Tamanho Aquário Vs Biotopo


tac

Recommended Posts

Após várias indecisões acerca do tipo de aquário decidi-me finalmente em avançar para o Ciclídeos Africanos.

 

Tenho tentado preparar-me aqui no fórum e com pessoal amigo mais rodados nos C.A. para ver se cometo o mínimo de erros possível e pelo que tenho lido...o que salta mais à vista são as litragens minimas dos aquários recomendados para os C.A. que são sempre grandes capacidades...o que se entende, mas será mesmo assim? não posso fazer umas 3 ou 4 especies C.A. felizes no meu aquário de 220 LT?

De aí a razão deste tópico, eu tenho já algum material e queria ajustar o biotopo e consequentemente às especies para ter algo no mínimo equilibrado, assim agradecia a vossa ajuda e em função deste material que me aconselhassem :

 

Aqua 220 litros

Filtro Externo Eheim 2229 (Seco-Húmido 1050LT/H Filtragem Biológica 1050)

Filtro Externo Hydor 2 (com termostato externo bigsmile 600LT/H Filtragem Mecanica)

Calha com 2X39W T5

Fundo:

Aragonite Red Sea

Pedra de Rio Branca com bastantes buracos para tocas para os gajos curtirem bigsmile

 

Qual o Biotopo de CA e as respectiva compatibilidade das espécies+flora se adequam, tendo em vista principalmente o tamanho do meu aquário?

 

Obrigado desde já banana rock

 

tac200

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após várias indecisões acerca do tipo de aquário decidi-me finalmente em avançar para o Ciclídeos Africanos.

 

Tenho tentado preparar-me aqui no fórum e com pessoal amigo mais rodados nos C.A. para ver se cometo o mínimo de erros possível e pelo que tenho lido...o que salta mais à vista são as litragens minimas dos aquários recomendados para os C.A. que são sempre grandes capacidades...o que se entende, mas será mesmo assim? não posso fazer umas 3 ou 4 especies C.A. felizes no meu aquário de 220 LT?

De aí a razão deste tópico, eu tenho já algum material e queria ajustar o biotopo e consequentemente às especies para ter algo no mínimo equilibrado, assim agradecia a vossa ajuda e em função deste material que me aconselhassem :

 

Aqua 220 litros

Filtro Externo Eheim 2229 (Seco-Húmido 1050LT/H Filtragem Biológica 1050)

Filtro Externo Hydor 2 (com termostato externo :( 600LT/H Filtragem Mecanica)

Calha com 2X39W T5

Fundo:

Aragonite Red Sea

Pedra de Rio Branca com bastantes buracos para tocas para os gajos curtirem :)

 

Qual o Biotopo de CA e as respectiva compatibilidade das espécies+flora se adequam, tendo em vista principalmente o tamanho do meu aquário?

 

Obrigado desde já :-D

 

tac200

 

Da minha experiencia com Malawi, esse aqua está optimo para um pequeno grupo de Mbunas.

Podes adicionar umas anubias e umas velisnérias gigantes. Serão as unicas espécies com possibilidade de sobreviverem. Eles adoram plantas. Nos meus adiciono regularmente folhas de alface que eles devoram instantaneamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que salta mais à vista são as litragens minimas dos aquários recomendados para os C.A. que são sempre grandes capacidades...o que se entende, mas será mesmo assim? não posso fazer umas 3 ou 4 especies C.A. felizes no meu aquário de 220 LT?

Depende das dimensões de aquário que originam esses 220L.

Se entendes o porquê das grandes capacidades então sabes que os ciclideos africanos são na sua maioria peixes territoriais e agressivos.

Pessoalmente já não vejo os aquários de africanos em função de litragem mas sim em função de frente, i.e. tamanho do vidro frontal.

 

Para mbunas o tamanho mínimo que aconselho são 100cm e por exemplo neste tamanho tens litragens que podem começar nos 120L.

Já para haplos, que são peixes de águas abertas talvez seja melhor os 120 ou 150cm.

No caso de tanganikas tens desde os 60cm no caso de meteres conchiculas, passando pelos 100/120cm para comunitários, 150cm para tropheus ou frontosas, embora para os frontosas seja melhor mais espaço.

 

De uma forma geral com africanos quanto mais espaço linear tiverem para nadar melhor. Por esse motivo é por exemplo melhor um 180*50*40 (360L) que um 150*50*60 (450L), por isso como vês as litragens são muito enganadoras.

 

De aí a razão deste tópico, eu tenho já algum material e queria ajustar o biotopo e consequentemente às especies para ter algo no mínimo equilibrado, assim agradecia a vossa ajuda e em função deste material que me aconselhassem :

Sem saber ao certo as dimensões do aquário é um pouco dificil de te ajudar.

Se o teu aquário tem 1m de frente, diria que te dará para uns 3 trios de mbunas pequenos e mais pacificos. Mais que isso não te aconselho muito, porque não te dará problemas a curto prazo, mas em eles crescendo vais sofrer baixas. Aprendi isso às minhas custas... em menos de 1 mês os machos dominantes no meu aquário mataram os "excedentes" até a população ficar equilibrada. Agora tenho machos solitários porque as fêmeas foram mortas.

Se queres a minha opinião pessoal eu apostaria num mono-espécie. Pode-te parecer que fica enfadonho mas a quantidade de peixes que um mono-espécie permite faz com que o aquário fique muito bom e com uma alegria fora do normal.

 

Em relação a plantas os mbunas são um bocado de as comer e/ou desenterrar. Até hoje a única planta que vi aguentar-se à bronca com eles foram mesmo as anubias. Tudo o resto é comido em maior ou menor grau.

Já os tanganikas são pacificos com as plantas (excepto os tropheus que são herbivoros), mas em tanganika o problema é mesmo encontrar plantas que sobrevivam em ph's elevados, acima de 8,5 .

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de já obrigado pelas breves respostas.

 

Nuno o aquário é um Aquatlantis Premium, tem 118 x 38 x 55 como podes ver é também pouco profundo (38cm) e alto (55cm).

 

Queria ter cerca de 2 a 3 especies para além de 2 plecos, mesmo que mais 'calmos'. Para ter uma só especie tinha que ser algo diferente e que valesse a pena.

Para já o Ferdimar aconselha Malawi com Mbunas o Nuno Antunes espero que com os dados do aquário me dê uma dica mais concreta, mas já exclui os tropheus e as frontosas :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário é muito alto para o comprimento. Não é um defeito, é uma particularidade do aquário que convem explorar.

Por isso, puxando o aquário para tanganyika (não tenho experiencia nas outras áreas), seria interessante meter uns cyprichromis ou então uns killies do lago tanganiyka para aproveitar a zona superior. Depois podias encostar a pedra a um lado do aquário e meter uns peixes de rocha, por exemplo jullies. E deixarias um canto para uns conchicolas. Ficarias com três espécies diferentes em forma, comportamento e cor. Se achares que tem pouca cor, troca os jullies por leleupis.

Os plecos metias noutro lado :wink:

Abraços

rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom o aquário é porreiro em termos de frente, é só pena a largura que não dá pra grandes aventuras.

 

Quanto a opções, se quizeres mbunas são os tais 3 trios que te falei (3 espécies) ou se preferires poderás meter só duas espécies e nesse caso já apontaria para valores na casa dos 10 a 12 peixotes.

Podes por exemplo escolher 2 trios de mbunas e depois um trio de aulonocaras. Basicamente se o teu objectivo é cor eu iria pelos mbunas. As espécies que podes usar são quase todas porque com 120cm de frente já estás bem servido. Eu evitaria apenas os mais agressivos tipo os metriaclima lombardoi ou os melanochromis auratus.

 

Também podes seguir pela opção do Rui e o teu aquário adequa-se bem a essa opção por causa da altura.

Eu não alterava nada na constituição em termos de tipos de peixes, mas deixaria ao teu critério as espécies.

Terias peixes de superficie : killies, cyprichromis sendo que nestes últimos tens imensa variedade.

Terias conchiculas: neolamprologus similis ou multifasciatus, lamprologus brevis ou meeli ou outro tipo de conchiculas. O que te agrade, sabendo que destes poderás ter apenas de uma espécie. Uma alternativa engraçada aos conchiculas seriam peixes de fundo tipo os gobis do tanganika (eretmodus e tanganicodus)

E por fim peixes de rocha: julies ou os leleupi ou então algum dos outros lamprologus. se fores por julies mete apenas um casal, porque quando se começarem a reproduzir vais ter mais julies que aquelas que querias.

Com os tanganika vais trocar a cor exuberante por comportamentos, mas tens como bonus o poderes usar plantas, porque os tanganikas não implicam com elas.

 

Como terceira opção tens vitórias. Em termos de cor dificilmente conseguirás melhor. Dá uma vista de olhos pelo tópico do João Magalhães para veres opções. Os problemas nos vitória são a facilidade com que hibridam por causa da falta de cor nas fêmeas e claro... fêmeas cinza.

 

Já te dei os pontos principais. A decisão está primeiro pelo lago e depois dentro do lago pelas espécies. Mas quanto a isso, deixo ao teu critério, porque tu é que sabes o que queres ter. De uma forma geral os malawi e vitória são relativamente fáceis de cuidar. Os tanganika são ligeiramente mais dificeis, mas nada de extraordinariamente dificil.

 

Boas escolhas. Se precisares de alguma ajuda avisa.

 

Deixo-te uns links:

Perfis do cichlid forum <--- informação e fotos sobre as diversas espécies

Portal ciclideos <-- portal nacional com fichas de peixes e opiniões de quem mantém estes peixes nos seus aquários.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais