Fertelização


Bruno R. Carvalho

Recommended Posts

boas

 

Bom vou começar pelo meu problema.Tenho um aquário montado á cerca de 5 meses.o setup está no link embaixo.

 

aquario

 

ok eu sei que não é nada do outro mundo,mas eu gosto dele e isso é que interessa.Quanto ao 100x30x40 reconheço que são umas medidas que não servem para um aquário mas as finanças de momento nao dão para mais.

Agora passo ao meu problema,após 5 meses de funcionamento o humus que usei como substrato fertil começa a perder as suas capacidades.E o meu aquario que sem ser um espanto,costumava ser sempre muito verde e com plantas saudaveis.O problema é que agora começa a definhar lentamente.Em vez de desmontar e começar de novo,achei que esta era uma oportunidade de ouro para adquirir e testar novos conhecimentos.Neste caso ao nivel da fertilização.

Posto este problema e a decisão de aprender com ele comecei a pesquisar intensamente s fertilização aqui no forum,através de post de users (em especial o guia de nutrientes parte I do andré silvestre,e a biblia dos plantados do marc como alguns lhe chamam) mais em alguns sites que fui encontrando.

No incio olhei para isto e parecia chinês pensei por mais que uma vez desistir mas enfim a custa de muita paciencia e lá fui aprendendo alguma coisa.

 

Ora pelo que apreendi a fertilização nutriente a nutriente dá especial enfase aos macros primarios ou ao chamado NPK.O azoto ou nitrogénio (N),o fosforo (P) e o potássio (k).

Os restantes macros :

-calcio (Ca)

-magnesio (Mg)

-enxofre (S)

-ferro (Fe)

 

pelo que li sobre estes as TPA's frequentes bem como a decomposição de dejectos e comida dos peixes chega para manter os valores que as plantas necessitam.

Em relação aos micro-nutrientes se percebi bem existem no mercado varios produtos liquidos ricos nestes nutrientes.

 

Isto foi aquilo que percebi.Se se estou enganado e algum entendido me corrigisse agradecia.

 

Em relação ao NPK também li que estes podem ser preparados pelo metodo caseiro com alguns quimicos que se podem adquirir nas farmacias.

 

Para o Azoto (N) - usa-se o KNO3 ou o NaNo3 - nitrato de potassio e nitrato de sodio

Para o fosforo (P) - usa-se o KH2PO4 - fosfato de potassio mono-basico

Para o potassio (K) - usa-se o KCL ou o K2SO4 - cloreto e sulfato de potassio respectivamente

 

Encontrei alguns sites com dispositivos de calculo.Mas em relação a isto das quantidades tou um pouco confuso.Se alguèm puder ajudar nesta duvida.

 

Para terminar gostava de saber mais ou menos a volta de quanto fica o custo destes quimicos necessários para fazer os nutrientes caseiros.E se alguem de setubal conseguiu encontrar a venda por estas bandas.

 

cumprimentos a todos

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais