Capacidade De Peso Em Fundo De Aquário


Recommended Posts

Bom dia,

Num aquário de 130 x 50 x 50 em vidro de 8 mm, posso no layout colocar cerca de 60 Kg de rocha, o aquário será assente sobre uma esferovite de 2 cm de espessura, que por sua vez está assente num tampo de móvel nivelado.

Agradecia as vossas opiniões.

Um abraço.

Editado por joao marques

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde que o fundo esteja plano, podes por á vontade.

Ok. Há alguma tabela ou valores aproximados para se saber o peso admissivel em relação á expessura do vidro de fundo?

Obrigado

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João Marques

 

Convém distribuir a carga sobre o vidro, e evitar cargas concentradas sobre uma área muito reduzida do vidro de fundo. No entanto se o vidro de fundo estiver uniformemente apoiado sobre a esferovite, e o móvel não se deformar julgo que não irás ter problemas de estabilidade com o mesmo.

Cumprimentos

Martins de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

Num aquário de 130 x 50 x 50 em vidro de 8 mm, posso no layout colocar cerca de 60 Kg de rocha, o aquário será assente sobre uma esferovite de 2 cm de espessura, que por sua vez está assente num tampo de móvel nivelado.

Agradecia as vossas opiniões.

Um abraço.

 

Se não estiveres totalmente confiante podes sempre colocar em cima do vidro uma placa de um polímero inerte (PE 500 ou parecido p.ex). Depois colocas o areão por cima e seguramente que não terás grandes problemas.

 

Para complementares a esferovite aconselho-te também a meter uma placa de 20 mm de aglomerado daquele baratinho.

 

Não tem nada a ver com a tua questão, mas o aquário tem algum tipo de travamentos? Central? Francesas?

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não estiveres totalmente confiante podes sempre colocar em cima do vidro uma placa de um polímero inerte (PE 500 ou parecido p.ex). Depois colocas o areão por cima e seguramente que não terás grandes problemas.

 

Para complementares a esferovite aconselho-te também a meter uma placa de 20 mm de aglomerado daquele baratinho.

 

Não tem nada a ver com a tua questão, mas o aquário tem algum tipo de travamentos? Central? Francesas?

 

Cumps

DC

Boa tarde Duarte,

O aquário tem travamentos franceses e transversais, foi feito por mim.

Apresento a foto:

Pic_11446_3.jpg

Um abraço

 

 

editado para colocação directa da foto. PC

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Duarte,

O aquário tem travamentos franceses e transversais, foi feito por mim.

Apresento a foto:

Pic_11446_3.jpg

Um abraço

editado para colocação directa da foto. PC

 

Bom aspecto. Preocupava-me a questão de o vidro ser de 8 mm.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente tambem acho fino demais

 

Com tanto travamento, o vidro deve aguentar mas será sempre um risco.

 

abraço

 

Pois Luís ... eu prefiro ter a carteira um pouco mais leve mas dormir descansado :|

 

Verifica com atenção a deflexão do vidro central quando encheres o aquário.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois Luís ... eu prefiro ter a carteira um pouco mais leve mas dormir descansado #food

 

Verifica com atenção a deflexão do vidro central quando encheres o aquário.

 

Cumps

DC

Boas,

Em relação à deflexão do vidro, o aquário esteve cheio durante 4 dias, não apresentando qulquer deflexão, tanto no vidro traseiro como no vidro frontal, uma régua de aluminio encostou ao vidro na sua totalidade, sem qualquer levantamento, com os travamentos franceses colocados e os travamentos transversais de 13 cm colados nos pontos de força o vidro mantem-se direito, por ai durmo descansado, a minha dúvida era só em relação ao peso que o fundo poderia suportar, tive conhecimento de um aquario com fundo em 8 mm e que tem cerca 90 Kg de rocha distribuido pelo fundo. Está assente numa placa de esferovite de 16 mm e tem também colocado no fundo interior uma placa de 16 mm de esferovite, está assim Há cerca de três anos sem problemas, pelo que penso que também não terei problemas desde que a coisa esteja bem montada, e eu não vou colocar tanto peso.

Um abraço

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais