white niger Publicado Março 30, 2004 Publicado Março 30, 2004 boas............ preciso de um conselho, tenho no aqua de 600l 2 fitros a bombar um jbl 500 cristal profi e um fluval 404, eu tava a pensar o seguinte, o fluval tem umas esponjas no inicio para apanhar a porcaria maior, e tem 4 gavetas, eu tava a pensar colocar nas gavetas do fluval, apenas ceramicas, para criar uma boa colonia de bacterias e assim eliminar o problema dos nitratos nitritos e amonia, nao é q eu tenha este problema " nao sei pq ainda nao comprei esses testes", mas foi-me dito q o seco humido é bom para isso pq ta sempre a criar bacterias, e eu pensei se arranja-se um bom deposito de bacterias podia prevenir o problema........................................................................ ................. pedia q me dessem umas opinioes e se disse alguma coisa de errado q me corrijam sff Citar para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com
paulo duarte Publicado: Março 30, 2004 Publicado: Março 30, 2004 Boas, De facto, nada há de melhor do que uma filtragem biológica. Os filtros seco-húmido são de facto mais eficazes, desde que não se utilizem plantas pois a oxigenação das massas filtrantes também faz com que o CO2 se evapore mais rapidamente. Só um reparo: as bactérias do filtro não retiram os nitratos (apenas transformam a amónia em nitritos e os nitritos em nitratos). Para retirar os nitratos, só através das trocas de água, embora as plantas também deem uma boa ajuda (mas não chega!!) Um abraço, Paulo Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
nunomiguel Publicado: Março 30, 2004 Publicado: Março 30, 2004 Viva, Eu uso cerâmica nos 2 filtros que tenho. Muita cerâmica... As 4 caixas do Fluval 404 estão cheias dela. Penso que é uma boa opção dividires a cerâmica pelos 2 filtros. Só um reparo: as bactérias do filtro não retiram os nitratos (apenas transformam a amónia em nitritos e os nitritos em nitratos). Para retirar os nitratos, só através das trocas de água, embora as plantas também deem uma boa ajuda (mas não chega!!) Segundo a SERA o Siporax consegue "eliminar" algum nitrato ao fim de algum tempo. Acho que vem escrito até no papel que vem junto com a cerâmica... Do lado esquerdo: nitritos Do lado direito: nitratos Dá uma vista de olhos: http://seraitalia.com/service/listino/sche...era_siporax.htm Claro que, segundo o gráfico, demoraria cerca de 90/100 dias a começar a baixar... Entretanto já tu fizeste "n" mudanças de água... Um abraço, Nuno Citar Cumprimentos, Nuno
white niger Publicado: Março 30, 2004 Autor Publicado: Março 30, 2004 boas .... para ser cincero eu quase nunca faço tpa no aqua de 600l ,pq nao tenho la muitos peixes e cada vez q vou fazer uma troca nem q seja de 10% o q é muito pouco ja sao 60l, por isso a necessidade de ter qq coisa no filtro q me ajude a eliminar o problema, entao o q dizem meto as porcelanas no filtro ou ha algo q me ajude mais. ps: eu tenho percelana no jbl ,mas queria por tambem no fluval [[[[[]]]]]] Citar para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com
nunomiguel Publicado: Março 30, 2004 Publicado: Março 30, 2004 Viva, boas .... para ser cincero eu quase nunca faço tpa no aqua de 600l ,pq nao tenho la muitos peixes e cada vez q vou fazer uma troca nem q seja de 10% o q é muito pouco ja sao 60l, por isso a necessidade de ter qq coisa no filtro q me ajude a eliminar o problema, entao o q dizem meto as porcelanas no filtro ou ha algo q me ajude mais.Não há nada que substitua as TPA's. A não ser aquele aparelho que apareceu agora... que metes no filtro e retarda as trocas de água. Existe ai uns tópicos com isso... Deves saber. Estás com medo de gastar água e aumentar a conta ao fim do mês? Eu ainda estes dias comparei as facturas mais antigas da água (com aqua de 200lts) com as novas (com um aqua de 580lts bruto) e a diferença foi quase nula. por isso a necessidade de ter qq coisa no filtro q me ajude a eliminar o problema Que problema? Que valores tens de amonia/nitritos, etc etc?? ps: eu tenho percelana no jbl ,mas queria por tambem no fluval Aconselho-te SIPORAX (por experiência própria). Uma caixa enche o Fluval e ainda deve sobrar. Abraços, Nuno Citar Cumprimentos, Nuno
Recommended Posts