Barbus "odessa"


aquaben

Recommended Posts

Bem Miguel os Odessa são estes meninos.

Barboodessa.jpg

 

Espero que gostem, pouco se sabe sobre a sua origem a não ser que tenham aparecido pela primeira vez na cidade de Odessa trazidos por marinheiros Russos.

São barbos optimos para aquas comunitarios, não atacam os outros peixes nem as plantas e são de reprodução relativamente facil em aquario.

São aparentados com os pontius ticto, mas há quem diga que são outra espécie, sendo os Odessa mais coloridos...

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Zé, essa foi á Lucky Luke :evil:

Ainda há pouco falamos... e já está

 

Estive a procurar algumas coisas e entre as quais encontrei 6cm de comprimento, confirmas isso ou é apenas no estado selvagem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde viste isso dos 6cm, vê o comprimento que eles dão para os cardinais??

As femeas chega perto...se esticares um pouco...nunca vou preceber como tiram medidas aos peixes...o melhor que tens de fazer é vir ve-los.

diz coisas

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito giros.

 

A fishbase diz que chegam aos 10cm.

 

Distribution: Asia: Pakistan, India, Nepal, Sri Lanka, Bangladesh, Myanmar and Thailand (Ref. 4832). Occurs in the upper Mekong, Salween, Irrawaddy, Meklong and upper Chao Phraya basins (Ref. 43281).

 

Biology: Found in still, shallow, marginal waters of tanks and rivers, mostly with muddy bottoms. Browses close to the substrate in shallow water. Feeds on crustaceans, insects and plankton. About 150 eggs are laid in batches of about 20 at a time; eggs hatch in about a day, and fry are free-swimming the next day. Aquarium keeping: in groups of 5 or more individuals; minimum aquarium size 60 cm (Ref. 51539).

 

Link com informação completa: http://www.fishbase.com/Summary/SpeciesSummary.php?id=4815

 

Já os conseguiste reproduzir? Nascem muito pequenos? É que são postos tantos ovos e nascem logo 24 horas depois e as crias começam a nadar 1 dia depois da eclosão... parece-me muito pouco tempo para se desenvolverem. O que dizes das minhas suspeitas? Fazem sentido ou totalmente disparatadas?

 

Outra coisa, vê nesse link as fotos. O vermelho da foto que apresentas não se nota nas fotos da fishbase. Populações diferentes? Altura de reprodução? Será realmente a mesma espécie?

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tomás o que está no fishbase, são os Puntius ticto, como eu já tinha referido, são muito similares, os “Odessa” podem ser considerados no mínimo uma sub-espécie destes, desconfia-se que sejam originários do norte do Vietnam e foram trazidos para a Europa por marinheiros Russo (cidade de Odessa), na década de 60-70…eles ganharam logo um grande grupo de fãs e como se reproduzem “facilmente”, espalharam-se rapidamente no nosso meio…na foto do Fishbase é uma fêmea, mas até aí as diferenças são são bem visíveis as fêmeas Odessa têm as duas malhas pretas muito maiores e brilhantes…

Os que estão na foto são nascidos cá em casa e já vão na 3ª geração…os maiores que já tive tinam 5cm e eram fêmeas, os machos não passam dos 4cm…se eles na Natureza atingem muito mais, não sei, mas duvido, pois este maiores cresceram num aqua de 150cm 450lt, se eles tivessem de crescer mais, não vejo motivo para que tal não tivesse acontecido…

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais