Morte de discus


anibal-mota

Recommended Posts

Vivam !!!

Não sei se este assunto deveria ser colocado noutro topico, mas cá vai...

Aquario 200-50-60, 50 valisnerias gigantes, 3 Anubias Barteri, 3 plecos, 3 corys 20 discus.

Reparei um destes dias que os meus discus tinham as barbatanas diferentes, depois de ler alguns livros cheguei à conclusão que o problema era falta de vitaminas e proteinas. :oops: Então fui á farmacia e depois de examinar alguns medicamentos decidi comprar centrum.

Chegado a casa coloquei um pouco num copo e verifiquei que o ph não se tinha alterado. Então decidi colocar uma carteira por cada 150 litros de água do aquario.

bigsmile Coloquei o medicamento no aquario e olhei durante algum tempo os peixes, verifiquei que estes ficaram ligeiramente nervosos, mas como a água ficou turva, achei normal.

Quando chegou a noite e a luz do aquario se desligou é que foi um problema... :evil:

Estava eu a mudar a água aos aquarios dos escalares quando me apercebo que os discus tentavam saltar para fora do aquario.. :?

Apercebi-me rapidamente que os peixes estavam a sofocar :cry:

Como não tinha água pronta para mudar coloquei água da torneira e juntei-lhe anti-cloro :roll:

Hoje vou mudar mais 40 % da água. Até agora morreram 2 discus, mas os outros ainda não estão bons...

A compusição do medicamento é a seguinte:

VITAMINAS

 

A 1250 U.I.

D3 125 U.I.

B1 1,0 mg

B2 1,10 mg

B6 0,1 mg

B12 0,5 micG

C 12,5 mg

E 2,25 U.I.

NIACINA 5,25 mg

ACIDO PANTOTENICO 1,8 mg

 

MINERAIS

 

CALCIO 150 mg

FOSFORO 160 mg

FERRO 3,0 mg

MAGNESIO 5,5 mg

IODO 37,5 mic g

POTASSIO 45 mg

 

OLIGOELEMENTOS

 

COBRE 0,3 mg

MANGANESIO 0,35 mg

ZINCO 0,4 mg

 

AMINOACIDOS

 

LISINA 0,45 g

COLINA 13 mg

INOSITOL 37,5 mg

 

Fica esta má experiencia para que outros não cometam o mesmo erro que eu...

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 56
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas Anibal,

 

obrigado por partilhares esse erro com o resto do forum, estas threads sao no meu ver mais importantes do que aquelas em que tudo corre bem pq nos lembram que podem acontecer pequenas "tragedias" se nao tivermos efectivamente cuidado.

 

Nao vale apena dizer-te para nao fazeres o que quer que seja pq o mal ja esta irremediavelmente feito, espero apenas que consigas salvar o maximo de peixes possivel.

 

so uma pergunta o resto da populaçao do aqua tb teve problemas ou foram mesmo so os discus ?

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião pessoal parece-me ser uma população demasiado importante para um 600 l exterior....... uma redução para metade seria talvez melhor uma vez que é um peixe muito sencivel às doenças e muito medroso e nisso e foi muito bem visto as valisnerias são muito úteis . Enfim já tens a população tambem não vais matar os teus protegidos por isso. Mas tem muito cuidado com a alimentação ( viva de preferencia ou congelada) e muito bem lavada em àgua corrente, embora me pareça que não és principiante na aquarofilia, tem muito cuidado com a qualidade da àgua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivam!!!

Antes de mais quero fazer uma correcção. Eram 19 e não 20 discus...

Já morreram 2 discus e 4 ainda estão com problemas respiratorios...

Oblivion

Reparei que as corys tambem tiveram problemas respiratorios, quanto aos plecos não me apercebi...Neste momento não sei se algum cory ou pleco morreu...

Barth

Eu sei que a quantidade de peixes é elevada, mas acontece que so tenho 2 adultos, o resto da população e jovem, alem disso faço mudas de água diarias de 80 litros.

Outra dica, apercebi-me que a água tinha um cheiro parecido com enxofre!!!

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

80 litros diários??????

 

Bom pelos vistos utilizamos técnicas diferentes, eu quando tinha discus, (agora deixei-me de grandes aquários porque não tenho espaço desde o divorcio) mudava 10 a 20% de àgua semanalmente e esta àgua era preparada a partir de àgua filtrada por osmose inversa cortada com àgua da torneira de forma a atingir 8° DGH com um ph na casa dos 6 deixando a àgua repousar pelo menos 24 horas com uma temperatura nos 28°c e claro que com a passagem pelo filtro osmose os nitritos e nitratos eram indetectáveis pelos meios que dispunha. bom, são técnicas diferentes e não estou a meter em causa a tua forma de trabalhar.

Mas esse cheiro a "enxofre" deixou-me um pouco curioso, tens a certeza que tens os de nitritos a 0??????? Para teres um xeiro assim forte....,tens de ver isso, olha que as àguas da rede por vezes vêm com valores de nitritos demasiado elevados para a aquariofilia, e que é um autentico veneno para peixes senciveis como o Discus.

 

Quanto aos corys (presumo que sejam corydoras), a nivel de respiração não tens de te preocupar muito visto que têm um sistema auxiliar pelos intestinos identico aos colisas, mas por outro lado nem todas as espécies aguentam as temperaturas elevadas que os discus pedem.Daí o facto de os vermos vir à superficie buscar uma bolha de ar.

 

Quanto aos plecos ou ancistrus, enfim, sobrevivem a tudo e mais alguma coisa......

 

Mas um conselho que te posso dar é de juntar uma nova bomba na superficie de forma a permetir uma maior troca de gazes entre o ar e a àgua , identico ao que se pratica na àgua salgada mas com menos potencia claro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

parece incrivel como ainda se faz erros destes com anos de experiencia,mas não estou a falar de ti anibal estou a falar de mim mesmo está semana comprei um disco vindo diretamente do armazem e nem me passou pela cabeça fazer a dita quarentena :wink: resultado a foto diz tudo :roll:

Pic_494_21.jpg

Carlos Mota

Contactos: Mail: carlos.mota@netvisao.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parece incrivel como ainda se faz erros destes com anos de experiencia

 

Aqui vai o meu:

 

Experimentei o tratamento com formol que vinha na Aquamania.

Da 1ª vez, tudo ok, apercebi-me da falta de O2 e pús pedras difusoras.

 

Após 1 semana, fui repetir o tratamento, mas não pús as ditas pedras num aqua de 300 l com 8 adultos a formar casais.

Ainda por cima pús a dose antes das luzes desligarem...

 

Resultado: na manhã seguinte todos mortos.

 

:roll::wink::)

 

PS: Aníbal, dá para me mandares praziquantel pelo correio ?

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É por essas e por outras que me recuso a meter medicamentos seja do que for no aquário...

mesmo que seja da marca XPTO com letras douradas...

 

eles que se curem!

E não é que GERALMENTE se curam?!?!

:roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

E a proposito de desgraças, aqui fica a história de mais uma.

 

Por n factores q não vou agora relatar, optei por dar umas vitaminas aos meus discus. Depois de ler, e peskisar sobre o assunto, a escolha recaiu no Protovit. Inclusive, tinha lido aqui num post, se não estou enganada do João Branquinho, que também ja teria usado.

 

bom... começei por dar umas gotas juntamente com a comida descongelada, uma vez or semana. Notei q o apetite de facto aumentou substancialmente, e o resultado desse apetite, em pouco tempo ficou demonstrado. De 30 neons que tinha neste akua comunitário, passei a ter 6!!!

 

Resta-me o prazer de olhar para estes gaijos e vê-los de optima saude e felizes da vida...dos neons, ficou uma amostra!!

 

Luis...isso não foi uma desgraça, isso foi uma tragédia....bolassssss!!

 

Anibal.. e os outros ficaram bem???

 

 

Maria :roll:

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

parece incrivel como ainda se faz erros destes com anos de experiencia,mas não  estou a falar de ti anibal estou a falar de mim mesmo está semana comprei um disco vindo diretamente do armazem e nem me passou pela cabeça fazer a dita quarentena :)  resultado a foto diz tudo :oops:

 

Olá Carlos em que armazém compraste o Discu directamente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

antonio não é bem assim quando estás doente vais ao medico ou esperas que sares sozinho?

os peixes não tem culpa de sermos burros :wink:

e como todas as doenças com remedios é mais facil curar e com menos perdas, por acaso pedi ajuda a um amigo que para mim é a pessoa que mais percebe de peixes e cá está o resultado com apenas um dia de diferença entre fotos :):lol:

Pic_494_22.jpg

e desde já meu agradecimento e esse amigo luis rodrigues da loja o pisco

Carlos Mota

Contactos: Mail: carlos.mota@netvisao.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda continuo a pensar que medicamentos (95% destes) para peixes é banha da cobra!

:wink:

 

E se não tivesses usado medicamentos será que eles não ficariam bem na mesma?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Percebendo muito pouco de aquáriofilia, uma coisa já aprendi é que ficar à espera que os meus discus melhorem sem tratamento não resulta. Da mesma forma actuar com medicação errada também não resulta.

 

Existem na realidade manifestações como por exemplo provocadas por stress, em que não existe doença e que não é necessário agir com medicação mas se existirem parasitas ou bactérias não deixo de actuar com medicação.

 

Até nós numa gripe (viral) que não necessitamos de medicação não passamos sem um anti-inflamatório que não faz mais que reduzir os sintomas.

 

Não usem medicação se o peixe não estiver doente mas se o peixe estiver doente façam o melhor diagnóstico possivel e não deixem o animal ficar a sofrer ou morrer sem medicação.

Abraços

JC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Querem saber como alívio os discos de parasitas das guelras (únicas doenças que tive com os discos foram parasitas...nas guelras e interiores)....

 

Banhos num balde com sal marinho... (acima da salinidade normal dos oceanos)

 

só coloco os discos perante esta situação estressante, em ultimo caso...

 

é remédio santo.

 

bastam banhos de 20 segundos com salinidade extremas, depois coloco outra vez o peixe no aquário...senão este morre...

 

banho 20 segundos->aquário...restabelece....outro banho 20 seg seguido de aquário... 4-5 vezes bastam

 

no outro dia já estão a respirar bem...

 

Isto não cura, mas alivia e depois é aumentar as mudas de água e reduzir os parasitas...

os gajos depois ganham imunidade.

 

Usei 10 marcas diferentes anti-parasitas gill flukes e nada funcionou!

(tentei diferentes abordagens...já que existem diferentes parasitas)

 

ainda tenho aqui estes parasitas...(mesmo depois de toda a porcaria que usei) mas só atacam novos peixes...os outros têm imunidade!

:P

 

 

Não comparem remédios humanos com os ditos para peixes, é o mesmo que comparar tubarões com arenques!

 

aliás costumo dizer que o único remédio que funcionou no meu aquário (sem ser o sal) foi o conhecido Flagyl...

O problema?

flagyl é medicamento humano...:roll:

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

faço este processo com as mãos...estes são peixes fáceis de apanhar com as mãos...e a rede destrói o muco protector...

 

No entanto é preciso habilidade...e aquela barbatana dorsal...CORTA e PICA!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Também sou contra os quimicos, no entanto podem e devem ser usados alguns remedios "naturais" que nao fazem mais do que por bem o que está mal, sem ser preciso repetir esse mesmo passo todas as semanas ou dias, ou seja é uma solução pontual.

 

Muitas das vezes as doenças "curam-se" mas apenas qd sao doenças "naturais" e nunca qd sao culpa nossa. Em todo o Homem qd faz asneira normalmente é da grossa e os peixes nao tem culpa nenhuma.

 

Quimicos nao, mas existem outras possibilidades de tratamento...

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Aníbal:

 

Como amante de discus e com trinta anos de experiência. Estou Bastante indignado com tudo ISTO. :?:?:?:?:?

 

Canso-me em dizer que nos áquas se deve evitar os medicamentos e muito menos ao acaso, quando nem sequer se sabe o que o peixe tem e muito menos um medicamento escolhido à sorte. :roll::P:cry:

 

POR AMOR DE DEUS. Os peixes no seu habitat natural, não têm farmácias nem médicos nem químicos.

Isto é só para dizer que DISCUS devem ter as condições que têm no seu ambiente natural. Como não existe em nossa casa temos que o criar.

 

Para isso é necessário termos água pré-preparada de uma semana para a outra fazer mudas de pelo menos 40% do volume do aquário. manter turfa dentro do filtro, temperatura a 30º (ph entre 5.0 e 6.0). Não misturar discus com outros peixes que não sejam da mesma espécime. Não super povoar os áquas.

Quando alguma coisa surge deveremos nos informar com pessoas mais especializadas e não colocar medicamentos ao acaso.

 

Não estou esclarecido concretamente do que o peixe tinha, mas, há que prever estas coisas com uma coisa que se chama (PREVENÇÂO).

 

Para isso e para além do que já foi dito, teremos que desparasitar os discus pelo menos de 2 em 2 meses (com Flagil). E para as guelrras disolver um comprimido de PARAQUISTEL Normal por cada 50 l de água durante uma semana de 3 em 3 dias).

 

Assim faço com os meus aquários e não tenho o mínimo de problemas.

(até lhes faço festas como quem faz a um cão.) :D :D :D

 

Agora Aníbal: No futuro evita esses medicamentos, porque não fizeste mais do que matar os peixes.

 

Como adoro estes animais espero que tudo te corra pelo melhor, tenta salvar os restantes, com mudas de água 2 vezes por semana. (pré preparada em depósito).

 

Junto envio fotos dos meus preferidos.

 

 

{Pic_378_30.jpg

 

 

{Pic_378_31.jpg

 

 

Um Abraço e que tudo te corra pelo melhor:

 

A, MACHADO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou de acordo contigo A. Machado!!!

 

Mas não a 100%...

:roll:

 

Os meus levaram com doses de flagyl ...mas já há 2 anos que não apanham com isso...e não existe parasita interno algum!!!

prevenção sim, mas na qualidade da água...

(minha opinião)

 

Parasitas externos nas guelras andam cá, PARAQUISTEL nunca experimentei. é medicamento humano?

se for é de qualidade e tenho de experimentar!

:P

pode ser que deixe de ter estes gajos a incomodar os peixes...

 

temperatura a 30ºC?

aqui vou ter de discordar!

Em que zona do amazonas existe estas temperaturas?

possivelmente em locais pontuais e muito à superficie.

 

Se contarem no amazonas que em portugal esteve 47ºc neste último verão ninguém acredita!

:cry:

27ºC é a temperatura média, e portanto a temperatura ideal na minha opinião, o aspecto da sazonalidade verifica-se mas não é como em Portugal...

 

Mantenho discos a 27, e por vezes mesmo a 26ºC e não tenho problemas...

:D

Sei que os discos suportam perfeitamente 30ºC...mas não considero o ideal (minha opinião).

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Aníbal:

 

Como amante de discus e com trinta anos de experiência. Estou Bastante indignado com tudo ISTO.  :?  :?  :?  :?  :?  

 

Canso-me em dizer que nos áquas se deve evitar os medicamentos e muito menos ao acaso, quando nem sequer se sabe o que o peixe tem e muito menos um medicamento escolhido à sorte.  :)  :shock:  :shock:  

 

POR AMOR DE DEUS. Os peixes no seu habitat natural, não têm farmácias nem médicos nem químicos.  

Isto é só para dizer que DISCUS devem ter as condições que têm no seu ambiente natural. Como não existe em nossa casa temos que o criar.

 

Para isso é necessário termos água pré-preparada de uma semana para a outra fazer mudas de pelo menos 40% do volume do aquário. manter turfa dentro do filtro, temperatura a 30º (ph entre 5.0 e 6.0). Não misturar discus com outros peixes que não sejam da mesma espécime. Não super povoar os áquas.

Quando alguma coisa surge deveremos nos informar com pessoas mais especializadas e não colocar medicamentos ao acaso.

 

Não estou esclarecido concretamente do que o peixe tinha, mas, há que prever estas coisas com uma coisa que se chama (PREVENÇÂO).

 

Para isso e para além do que já foi dito, teremos que desparasitar os discus pelo menos de 2 em 2 meses (com Flagil). E para as guelrras disolver um comprimido de PARAQUISTEL Normal por cada 50 l de água durante uma semana de 3 em 3 dias).  

 

Assim faço com os meus aquários e não tenho o mínimo de problemas.

(até lhes faço festas como quem faz a um cão.)  :shock:  :?  :D  

 

Agora Aníbal: No futuro evita esses medicamentos, porque não fizeste mais do que matar os peixes.

 

Como adoro estes animais espero que tudo te corra pelo melhor, tenta salvar os restantes, com mudas de água 2 vezes por semana. (pré preparada em depósito).

 

Junto envio fotos dos meus preferidos.

 

 

{Pic_378_30.jpg

 

 

{Pic_378_31.jpg

 

 

Um Abraço e que tudo te corra pelo melhor:

 

A, MACHADO

 

Colega...

Por acaso foste tocar num assunto que me deixa com algumas dúvidas.

Quando dizes manter a turfa dentro do filtro,queres dizer até a sua substítuição,ou seja , o filtro nunca deve estar sem turfa,já tive resposta contrarias as tuas,sim turfa mas só dentro de um depósito para as mudanças,não dentro de um filtro.Acho que o problema da turfa é quantidade a usar por causa da descida do ph,pode ter valores muito baixos.Se achas que não percebi a tua ideia,ajuda-me,pois os anos já são muitos,experiência não te deve faltar.

 

Até mais..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

....E para as guelrras disolver um comprimido de PARAQUISTEL Normal por cada 50 l de água durante uma semana de 3 em 3 dias)....

 

 

 

Praziquantel??? Paraquistel??

Isto é o mesmo, ou são de facto medicamentos diferentes??

 

 

Maria :)

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Na verdade o tratamento de doenças em peixes é polémico, tão polémico como é complicado o diagnóstico exacto das mesmas (pelo menos aqui em Portugal).

Talvez esta dificuldade origine algumas palavras que tenho dificuldade em entender.

 

A.Machado refere:

POR AMOR DE DEUS. Os peixes no seu habitat natural, não têm farmácias nem médicos nem químicos.  

Isto é só para dizer que DISCUS devem ter as condições que têm no seu ambiente natural. Como não existe em nossa casa temos que o criar.

No entanto depois refere utilizar o Flagyl e o Paraquistel como prevenção, eu sinceramente desconhecia que no seu habitat natural os Discus fizessem prevenção e com estas substâncias!

Também eu gosto dos meus Discus (apesar de não ter 30 anos de experiência) e faço tudo e de tudo para os manter felizes ou seja saudáveis e sem stress pelo que fazer festas com as mãos apesar de ser gratificante para mim é coisa que evito fazer nos meus Discus.

 

António Vitor refere:

O problema?  

flagyl é medicamento humano...

 

Permite-me que discorde, o Flagyl é um medicamento com actividade antiparasitária. O seu uso é contra os parasitas nos quais está demonstrada a sua acção, se é verdade que é comercializado para uso humano também é verdade que é eficaz sempre que seja necessário agir contra esses parasitas, no caso dos Discus existe essa necessidade e está demonstrado por evidências que assim acontece.

 

 

 

Eu sou da opinião que cada qual deve fazer aquilo que considera ser o melhor para os seus peixes. A troca de experiências é na minha opinião a melhor ajuda que podemos ter para tomar as decisões necessárias ao bem estar dos nossos Meninos, tanto mais que sendo tão dificil o diagnóstico correcto e tão variadas as condições, nem sempre o que resulta com um resulta com todos.

 

 

Fiquem Bem e que os Discus também :)

Abraços

JC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos:

 

 

Sem dúvida que é com experiências e ideias diferentes que se evolui em qualquer área. Pessoalmente discordo de muita coisa que se falou até agora. Nomeadamente na recriação dos parâmetros do amazonas... Não se esqueçam que uma graaaaaaaaaaaaaaaaaaande percentagem dos discus comercializados nao conhecem um gene selvagem há muuuuuuuuuuito muito tempo. Estão de tal maneira habituados a aguas neutras, e até alcalinas, que colocar os peixes nessas condições seria, quanto a mim, piorar a situação dos mesmos. Sou contra o uso desajustado de medicamentos ( e evito os mesmos), mas nao me retraio nem penso duas vezes quando acho k devo usa-los. E nunca fui mal sucedido desde que descobri os tratamentos "farmaceuticos"...

 

Uma boa análise está na base do sucesso para a cura dos peixes.

 

A. Machado: Os discus em estado selvagem não são desparasitados de 2 em 2 meses... Nem têm nenhuma farmácia por perto... :)

 

 

É so a opinião com base na minha experiência...

 

 

Grande abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Permite-me que discorde, o Flagyl é um medicamento com actividade antiparasitária. O seu uso é contra os parasitas nos quais está demonstrada a sua acção, se é verdade que é comercializado para uso humano também é verdade que é eficaz sempre que seja necessário agir contra esses parasitas, no caso dos Discus existe essa necessidade e está demonstrado por evidências que assim acontece.
não percebestes o que eu queria dizer...

O que eu queria implicar é que como é um medicamento vendido para doentes humanos FUNCIONA, ou seja tem qualidade.

 

Estão de tal maneira habituados a aguas neutras, e até alcalinas, que colocar os peixes nessas condições seria, quanto a mim, piorar a situação dos mesmos.

 

Sim já foram modelados pelo homem, mas não estão assim tão afastados dos selvagens...

nem 50 gerações...

No entanto tens razão quando dizes que estes discos após a tal "modelação" já suportam perfeitamente águas neutras e mesmo alcalinas.

O pior será na reprodução...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

grande parte dos medicamentos para aquario são daqueles espectro largo...

geralmente substâncias tóxicas como cobre e outras...

NÂO USEM!

 

sinceramente não SERVEM PARA NADA, geralmente matam os peixes por "erosão"...

 

Os outros medicamentos que não se enquadram nestes tipo de "espectro largo" por não serem mantidos em boas condições estragam-se, muitos nem data de validade têm...

 

O outro problema é que empresas de aquariofilia não têm a experiência da industria farmaceutica, e sinceramente nem precisam de fazer a coisa a 100%...

 

isto da aquariofilia está na infância e sinceramente acho que temos de mostrar um cartão amarelo ou vermelho a muitas das marcas (atrevo-me a dizer TODAS) que comercializam BANHA DA COBRA!

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não percebestes o que eu queria dizer...

O que eu queria implicar é que como é um medicamento vendido para doentes humanos FUNCIONA, ou seja tem qualidade.

 

 

oh antónio não entendo onde está a tua dificuldade??

 

os medicamentos para humanos, Funcionam, adaptam-se, e tem resultados positivos, nos bixitos!!

E....???

 

pq não utilizar quando necessário??

 

Maria :cry:

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais