Renascimento De Um Aqua - Conselhos...


NunoEspadinha

Recommended Posts

Na minha assinatura têm fotos do meu aqua há uns largos tempos atrás...

a questão é que estive muito tempo fora do país e estou a recomeçar praticamente da estaca zero..

 

Comecei por mudar a lâmpada, que já era velha e agora tenho uma power-glo de 30W em condições - espero que as plantas se dêem bem agora..

Os peixes ficam para mais tarde..

 

*Retirei a fonte que tinha e que se vê nas fotos..

*Comprei uma elódea num vaso que cresceu bastante e que se começou a soltar.. não sei se é normal ou não. mas vou re-plantando os pés que se soltam..

*Uma Valisnéria gigante à qual tive que cortar um pouco as pontas para não fazer tanta sombra.. não tem crescido, mas também não me parece estar em mau estado.. apenas algumas pontas ficaram um pouco amarelas e foram cortadas.. de resto os talos mais resistentes parecem estar bem.

*Comprei uma Higrophila difformis grande, planta que sempre adorei pelo seu rápido crescimento e volume que alcança.. um pé soltou-se e recoloquei-o no areão.. ainda só tem 2 dias cá em casa mas já me parece que as folhas estão em crescimento.. Esta planta sempre foi das minhas preferidas pois não precisava de qualquer tipo de cuidado - simplesmente crescia, crescia .. e eu ia cortando e dando...

 

*Tenho duas viúvas.. uma grande e uma véu mais pequena.. estão muito bem..

*Tenho dois guaramis de 3 pintas.. o maior estava sozinho e arranjei-lhe uma companhia para as suas "correrias" e perseguições.. estão bem também..

*Dois neons apenas, que sobraram desde que o aqua foi "desprezado".. estão grandes e a precisar de companhia.. que lhes darei em breve, espero.

*Comprei 3 corydoras.. um albino um castanho e um sarapintado... estão bem.. comprarei mais de futuro..

*Comprei dois camarões Amano.. mas apenas encontro um.. não sei que é feito do outro :arrow: - comprarei mais de futuro

*Comprei uma ampulária amarela que morreu passados 2 dias :arrow: Nunca tive muita sorte com elas, não sei porquê.. adoro-as e gostava que durassem muito tempo.. mas nunca tive sorte..

 

 

Como passo largos tempos fora do país (uma semana, por vezes duas semanas) optarei por colocar peixes resistentes e que se reproduzam facilmente..

*Mais neons

*Mais corydoras e camarões

*Guppys, platys e espadas

*Um cardume de arlequins

*Mais viúvas

*Danios Zebras e leopardos

*e depois mais um ou outro peixe que gostasse de ter, mas não obrigatoriamente... como tubarões martelo ou bala, um ou dois botias palhaço e limpa-vidros ou ottos (que nunca tive).. um pleco, etc... mas estes sem obrigatoriedade..

 

Antes desta fauna toda queria mesmo era plantar o aqua como deve ser.. para que existam esconderijos, etc..

Quanto à flora tudo vai depender do crescimento das que tenho.... mas optaria sempre pelas Valisnérias, Higrophilas difformis, fetos e musgo..

 

Digam-me o que acham.. conselhos uteis.. e se acham que estou a ir no bom caminho...

 

Abraços

Editado por NunoEspadinha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra questão que vos queria perguntar era acerca da iluminação..

a lâmpada que tenho está presa ao tampo do aqua com uma calha reflectora. Ela acende às 19H e apaga-se por volta das 23H30m...

 

será muito tempo, será pouco?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra questão que vos queria perguntar era acerca da iluminação..

a lâmpada que tenho está presa ao tampo do aqua com uma calha reflectora. Ela acende às 19H e apaga-se por volta das 23H30m...

 

será muito tempo, será pouco?

 

Acho que será pouco.. no minimo 8H seria o ideal..

As minhas estão acesas 12h por dia...

(posso estar errado)

 

Cumprimentos!

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá nuno!

 

em primeiro lugar, considero desaconselhada a iluminação que tens no teu aquário... 30w para 250L, acho manifestamente insuficiente! mesmo as plantas com menos exigências de luz, penso que não se desenvolverão em condições com menos de 0,5w/L; o fotoperíodo tambem é reduzido, deverá, no mínimo, ser de 8h....

quanto aos peixes, mencionas alguns de crescimento muito rápido, que depressa atingirão tamanhos bem consideráveis, como os tubarões ou os plecos; uma vez que passas muito tempo fora sem poderes dar assistência ao teu aquário, não serão os mais adequados, pois como sabes, quanto mais peixes e maiores, maior será tambem a quantidade de detritos, daí a necessidade de TPAs muito regulares... se na tua ausência há um eventual pico de amónia, poderás ter uma desagradável surpresa quando chegares... se fosse a ti, ficava-me por peixes pequenos de cardume, com muita 'conta, peso e medida'.

 

boa sorte no teu projecto.

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agradeço muito os conselhos e espero que continuem a ajudar-me... ::D:

para já, seguindo os vossos conselhos, mudei a ligação ON da lâmpada para as 16H.. ficará portanto desde as 16H até às 23H30m.. mas mesmo assim tenho um problema que é: mesmo com o tempo que tinha de iluminação apareciam-me facilmente os "verdetes" no areão e nos vidros... por isso sempre achei que colocar mais tempo de luz iria ser ainda pior... espero não estar errado.... e espero ajuda neste aspecto.

 

josé.. os peixes que mencionas só os introduziria por gostar muito deles, mas pensando seriamente em ter o meu aqua em condições tendo em vista os tempos em que estou fora... as prioridades seriam sempre as que referi:

Como passo largos tempos fora do país (uma semana, por vezes duas semanas) optarei por colocar peixes resistentes e que se reproduzam facilmente..

*Mais neons

*Mais corydoras e camarões

*Guppys, platys e espadas

*Um cardume de arlequins

*Mais viúvas

*Danios Zebras e leopardos

a partir daí o resto nunca seria obrigatório... estou ceto?

Editado por NunoEspadinha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

certo, nuno! bigsmile

 

relativamente ao teu 'verdete', o que eu penso estar a passar-se é o seguinte: como a tua luz é insuficiente e o fotoperíodo tambem, as plantas nao se desenvolvem normalmente, o que quer dizer que não estao a consumir os nutrientes existentes no aquario... quem lucra com isso? as algas!... de todas as formas, das 16h as 23h30 nao chega sequer às 8 horas de luz, o que continuo a achar que é pouco, mas como cada aquario é um caso, logo vês se notas alguns progressos spammer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado!!!

Aí surge-me uma questão... com a calha reflectora a "potência" da lâmpada não se torna mais intensa? Se não, será que deveria colocar a minha lâmpada mais antiga com outra calha reflectora (que teria que comprar) a juntar à que tenho?

Editado por NunoEspadinha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

percebo muito pouco de iluminaçao, mas podes sempre juntar outra calha com uma lampada mais potente; nao uses a velha, pois a duraçao do efeito benefico da luz nas plantas, tanto quanto sei, varia dos 6 meses a 1 ano; qualquer lampada que ultrapasse este prazo, pode ir para o lixo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok.. Obrigado....

 

Estou em Barcelona, neste momento.. mas posso-vos dizer que antes de vir comprei mais 5 neons, 4 Arlequins e mais duas plantas - Feto de Java e outra Higrophila difformis :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

o teu cardume de neons ja está então a ganhar forma :crazyeyes: acho é que devias aumentar os arlequins para se sentirem mais seguros; eu tenho 12 e são dos meus peixes favoritos, os diferentes tons de cobre são incríveis e vão aumentando com a adaptação ao aquario e uma boa alimentação ;)

 

relativamente à ampulária que te morreu ao fim de 2 dias: se voltares a comprar uma, escolhe a que tiver o tom mais amarelo e que não esteja solta no aquario, mas sim agarrada ao vidro ou a qualquer outra coisa... dá-lhe logo uma boa folha de alface fervida, pois eu acho que passam imensa fome nalgumas lojas onde, para além de não as alimentarem, metem-nas em aquarios completamente limpos, sem haver uma unica alga... eu comprei uma ha pouco tempo e achei que nao se estava a adptar la muito bem, mas depois de ter comido uma folha inteira (e ter deixado so as nervuras :) ), ja parece outra!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Obrigado José...

Vou comprar mais arlequins, sim... só havia aqueles 4 lá na loja.. mas brevemente compro mais..

 

Fica aqui uma foto dos meus tricogasters... não sei bem o nome do que tem mais manchas:

Guarami.jpg

 

Vou para a Sérvia até dia 3 de Abril... lá vai ficar o meu aqua em auto-gestão ehehe

a minha Maria põe-lhes comida e pronto... uffff

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora uma das minhas últimas aquisições..

 

IMAGE_00142.jpg

 

 

 

e deram-me um peixe-gato pequeno... penso que será um Jordani. Sei que crescem muito mas se começar a notar a falta de outros peixes, vou ter que o despachar para quem o queira..

é parecido com este mas mais transparente...

http://www.planetcatfish.com/catelog/image.php?image_id=191

 

de resto está tudo muito bem no aquario... as plantas tambem continuam a crescer..

Editado por NunoEspadinha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá nuno!

 

cuidado com esse 'bigodes', pois embora eu não saiba a espécie do teu, a avaliar pelo da foto, deve crescer bem, para além de ter boca grande e como são muito activos à noite, cuidado com os neons que podem ser apanhados a 'dormir na forma'....

 

penso que os teus gouramis são duas variedades da espécie trichogaster trichopterus...

 

ainda bem que o teu aquário se consegue manter bem em auto gestão :wink:

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu sei... por isso eu digo: se ele se ambientar e portar bem (e como mo deram), e como ainda é pequeno.. vou mantê-lo... de futuro se verá :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais