Ajuda Com Projecto(ninguem Ajuda?)


PRodrigues

Recommended Posts

Antes de mais queria dar vos os meus parabens por este forum k tanta gente ajuda :)

Já sigo o forum á muito tempo,tentando absorver todo o conhecimento que adquiro.

neste momento estou a preparar um projecto futuro de um aquário de Ciclideos,mas sem ainda saber a fauna pretendida :P

 

projectoaquaow1.png

 

As duvidas sao muitas,mas vou tentar expô-las aos poucos.

cheers A primeira e mais relevante duvida neste momento é: será que é possivel fazer a montagem dos dois aquarios como mostra o esquema que fiz? (foi feito de grosso modo não liguem :P)

ou seja o SUMP tira a agua do aqua principal e a joga no secundário lembrando que no secundario apenas pretendo manter um casal de ciclideos.

 

:twisted: Qual o vazão ideal para a bomba que ficará no SUMP?

:wink: O SUMP daria conta da filtragem necessária para os dois aquas? ou terei que adicionar um filtro externo extra?se sim qual a capacidade necessaria?

:? poderia fazer o background em poliuretano??ou é melhor em isopor(chamado de esferovite aqui em portugal)

:? um aquecedor de 200w seria suficiente para o aqua principal?

 

:lol: EDIT :lol: Esqueci-me de referir que serao ciclideos americanos quase de certeza :(

 

Bem...por agora é só... :P

 

Obrigado

Pedro

Editado por bob_cid

-----------------------------

Cumprimentos

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Bob_cid, o projecto parece interessante. Normalmente nos aquários de água doce, a recolha da água no aquário principal faz-se mais no fundo do que no cimo da água, se bem que eu tenho uma estrutura em sump e também faço a recolha da água no cimo por efeito da gravidade (obriga-me a aspirar mais vezes o fundo), isto porque em caso de falta de luz parece-me mais seguro. Agora no retorno ao aquário, eu tenho a tubagem mais em cima, e não no fundo. Mas funciona das duas formas com prós e contras... Relativamente à sump, eu tenho uma com as mesmas medidas (se bem que no teu caso eu faria uma maior), e metia-lhe mais um compartimento de forma que pudesse por lã de vidro, biobolas, cerâmica, a bomba elevadora e o restante material... A minha está dividida em 4. Um termoestato de 200w será pouco, pois terás um total de 514 litros brutos. Talvez não necessites de um filtro exterior, mas eu punha um interior.

Boa sorte. Um abraço.

Rui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui Eduardo,

antes de mais um muito obrigado pela resposta.

Quanto ao aquario principal e SUMP eles ja estao construidos por isso o que puder/tiver que alterar sera no aqua secundario.

Ja tinha pensado em colocar um filtro tipo "mochila" para auxiliar a filtragem,ou entao meto um tetra interior que aqui tenho.

Quanto ao termostato pensei em meter 2 de 200w um em cada aquario ( esqueci me de referir esse pormenor ).

O SUMP realmente nao o esquematizei bem na figura,mas tem 5 compartimentos,era de um salgado,o que me vai ajudar na filtragem.

A minha maior duvida é mesmo na capacidade da bomba elevadora :S qual será o vazao ideal para nao haver excesso/deficiencia na filtragem?

 

Esperava maior resposta por parte da comunidade,mas pode ser que seja apenas cedo demais.

 

obrigado,abraço

-----------------------------

Cumprimentos

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

quanto ao caudal da bomba eu aconselhava (entre 4 e 8) x litragem do aqua\hora.

200W parece-me pouco para o aqua principal, no mínimo 300W (depende da temperatura a que está a divisão onde tens o aqua)

quanto ao filtro adicional, acho que só beneficiava... (calculo que queiras por discus não?)

 

De resto acho que é um excelente projecto, ambicioso e trabalhoso...

Força nisso.

 

Entretanto no que for útil estou pronto para ajudar.

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Murkas obrigado pela resposta help

Penso que seria o ideal 8x a litragem,bem mas como tenciono que a agua caia para o SUMP por efeito da gravidade nao sei muito bem como funciona esse ciclo,ou seja qual a abertura necessaria para a canalizaçao pela qual a agua cai na SUMP?Para que haja sempre agua a circular e para que a bomba nao trabalhe em seco...

nao sei se me expliquei muito bem :(

Vou entao considerar a compra de um termostato de 300w para o principal,pois 200w no secundario parece me bem.

Quanto ao filtro auxiliar ainda estou na duvida,mas quase de certeza que compro um daqueles filtros cascata tipo "mochila",só nao sei bem onde se tornaria mais eficaz mas penso que no aquario principal.

Quanto á fauna é uma das coisas que queria deixar para o fim a decisao,pois tambem vou querer a opiniao da minha namorada nesse aspecto:P

Nao serão Discus,ja tenho uma aquario plantado na sala de 120 lts e um nano plantado no escritorio,desta vez estou mais inclinado para algo diferente,penso inclusive nos ciclideos africanos,enfim gostaria de fazer algo diferente mas a indecisao é muita.Gosto de muitas especies americanas mas gosto igualmente dos africanos,isso será mesmo a ultima etapa!

 

Mais duvidas:

 

:angel: como se mantem uma cultura de tenebrios?

:( quando proceder ás TPAs teria que fazer nos 2 aquas? ou somente no principal e limpeza do fundo do secundario?

 

abraço

Pedro

-----------------------------

Cumprimentos

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:angel: como se mantem uma cultura de tenebrios?

:( quando proceder ás TPAs teria que fazer nos 2 aquas? ou somente no principal e limpeza do fundo do secundario?

 

Quanto aos tenebrios uma busca é capaz de ajudar mais do que eu, mas aqui fica:

http://www.aquaonline.com.br/index.php?opt...5&Itemid=49

 

As TPA's uma vez que a água dos dois aquas está em circulação entre eles, tanto faz tirares água de um ou de outro, ou da sump (encara a sump + aqua secundario + aqua principal como se fosse um só aqua, pois no fundo não passa disso mesmo).

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, sim concordo com o Murkas, eu também tenho uma sump ligada a 3 aquários e aspiro o fundo dos aquários, por isso acabo por retirar água dos 3, mas em relação à água era indiferente, visto ser a mesma nos 3 e na sump, daí encarar também esta estrutura como um só.

Relativamente às bombas de circulação, aqui encontras algumas opções www.aquaristic.net e vai a circulation pumps. Quando comprares tem em conta ñão só os l/h como também a elevação de forma que esteja de acordo com a altura da tua canalização.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Murkas,

ja tenho lido alguns artigos sobre tenebrios e sei basicamente o necessario,com a minha pergunta estava apenas á procura de opinioes pessoais e algumas dicas eventualmente de que pratique este tipo de culturas.Obrigado pelo link já agora :P

Quanto á TPAs penso que me daria mais jeito entao faze las apartir da SUMP,vou tentar talvez arranjar um metodo pratico de as fazer com canalizacao.

 

Rui Eduardo,

obrigado pela informacao que me tens dado ate agora,mas fiquei um bocado confuso com a elevação??Poderias explicar por favor?atendendo a que necessito de uma bomba cuja capacidade seja 8x o total dos 3 aquas??ou seja 8x500l?essa elevaçao seria a altura da SUMP ate ao aqua secundario(1,5 mt)?

Ainda nao consultei o site devido ao pouco tempo disponivel,mas assim que puder vou ler atentamente.

 

:arrow: poderia fazer o background em poliuretano??ou é melhor ser em esferovite? ja li sobre os dois mas nao sei qual seria realmente o mais indicado.

 

Muito obrigado pelo tempo dispendido

 

abraço

Pedro

-----------------------------

Cumprimentos

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora deixo um site de um dos patrocinadores do forum que tens as bombas em promoção...

 

www.seahorseshop.com

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Bob_Cid, é isso mesmo a elevação é a altura que vai desde a sump até ao aquário secundário (no teu caso). Todas as bombas de retorno têm essa indicação, para além dos l/h costumam vir os metros. Mas penso que no teu caso não vais ter problemas pois com essa litragem por hora normalmente as bombas tem muito mais que 1,50m de elevação.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.