O Que Juntar A Oscars


Recommended Posts

Qualquer peixe que necessite o mesmo tipo de água, não lhe caiba na boca e não lhe dê umas dentadas :-D

 

Não aconselho a juntar piranhas com Oscares. Porque se não tiveres um aquário realmente espaçoso o mais certo é haver mortes.

Já agora qual é o tamanho do aquário? E qual a filtragem que tens?

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dependendo do tamanho e do tipo de aquario que queres ter, as opções são muitas; se for um amazonico, para alem das sugestões anteriores, tens tambem os plecos e outros ciclideos americanos, desde que o tamanho adulto ultrapasse a metade do tamanho dos oscares e não entrem no aqua quando estes forem ja donos e senhores dele... senão, tubarões asiaticos, tipo bala, pangasius ou barbus tinfoil e synodontis, por exemplo. o ideal é o aquario ja ser habitado por estes peixes e os oscares serem inroduzidos ainda pequenos. eu ja fiz assim e nunca tive problemas... os meus foram sempre muito pacíficos, até eu achar que seriam mais felizes com mais espaço ainda e ir entregá-los ao aquario vasco da gama :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer peixe que necessite o mesmo tipo de água, não lhe caiba na boca e não lhe dê umas dentadas :)

 

Não aconselho a juntar piranhas com Oscares. Porque se não tiveres um aquário realmente espaçoso o mais certo é haver mortes.

Já agora qual é o tamanho do aquário? E qual a filtragem que tens?

 

É um aquadream da aquatlantis...

104x40x50 250L+/- e filtro interno daqueles que vem incorporado no lado do aquario com um motor de 600L +/-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para juntar a um Oscar não pode ser um peixe muito mais pequeno, mas ese aquário também não dá para te esticares muito.

Talvez mais um peixe, mas não tão grande como o Oscar....

Se forem colocados os dois pequenos, podes acrescentar um Jack Dempsey ou um Green Terror embora este também possa vir a crescer demasiado. Há quem diga que os Severuns também se dão bem com os Oscars.

Mas de qualquer forma, só poderás acrescentar mais um peixe.

 

É um aquadream da aquatlantis...

104x40x50 250L+/- e filtro interno daqueles que vem incorporado no lado do aquario com um motor de 600L +/-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para essa litragem só vais puder ter 2 peixes grandes (25cm) e uns 3 peixes médios (15cm). Um casal de Nigrofasciatus era capaz de ser interessante...

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um aquadream da aquatlantis...

104x40x50 250L+/- e filtro interno daqueles que vem incorporado no lado do aquario com um motor de 600L +/-

 

 

Meu amigo, esse aquario só tem 250 litros no pais dos brinquedos do Noddy. É, antes, coisa para teres de tirar uns 100 litros , ficando-se nos 150 litros, +-.

Senão vejamos:

104X40X50= a 208 litros brutos. Se retirares o volume ocupado por elementos decorativos, areão e afins, mais ainda o facto de, certamente, não teres o aqua cheio até mesmo á borda superior(o que já não é recomendavel com outros peixes, então com oscares nem se fala...), creio que uma litragem justa seria os 150 litros. A juntares mais algum peixe de porte, sugeria-te plecos ou sinodontys, de qualquer especie que cresca bastante, pois serão peixes de fundo, não ocupando o mesmo espaço dos oscares (embora estes tambem andem muito pelo fundo, pelo menos os meus). Agora mais peixes de porte de meio fundo, ou que vagueem pelo aqua, é má ideia, quanto a mim, para essa litragem.

Mais ainda, tal como o João, alerto-te para a filtragem desse aquario: nesse volume de agua, para porcalhoes comos os oscares, convem teres a coisa por excesso, se é que se pode usar esta palavra ....

 

Abraço, fica bem, e resolve pelo melhor

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meu amigo, esse aquario só tem 250 litros no pais dos brinquedos do Noddy. É, antes, coisa para teres de tirar uns 100 litros , ficando-se nos 150 litros, +-.

Senão vejamos:

104X40X50= a 208 litros brutos. Se retirares o volume ocupado por elementos decorativos, areão e afins, mais ainda o facto de, certamente, não teres o aqua cheio até mesmo á borda superior(o que já não é recomendavel com outros peixes, então com oscares nem se fala...), creio que uma litragem justa seria os 150 litros. A juntares mais algum peixe de porte, sugeria-te plecos ou sinodontys, de qualquer especie que cresca bastante, pois serão peixes de fundo, não ocupando o mesmo espaço dos oscares (embora estes tambem andem muito pelo fundo, pelo menos os meus). Agora mais peixes de porte de meio fundo, ou que vagueem pelo aqua, é má ideia, quanto a mim, para essa litragem.

Mais ainda, tal como o João, alerto-te para a filtragem desse aquario: nesse volume de agua, para porcalhoes comos os oscares, convem teres a coisa por excesso, se é que se pode usar esta palavra ....

 

Abraço, fica bem, e resolve pelo melhor

Fausto

 

Boas Fausto! olha meu aqua é o Aquadream 104 da Aquatlantis com o 2º móvel de opção... no site deles diz 220L eu enganeime nas medidas pois foi de cabeça mas quando li o teu posto resolvi confirmar... é coisa para ter 180 litros? de qualquer das maneira obrigado pelas vossas opinioes... o que se passa é que no sabado vou mudar o aqua de sitiu... vou polo na sala e vou fazer uma total remudelação... estou a tentar criar um plantado do tipo amazonico... o que não é fácil... pelo menos é o que acho mas vou dar o meu melhor.. neste momento tenho 1 oscar com varias raças no aquario.. por agora não ah muito problema porque ele é pequeno... mas no sabado vou ter que dizer adeus aos meus meninos para me dedicar aos ditos porcalhoes e criar um ambiente mais natural possivel para eles sujarem bang

 

Aqui estão duas fotos... opinem à vontade! cabecadura

 

2007022100067pj0.th.jpg

2007022100060dw8.th.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fausto! olha meu aqua é o Aquadream 104 da Aquatlantis com o 2º móvel de opção... no site deles diz 220L eu enganeime nas medidas pois foi de cabeça mas quando li o teu posto resolvi confirmar... é coisa para ter 180 litros?

 

Se o aqua tem 104X40X50, a litragem bruta dele é 208 litros. Com o que ali tens dentro, deves rondar os 150 litros, ou se calhar um pouco menos.

Agora se as medidas forem outras, pois isso já não sei, é uma questão de pegares numa fita metrica, medires e fazeres as contas...

 

estou a tentar criar um plantado do tipo amazonico

 

mas no sabado vou ter que dizer adeus aos meus meninos para me dedicar aos ditos porcalhoes e criar um ambiente mais natural possivel para eles sujarem
cabecadura

 

mas vais criar um plantado tipo amazonico para lá pores oscares???? Não deves estar a ver bem a coisa, com oscares a unica coisa que podes plantar são troncos e calhaus, de preferencia só os primeiros, e se puseres calhaus toma muita atenção à forma como os vais fixar...é que 150 ou 180 litros, o que quer que seja, é muita agua para teres no chão.

 

Conselho: lê tudo o que puderes sobre os oscares, antes de te lançares neles: aquilo são gajos para dar uma dor de cabeça valente a um gajo....

Eu, pessoalmente, andei uns meses valentes a preparar um aquario para eles, onde andei, fundamentalmente, a estudar tudo o que podia e a falar sempre que podia com malta entendida neles...e olha que já mantenho peixes à muitos anos...

Digo-te isto , eventualmente ainda em tempo de gastares dinheiro nesse setup que idealizaste, e que não se vai manter durante muito tempo...olha que vais ter de fazer uma opção: ou plantas e outro tipo de animais mais 'meigos', ou os oscares, e a nivel de plantas vais ficar muitissimo condicionado, no minimo...

 

Não vejas nas minhas palavras qualquer outro motivo que não o avisar-te, pois creio que não estás muito elucidado sobre o que é manter oscares.

Abraço

Fausto

 

PS: Chateia ali o João Abobora (JANITA), que o gajo, além de ser moderador e pago para isso, é barra em oscares....

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

quando ontem te respondi, pensei que estivessemos a falar dum aquario com outras dimensões... acho esse volume de água manifestamente insuficiente para oscares... seguramente que vais querer alimentá-los bem, portanto, depressa eles irão ficar grandes demais e facilmente entrarão em stress, o que poderá provocar problemas de diversa ordem...

acredito que esses peixes te fascinem (como ainda me fascinam a mim), mas para os manteres, arranja-lhes no mínimo um aquario de 300L cabecadura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, num aqua desse tamanho eu não te aconselhava a por mais de 2 oscares e de preferência sem esse habitat que queres fazer.

Os Oscares podem-se dar bem com algumas plantas( eu já tive Oscares com Echinodorus bem enraizadas) sem passarem a vida a desenterrá-las mas para isso precisam de espaço.

Em todos os Oscares que eu tive (e já lá vão muitos) eles quando escolhem um sitio preferido, parece que tudo o que lhes toca é para afastar (isto em adultos) por isso as plantas na sua maioria são para desenterrar, e as pedras que ele poder transportar tambem.

Na minha opinião se quiseres realmente por Oscares nesse aqua pelo menos em adultos não deverás colocar muitas coisas dentro do aqua, talvez alguns troncos bem colocados, umas pedras e talvez uma ou outra planta mas pensa sempre que qualquer destes elementos não devem impedir a livre natação dos peixes pois a sua tendência é afastá-los.

São peixes espectaculares, muitas vezes parece que estão "ensinados" como os cães mas tem as suas exigências e é verdade que são muito porcos.

Com mais espaço eu sempre tive Oscares com os grandes ciclideos americanos (jack dempsey, texas, carpintes, etc) e com peixes como por exº o Tubarão negro do meu avatar e nunca tive grandes problemas, eles respeitam-se.

Editado por pribeiro

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, num aqua desse tamanho eu não te aconselhava a por mais de 2 oscares e de preferência sem esse habitat que queres fazer.

Os Oscares podem-se dar bem com algumas plantas( eu já tive Oscares com Echinodorus bem enraizadas) sem passarem a vida a desenterrá-las mas para isso precisam de espaço.

Em todos os Oscares que eu tive (e já lá vão muitos) eles quando escolhem um sitio preferido, parece que tudo o que lhes toca é para afastar (isto em adultos) por isso as plantas na sua maioria são para desenterrar, e as pedras que ele poder transportar tambem.

Na minha opinião se quiseres realmente por Oscares nesse aqua pelo menos em adultos não deverás colocar muitas coisas dentro do aqua, talvez alguns troncos bem colocados, umas pedras e talvez uma ou outra planta mas pensa sempre que qualquer destes elementos não devem impedir a livre natação dos peixes pois a sua tendência é afastá-los.

São peixes espectaculares, muitas vezes parece que estão "ensinados" como os cães mas tem as suas exigências e é verdade que são muito porcos.

Com mais espaço eu sempre tive Oscares com os grandes ciclideos americanos (jack dempsey, texas, carpintes, etc) e com peixes como por exº o Tubarão negro do meu avatar e nunca tive grandes problemas, eles respeitam-se.

 

 

Muito Obrigado a TODOS pela vossa ajuda, parece que realmente nao sabia no que me estava a meter... epah para o aquario que quero fazer realmente o oscar vai ter k sair... vou dá-lo então... fico triste pois habituei-me a ele mesmo pelo pouco tempo que o tenho... eu tenho umas ideias.. no sabado o aqua vai para a sala e vou tentar criar o que tenho em mente... depois posto a minha criação que aposto que não vai ser tao bela como as que tenho visto... mas heide lá chegar!

 

Um abraço,

Miguel Brandão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cuidado com as bocas sr Andre estamos num forum para ajudarmos e sermos ajudados e se o Carlos o disse foi baseado em algum fundamento , e as piranhas nao sao como as pintam, ja tive piranhas junto com dollars de prata 2 meses sem mortes ok.

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cuidado com as bocas sr Andre estamos num forum para ajudarmos e sermos ajudados e se o Carlos o disse foi baseado em algum fundamento , e as piranhas nao sao como as pintam, ja tive piranhas junto com dollars de prata 2 meses sem mortes ok.

 

E isso prova exactamente o quê?

Também conheço quem tenha escalares com neons e cardinais durante muito tempo e de um dia para o outro começam a desaparecer.

Aliás posso também citar o caso de um amigo meu ao qual passei um casal de synspillums e que ele acabou por meter juntamente com dois parachromis e durante 3 meses todos viveram bem, sendo que um dia os jaguares mataram todos ou outros ocupantes á excepção do synspillum macho incluindo dois Oscares adultos.

Certos peixes não se devem juntar com mais nada, desses contam-se variadas espécies de piranhas as quais em muitos casos nem entre si se dão bem e estar a junta-los a outros peixes tem sempre um potencial desastroso.

 

Outra coisa; por ser um fórum existe subjacente a ideia democratica de que todas as opiniões contam o mesmo e de que todas são válidas, no entanto, tal muitas das vezes acaba por não ser verdade visto muitas das vezes a fundamentação daquilo que as pessoas escrevem é o "ouví dizer que" ou "lí no tópico tal" etc.

Provavelmente ao escrever para juntar Piranhas a Oscares não acredito que o nosso colega alguma vez o tenha feito -ele que me desculpe a ousadia- e me corrija caso eu esteja enganado mas muito provavelmente limitou-se a repetir algo que ouviu alguém dizer que fez. Seja como for piranhas são quase todas "predadoras de crepúsculo" o que significa que predam peixes (entre outras coisas) ao alvorecer ou anoitecer dependendo das espécies o que deixa a maioria dos ciclideos muito vulneráveis a ataques visto se tornares inactivos durante a noite.

 

Por tal qualquer colega de fórum que, embora no seu pleno direito de expressão sugira juntar tal criatura a seja que espécie de ciclideo for, está sim ele a desajudar sob a forma do passar e ajudar a perpetuar uma prática errónea. Mais ainda o nosso colega com o aquario de 1m e cerca de 200l seria melhor ajudado sim se lhe fousse dito que o oscar que tanto ama não ficará muito feliz quando se vir com 25 ou 30cm num aquario com apenas pouco mais do triplo do se comprimento e que com 40cm de largura mal dará para este dar a volta.

 

Ao membro "nunomart" poderia também perguntar o que aconteceu às "piranhas" (que não refere a espécie, idade, etc) e silver dollars ao fim de 2 meses?

Quanto a "não serem como as pintam" tenho a dizer que já inúmeras vezes em TODAS as lojas em que já ví piranhas de dorso vermelho as famosas pygocentrus natereri (normalmente até erróneamente marcadas com o label "serrasalmus natereri") em baterias ainda em pequenas mostram instintos de canibalismo sendo que não é nada incomum somerem os olhos umas às outras ou até matarem-se mutuamente até só uma restar. E até posso dizer mais, se se derem ao trabalho de ser publicações sobre espécies de piranhas descubrirão que algumas das espécies nem sequer vivem em cardume na natureza, quanto mais serem tolerantes com outros peixes.

 

Por isto digo antes de formarem opiniões ou as postarem com o intuito de ajudar colegas menos experientes leiam, fundamentem devidamente as coisas e ofendam-se menos quando vos corrigem.

 

Ao colega Carlos peço desculpa se ofendí; a intenção foi fazer uma piada, pelos vistos o próprio não se sentiu lesado ou ter-se-ia manifestado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devias ter dado logo esta resposta e evitado mal entendidos ;)

Quanto á resposta em si, concordo plenamente. Também já mantive um cardume de piranhas adultas e sei bem do que são capazes...

Há várias respostas que podem ser dadas á mesma pergunta, o problema é que o pessoal não se explicar bem e muitas vezes haver dados relevantes sobre as condições em que os animais vão ser mantidos e não serem revelados. Depois o pessoal acaba por responder por "tabela".

É possivel manter piranhas com Oscares, mas há factores condicionantes, como a espécie da piranha, tamanho dos peixes, tamanho do aquário, decoração, etc.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

''Mais ainda o nosso colega com o aquario de 1m e cerca de 200l seria melhor ajudado sim se lhe fousse dito que o oscar que tanto ama não ficará muito feliz quando se vir com 25 ou 30cm num aquario com apenas pouco mais do triplo do se comprimento e que com 40cm de largura mal dará para este dar a volta. ''

 

eu fiz referência ao tamanho do aquário...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eram realmente escusados os mal entendidos pois eu percebi o que me queriam explicar... acho que todos tem razao se virmos pelos vossos pontos de vista por isso tenham lá calma... eu percebi e para já com o aqua que tenho já esqueci o oscar e ele ja esta no sitiu com a remodelacao.. quem quiser ver vá a secçao de fotos e deixa lá p.f o vosso comentário pois quero aprender mais.. e os peixes a que me vou dedicar sao kribs e rams...

 

Muito Obrigado a todos pela ajuda! ;)

 

Um abraço,

Miguel Brandão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais