[co2] Vinagre Com Fermento Solta Co2?


Recommended Posts

Boas, hoje, em conversa com um amigo surgiu o tema de produzir CO2 em casa, e eu falei-lhe das receitas que há por aqui no forum com açucar, fermento, bicarbonato de sódio e agua, e ele disse-me que juntar vinagre com fermento tambem produz CO2 e é mais fácil de fazer...

 

É verdade???

David.

Posted Image

Tesla Motors

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Com fermento não... mas com bicarbonato de sódio (NaHCO3) que é muitas vezes chamado de fermento, dá...

 

Há um tópico no DIY sobre CO2 químico:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=40274

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Word of the wise... lê tudo... mas mesmo tudo. E se tiveres dúvidas, lê mais umas vezes... e se mesmo assim não perceberes, pergunta.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Com fermento não... mas com bicarbonato de sódio (NaHCO3) que é muitas vezes chamado de fermento, dá...

 

Há um tópico no DIY sobre CO2 químico:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=40274

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Word of the wise... lê tudo... mas mesmo tudo. E se tiveres dúvidas, lê mais umas vezes... e se mesmo assim não perceberes, pergunta.

 

 

Hum..Obrigado Luís!

 

Já tinha dado uma vista de olhos no teu DIY e estive agora a ler com mais atenção.

Dá para fazer o mesmo, mas usando o vinagre (que acaba por ser acido, uma solução de acido acético, se bem me lembro da cadeira de quimica geral...mas eu tbm nao prestava muita atenção) e bicarbonato de sódio?

 

Daqui a uns dias quanto tiver acabado de aumentar a luz no meu aquario vou fazer uma injecçao de CO2 baseada no teu DIY...

David.

Posted Image

Tesla Motors

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou mesmo muito interessado nesse método.... Basta colocar numa garrafa com tubo de ar e pedra difusora, so isso chega?

Editado por koyodu

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou mesmo muito interessado nesse método.... Como é que se faz, não é para colocar o fermento e o vinagre no aquario como é obvio... Como entao?

 

A reacção do bicarbonato com o ácido (vinagre) é muito rápida e por isso o vinagre teria que gotejar lentamente para cima do bicarbonato (claro que fora do aquário). Cada gota produz formação imediata (e em excesso) de CO2. A introdução desse gás no aquário é feita então aos "solavancos".

 

A alternativa com o fermento de padeiro é mais natural pois a libertação de CO2 dá-se gradualmente ao longo do tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Cada gota produz formação imediata (e em excesso) de CO2. A introdução desse gás no aquário é feita então aos "solavancos".

Como assim?

 

A pressão é contínua... num limite de tempo muito grande, se as coisas estiverem bem feitas, claro está.

 

A alternativa com o fermento de padeiro é mais natural pois a libertação de CO2 dá-se gradualmente ao longo do tempo.

Com CO2 químico também...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A experiência que eu tenho com reacções desse tipo (não adaptadas à aquoariofilia) é que não havendo equilíbrio químico estabelecido já que se está a formar um gás, a reacção é imediata para cada gota de ácido que se adicione.

 

Apenas estou a dar a minha opinião sem ter testado esse sistema do bicarbonato. Mas discordo quanto ao facto da pressão ser continua. Claro que os amigos podem contrariar essa minha afirmação baseados na sua experiência com essa montagem. De resto, em termos teóricos sei do que estou a falar.

 

O da levedura conheço eu bem em termos experimentais e recomendo (mas nada se compara a uma botija).

Editado por SatControl
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Sim... a produção de CO2 não é contínua... mas o que importa não é a produção, mas sim o escape. Daí que as garrafas estejam sujeitas a uma fadiga (variações ciclícas de pressão), principalmente aquela onde se forma o CO2.

Para dentro do aquário, o caudal não varia significativamente utilizando um injector de CO2 químico.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas respostas!

 

Futuramente, se me der bem com as plantas, vou optar por fazer um sistema de CO2 DIY identico ao do Luís Fortunato (aquele com duas garrafas e acido) mas com uma alteração/melhoria. Vou usar tubos e garrafas e valvulas fabricadas para lidar com liquidos e soluções acidas/corrosivas a altas pressões, porque o meu pai, para minha sorte, arranja-me este tipo de material. Embora não seja uma coisa acessivel a toda a gente, penso que no meu caso vai ser uma melhoria à segurança do sistema.

Mas até lá, ainda tenho de por as minhas plantas saudaveis e repor os nutrientes em falta...

 

Em relação ao que foi dito, também concordo que o importante é o escape continuo de CO2 e não a produção deste, uma vez que uma coisa nao implica necessáriamente a outra.

 

 

 

Cumprimentos,

David

David.

Posted Image

Tesla Motors

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.