Hora Ideal Para Fertilizar


Luis Rodrigues

Recommended Posts

Boas Pessoal

 

existe alguma hora ideal para fertelizarmos?

 

Eu normalmente fertelizo á hora de almoço, altura que o aquario ta desligado. So liga as 20h. A teoria, não comprovada é que as plantas teriam mais tempo para aproveitar os nutrientes ate ligar as luzes e as algas começarem a bombar.

 

Isto confirma-se ou é so teorias da minhas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Tu, é indiferente a hora a que fertilizes... tens sempre algas :lol:

 

Eu fertilizo o meu aquário de noite, ou depois de fazer uma TPA (estejam as luzes ligadas ou não).

 

Acho que não há grandes problemas... a menos que fertilizes sempre na mesma zona, e que ao invés de teres um aquário plantado, tenhas um pântano com a água estagnada, e o fertilizante fique todo na mesma zona (ok... ele dissolve-se minimamente uniforme pela coluna de água mesmo sem agitação, mas pode demorar a fazer isso).

 

Por isso, acho que as tuas teorias não têm razão de existir... acho...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal!

 

Eu costumo pôr o fertilizante quando deito a comida para os peixes que é normalmente às 6 horas. A luz do meu aqua liga às 14 e desliga às 22.

 

Eu acho que não deves fertilizar quando a luz do aquário está desligada uma vez que as plantas aproveitam melhor os nutrientes e minerais quando há luz uma vez que é nesse momento que crescem.

Por isso acho que deves fertilizar a qualquer hora desde que a luz esteja ligada.

 

Um abraço

Franfish

Editado por Franfish
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu, acima de tudo, não fertilizo ANTES de uma TPA, por razões obvias bowdown

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que pôr quando a luz se acende é a melhor opçao porque é quando as plantas tão sem energia alguma, porque esta foi aplicada no crescimento durante a noite...e assim tem nutrientes para assimilar para o próximo periodo sem luz em conjunto com o Co2.

porque a maioria assimila enegia e nutrientes durante o dia através da fotossintese para crescer de noite.

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Só deixo uma pergunta no ar:

 

Nós humanos quando dormimos, o nosso cérebro deixa de funcionar? Os nossos pulmões, coração, aparelho digestivo, etc... deixam de funcionar? Que eu saiba não...

 

Então dizer que as plantas de noite não absorvem nutrientes é um erro.

Que não façam fotossíntese é uma coisa... que não absorvam/libertem nutrientes é outra.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O2 é considerado nutriente?

 

Para alem de oxigénio, que nutriente absorvem mais sem luz?

E como são capazes de assimilar?

 

Gostava que me respondesses porque agora estou curioso Luís.

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e as algas?

 

as plantas absorvem melhor os nnutrientes e tambem possuem reservas superiores. Ao fertilizarmos á noite, não estamos a melhorar a chance das plantas?

E como as plantas, as algas também não absorvem esses mesmos nutrientes de noite?

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

O2 é considerado nutriente?

 

Para alem de oxigénio, que nutriente absorvem mais sem luz?

E como são capazes de assimilar?

Porque o O2 não deve ser considerado um nutriente? Claro que é... as plantas precisam obrigatoriamente dele para sobrviverem...

 

Diz-me uma coisa, as plantas não absorvem nutrientes pelas raízes? E as raízes apanham luz (as que estão enterradas no substracto)?

I rest my case :bad-words:

 

E como as plantas, as algas também não absorvem esses mesmos nutrientes de noite?

Só nos estás a dar razão...

Se as plantas como as algas conseguem absorver nutrientes durante a noite... então é practicamente indiferente a hora a que fertilizas.

O que causa algas são desequílibrios nos nutrientes disponíveis... não é fertilizar de dia ou de noite :D

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

Porque o O2 não deve ser considerado um nutriente? Claro que é... as plantas precisam obrigatoriamente dele para sobrviverem...

 

Diz-me uma coisa, as plantas não absorvem nutrientes pelas raízes? E as raízes apanham luz (as que estão enterradas no substracto)?

I rest my case :bad-words:

Só nos estás a dar razão...

Se as plantas como as algas conseguem absorver nutrientes durante a noite... então é practicamente indiferente a hora a que fertilizas.

O que causa algas são desequílibrios nos nutrientes disponíveis... não é fertilizar de dia ou de noite :)

 

Abraço.

Luís Fortunato

Já capturei mas ainda resta uma dúvidazinha...

Onde raio aprendes tanta.....? :D

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

so assim um aparte.. o ser humano cresce bastante mais de noite quando dorme (está provado)

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

so assim um aparte.. o ser humano cresce bastante mais de noite quando dorme (está provado)

Nem por isso, eu cresço mais na presença feminina do que própriamente a dormir! :(

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem por isso, eu cresço mais na presença feminina do que própriamente a dormir! banana rock

 

 

"Samos" dois ! :mrgreen:

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais