sai prejudicado e com o direito de reivindicar esses valores.

Não estou aqui em defesa das lojas nem dos lojistas, apenas apelo ao bom senso de ambas as partes, pois com bom senso é possível aprendermos uns com os outros, incluindo funcionários com clientes, partilhando experiências e criando até algumas amizades, tudo isto possível com um dos maiores valores que se pode ter: SINCERIDADE.

 

Um abraço a todos,

 

Ora aqui está uma opinião equilibrada. Corroboro literalmente o que foi dito aqui.

 

Já tive loja, generalista, não de aquariofilia e, enquanto profissional também tinha a noção de que nas pet shops havia muitos funcionários que abriam a boca só para dizer barbaridades. Efectivamente há um mal generalizado em lojas, mas não só neste ramo. Simplesmente é um ramo mais técnico. Não é a mesma coisa que trabalhar na Zara ou a vender gelados na banca da Ola. Não pode haver rotatividade de funcionários neste ramo. Afinal de contas, a experiência vem com o tempo!

 

Aliás, começa logo pelos fornecedores. A grande maioria deles não percebe patavina do que está a vender, como se monta/aplica/usa. Eu tive algumas discussões com vendedores, pois por vezes queriam-me vender um produto, que diziam vender-se bem, mas eu recusava porque ou não concordava com a sua utilização ou porque não acreditava na sua eficácia. Provavelmente devo ter perdido dinheiro em algumas situações, mas estou de consciência tranquila.

 

Quando não sabia tirar a dúvida ao cliente, era sincero, respondia apenas que poderia tentar informar-me. Preferia fazê-lo do que abrir a boca para dizer barbaridades. Realmente não é fácil numa pet shop, dominar-se aquariofilia, roedores, répteis, aves.... e surgem clientes com cada pergunta.... não vos passa pela cabeça.

 

Posso dizer que abandonei o ramo porque me desiludi. Há muita inexperiência, muito amadorismo, muita falta de cuidado e amor pelos animais. Começou a fazer-me confusão a forma como os peixes eram embalados, o facto de os pássaros estarem sempre presos e as pessoas a baterem nos vidros, os roedores a voltarem à loja porque as pessoas estavam "cansadas" do animal; chegar à loja de manhã e ter lá uma caixa com vários cães acabados de nascer e ter uma manha inteira perdida a lidar com a situação.... entre outras tantas coisas que, só quem entra nisto a nível profissional é que se apercebe.

 

Apesar de ter largado o ramo, continuei com a aquariofilia, como hobby. Hoje, sou eu a entrar nas lojas a apreciar as coisas que passam despercebidas à maioria dos clientes, o material que vende, os preços, as margens de lucro, o estado dos animais, se os peixes estão bem ou não, se podiam estar melhor ou não, se o atendimento é bom, se me estão a enganar... estou num lado mais confortável, muito mais confortável. É só pedir o que quero e não tenho de me chatear mais, para além do facto de ter de pagar.

 

Já se disse aqui mal e bem de algumas lojas de referência. Eu ainda na semana passada fui a uma delas e detestei o que vi. Desde peixes a boiar, peixes a morrer à minha frente, peixes que já estavam mortos há horas, aquários sujos... tudo o que eu NUNCA permiti na minha loja... e nunca fui uma referência em aquariofilia, apesar de haver clientes que diziam-se muitos satisfeitos com os animais, de uma forma geral.

 

Nunca em momento algum eu deixaria aquilo chegar àquele ponto. Talvez por ser um sábado, havia muita clientela, não sei.... mas não era admissível numa loja com o estatuto que tem e onde não há falta de funcionários. Posso inclusive dizer que comprei lá peixes e nem todos chegaram sequer a entrar no aquário! Outros tantos morreram nos primeiros dias.

 

Perguntam-me, foste reclamar? deixaste de lá ir? Não, não deixei.

Acredito que foi um mau dia, pois não é normal os aquários estarem assim! Nem sequer me queixei sobre o estado dos peixes, pois apontaram logo que determinados aquários não estavam bons. Mas também diga-se, não os vi faz nada para contornar a situação, mais que não seja para não estar a dar aquele aspecto! E volto a dizer, é uma casa de aquariofilia de referência na região da Grande Lisboa.

 

Pelo facto de ter sido profissional, tornei-me um cliente melhor, mais compreensivo, mais atento também, exigente, mas comedido nos julgamentos que faço, porque sei " o que a casa gasta".

 

E acreditem, não é nada fácil aguentar uma casa, cheia de seres vivos, em perfeitas condições.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais