Dúvida Com Limnophila Sessiliflora


zpoliveira

Recommended Posts

Olá!

 

Desculpem se a dúvida é muito básica mas como é o meu primeiro plantado ainda estou um bocado "verde" :( nisto!

 

Tenho alguns pés de Limnophila sessiliflora no meu aquário e sempre que a podo fico com a parte de baixo dividida...

 

Ou seja, em vez de a planta continuar a crescer parece que nasce outro pé da base da que tem a raíz!

 

Não há maneira de evitar que isto aconteça?

 

Agradeço desde já e fico à espera que alguém me dê uma luz (pode ser HQI) sobre este assunto!

 

 

 

 

Zé Pedro

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

às vezes isso acontece, mas em 90% dos casos, as minhas rebentam no 1º. ou no 2º. nó a partir do corte; se vires que a pernada que foi podada não dá rebentos, o melhor é cortá-la pela base, pois irá com certeza decompor-se...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este Zé Pedro não percebe nada da poda... ;)

 

Tenta cortar o caule imediatamente acima de um nó e arranca as folhas dos 2 nós acima. De seguida enterra essa nova secção da planta para ficar bem presa ao chão. Todos esses nós vão lançar raízes e a planta vai regenerar-se da forma desejada.

 

(não garanto 100% de resultados, a última palavra é sempre da planta :))

Editado por nplima
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Penso que a dúvida do ZPOLIVEIRA não era bem essa, de como replantar a nova "planta" mas sim algo +/- isto

 

(imagem horrivel mas como dizem que uma imagem vale mil palavras ai vai :))

 

podayk3.jpg

 

 

 

Respondendo, não sei tb gostaria de saber ;)

 

Cumprimentos,

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Penso que a dúvida do ZPOLIVEIRA não era bem essa, de como replantar a nova "planta" mas sim algo +/- isto

 

(imagem horrivel mas como dizem que uma imagem vale mil palavras ai vai :))

 

podayk3.jpg

Respondendo, não sei tb gostaria de saber ;)

 

Cumprimentos,

 

HRS

 

 

foi tambem essa a ideia que me ficou.

 

A solução usual e que se faz de tempos a tempos (eu, pelo menos) é cortar quase junto ao areão, deixando apenas o ultimo nó com folha. Assim, ele cresce para o lado mas o mais usual é crescer, com o tempo e do mesmo nó, 3 ou 4 ramificações, que fazem com que a planta densifique, criando as tão desejadas "moitas".

 

fiz isso agora com a eusterallis stellata e está a resultar. Ficou feia ao principio, mas a planta regenerou e está a crescer nova.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo Diogo bota ai um boneco para a gente perceber :)

 

 

 

 

 

limnophilano3.jpg

 

 

 

 

Digam lá que não está lindo?

 

tentem imaginar (muito bem) a 3 dimensões.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora já sei como puder as minhas plantas para fazer uma moita, não queria cortar muito rente pois depois não se vê, mas cada vez estou a ver que aquariofilia é como a pesca, a que ter paciencia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos! A dúvida era mesmo essa! Afinal há males que vêm por bem! Assim corto logo depois do primeiro nó e fico com muitas em vez daqueles pézinhos fininhos!

 

Muchas gracias!

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensem que isto debilita bastante a planta. As minhas Eusterallis demoraram mais de 10 dias para recomeçar a nascerem pés. E muito mais devagar. é um processo radical mas é assim que tem de ser.

 

Penso (não tenho a certeza) que ter fosfatos na coluna ajuda as plantas a desenvolver.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais