Dreamreef


Recommended Posts

  • Replies 378
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Ricardo, quando quiseres passar por cá é só avisares que combinamos um dia! ;)

A ver se arranjo umas frags para colocar no aqua....para ver como se vão portar! ;)

 

paafc, não, ele não esteve como o teu peixe, não apresenta nenhuma alteração da cor do olho (baço), apenas está com ele quase todo de fora. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora mando o meu bitaite... O meu Yalow tang quando trouxe para casa inchou o olho tambem, mas não parecia estar igual ao teu, no meu peixe, o olho tinha apenas uma bolha de "ar" não tinha o olho todo de fora, pela pesquisa que fiz pelos forums percebi que era "normal" as vezes acontecer devido a alterações nos parametros da agua. numa semana enchi o aquario de granulado misturado com alho. alem de te aumentado os fosfatos e a sujidade no aqua, o peixe melhorou rapidamente.

Não me parece muito o teu ter o mesmo problema...

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu problema é outro....acho que será mesmo parasitas....ainda não pesquisei nada, mas parece-me! Vou tentar isolar o peixe para o tratar....engraçado é apanha-lo! :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora tenho novidades.

 

Estive a verificar melhor e o problema na Pseudanthias é mesmo ar no olho. Possivelmente será a brincadeira dele com o hepatus...o hepatus vai à superfície, apanha ar, vem abaixo e solta-o....passa horas assim, mas parece que é brincadeira comum neste peixe. E o que faz a Pseudanthias , apanha as bolhas a subir e depois liberta, mas deve ficar alguma coisa lá...agora está alojado no olho.

Tentei retirar o peixe para fazer tratamento, mas não foi fácil, não conseguindo mesmo apanhar! Queria retira-lo, adicionar um produto que a ia adormecer e tentar espetar uma agulha de forma a que o ar seja liberto. Hoje nota-se muito bem a bolha de ar e era fácil de a retirar, mas tinha que desmontar o aqua para o apanhar, pois para cego de um olho, esconde-se bem e está bastante atento.

O que me faz sentir alguma esperança é que apesar de tudo ele está a comer bastante bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Ora...vamos actualizar isto....não com fotos, pois a luz está apagada e não há nada de novo para se ver...quer dizer, até há, mas como está para chegar mais coisas, vamos aguardar.

Estive a fazer uns arranjos no meu reactor de kalk e agora já gosto mais dele....a coisa está melhor! ;) A ver se depois deixo fotos.

Fiz outro upgrade....escumador. Coloquei uma réplica do ATI BM250 feita pelo nosso amigo Carlos Dias (Foca). Posso dizer que não é bonito como o verdadeiro, mas até está bom e a funcionar bem! Até agora está a ir bem...em fase de afinamento, mas estou a gostar do que estou a ver. Também coloco fotos mais para a frente.

 

Além destes upgrades, ainda estou sem reactor de calcio, mas está para breve a chegada da Aquabee que avariou e já coloco o reactor a trabalhar!

 

A Pseudanthia já está boa e voltou à vida normal...desconfio que ficou cega daquele olho, mas pelo menos anda activamente pelo aquário como se nada fosse!

E fiz mais uma bateria de testes e estou a ver que umas coisas melhoraram e outras pioraram. Aqui fica os resultados:

 

Temp: 27º

KH: 10

pH: 8,4

NH4: 0

NO2: 0

NO3: 0

PO4: 0

CA: 420

MG: 1080

 

O que posso dizer....as mudas de água baixaram os nitratos que ainda tinha um resto.

O pH aumentou um pouco juntamente com o KH talvez pela adição de Kalk, que há um mês não estava a ser feita permanentemente, estando agora a ser colocado com o osmorregulador. O CA e MG diminuiram porque não tenho adicionado nada disso, e apesar de poucos duros, tenho alguns e tenho "bastantes" Tridacnas...a minha perdição, e não vai ficar por aqui! :discuss_gathering:

Bem...vou adicionar Calcio e Magnésio em pó!

 

Fotos...talvez para o fim de semana.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais temos que procurar a origem dos Nitratos e Nitritos. No meu caso foi a falta de manutenção que tive há uns meses, que com as TPAs certas e reforçadas levaram a que fica-se nos 0

 

No teu caso não sei o porquê, mas poderá ser escumação ineficiente, excesso de comida, população excessiva, qualidade da água de origem...

Cria um tópico com o teu setup do aquário, que água utilizas e o que poderes mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, como o pessoal anda todo numa de mostrar os escumadores que temos, principalmente os novos, vou mostrar o meu também, com 3 dias de funcionamento.

Não é bonito, eu sei....não é transparente com formas apelativas, mas é funcional e está a trabalhar muito bem! bowdown

 

É uma réplica do BM250. Trabalha com as sicce psk2500 alteradas e pode levar 2 bombas, mas só tem uma, pois chega e sobra. Tenho que agradecer ao meu amigo Paulo Cautela que me deu a informação destes escumadores e principalmente ao nosso companheiro Carlos Dias (Foca) pelo bom trabalho de criação do escumador...até agora não estou nada arrependido!

Aqui ficam as fotos:

 

IMG_5731.jpg

IMG_5738.jpg

IMG_5740.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro

Estive a dar uma olhada pelo teu topico,que nao conheçia e gostei do que vi .

Azares todos nos temos,mas o que interessa é nao desistir e continuar cada vez melhor e aprendendo quer com os nossos erros quer com os precalsos que aconteçem.

Gosto da maneira simples que o layout tem,esta muito bom,os parametros tambem nao estao nada maus, tens uns bons exemplares ai,e essa tridacna esta com muito boa cor,muito bonita

Bem fica os meus parabens

Bubbles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis, hoje faz 4 dias que o escumador está a trabalhar e posso dizer que está a começar melhor do que estava à espera. Apesar dos 2 primeiros dias estar mais numa de afinação, os outros 2 dias foram só tirar porcaria.

Estava satisfeito com o meu AP600, mas desde que montei o refúgio que notei que tinha de lavar mais vezes o copo que o normal.

A ver se com este não tenho de lavar o copo de 4 em 4 dias....é maior.

 

Bubbles, obrigado pelas tuas palavras.

O aqua não está nada de especial, ainda o mais bonito é os peixes e as Tridacnas, porque de corais.....tenho pouca coisa, actualmente.

Com tempo a coisa vai ao lugar, só me falta colocar o reactor de cálcio a trabalhar e acho que com tempo isto fica um autêntico recife.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bem, vamos dar umas novidades!

 

Depois de um recomeço no sistema, a coisa está a ir aos poucos em direcção ao bom caminho.

Como podem ver nos últimos tópicos, apostei num escumador DIY e não estou nada arrependido. Com 2 semanas de uso, retirou bastante porcaria, mas mesmo porcaria, ora vejam:

IMG_5744.jpg

IMG_5745.jpg

IMG_5746.jpg

IMG_5748.jpg

IMG_5749.jpg

IMG_5750.jpg

IMG_5751.jpg

IMG_5752.jpg

IMG_5753.jpg

 

 

E agora, vamos falar de azares!

É claro que sendo eu o homem dos azares na aquariofilia, não podia estar muito tempo sem ter um!

Desta vez, depois de substituir a bomba do reactor de calcio, 1 semana depois....puuufffff Pifou!

 

Eu bem achei estranho chegar um dia destes a casa e o disjuntor que alimenta o aqua estar desligado. Liguei e ficou normal. Ontem chego e estava o geral em baixo. Ligo e aguentou. Fui às fichas temporizadas, daquelas que tem uma rodinha e estava parado nas 12h....esteve do meio dia até à 1 da manhã sem luz!!!! Comecei a bater mal, mas o aqua estava bem, temperatura normal e os peixes, apesar de meio abananados, estavam bem.

Passado meia hora, pimba, tá em baixo! Lá fui ver o que se passa e dei com a ficha da bomba toda derretida, mas internamente, porque a tomada onde estava ligada só estava preta, cor que ganhou por causa da ficha da bomba, pois de resto foi só limpar, testar e ligar o que estava ligado a ela antes de ligar a bomba.

Ora vejam como ficou:

IMG_5759.jpg

 

Hoje lá liguei para a empresa onde comprei e tinha uma bomba nova no Sábado, mas como o problema parecia ser facil de resolver, falei com eles em trocar a ficha. Só no o fiz ontem por uma questão de salvaguardar a garantia. A resposta deles foi que trocavam por uma nova, pois eu não tinha que o fazer, mas eu insisti, de forma a resolver a coisa na hora, e foi o que acordamos fazer, e ficou funcional, sem problemas:

IMG_5756.jpg

 

Agora vamos ver o que falta acontecer!!!!

 

 

 

Pegando no resto do aqua, parece que comecei a conseguir aguentar SPSs.

O que me leva a ver isso é uma frag de Acropora que estava castanha com polipos verdes, está a começar a mudar para azul com polipos verdes!

Vamos ver se continua assim, a mudar para melhor!

Além disso, estou prestes a receber umas Tridacnas vinda de um particular.....perdi a cabeça.....para completar um pouco mais a minha "colecção"! Depois a ver se coloco umas fotos!

No refúgio, tenho tido alguma ciano, mas acho que é um mal deles, principalmente no início, o meu pipe está bem da vida e daqui a uns tempos coloco um cavalinho! A estrela que lá tenho está a precisar de companhia...talvez coloque outra. De corais, não tenho nada de novo, a não ser uns Zoanthus com umas cores diferentes e uma muda de Pachyclavularia que tem o tecido rosa com polipos verdes, mas todos eles verdes, não é só as pontas! A ver se aquilo cresce para depois tirar umas fotos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

E vamos actualizar mais um pouco este tópico....

 

Comecemos pelos azares...

O transformador que tenho ligada a bomba que alimenta o reactor de cálcio pifou....queimou por dentro. Tenho andado à procura de um como deve de ser....só vi numa casa do chinês....hoje a ver se procuro, tenho andado com preguiça! :D

 

Agora as coisas novas...tenho arranjado umas pequenas mudas de uns moles (Zoanthus, Clavularia, Ricordeas, Actinodiscus...) para colocar no meu "refúgio"...a ver se tiro umas fotos que esqueci. No refúgio a coisa está a ir devagar....tenho bastante ciano, mas acho que é o mal dos refúgios no início. As algas estão a crescer aos poucos e os mangues que coloquei já começaram a ter umas raizes a crescer...daqui a nada está um bom ambiente para colocar os cavalos marinhos que vão fazer companhia ao meu pipe que só tem a estrela ao pé dele e os Nassarius.

 

No aqua principal tive uma baixa. Uma das Pseudanthias morreu. Na última falha de corrente, por causa da bomba do reactor de cálcio, os peixes stressaram, principalmente o meu sixline que desatou à porrada a quem não lhe fizesse frente. Tive as 2 fêmeas das Pseudanthias a levar porrada e não era pouca. Cheguei a ver a desgraçada a levar umas boas mordidelas. Passou 2 dias escondida por baixo da Tridacna maior que tenho mas no 3º dia estava já morta. :puppydogeyes:

 

Quem ficou triste, mas contente foi a mulher. Ficou triste porque foi um animal que morreu, mas contente porque ficou espaço para comprar um peixe que ela tanto queria, e lá fui comprar este Domingo:

IMG_5785.jpg

 

Queria arranjar um já de tamanho L, mas na falte fiquei com um M. Foi bem recebido....todos se chegaram a ele para averiguarem quem era mas ninguém o chateou, nem mesmo o sixline que ainda se ouriçou mas não fez nada.

 

Como não podia deixar de ser....adicionei ontem mais uma Tridacna à minha colecção, fora as que tenho adicionado. Tive a oportunidade de comprar algumas, recentemente, a um amigo e outras a lojas. A que entrou ontem foi uma derasa com uma cor fora do normal (de cima é que se vê bem a diferença):

IMG_5787.jpg

 

As restantes que entraram foram 2 crocea, que uma delas julgo já ter mostrado uma azul. Deixo a foto da mais antiga:

IMG_5765.jpg

 

Outra que coloquei também foi uma maxima:

IMG_5772.jpg

 

Outra que entrou, que tem demonstrado ter uma boa cor vista de cima é uma squamosa. Bem que andei à procura por algumas lojas por uma bonita, mas era tudo cremes e castanhas...esta pelo menos é mais bonita:

IMG_5774.jpg

 

Deixo-vos por fim, com mais umas fotos delas, vistas de cima e de uma das derasa mais velhas...não é a mais velha porque já não dá para ficar nas macros, está a ficar grande:

 

IMG_5797.jpg

IMG_5801.jpg

IMG_5804.jpg

IMG_5807.jpg

IMG_5809.jpg

 

De resto a coisa está a ir bem. O escumador está a trabalhar, retira e bem a porcaria. O Luis Rodrigues veio cá este fim de semana e ficou admirado....a porcaria é quase preta! :D

 

E fico por aqui com um abraço a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem lindas essas tridacnas azuis pedro.

 

Montei o meu este fim de semana, agora há que esperar e dar tempo ao tempo, mas tambem queria ter uma ou umas tridacnas mais tarde,

contudo quando falo nisso a alguns amigos...aaaaah e tal eu se fosse a ti nao metia...tu luz ate tens mas o problema é que elas as vezes trazem

da loja uns caracois minusculos que são uma praga e nao sei que....

 

Mas será assim tão arriscado comprar tridacnas nas lojas????

 

Os caracois de que falam são os Cymatium muricinum???

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro

 

Belas tridacnas....são bem lindas, onde as arranjaste?

Não as tinhas, pois não?

 

Abraço

 

João Alves

Editado por Joao A Alves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem lindas essas tridacnas azuis pedro.

 

Montei o meu este fim de semana, agora há que esperar e dar tempo ao tempo, mas tambem queria ter uma ou umas tridacnas mais tarde,

contudo quando falo nisso a alguns amigos...aaaaah e tal eu se fosse a ti nao metia...tu luz ate tens mas o problema é que elas as vezes trazem

da loja uns caracois minusculos que são uma praga e nao sei que....

 

Mas será assim tão arriscado comprar tridacnas nas lojas????

 

Os caracois de que falam são os Cymatium muricinum???

Paulo, a Tridacna é um invertebrado filtrador de água, como tal vai buscar a maioria do seu alimento à água. Necessita de Calcio, Magnésio, Carbonatos....para poder construir a sua carapaça e crescer. Também tem a alga simbiótica que os corais têm, a zooxanthellae, que produz alimento para ela.

Para a manteres deves ter condições mínimas de água e equilíbrio no aquário, se bem que já tive nitratos altos e elas aguentaram, mas os picos nos valores da água são maus.

Sobre os caracois que comem a Tridacna não são esses. São praticamente todos da família Pyramidellidae. Podes ver mais aqui na parte dos Pyramid Snails.

Como tudo na vida, há sempre riscos, mas se soubermos escolher onde comprar e tivermos a oportunidade de verificar bem o animal antes de sair da loja, melhor. Tens de ter muita atenção, pois os caracóis têm apenas uns milímetros. Podes também, já em casa, coloca-la dentro de algum recipiente com água do aquário ou água da loja que vem no saco e esfregar com uma escova de dentes.

 

 

Boas Pedro

 

Belas tridacnas....são bem lindas, onde as arranjaste?

Não as tinhas, pois não?

 

Abraço

 

João Alves

Algumas já as tenho há dois anos. A mais antiga veio da Redfish, as outras vieram de particulares e de duas lojas que coloco por ordem alfabética, pois não dou preferência a uma ou a outra:

- Aquaplante

- Naturline

 

Ambas trabalham com a TMC, o que é sempre um factor de segurança e de uma boa colecta/transporte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
(...)fiz mais uma bateria de testes e estou a ver que umas coisas melhoraram e outras pioraram. Aqui fica os resultados:

 

Temp: 27º

KH: 10

pH: 8,4

NH4: 0

NO2: 0

NO3: 0

PO4: 0

CA: 420

MG: 1080

 

(...)

 

Pedro,

 

Realmente o escumador parece estar a remover coca-cola, já agora me vem a questão quais a(s) marca(s) do(s) fabricante(s) dos seus testes, e a quanto tempo os possui (estimado),?

 

Abçs,

 

Jeff

Jeff Corado

 

Meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Pedro

 

Louvo a tua paciência para fazeres testes de Ca e Mg com JBL...

Hoje faço o teste de Ca com 'Red Sea' e é uma maravilha!

Mais, o teste que me dá mais gozo de fazer é o do Kh... da JBL! 5ml de água e é só contar as gotas...

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, como viste....raramente faço testes, e assim quando faço, faço mesmo...tenho de notar o trabalho que dá a fazer para não voltar a fazer tão depressa! :tie-emoticon3:

 

 

Filipe...a colecção das Tridacnas não vai fechar portas....é só esperar mais um mês e ver se encontro uma bonita e a bom preço! :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Hoje foi dia de fazer manutenção do aquário e decidi tirar umas fotos, mais por causa de uma Tridacna maxima já há uns dias andar encavalitada em cima de uma Tridacna derasa! :D

Parece estranho mas ainda não aumentei a minha população de Tridacnas, estando ainda com 7! Agora fiz uma pausa.

 

Azares por enquanto nada, para estranhar, mas parece que agora estou bem....boa iluminação, escumador a bombar a 200%, reactor de calcio e kalk a trabalhar também....só falta fazer uns testes para ver como anda...talvez amanhã!

 

Aqui ficam umas fotos:

 

IMG_5825.jpg

IMG_5827.jpg

IMG_5831.jpg

IMG_5834.jpg

IMG_5838.jpg

IMG_5840.jpg

IMG_5843.jpg

IMG_5846.jpg

IMG_5851.jpg

IMG_5854.jpg

IMG_5855.jpg

IMG_5857.jpg

IMG_5865.jpg

IMG_5869.jpg

IMG_5870.jpg

IMG_5880.jpg

IMG_5889.jpg

IMG_5891.jpg

IMG_5893.jpg

IMG_5894.jpg

IMG_5899.jpg

IMG_5901.jpg

 

 

Comentem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.