Anemona a morrer ?


Luis C Lopes

Recommended Posts

Tenho uma anemona ou neste momento uma amostra de anemona que não parece estar muito bem.

 

A minha dúvida é se a devo retirar ou esperar e arriscar a estragos maiores que a morte dela possa trazer para o aquario.

 

Os parametros da agua estão bons e dentro do normal e não fiz quqlquer adição nova ao aquario.

 

Tentei dar-lhe um camarão mas não parece aceitar.

 

Está assim á 3 dias.

 

Este o aspecto dela antes

 

Pic_393_7.jpg

 

e depois

 

Pic_393_13.jpg

Abraço,

 

Luis Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabes o nome da anemona? Pelas verrugas parece-me ser uma Heteractis Magnífica mas a identificação de anémonas (e não só) não é o meu forte :wink:

 

Que tipo de iluminação tens?

 

m a n k l i t

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso não me parece uma Macrodactila doreeensis mas não tenho mesmo a certeza. Parece-me que essa tem menos tentáculos mas não tenho mesmo a certeza.

 

Partindo do principio que é uma doreensis, acho que pouco podes fazer a não ser esperar. A iluminação parece-me adequada a não ser que tenha muito pouca corrente.

 

Desculpa não te ajudar mas não tenho experiência com essa anémona embora segundo a literatura, seja uma das mais "fáceis" de manter.

 

m a n k l i t

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso q é uma dorensis.

 

Quanto á luz tenho 4 T5 de 54 watts num aquario de 50 cm de altura

 

Penso que devias utilizar 1 ou 2 projectores de iodetos metalicos. As T5 não são suficientes para manter anemonas , e muito menos corais, num aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas yellow,

 

Nessas T5 que tens em uso utilizas alguma de espectro azul?

 

Acho que terá um pouco a ver com isso, pois trata-se de uma anemona muito exigente e que necessita de muita luz e tb de comer varias vezes por semana coisas do tipo camarão,berbigão,ou qualquer outro tipo de moluscos, tens ainda de ter cuidado pois trata-se de uma anemona de padrões agressivos, quero dizer com isto que poderá afectar-te alguns corais caso os tenhas no teu aqua.

 

abraços

Rui Carvalho

Planeta Animal

Massamá

:::»Prefira Quem Sabe Ouvir, Pois Um Dia Seremos Todos Melhores.....Mas Nunca Seremos Perfeitos«::::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui,

 

Sim, 2 das 4 lampadas são actinicas.

 

Quanto á alimentação dava-lhe um camarão por semana (sei agora que era pouco).

 

O problema agora é que não sei se a devo retirar imediatamente ou arriscar e esperar a ver se ela recupera.

 

Um abraço

Abraço,

 

Luis Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As T5 poderão ser ou não suficientes, depende de que anemona se trata.

 

Um outro membro deste fórum, o dlopes, manteve uma anemona carpete azul debaixo de T5 durante muitos meses. Julgo que não podemos atribuir apenas à luz o comportamento da anemona.

Normalmente, quando têm falta de luz, as anemonas tendem a procurar o local mais alto do aquário por ser mais próximo da luz. Algumas chegam mesmo a subir pelos vidros.

Sem dúvida que a iluminação ideal são as HQI mas há muitos exemplos de aquários mantidos com sucesso apenas com T5, inclusivé com acroporas e outros SPS.

 

 

m a n k l i t

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pois é... mantive duas (e não uma como o Manklit disse) anémonas com 4 T5 de 54W (e o meu aqua tem 60 cm de altura).

 

Mantive uma Heteractis magnifica (que me parece idêntica à que apresentas) durante 1 ano e meio (tive que a vender pois estava muito grande) e mantenho agora uma hadonni azul há mais de 1 ano. Tenho HQI´s há cerca de 8 meses.

 

Em termos de alimentação, apenas lhe dava camarão de vez em quando (2 em 2 semanas) e por vezes esteve fechada por mais de 3 dias. Não sei explicar porquê!!

 

Penso que a tua, não está a morrer, pois está pouco fechada! Tenta colocar mais movimentação de água directa para ela.

 

Boa sorte,

 

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo,

 

Então da luz não deve ser o que me deixa mais aliviado.

 

Se calhar é melhor esperar mais uns dias, até porque li algures que quando as anemonas estão a morrer se tornam brancas, consequencia da morte por algum motivo das zooxanthellaes.

 

Esperemos que não seja este o caso.

 

Um abraço

Abraço,

 

Luis Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Parece que me enganei na nomenclatura da Anémona que tive - era uma entacmea quadricolor!! :cry::)

 

De qualquer forma a Stychodactila hadonni é uma das mais sensíveis e consegui mantê-la com o mesmo tipo de iluminação que tu tens.

 

Vou tentar investigar um pouco sobre o assunto...

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas dlopes,

 

Não achas que ele deveria tentar colocar a anemona mais na zona do meio aqua para ver se reagiria a iluminação???

Acho que era o que faria pois tenho a noção que será falta de luz pois quando se trata de alimento elas abrem logo a goela não concordas???

 

Um Abraço

Rui Carvalho

:::»Prefira Quem Sabe Ouvir, Pois Um Dia Seremos Todos Melhores.....Mas Nunca Seremos Perfeitos«::::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não achas que ele deveria tentar colocar a anemona mais na zona do meio aqua para ver se reagiria a iluminação???

Acho que era o que faria pois tenho a noção que será falta de luz pois quando se trata de alimento elas abrem logo a goela não concordas???

 

Olá Rui,

 

Concordo com o que dizes e não aconselhei a fazê-lo porque temo que possa danificar a anémona - como sabes o pé é uma zona muito sensível e se for mal manipulada pode levar à morte!!!

 

Penso que o melhor é aguardar mais uns dias e depois tomar esse tipo de medidas!

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Yellow Tang

 

A tua anemona é de facto uma Macrodactyla dorensis ,é a par da Entacmea quadricolor e da Condylactea gigantica a anemona mais fácil de manter em aquário . É pouco agressiva ,(pouco urticariante e raramente consegue capturar peixes )e as tuas T5 são mais do que suficientes para a tua altura de aquário. A alimentação semanal é suficiente ,e se tiveres um palhaço que viva com ela nem necessitas de a fazer. Elas gostam de corrente moderada ,provavelmente ajudará apontar uma bomba na sua direcção . Também como o Diogo disse poderá estar fechada alguns dias sem que isso signifique que vá ,morrer.Verifica as análise à água , nomeadamente nitratos,salinidade , pH e alcalinidade.Quando a luz não é suficiente ou o espectro é desadequado ,estas anemonas tipicamente começam a perder a cor e a ficarem translúcidas .

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Penso já não haver nada a fazer :cry:

 

Hoje de manha reparei que a anemona tinha andado e se posicionado na parte de cima da rocha o que parecia ser uma coisa boa.

Mas uma observação mais minuciosa revelou um agravamento da situação ao ponto de já haver alguma deterioração dos tecidos.

 

Tentei de tudo, alimentar mais, mais corrente, mudança de agua....

Quanto aos parametros da agua, apenas a dureza me pareceu algo baixa (5 graus).

 

Era um momento de decisão....aguardar até á noite, chegar a casa e deparar-me com uma catastrofe ou retirar imediatamente o bicho.

 

Optei pela segunda hipotese :)

 

Logo à noite coloco as fotos

Abraço,

 

Luis Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Por vezes temos que tomar decisões dificeis!!! :cry::)

 

Coloca as fotos para que todos possamos ver como estava o exemplar!

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Tambem nunca alimentei a minha H.malu e em 6 meses triplicou de tamanho recuperando todas as zooxantellae que havia perdido apos a sua colecta, com HQI de 150w e 60 w de actinicas, tal como o Rui Ferreira de Almeida referiu desde que tenha um Amphiprion sp. como hóspede..não haverá problema.

 

cumps, Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais