criação dos Bettas


Pedro DGD

Recommended Posts

Viva!

 

Tens que dar mais umas dicas sobre esse setup do aquário de criação e respectivos procedimentos para o acasalamento :roll:

 

1- qual a capacidade do aquário

 

2 - qual a altura da água

 

3 - temperatura

 

4 - ph

 

5 - plantas flutuantes, ou outro suporte de ajuda para o ninho?

 

6 - esconderijo para a femea?

 

7 - quanto tempo a pós a desova aconteceu esse incidente?

 

8 - tipo de alimentação

Um Abraço

 

Jorge Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

quando em reprodução os machos betta logo depois de a femea largar os ovos tens de a retirar do aquário de junto do macho e deixar o macho a tomar conta dos ovos, ou então colocar um esconderijo para que a femea se esconda, porque o macho trona-se tão agressivo que ataca qualquer peixe que se encontre no aquário, dentro das suas capacidades claro, podendo mesmo e se for capaz mata-lo, mesmo trantando-se da sua própria parceira, esse esconderijo pode ser uma peça em pvc uma curva ou um T ou então um bocado de tijolo ou de uma telha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos ovos, o mais certo é terem sido atacados por fungos,coloque a metade da dose de um bom fungicida e veja se acontece o mesmo para próxima vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

akua de 5 L

12 cm de altura de água

27º

muito musgo de java ( quase o akua todo)

luz

 

comeu os ovos mal saìam da fêmea

 

alimentação: flocos; artémia; mosquito vermelho; tubifex

 

já li q alguns machos não conseguem ( ou não sabem) FECUNDAR NAS 1ªS VEZES ( tipo LARILAS :? ) por isso não sei....

 

voltaram para o comunitário para a gaja se recompor e dpois volto á carga ( eu não, ele ) ( eu não dou cabo das fêmeas.... :wink: )

 

Obrigado pelas respostas

:oops:

fixe é fixe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Olá Pedro

 

Penso que o problema pode estar no aquário por ser muito pequeno, pois existe muito pouco espaço disponivel, e o macho por natureza precisa de dominar uma vasta área do aquário :oops:

 

Será que colocas-te um esconderijo para a fêmea? Onde ela se possa abrigar das investidas do macho?

 

Todos estes aspectos são importantes...

 

Por vezes quando os meus estão a acasalar, também acontece esse facto de que o macho vai a correr abocanhar os ovos que caem, no entanto não os come!! Limia-se a apanhá-los para os colocar no ninho!!! E tens que verificar bem se não existirão ovos no ninho, pois como são transparentes eles misturam-se muito bem no meio da espuma :?

 

Quando tentares de novo, experimenta sacar a fêmea logo a seguir à desova, e deixa só o macho por 2 dias no aquário, quem sabe se tens lá a desova e não te dás conta disso :wink:

 

No meu caso tenho um casal em que fazem posturas todas as semanas se eu quiser...

 

É que o macho é tão entusiasta, que nunca deixa a fêmea desovar na totalidade, começando logo a espancá-la pouco depois de começar o ritual da desova... Resultado: Assim que o retiro do aquário dos alevins, basta que o junte de novo com a fêmea noutro aquário, e pronto aí estão eles prontos para mais uma :shock:

 

Consequência desta atitude: muitas ninhadas de poucos peixes :?

Um Abraço

 

Jorge Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi,

 

Começas a ver q aparece uma espuma branca à tona de água.

 

Isso é sinal que o macho anda a fazer já o ninho de bolhas no aquario xomunitário.

 

Significa então q o macho está "maduro", e tens q escolher uma femea para o acompanhar q te pareça "cheia".

 

Como alguém disse, não q esqueças de retirar a femea do aquario a seguir a desovar. o macho apanha os ovos com a boca e cospe-os para o ninho. os ovos deixam de estar visiveis, so ganhamdo alguma coloração mais escura no fim da incubação.

 

melhores cumprimentos,

"A vida é como uma pedra de amolar... ou nos desgasta, ou nos afia... conforme o material de que somos feitos..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorgehcosta disse:

 

"E tens que verificar bem se não existirão ovos no ninho, pois como são transparentes eles misturam-se muito bem no meio da espuma "

 

 

mas os OVOS que ela "pôs" são brancos opacos.... estranho!

 

Obrigado pelas respostas

 

Pedro Ventura

fixe é fixe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

iLLmatic, atenção que o macho pode cortejar uma fêmea no aqua e ela desovar, depois ele ataca tudo o que mexe.

 

Em relação ao Pedro, não sei o que te diga, normalmente o macho apanha os ovos com a boca mas coloca-os no ninho. Também sou da opinião que deves colocar o casal num aqua com maior superfície. 15-20 litros com 10 cm de altura. Não coloques substrato, mas sim uma cartolina preta por baixo do aqua.

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi ppl....

eu por acaso estou a pensar seriamente em iniciar-me na reproduçao de betas....

a minha ideia para o akua (k ja o tenho: é de 20L )........é

apenas um filtro de fundo......o areao e plantas de superficie.....e agua a 24/25 graus.......

alguem tem algum concelho ou opiniao... Plantas que devo por...e o PH da agua ................. agradecia

fikem bem [[]] cumprimentos do Zarabatana :lol:

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Pedro:

 

mas os OVOS que ela "pôs" são brancos opacos.... estranho!

 

Sim é verdade, mas só quando caem do ninho é que se nota, porque quando estão no meio da espuma, praticamente são invisiveis :oops:

 

 

 

ZaRaBaTaNa:

 

Se fizeres uma pesquisa aqui no fórum, tens de certeza a resposta a todas essas questões!!!

 

Experimenta a função pesquisar no topo da página :|

Um Abraço

 

Jorge Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais