Estará Doente?


PedroQM

Recommended Posts

Olá!

 

Comprei hoje um lindo ancistrus (não sei se há espécies ou nome científicos mais específicos, por isso, se houver, não sei especificar qual é) e só depois de o introduzir no aquário reparei que tem uma mancha por trás do olho e outra perto da cauda. Não sei se será paranóia minha ou se tem realmente alguma coisa.. (espero que as fotos sejam elucidativas)

 

ancistrus1.jpg

 

Reparem que entre a barbatana dorsal e a cauda há uma mancha maior.

 

ancistrus2.jpg

 

A qualidade não é boa, mas dá para ver que há uma mancha atrás do olho..

 

 

 

Alguém me sabe dizer o que é?

Espero que seja tudo só uma pinta maior..

 

Já agora, há algum nome mais específico para este ancistrus?

 

Cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Parece-me ser uma infecção bacteriana.

Penso que deves actuar desde já!!!

Um medicamento que tenho usado nestes casos com sucesso é o BACTOPUR DIRECT da Sera. Basta seguir as indicações do folheto que acompanham o medicamento.

 

Boa sorte para esse menino.

 

Cumprimentos.

Jacinto Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas..

 

Arrenpendo-me de não ter olhado melhor para ele na loja..

 

 

primi

A acompanhar tenho 2guppies, 1 molly, 2 danios zebra, 1 néon negro, 2 néons rosa, 1 tetra cauda vermelha, 1 camarão + o ancistrus adicionado hoje..

 

Daniel Almeida

Não sei, comprei-o hoje, por isso só hoje se irá adaptar ao horário da nova casita dele.. 12 horas c luz + 12 sem luz

 

Jacinto Silva

Como pô-lo de quarentena? É que não tenho outro aquário nem material a mais.. apenas um motor.. o máximo que conseguirei fazer é pô-lo numa espécie de taça com o motor a circular a água. Não vou ter termostáto a aquecer a água nem filtro.. É grave?

 

 

Cumps!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro,

 

Eu faria o tratamento igual para todos.

Já aconteceu com os meus peixes, apenas dois estarem aparentemente afectados, num grupo de cinco e fiz o tratamento para todos.

Se o tratamento for aplicado de acordo com a prescrição incluída no folheto não fará mal aos peixes e assim fica toda a família tratada!

 

Cumprimentos.

Jacinto Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hmm.. ok.

 

Só mais uma pergunta então: aparentemente nasceram-me uns danois zebra que os descobri ontem no filtro interno e estão ainda mt pequenos (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=60129). Esse remédio não lhes fará mal?

 

Cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Essa é uma questão mais difícil para mim.

Eu tenho idéia que não vem nada escrito nas indicações do medicamento sobre o seu efeito em peixes recém nascidos.

Não sei adiantar mais nada sobre esta situação.

De qualquer modo tenta saber algo mais no sub-fórum "doenças".

 

Cumprimentos.

Editado por Jacinto Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho 2 peixes gato, um com um tamanho consideravel e um bem mais pequeno, esse pequeno esta sempre junto ao termostato a tona de agua onde tenho umas plantas a boiar, já me preocupei mais, pois ele come e lá se vai mexendo de vez em quando.

Como são peixes tranquilos (quando não estao com o azeites) penso que está bem, mas agora ao ler este post assustei-me um pouco.

Que me propõe fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jacinto Silva,

 

Obrigado pela resposta. Já apliquei o remédio desde ontem à tarde e os recém nascidos aparentemente estão óptimos.. Mais mal lhes fiz eu a transporta-los do filtro para a maternidade do que o remédio..

 

Espero que o baktopur direct resolva o problema do meu ancistrus :P

 

Cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faltam 24h +/- para acabar o tratamento que o Jacinto sugeriu. Aqui estão os desenvolvimentos (infelizmente acho que não ha melhorias:|)

 

ancistrus3.jpg

 

ancistrus4.jpg

 

Q acham?

 

Cumps

Editado por PedroQM
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Após terminar o tratamento deves aguardar e ver a evolução do estado de saúde do peixe. O desaparecimento das lesões provocadas pela doença não acontece de um dia para o outro.

Deves continuar a vigiar o peixe, verificando se tem boa vitalidade, se se alimenta bem, se as manchas aumentam ou diminuem.

Das duas uma:

Ou o peixe começa a recuperar nos primeiros dias após o tratamento, melhorando o aspecto das lesões, mantendo uma boa vitalidade e alimentando-se bem... e então demorará cerca de 15 dias até que recupere o seu aspecto normal;

Ou então, nos dias imediatos ao tratamento o peixe piora o seu estado de saúde e aqui teremos que pensar que não se trata de uma infecção bacteriana ou ainda que se trata de uma infecção bacteriana associada a fungos ou outra doença.

 

Vai dizendo alguma coisa sobre a evolução desse menino!

 

Cumprimentos.

Jacinto Silva

Editado por Jacinto Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda que têm dado, pessoal. banana rock

 

Já segui todos os passos das instruções e fiz a tpa de 50% p tirar o remédio. Tenho posto comida para peixes de fundo mas não o vejo comer.. mas por outro lado vejo-o todo animado pelo aquário colado aos vidros, pedras, filtro.. Parece-me bem, mas estas manchas é que me assustam..

 

No pior dos casos, poderá esta doença ser contagiosa (por causa dos outros peixes)?

 

Nota: as últimas fotos estão c photoshop em cima pq a luminosidade da foto era fraca. As manchas têm uma cor mt semelhante às pintas dele..

 

Já agr, sabem-me dizer se há algum nome específico para este ancistrus?

 

Cumps!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Para quem estava a seguir este topico e me estava ajudar, informo, lamentavelmente, que o ancistrus nao sobreviveu :\ enfim.. E o que da comprar em lojas que so pensam em dinheiro e nao prestam atencao nenhuma a saude dos animais..

 

Cumps!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais