Kh2po4 / K3po4


geoagros

Recommended Posts

boas!

 

será possivel usar K3PO4 em vez de KH2PO4 para a fertilização com K e P?

 

nesse caso as calculadoras de nutrientes disponiveis na internet deixam de ser precisas?

 

cumprimentos!!

Editado por geoagros
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Estás a fazer confusão...

 

N3PO4 e NH2PO4 não existem... o que existe é Na3PO4 e NaH2PO4

 

N3(-) é um anião, azida, e NH2(-) também é um anião, amina.

Como o ião Fosfato também é um anião (carga global negativa), é impossível existir...

 

As calculadoras mais usuais somente têm para contas, KCl, K2SO4, KH2PO4, KNO3 e MgSO4.7H2O

Se trocas potássios por sódios (K->Na) as massas serão diferentes.

 

Podes utilizar esta minha se quiseres fazer as contas para os sais de Fosfato de Sódio:

 

http://ivanpantz.planetaclix.pt/C.xls

 

Qualquer dúvida, pergunta.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na continuação da resposta do Luis,

 

Fertilizantes á base de sódio, são para mim um grande erro, vais produzir um desiquilibrio ionico no aquario e provavelmente a absorção de potássio pelas plantas vai começar a ser deficiente.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:?:

peço muitas desculpas mesmo, queria dizer KH2PO4 e KPO4 :(

 

desculpem :wink::lol::oops:

 

assim está correcto... ou julgo estar correcto :D

 

 

na farmácia so há KPO4. desta maneira as calculadoras ja nao me dão um valor correcto, certo?

embora o H tenha uma massa muito pequena (?) ou sera que a massa é tao pequena que nao tem importancia?

 

espero nao estar aqui a dizer uma série de asneiras... mais uma vez peço imensa desculpa pela confusão...

 

cumprimentos!

 

obrigado!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

KPO4 não existe... quanto muito K3PO4...

 

na farmácia so há KPO4. desta maneira as calculadoras ja nao me dão um valor correcto, certo?

Se fôr K3PO4, as calculadoras normais não nos dão um valor correcto.

 

Utiliza KH2PO4, ou então no caso de usares K3PO4, que eu desaconselho (é bastante alcalina a solução), utiliza a calculadora que eu deixei no link do post anterior.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Vai ao post inicial, e clica onde diz "Editar". Aparece um pop-up menu a perguntar se é "Edição Rápida" ou "Edição Completa".

Escolhes "Edição Completa", e nas primeiras linhas da nova página, tens o assunto e a descrição do tópico.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Experimenta falar com o pessoal da Vaz Pereira.

São distribuidores de produtos químicos. Um dos armazéns/escritórios fica na Rua da Madalena na Baixa de Lisboa.

 

Mas não te metas a comprar 1 kilo de KH2PO4... :lol:

 

Por exemplo, para um aquário de 60 litros, 10 gramas dão para fazer 1 litro de fertilizante :lol:

 

Digo isto, porque há pessoal que me pede KH2PO4 ao quilo... :?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Experimenta falar com o pessoal da Vaz Pereira.

São distribuidores de produtos químicos. Um dos armazéns/escritórios fica na Rua da Madalena na Baixa de Lisboa.

 

Mas não te metas a comprar 1 kilo de KH2PO4... :lol:

 

Por exemplo, para um aquário de 60 litros, 10 gramas dão para fazer 1 litro de fertilizante :lol:

 

Digo isto, porque há pessoal que me pede KH2PO4 ao quilo... :?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais