Recommended Posts

Olá a todos!!!

 

Ao dar uma volta pelo forum vemos logo que a iluminação é mt importante, então fica aqui a minha duvida, quais as melhores calhas, tendo também em conta o preço delas!!!

 

Muito obrigado

 

Para ser sincero as DIY porque:

-Têm a potencia que tu queiras

-Podes fazer com as medidas que derem mais jeito

-Saem normalmente bastante mais baratas que as de compra e com algum jeito para a bricolage (seja em aluminio ou madeira) consegues resultados estéticos bastante satisfatórios.

 

Se utilizares a pesquisa avançada, no subforum DIY tens vários exemplos de calhas

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

A primeira pergunta que devemos fazer é:

 

Que queres colocar no aquário?

 

Em termos de plantas... a partir daí, existem inúmeras soluções.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

A primeira pergunta que devemos fazer é:

 

Que queres colocar no aquário?

 

Em termos de plantas... a partir daí, existem inúmeras soluções.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Ups! não me lembrei dessa parte :oops: Sim, estava a referir a plantados.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

E que plantas estás a pensar colocar? Tanto em termos de qualidade, como de quantidade.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ser sincero as DIY porque:

-Têm a potencia que tu queiras

-Podes fazer com as medidas que derem mais jeito

-Saem normalmente bastante mais baratas que as de compra e com algum jeito para a bricolage (seja em aluminio ou madeira) consegues resultados estéticos bastante satisfatórios.

 

Se utilizares a pesquisa avançada, no subforum DIY tens vários exemplos de calhas

 

Abraço

 

Agora reparei aqui numa coisa e surgiu-me uma duvída... O material (balastros e as lampadas em si) nao aquece demais para estar montado em madeira?

David.

Posted Image

Tesla Motors

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora reparei aqui numa coisa e surgiu-me uma duvída... O material (balastros e as lampadas em si) nao aquece demais para estar montado em madeira?

 

Em principio os balastros electronicos não aquecem tanto como os outros e depois desde que haja alguma ventilação não há problema nenhum...

Estou agora a cnstruir uma em madeira com balastro electrónico (ve na assinatura).

 

Além disso tenho uma calha em madeira (tem mais de 10 anos) e com um balastros sem ser electrónico (aquece mais) e nunca tive problema nenhum com sobreaquecimento

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tb ando interessado numas calhas para um aqua de 80x40x40cm.

 

 

Vi aqui no fórum umas da marca Cyber Aqua, pareceram-me muito interessantes. São cara ? E onde as adquirir em Lisboa?

 

 

Já agora alguma dica para uma calha em conta para o tamanho referido de aqua de modo a ter um bom racio (tipo 1w/lt) ?

 

Cumps.

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

80 cm é uma medida um pouco ingrata para um plantado. Pelo menos para um que deva existir uma luz uniforme ao longo do seu comprimento. Ou seja, que não fique escuro nas pontas...

 

Para essa litragem e comprimento, o que aconselho é 4 lâmpadas PLL de 36W cada (2+2) ou então 3 lâmpadas T5 HO de 39W cada.

 

Em qualquer dos casos, a calha será sempre ligeiramente maior que 80 cm.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

E que plantas estás a pensar colocar? Tanto em termos de qualidade, como de quantidade.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Boas,

 

Ainda não sei, estava só mesmo a pesquisar, sei que é necessário espectros conforme as plantas e afins, é mais fazer um apanhado do material.

 

Mas já vi várias marcas de calhas, de projectores e afins, assim como já me assustei com o preço de algumas, era mesmo só para ter a noção, do tipo de materiais existem e do seu preço, e encontrar algo que seja convidativo a comprar.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em qualquer dos casos, a calha será sempre ligeiramente maior que 80 cm.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Porque que dizes que 80 cms e ingrato 80 , 90 100, 200 e tudo igual desde que se saiba a proveitar a luz e que se ponha a potencia desejada.

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Luís, pq dizes que 80cm é ingrato ?
Porque que dizes que 80 cms e ingrato 80 , 90 100, 200 e tudo igual desde que se saiba a proveitar a luz e que se ponha a potencia desejada.

Eu acho que tinha ficado explícito quando escrevi isto:

 

Em qualquer dos casos, a calha será sempre ligeiramente maior que 80 cm.

Ou seja, para 80 cm de comprimento não existem lâmpadas fluorescentes cuja parte luminosa (o vidro) seja de 70 e muitos centímetros. Percebem?

 

Ou utilizamos uma lâmpada maior (o caso das acima citadas, como as T5 HO de 39W), ou então a lâmpada de comprimento menor, será curta de mais, e fará com que as pontas do aquário fiquem escuras em relação ao resto.

Been there, done, that... eu também usava uma lâmpada de 36W PLL no meu aquário de 50 cm de comprimento, e tinha esse problema das pontas mais escuras. Agora uso uma lâmpada de 55W PLL, e apesar de ter mais 2 cm que o necessário, a distribuição de luz é muito melhor...

 

Mas como é óbvio, isto são só opiniões. Cada qual sabe de si.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem mitrar-me aqui mas tb tenho um aqua de 80cm e tou c dúvidas qt a iluminação.. Qt mais leio mais baralhado fico.. O aqua vem c uma calha c reflector para uma T8. Neste momento está apenas c 20w.. Gostava de ter um plantado jeitoso, mas n sei mm o que fazer. Qual a melhor solução? desde calhas q se possam comprar a calhas DIY - e dentro destas desde t8, t5, hqi, etc etc etc..

E digam-me, se possível, os inconvenientes de cada sistema, tipo, sobreaquecimento q faz a agua aquecer, caro, qualidade fraca, etc..

 

A propósito http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=59317

 

Mais uma vez desculpem-me a intromissão e obrigado desde já..

 

Cumps

Editado por PedroQM
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.