Recommended Posts

Boas,

 

Gostaria que me ajudassem acerca da utilização ou não da Areia de sílica.Gsotaria de saber pela vossa experência se a utilização não é prejudicial.

Queria colocar o pH nos meus aquas por volta dos 6 e os 6,5 e pelo o que pesquisei a Areia de sílica não altera o valor do pH.

Preciso de esclarecimento a cerca do assunto.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha experiência a areia de sílica é neutra em termos de pH mas cria dificuldades na manutenção do aquário. É difícil de aspirar sem a espalhar ou perder, as fezes dos bichos vêem-se mais, espalha-se por cima das plantas, ... é bonitinha mas chata de manter :grab:

 

Eu usei areia branca daquela que se vende no AKI. Talvez quem use areia mais grossa tenha melhor sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal,

 

Eu tenho areia branca do mar , mas como é calcaria não consigo ter um pH desejal para as minhas intenções.

Por aquilo que já pesquisei a principal carateristica da areia é não alterar o pH.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vais ter de escolher uma areia com uma granulometria maior, para não teres os problemas já mencionados

 

Boas António,

 

Usando areia de Silica o valor do pH vai se alterar? É porque pelo o que pesquisei a caractreristica da areia é essa mesmo o valor do pH não é alterado.

Quanto ao aumentar a granulometria referias-te a alterar o substracto? e achas que o ideal será qual?

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Usando areia de Silica o valor do pH vai se alterar? É porque pelo o que pesquisei a caractreristica da areia é essa mesmo o valor do pH não é alterado.

Não. Se fôrem silicatos somente, então o pH não varia.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Não. Se fôrem silicatos somente, então o pH não varia.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Boas Luis,

 

Desculpa a pergunta mas o que significa silicatos.Pela tua resposta entendi que o pH não se altera mas não entendo o que seja silicatos.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

De uma forma muito leiga, silicatos é do que é feito a sílica. Várias rochas contém sílicatos. A areia por exemplo (não sei se toda, não sou geólogo) contém silicatos. Se fosse por exemplo, carbonatos, aí sim o pH já subiria.

 

Podes ler mais aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Silicato ou aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADlica

 

O problema da areia das praias, é que além de sílica, trazem também pedaços de conchas e outros minérios que costumam ser calcários (carbonato de cálcio), daí que te aumentam quase sempre o pH.

 

Por isso, e mais uma vez, se fôr areia de sílica somente, não há qualquer problema para o pH.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.