Como montar um substracto (ARTIGO)


Fernando Leite

Recommended Posts

olá malta ! Descobri no forum do site ERA DOS AQUARIOS um topico do forum que ensina a construir um substracto próprios para plantas ! Está bem completo !

 

http://www.aquahobby.net/phpBB2/viewtopic.php?t=5725

 

Abraços !!! :lol: [/url]

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cuidado com esses solos muito ferteis...

os americanos (estados unidos) não usam solos muito ferteis e têm sucesso...usam leterite e fluorite, mesmo aquariofilos com grande sucesso...

 

no brasil solos fertéis agora é moda...

muita gente usa esses solos com sucesso, o problema é que não se deve remexer o areão senão vai tudo pró caaças, a água fica rica e as algas ficam ricas também...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto, concordo inteiramente com o Vitor!

 

Diria mesmo que este mito (o da fertelização), foi/é/será o primeiro a cair no que respeita a plantados.

 

Que a fertelização é necessária (sobretudo se houver luz e CO2 abundantes) isso estamos todos de acordo (acho), a questão é como se fertiliza. Eu fertilizo a água, o Vitor fertiliza a água e não vejo que os nossos aquários(sobretudo o do Vitor) seja pior que qualquer um brasileiro, muito pelo contrário.

Os brasileiros estão a fazer do Humus uma questão quase nacional, como que se com humus os plantados fossem melhores que qualquer outro. Inclusivé concorreram a este último concurso da AGA para provar precisamente isso...

 

Assim, pelo menos para mim, este mito do solo fertil para plantados é "falso", ou seja, a fertelização tem de acontecer, mas não obrigatoriamente no substrato. Eu não tenho substrato fértil, o Vitor tb não e não é por isso que uma Macrandra ou uma Inclinata não crescem saudáveis.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Boas

 

Exato ! Mas para evitar que a parte fertil entre em contacto com a coluna de agua deve-se pôr uma grande camada de areão por cima da camada fértil.

 

Li este tópico por outro motivo, mas surgiu-me uma dúvida em relação ao comentário do Oranda.

 

Também já li que é necessária uma boa camada de areão entre o substracto e a água. Mas se tal não acontecer, ou seja, se a camada de areão for insuficinete, quais os riscos?

 

Obrigado

 

Um abraço

 

Ricardo BORDEIRA Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Será que tudo não depende do tipo de plantas ?

 

Não acredito que, por exemplo, Echinodorus

 

Dscf0077-red.jpg

 

se desenvolvam convenientemente apenas com fertilizantes líquidos.

 

Muitas plantas necessitam de substratos férteis, é a minha opinião, baseada, também, na experimentação.

 

O artigo em causa é um bom contributo neste campo.

 

Quanto à "discussão" que se gerou, esse assunto já foi debatido aqui, e já sabemos onde vai parar...

 

Abraço

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso um solo fertil e tenho tido excelentes resultados até agora... mas também sou radical nas mudas de agua para comtrolar as algas e sem duvida é necessario muita luz e temperatura alta.

 

Mas como já disseram tudo depende das plantas. E as minhas adoram!!!!

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Li este tópico por outro motivo, mas surgiu-me uma dúvida em relação ao comentário do Oranda.

 

Também já li que é necessária uma boa camada de areão entre o substracto e a água. Mas se tal não acontecer, ou seja, se a camada de areão for insuficinete, quais os riscos?

 

No solo em questão o perigo é que se a camada for fina o substracto fertil que esta em baixo dessa camada atinge a agua e tens um booom !!! descontrolado de fertilizante na agua que será obviamente catastrófico para o equilibrio do aquario...

 

Em solo não ferteis o unico incoviniente de ser uma camada fina é não permitir que as plantas se enraizem em boas condições....

 

:D

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho nenhum tipo de fertilização, apenas uma lampada luz do dia, minhas plantas se desenvolvem muito bem... esse é meu aqua comunitário....

aqua.jpg

 

 

acara2.jpg

 

Fiz um teste de plantar fora da água as plantas, deu certo, usei só terra de canteiro, ficou muito bom... as plantas crescem muito mais fortes, o caule chega a ficar mais grosso... depois pra planta-las no aquário ficam muito melhor...

 

terrario%20de%20plantas.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que li aqui até agora, deu-me para perceber que o substracto é bom desde que não esteja em contacto directo com a àgua do aquário !?

 

Actualmente tenho substracto no meu aquário de 120 litros, mediamente plantado e o que posso dizer é que os resultados são excelentes comparados com um outro aquário que possuo com a mesma dimensão e sem substracto. No que tem substracto as plantas tem-se desenvolvido muitissimo bem, mesmo sem o uso de Co2. No outro aquário que tem as mesmas plantas e que não tem substracto as plantas não se tem desenvolvido muito bem, apesar de ter mais luz neste aquário.

 

O que tem substracto tem ganho muitas algas ao longo dos vidros. Isto poderá ter haver com o substracto ou com a falta de luz 30w/120 litros de àgua?

 

Será que o facto de os meus Kribs terem puxado algum substracto para o cimo do areão pode fazer aumentar as algas nos vidros?

 

Desde já obrigado

In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais