Que Comida Dar?


Recommended Posts

Boas

 

Mais uma vez peço ajuda aos mais entendidos sobre a seguinte questão:

 

- Tenho 14 alevins de Labidiochromis Caeuruleus, com quase dois meses, os quais alimento com "Nutrafin basix". Não sei se será a melhor alimentação para os pequenotes! Não será já tempo de começar a introduzir comida mais "adulta"? Os pais, assim como o resto dos habitantes do aquário principal, têm um "menú" de daphnia, larva de mosquito asiático, artémia e malawi mix, tudo comida congelada. São alimentados 3 vezes por dia, tantos os alevins comoo resto da população. De manhã, depois da hora de almoço e à noitinha. Será que não posso começar a dar numa destas refeições um pouco de comida congelada, de modo a que se habituem e cresçam melhor e mais saudáveis?

 

Os alevins em questão são estes:

 

alevins01.jpg

 

Entretanto já tenho mais duas fêmeas a fazer a incubação bocal... estou a prever uma "praga" de amarelinhos no aquário...

 

 

 

Desde já agradeço as respostas, daqueles que entendem um pouco mais que eu sobre esta espécies.

 

 

 

Cumps.

 

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Mais uma vez peço ajuda aos mais entendidos sobre a seguinte questão:

 

- Tenho 14 alevins de Labidiochromis Caeuruleus, com quase dois meses, os quais alimento com "Nutrafin basix". Não sei se será a melhor alimentação para os pequenotes! Não será já tempo de começar a introduzir comida mais "adulta"? Os pais, assim como o resto dos habitantes do aquário principal, têm um "menú" de daphnia, larva de mosquito asiático, artémia e malawi mix, tudo comida congelada. São alimentados 3 vezes por dia, tantos os alevins comoo resto da população. De manhã, depois da hora de almoço e à noitinha. Será que não posso começar a dar numa destas refeições um pouco de comida congelada, de modo a que se habituem e cresçam melhor e mais saudáveis?

 

 

Davs

 

Viva,

 

Eu para os pequenotes sugiro JBL - grano vert mini.

 

Quanto à alimentação dos adultos, acho-a demasiado proteica, os mbunas são peixes vegetarianos, ao dar-lhes comida com grande valor proteico poderão vir a ter problemas num futuro próximo.

 

Sugiro que mantenhas só malawi mix, uma vez por semana, e os alimentes principalmente com produtos à base de spirulina (omega one super veggie, JBL vert, sera flora, etc... existem muitas marcas e muitos preços...)

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quer dizer então que estou a proceder mal quanto à alimentação dos adultos... se mais tarde poderão a vir ter problemas, tenho memso de mudar o menú. Agora ficou uma dúvida! Comida congelada só uma vez por semana ou uma vez por dia? As três refeições que neste momento, mantenho-as, mas passo a comida dita "normal"? Estou a ver que os meus Malawi andam a comer à português! É prá engorda! Quanto ao alimento dos alevins, já me tinha sugerido da JBL. De lamentar que por aqui, na Figueira da Foz, apenas se encontre as marcas mais corriqueiras, tipo marca de supermercado, salvo raras excepções. Cada vez mais me mentalizo que quem quiser ter um aquário, ou vários, em boas condições, assim como toda a flora e fauna, tem de fazer compras fora do nosso país... sai mais barato e maior parte das vezes a entrega é mais rápida. Enfim, é o país que nós temos...

 

O meu obrigado pelas explicações e vou tratar de alterar a dieta dos meus meninos.

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha eu tenho criacções de Caeruleus há muitos anos e se conseguires ter pedras com as famosas algas verdes não precisas de te preocupar com os alevinspois estes raspam-nas até trincarem a comida dos pais.

Podes sempre colocar pequenos pedacinhos de Courgettes (parecem pepinos mas não são) que eles adoram.

Quanto á comida dos adultos eu aos meus sempre dei granulado próprio para africanos herbivoros (neste momento uso JBL Novo rift) que os pequeninos com o tamanho que os teus tem já as "roem", as famosas cougettes, as algas das rochas que eles vão raspando e ás vezes uma folha de alface ou de espinafre fervida só para amolecer e coloco-a lá dentro presa a uma pedra (tamanho da folha de acordo com o nº de peixes, por norma uma folha com aproximadamente 10 cm dá para 7 ou 8 adultos para alguns dias.

Mas com a alface tens de verificar quando é que eles começam a comê-la pois entre vários peixes há uns que comem logo e outros que só após algumas tentativas é que as comem.

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora ficou uma dúvida! Comida congelada só uma vez por semana ou uma vez por dia? As três refeições que neste momento, mantenho-as, mas passo a comida dita "normal"?

 

Comida congelada, duas vezes por semana. Mas tentar dar o menos possivel.

 

 

 

Cada vez mais me mentalizo que quem quiser ter um aquário, ou vários, em boas condições, assim como toda a flora e fauna, tem de fazer compras fora do nosso país... sai mais barato e maior parte das vezes a entrega é mais rápida. Enfim, é o país que nós temos...

 

Concordo em pleno.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Olha eu tenho criacções de Caeruleus há muitos anos e se conseguires ter pedras com as famosas algas verdes não precisas de te preocupar com os alevinspois estes raspam-nas até trincarem a comida dos pais.

Podes sempre colocar pequenos pedacinhos de Courgettes (parecem pepinos mas não são) que eles adoram.

Quanto á comida dos adultos eu aos meus sempre dei granulado próprio para africanos herbivoros (neste momento uso JBL Novo rift) que os pequeninos com o tamanho que os teus tem já as "roem", as famosas cougettes, as algas das rochas que eles vão raspando e ás vezes uma folha de alface ou de espinafre fervida só para amolecer e coloco-a lá dentro presa a uma pedra (tamanho da folha de acordo com o nº de peixes, por norma uma folha com aproximadamente 10 cm dá para 7 ou 8 adultos para alguns dias.

Mas com a alface tens de verificar quando é que eles começam a comê-la pois entre vários peixes há uns que comem logo e outros que só após algumas tentativas é que as comem.

 

Sim senhor, belas dicas! Lá terei de ir à mercearia comprar umas verduras ::D:

 

 

Comida congelada, duas vezes por semana. Mas tentar dar o menos possivel.

 

Já comecei a dar comida "normal". Não parece terem engraçado muito com a mudança :( .Estão mal habituados é o que é.

 

 

 

Concordo em pleno.

 

Não me entra na cabeça como esses países têm um nível de vida superior ao nosso e têm os mesmos produtos muito mais baratos! Muito mesmo. :roll:

 

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

Em relação aos meus peixes, alternam entre comida caseira(à base de miolo de camarão, ervilhas,spirulina e espinafres ) e granulado para gato picado em várias densidades, conforme o tamanho dos peixes. Comida para gato eles adoram e estão saudáveis, sem qualquer problema, tenho um amigo que tem peixes com três anos sem quaiquer problemas e é da comida que eles mais gostam. Ao princípio achei estranho, mas depois rendi-me às evidências ... e tem todos os nutrientes que eles precisam com pouca proteina, cerca de 30%.

 

Um abraço

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha ao ler o post do João Marques ele fala de uma coisa que eu me esqueci e que é um dos alimentos que os meus mais comem : miolo de camarão.Adoram e choram por mais

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Boas queria uma ajuda tenho 2 Labidiochromis Caeuruleus, mas 1 deles esta a crescer bem o ourtro nao cresce o maior come de tudo ja comprei comida herbivora mas o mais pequeno nao pega o que eude fazer..... e como se destingue o casal... obrigado... fica bem .... :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha os machos são por norma maiores com todas as barbatanas dorsal , pelvica e anal com os bordos pretos (mas isto por vezes as fêmeas tambem tem) para mim as maiores diferenças são os "ovos" desenhados na barbatana anal do macho e o focinho mais pontiagudo do macho.

No comportamento o macho é muito mais territorial e no teu caso ou tens dois machos e um é muito dominante por isso o outro não tem muita hipótese de comer ou vê lá se o que não come não é uma fêmea e está com a boca cheia de ovos ou filhos e por isso não pode comer.

Observa se não tem o "papo" cheio nota-se por baixo da boca tipo uma bolsa cheia.

Abraços

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais