Fertelização ! Npk E Micros


apedro.1

Recommended Posts

Boas !

Tenho o meu aqua Plantado já la vai 2 meses.

A agua que uso para encher o aqua é mole tem gh <3 e ph perto dos 6.5(De uma mina).

 

Os paramentros da agua do aqua neste momento são:

ph - 6.8

kh - 6ºd

gh - <3ºd

NO3 - 50 mg/l

PO4 - entre 1mgll e 2.5mg/l (mais perto de 1mg/l)

Com fertelização de CO2.

 

O que eu me deparei é que existe excesso de N e de P, e as plantas apresentam carencia de N(folhas amarelas nas bordas, e alguma apresentam buracos), logo pela logica o problema parece estar no K (Potassio).

Adicionei fertelizante da jbl ferropol para micros e també contem Potassio(diz lá que serve para tapar possiveis falhas de Ferro e Potássio). Será suficiente ?

Devo adicionar 1 dose completa, lá diz 1 tampa interior para cada 30l, devo adicionar 2 tampas ? So costumo adicionar 1 tampa.

O mais estranho também é que tenho substrato fertil da JBL, florastart (Que contem potassio tb).

Também tenho fertelização NPK em pastilhas.

 

Uma das coisas que mais afecta as minhas plantas é quando fasso tpa's. Elas comessam logo a ficar amarelas nas bordas (passado uma semana parece que comessam a revitalizar).

O que poderá ser ? Tem apenas a ver com Potássio ?

 

Ajuda são bem vindas.

 

Sem mais, André Pedro

Sem mais,

André Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Não sei aonde é que fica a mina mas se as plantas vão abaixo por causa de uma tpa o que me vem a cabeça são pesticidas na água da mina. A água dessa mina é potavel?

 

Boas !

A agua da mina já foi analisada e varias pessoas a bebem, mas de qualquer modo as analises diziam, que continha excesso de escrementos de animais(tinha um nome proprio qualquer) ! Talvez por causa dos rebanhos da Serra não sei.

Mas eu vou mesmo experimentar com outra agua realizar tpa's porque axo muito estranho ! Ao relizar uma tpa é como que mato as plantas por uns dias, e depois continuam a florir, mas o resto td continua bem.

É normal acontecer isso em tpa's ?

 

Quanto a Potassio é mesmo carencia ? ou terá também a ver com a agua ?

 

Sem mais,

Sem mais,

André Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe uma relação N-P-K sendo que na ausência de um dos nutrientes os outros não serão consumidos, faz fertilização apenas com K e faz novas medições, acho que verás os restantes valores a voltarem à normalidade.

 

Quanto às TPA's normalmente acontece precisamente o contrário, após as mudanças de água o normal é as plantas ficarem mais frondosas não queimadas ou amarelas, tenta sim fazer TPA com outra água banana rock

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

A agua da mina já foi analisada e varias pessoas a bebem, mas de qualquer modo as analises diziam, que continha excesso de escrementos de animais(tinha um nome proprio qualquer) ! Talvez por causa dos rebanhos da Serra não sei.

 

Excesso de coliformes fecais é como se chama, e mesmo assim bebem? banana rock banana rock

 

Porreiro, a caca dos animais ou vossa deve saber mesmo bem, provávelmente deve haver fossas próximas ou na linha do veio de água.

 

Se fosse a tí, sem pensar em mais nada, mudava de água. Independentemente dos parametros de N P ou K, etc, podes também estar a incluir bactérias e outros elementos nocivos nada aconselháveis.

Editado por zeneo

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Excesso de coliformes fecais é como se chama, e mesmo assim bebem? banana rock banana rock

 

Porreiro, a caca dos animais ou vossa deve saber mesmo bem, provávelmente deve haver fossas próximas ou na linha do veio de água.

 

Se fosse a tí, sem pensar em mais nada, mudava de água. Independentemente dos parametros de N P ou K, etc, podes também estar a incluir bactérias e outros elementos nocivos nada aconselháveis.

 

Boas !

Bebem mas não é aqui em casa lololol. Sim é esse o nome dado pelos analistas.

Vou mudar mesmo de agua então, pouco a pouco, fazendo tpas semanais , vamos ver como isto vai evoluir.

O que recomendam minas potaveis ? ou mesmo agua da rede ?(a ultima fica mais caro).

 

Obrigado, a todos pelas ajudas.

 

Sem mais,

Sem mais,

André Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

As minas será de tudo o menos aconselhável. A água da rede dá sempre melhores garantias, ou então uma nascente de água em zonas não urbanas e que tenha origem mais profunda.

 

Mais caro? faz lá as contas e vê quanto te custam as TPAS por mês, é irrisório acho.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

As minas será de tudo o menos aconselhável. A água da rede dá sempre melhores garantias, ou então uma nascente de água em zonas não urbanas e que tenha origem mais profunda.

 

Mais caro? faz lá as contas e vê quanto te custam as TPAS por mês, é irrisório acho.

 

Boas !

Eu moro na encosta da Serra da Estrela. Existem boas nascentes, tal como a da agua Serra da Estrela e da Glaciar (voces devem conhecer). Em principio vou buscar a uma dessas nascentes.

So me referia a gastar dinheiro em produtos tipo AquaSafe etc... A questão é que nao tenho agua da rede em casa, para beber uso apenas agua engarrafada.

Assim sendo compensa-me ir buscar a uma nascente.

Quanto ao aquecimento da agua antes de a meter no aqua o que me aconcelham ? Por um aquecedor dentro do deposito ? Ferver alguns litros e adicionar ?

 

Sem mais,

Sem mais,

André Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

Dei agora incio à fertelização de k e vou mudando todas as semanas (Agua de nascente Glaciar).

Hoje foi a 1º tpa com agua nova (5l).

Adicionei também 10ml de solução kcl, 1ml -> 1ppm em 100l, o meu aqua é de 60l.

Devo adicionar menos fertelizante K ou mais ? diariamente ou semanalmente ?

 

Vamos ver como evolui.

 

Comprimentos.

Sem mais,

André Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

Tenho notado uma ligeira evolução nas plantas, fertelizo com kcl de 2 em 2 dias com 20ppm de solução.

 

Deverei fertelizar diariamente ? Ou a quantidade de kcl é excessiva ?

Eu nao quero saber a medida certa, mas sim ter uma ideia !

Os Nitratos e os fosfatos, encontram-se no mesmo nivel(uma semana depois).

 

Sem mais, André Pedro

Sem mais,

André Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais