ZL Publicado Fevereiro 19, 2007 Publicado Fevereiro 19, 2007 (editado) Boas! Na tentativa de controlar um pouco melhor o crescimento das algas nos meus dois aquários, comprei um teste de fosfatos da Tetra. Após analisar verifiquei que tinha os fosfatos a 5 ppm num aquário de 80l (demasiado, não é?); e no outro, um de 200l os fosfatos estavam a 2 ppm (menos mal!), pois neste tenho Zeolite no filtro externo (supostamente absorve fosfatos). Então analisei a água que me sai da torneira e verifiquei que estava com uma concentração de 5 ppm. Não serão estes valores demasiado elevados para a água da rede. Há alguém que tenha já realizado estes testes à água da rede? são estes valores normais (5 ppm) para a água da rede? Assim fica difícil baixar os valores para os ideais, penso que será ideal abaixo dos 2 ppm. Obrigado a todos. Editado Fevereiro 21, 2007 por ZL Citar Cumps, Zé Luís
ZL Publicado: Fevereiro 21, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 21, 2007 Bem! pelos vistos não haverá pessoal com experiência destas situações! Obrigado. Citar Cumps, Zé Luís
geoagros Publicado: Fevereiro 23, 2007 Publicado: Fevereiro 23, 2007 boas! aqui em casa a agua sai com 0,5 ppm aparentemente mesmo à medida cumprimentos!! Citar Take the Magic: The Gathering 'What Color Are You?' Quiz.
ZL Publicado: Fevereiro 26, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 26, 2007 Voltei ontem a repetir o teste dos fosfatos na água que sai da minha torneira, (água repousada 24 horas), e para meu alivio verifiquei que os valores não chegam a 0,5 ppm. Penso que os valores altos iniciais se deveram, ou a um erro meu ou então a um "pico" de fosfatos naquele dia, quando realizei os testes. Enfim, tudo volta à normalidade. Obrigado. Citar Cumps, Zé Luís
Marco P Fonseca Publicado: Março 6, 2007 Publicado: Março 6, 2007 Olá ZL, Para te ser sincero não costumo efectuar testes com frequência a água da rede e mesmo quando efectuo TPA`s semanais não tenho por hábito faze-lo, mas de vez em quando efectuo uma verificação completa para me certificar que a qualidade da mesma se mantêm ou se houve alguma alteração significativa já que cá pelo Algarve durante o Verão a qualidade da água diminui um pouco, mas nunca me sucedeu detectar valores de PO4 acima dos 0,5 ppm e também utilizo os testes da Tetra. O que poderá ter acontecido foi teres-te distraído com a quantidade de gotas de reagente a adicionar na proveta e o resultado poderá ter sido adulterado derivado a isso. Abraços. Citar
ZL Publicado: Março 6, 2007 Autor Publicado: Março 6, 2007 Olá Marco P Fonseca! Eu também não costumo andar a testar a água constantemente. É apenas mais uma tentativa de melhorar o controlo das algas. Mas também acho que devo ter "metido os pezinhos" no primeiro teste que fiz à água da rede. Obrigado pelo comentário. Citar Cumps, Zé Luís
Recommended Posts