Recommended Posts

Olá a todos!

Tenho 2 peixes de água fria (goldfish) e vou ausentar-me por 10 dias. O problema é que não tenho ninguém que os possa alimentar... há algum tipo de comida que possa ser colocada no fundo do aquário e se vá libertando com o tempo?

Os meus peixinhos estão sempre a fazer "bolhinhas" à superfície, porque será? :lol:

Obrigada. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Tens comida própria para grandes ausencias. Mas não sei se chegam para 10 dias. Normalmente são as chamadas comidas de fim de semana. Mas podes sempre providenciar um alimentador automatico.

Se eles vêm fazer bolinhas a superficie isso é mau sinal. Pode indicar faltar de oxigenio na agua! Experimenta pôr uma bomba de ar e vê se eles reagem a isso.

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

D_Aqua tens mesmo que ter alguem para os alimentar. Esses putos comem imenso e são extremamente gulosos. Se colocares a comida de fundo, não chega para os 10 dias, porque enquanto eles não acabarem com tudo não descansam !!

 

Como não queres ninguém em tua casa (e embora ainda não nos tenhas dado info do aqua, que é importante!), já pensaste em emprestar o aqua a alguém para que tomem conta deles ???

 

Apenas uma sugestão ! :!

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

D_Aqua tens mesmo que ter alguem para os alimentar. Esses putos comem imenso e são extremamente gulosos. Se colocares a comida de fundo, não chega para os 10 dias, porque enquanto eles não acabarem com tudo não descansam !!

 

Como não queres ninguém em tua casa (e embora ainda não nos tenhas dado info do aqua, que é importante!), já pensaste em emprestar o aqua a alguém para que tomem conta deles ???

 

Apenas uma sugestão ! :!

 

--------------

Olá André!!

Ontem passei por uma loja de animais e só há comida para 7 dias... apesar de ter apenas 2 peixinhos eles comem imenso!! Estão sempre a olhar para mim a vêr quando pego nos floquinhos!! Noutra situação teria pedido a alguém para ficar com eles durante esses dias... só que estou a viver em Inglaterra e vou a Portugal. Ainda não conheço ninguém q possa tomar conta deles. :)

Para 2 peixes recomendam 2 pedacinhos de comida para 7 dias. Se colocar 3 pedacinhos será suficiente? ou poluirá demasiado a água?? :oops:

Obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Olá a todos!

Tenho 2 peixes de água fria (goldfish) e vou ausentar-me por 10 dias. O problema é que não tenho ninguém que os possa alimentar... há algum tipo de comida que possa ser colocada no fundo do aquário e se vá libertando com o tempo?

Os meus peixinhos estão sempre a fazer "bolhinhas" à superfície, porque será? :)

Obrigada. bang

 

Olá!

 

 

 

Em relação à comida: podes deixar-lhes daquela comida "para fins-de-semana", ou aquelas de fundo brancas, que se dissolvem lentamente na água (embora estas últimas alterem os parâmetros da água e possam não ser o melhor para os peixes-vermelhos).

 

De qualquer das formas, eles aguentam os 10 dias sem comer: quando chegares vão estar famintos, mas aguentam-se.

Na verdade, na natureza, tanto no pico do inverno como no pico do verão eles podem perder o interesse pela comida por muito mais tempo.

 

 

 

Por outro lado, alimentar menos os peixes-vermelhos pode não ser má ideia, quando se mantéem num aquário. Quantos litros tem o teu? E como é a tua rotina de TPAs?

 

É que o facto de eles "fazerem bolhas" à superfície pode, de facto, querer dizer que a água é está em oxigénio (por falta de movimentação ou por estar muito quente, por exemplo), mas o mais provável em peixes-vermelhos (que comem muito e sujam muito a água) é estares a alimentar a mais, ou a fazer TPAs a menos, o que resulta em niveis de amónia altos que, por sua vez, danifica o tecido branquial dos peixes. Em consequência, a sua capacidade de retirar oxigénio da água diminui, e eles procuram água mais rica em oxigénio, junto da superfície...

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago do Vale! :)

Obrigada pelo post. Já fui comprar a tal comida "de férias" ou de "fins-de-semana" para os meus dois peixinhos. O aquário tem 30 litros (globo) e mudo a água de 2 em 2 semanas. Customo deixar um terço da água e renovo a restante excepto quando pretendo lavar as pedrinhas do fundo. Nunca deixo que a água fique muito poluida de forma a que esta perca a sua oxigenação e faço o tratamento recomendado. Eles fazem "bolhinhas" a toda a hora... assim que mudo a água, no dia seguinte, etc. Será um ritual de acasalamento? :P por vezes após as "bolhinhas" parecem dançar um com o outro...! hehehehe ;)

Nao percebo muito de peixes de agua fria, gostaria de saber se as mudas da água estão a ser feitas de forma correcta ou em caso de altos níveis de amónia...se existe algum produto no mercado que ajude a diminui-los. Eu utilizo o "water conditioner" e "biological aquarium supplement" da Nutrafin.

Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Bem, como sabes, os peixes-vermelhos sujam bastante a água, e também crescem muito. Por isso 30 litros é um pouco "de menos" para dois peixes, a não ser que ainda sejam bastante pequenos. Mas, se são, vão crescer.

 

A forma esférica do aquário também não é adequada para manter peixes: eles orientam-se por um conjunto de poros (as chamadas "linhas-laterais") que detectam variações de pressão na água e lhes permite perceber onde se encontram obstáculos ou outros peixes: a forma esférica produz imensos "ecos", que levam o peixe a um estado de stress permanente. É de tal forma grave que, pelo menos em Portugal (que nem tem grandes preocupações deste género), é proibido vender peixes em globos.

 

É estranho eles ofegarem à superfície depois de trocares a água... Usas um bom condicionador (anti-cloro não chega) antes de introduzir a água no aquário? O cloro e as cloraminas danificam o tecido branquial, e pode resultar nesse comportamento. Usas algum recipiente que uses para outro fim, e que possa ter quantidades residuais de algum químico, tipo detergente ou assim?

 

De qualquer das formas, parece-me pouco trocar 2/3 da água de duas em duas semanas: eu aumentava para uma vez por semana... mas devias instalar um filtro: a movimentação da água que ele provoca oxigena a água (coisa que a água parada não faz, por mais produtos que inventem) e, garantia-te a instalação de bactérias nitrificantes, que assim dificilmente se instalam.

 

Podes procurar aqui o fórum por "ciclo nitrificante" ou "ciclo do azoto", para perceber o papel dessas bactérias. :P

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

boas...de onde és?se te sentires seguro,eu posso ficar com eles...no teu aqua claro..pq no meu ja nao ha espaço ehehe eu tmb tenho 3 red fishes e mais alguns de outras especies..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais